Encontro escada com piso – Laje

O encontro da escada com ou piso (laje) pode gerar alguns problemas que se ainda não aconteceram com você, ainda vão acontecer, então aproveite e aprenda agora!

Quando criamos uma escada do tipo monolítica (concreto moldado in-loco) que se conecta a uma laje, é comum que o encontro de ambos não fique com um resultado muito realista.

encontro-escada-com-piso

Perceba que dependendo da espessura da laje a escada nem sequer encosta, o que não condiz com a realidade em um projeto, porém, antes de fazer qualquer ajuste é fundamental que você pense não apenas na estética do seu desenho, mas principalmente na execução desta escada!

Vamos analisar alguns pontos. Como o piso (laje) deste pavimento é suportado? em escadas deste tipo é muito comum a presença de uma viga neste local.

encontro-escada-com-piso

Ah, mas no meu projeto não tenho uma viga aí!

Certo, mas então como será a amarração da armadura da escada com a laje? Isso já foi definido?

Ah, isso eu vejo depois!

Quando desenvolvemos um projeto estamos antecipando cenários de execução de uma obra, de forma que o principal propósito de um projeto é que todas as decisões construtivas sejam tomadas antes da sua execução.

Entendido isso podemos nos preocupar efetivamente com a junção entre a escada e a laje, vamos solucionar este problema.

Junção escada x piso – Adicionar degrau

Acredito que a solução mais eficiente seja a adição de um novo degrau a escada. Recomendo que utilize uma vista em corte para esta edição. O processo é bem simples, selecione a escada e na aba Modificar | Escadas clique em Editar escadas.

encontro-escada-com-piso

Ao fazer isso entramos no modo de edição da escada. Selecione o lance de degraus superior e observe que temos dois ícones no topo, uma “bolinha” e uma seta.

encontro-escada-com-piso

A seta permite que você “redistribua” os degraus, deixando um lance com mais degraus que o outro, que consequentemente altera a altura do patamar.

encontro-escada-com-piso

Mas o recurso que nos interessa é a “bolinha”. Ao movê-la podemos adicionar degraus a nossa escada.

encontro-escada-com-piso

Mova a bolinha de forma que sua escada sobreponha um degrau sobre a laje.

encontro-escada-com-piso

Ao fazer este ajuste pode finalizar a edição da escada clicando em Ok na aba Modificar | Escadas.

encontro-escada-com-piso

Como fizemos uma alteração nas características da escada, obviamente recebemos um alerta do Revit.

encontro-escada-com-piso

Ao criarmos uma escada, o Revit se baseia em uma série de parâmetros, onde ao adicionar um degrau a escada, fugimos a estes critérios. Desta forma o Revit nos dá duas alternativas: desfazer a ação ou alterar a “Altura superior relativa”, que nada mais é do que o Deslocamento superior.

Observe que quando selecionamos a escada a aba Modificar | Escadas tem um campo de aviso, que nada mais é do que o alerta que recebemos.

encontro-escada-com-piso

Ah mas isso aí não tem problema!

Evite ao máximo deixar o seu projeto com alertas de erro. Isso pode gerar problemas futuros principalmente caso precise atualizar o seu projeto para outra versão do Revit, por exemplo, 2023 para 2024.

Se quiser saber mais sobre alertas, erros e outras mensagens que o Revit exibe, vou deixar o link de um artigo completo:

ERROS E ALERTAS NO REVIT

Voltando ao nosso alerta de erro a solução dele é bem simples. O degrau “extra” gerou um conflito na dimensão total da escada, desta forma vou medir a altura de um degrau e na janela de Propriedades, no campo Deslocamento superior vou adicionar esta medida.

encontro-escada-com-piso

No meu caso arredondei o valor para 0.17 pois deu uma dizima periódica. Observe que o alerta que aparecia na aba Modificar | Escadas sumiu.

encontro-escada-com-piso

Mas a escada e o piso estão com uma sobreposição!

encontro-escada-com-piso

Mas a solução deste problema também é simples, basta editar o piso (laje) e fazer um recorte. Selecione o piso e na aba Modificar | Pisos clique em Editar limite.

encontro-escada-com-piso

Faça o contorno do piso com as ferramentas de desenho deixando o espaço livre para acomodar o degrau.

encontro-escada-com-piso

Para finalizar, vá até a aba Modificar | Editar limite e clique em confirmar.

encontro-escada-com-piso

Pronto! Escada finalizada e sem sobreposição!

encontro-escada-com-piso

E no corte a escada se acomoda perfeitamente na laje (piso).

encontro-escada-com-piso

Conclusão

O encontro da escada com o piso (laje) é um problema bem comum e pode ser resolvido de forma simples, mas devemos tomar alguns cuidados, principalmente relacionados a alertas de erro.

Tem alguma dúvida no processo de encontro da escada com o piso (laje) ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

1 comentário em “Encontro escada com piso – Laje”

Deixe um comentário