Família aninhada Revit

Família aninhada no Revit permite colocar uma família dentro da outra, de forma que ainda temos acesso aos parâmetros da família “embutida”. Aprenda agora!

Uma família aninhada é um processo dentro do Revit onde podemos combinar uma ou mais famílias e fazê-las se comportarem como um único elemento dentro do seu projeto. Acredito que o exemplo mais simples disso seria uma mesa com cadeiras.

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No exemplo temos uma família de mesa e, junto delas, famílias de cadeiras. Mas este processo implica em alguns problemas, por exemplo: como fazer para quantificar as cadeiras? E se eu precisar mudar o material ou redimensionar uma família que esteja aninhada?

Como criar uma família aninhada?

O processo de criação de uma família aninhada é muito simples, mas como as possibilidades são praticamente infinitas fica mais simples entender com alguns exemplos. Vamos começar com uma família de uma porta.

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Uma porta é composta de formas geométricas simples, que podem ser facilmente parametrizadas, mas se você decidir incluir uma maçaneta, não é muito recomendado você modelar ela dentro da família da porta e sim a parte.

Mas porquê?

Simples, a porta necessita de que uma série de parâmetros sejam atribuídos a suas geometrias, que permitem controlar informações como dimensões e até mesmo materiais. Para este processo é importante que tudo seja devidamente “conectado” para funcionar corretamente.

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Para modelar uma maçaneta, que também contém uma série de geometrias, é necessário que elas permaneçam unidas e que “conversem” com os parâmetros e restrições geométricas da porta, aumentando a complexidade da família.

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Para evitar este tipo de problema, podemos criar a maçaneta em um arquivo separado e carregá-la no arquivo da porta. A partir do momento em que você já tem ambas as famílias (porta e maçaneta) criadas, temos duas opções.

Abra o arquivo da família da porta e na aba Criar, dentro do painel Modelo clique em Componente.

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Você será direcionado para a aba Modificar | Colocar componente. Clique em Carregar família.

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Agora basta localizar a família da maçaneta e clicar em Abrir.

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Outra opção é abrir o arquivo da maçaneta e no painel Editor de família clicar em Carregar no projeto.

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Ao carregar a família da maçaneta dentro da família da porta, a maçaneta é entendida como um único objeto, ficando assim, muito mais fácil de ser manipulada.

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Porém é necessário além de posicioná-la corretamente, criar algumas restrições, para isso vou criar uma cópia para o lado interno da porta e com auxílio do comando Alinhar vou posicionar e bloquear com o cadeado as maçanetas na vista de planta.

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Isso resolve o alinhamento em relação a porta, mas agora eu preciso garantir que a maçaneta fique a uma distância fixa do batente da porta. Para isso vou criar um plano de referência a 10cm de distância e com auxílio de uma cota vou colocar um cadeado para bloquear esta distância.

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Em seguida vou usar o comando Alinhar e o cadeado para bloquear a movimentação da maçaneta com o plano de referência que criei.

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Vou repetir o processo anterior, porém em uma vista de elevação, para conseguir corrigir a altura da maçaneta. O primeiro passo é a criação do plano de referência da altura e a cota com cadeado.

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Por fim, usando o comando alinhar e o cadeado podemos restringir a altura da maçaneta. Lembrando que temos uma de cada lado da porta.

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A cota de altura da maçaneta ainda pode ser parametrizada, permitindo alterar esta altura através de um parâmetro. Para fazer isso selecione a cota de altura e na aba Modificar | Cotas vá ao painel Cota da legenda e clique em Criar parâmetro.

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Na janela Propriedades de parâmetros defina um nome para o parâmetro e escolha entre um parâmetro de tipo (afeta todas as portas) ou de instância (afeta apenas a porta selecionada).

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Finalizados os ajustes clique em ok. Agora podemos salvar e carregar a porta no nosso projeto clicando em Carregar no Projeto.

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Prontinho. Agora temos uma família de porta com uma família de maçaneta aninhada dentro dela.

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Este é um exemplo simples de uma família aninhada e funcional, pois podemos fazer ajustes na família como alterar características da porta como dimensões e também controlar a altura da família da maçaneta.

Mas e se eu quiser quantificar as maçanetas dentro do projeto?

Para fazer isso é preciso tomar alguns cuidados relacionados a família que está aninhada, que vamos conferir a seguir.

Como quantificar uma família aninhada?

Para quantificar uma família aninhada é necessário configurar para que a família (aninhada) seja identificável. O processo é bem simples, para isso você precisa acessar a família que está aninhada.

Vou selecionar a porta que está carregada no meu projeto e na aba Modificar | Portas clicar em Editar família.

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Dentro da família da porta vou selecionar a maçaneta e na aba Modificar vou clicar em Editar família.

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Agora que estou dentro da família da maçaneta, vou até a aba Propriedades e no campo Outros precisamos marcar o campo Compartilhado.

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Feito isso precisamos salvar a família e em seguida fazer o processo inverso, que é carregar a família da maçaneta para dentro da família da porta e dentro da família do projeto, clicando em Carregar no projeto.

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Como estou com os dois arquivos abertos, será exibida a janela Carregar nos projetos. Selecione apenas o arquivo da família da porta.

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Observe que será exibida uma janela informando que a família já existe. Basta selecionar a opção Substituir a versão existente.

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Agora que carregamos a maçaneta atualizada na família da porta, vamos carregar a porta dentro do nosso projeto clicando em Carregar no projeto.

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Novamente a janela Carregar nos projetos será exibida. Desta vez selecione apenas o projeto.

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Ao carregar no projeto será exibida novamente a janela A família já existe. Pode clicar em substituir a versão existente novamente.

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Não sabe a diferença entre as opções Substituir versão existente e Substituir a versão existente e seus valores de parâmetros? Vou deixar um link para um artigo completo onde explico a diferença entre ambas:

SUBSTITUIR VERSÃO EXISTENTE – REVIT

Voltando a nossa porta, agora podemos tentar quantificar as maçanetas. Para isso vou até a aba Vista, painel Criar e clicar em Tabela/Quantidades. Ou no Navegador de projetos clicar com o botão direito em tabelas e selecionar Nova Tabela de Quantidades,

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Na janela Nova tabela selecione a categoria da família aninhada. No meu caso é a categoria Modelo genérico.

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Clicando em Ok acessamos a janela Propriedades da tabela. Aqui vou adicionar apenas as opções Tipo e Contagem.

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Para finalizar, na aba Classificar/Agrupar, vou desmarcar a opção Itemizar cada instância e Classificar por tipo.

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Pronto! Agora basta clicar em Ok que teremos uma tabela de quantidade de maçanetas.

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Com o ajuste que fizemos o arquivo do projeto é capaz de identificar a família aninhada de forma que podemos criar uma tabela de quantitativos.

Certo, mas e se eu quiser modificar algum parâmetro da família aninhada?

Isso também é possível, porém é necessário fazer alguns ajustes dentro da família aninhada.

Como acessar parâmetros de uma família aninhada?

Para acessar parâmetros que pertencem a uma família aninhada precisamos de alguns ajustes adicionais. Para exemplificar vou utilizar uma porta de vidro com um puxador, onde preciso ter acesso ao parâmetro que controla o comprimento do puxador.

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Além de configurar para que a família do puxador (família aninhada) seja identificável, precisamos configurar para que os parâmetros desejados também sejam visíveis. Então o primeiro passo é abrir a família do puxador.

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Observe que temos um parâmetro chamado Altura do puxador. Para configurar este parâmetro vá até a aba Criar e no painel Propriedades clicar em Tipos de famílias.

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Na janela Tipos de família localize o parâmetro desejado, no meu caso é o Altura do puxador.

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Localizado o parâmetro desejado clique em Editar parâmetro (o “lápis”).

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Na janela Propriedades de parâmetro confira se o parâmetro está configurado com instância. Se não estiver, selecione esta opção.

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Pode clicar em Ok e carregar a “família aninhada” dentro da família, no meu caso vou carregar o puxador dentro da família de porta clicando em Carregar no projeto.

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Na mensagem que a família já existe, pode selecionar a opção Substituir família existente.

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Agora vem a etapa mais importante. Ao selecionar o puxador você vai observar que o parâmetro “Altura puxador” é um parâmetro que está incorporado ao puxador, isto é, ele só pode ser alterado dentro da família.

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Ao acessar os parâmetros da família percebemos que ele não está disponível.

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Para solucionar este problema vamos selecionar novamente o puxador e na aba Propriedades vamos transformar o parâmetro incorporado da família aninhada em um Parâmetro global, clicando no “quadradinho” no canto direito.

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Na janela Parâmetro de família associado serão exibidos os parâmetros disponíveis, porém queremos um parâmetro novo, por isso clique em Novo parâmetro.

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Na janela Propriedades de parâmetro vamos escolher um nome para o nosso parâmetro. Eu costumo colocar o mesmo nome, porém neste exemplo, vou colocar um “parênteses” adicional para ficar mais fácil de identificar.

Outro ponto muito importante é definir se o parâmetro será de tipo (todos os puxadores em todas as portas serão afetados) ou de instância (apenas os puxadores da porta selecionada serão afetados).

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Vou deixar o parâmetro como instância para testar e podemos finalizar clicando em ok.

Importante! Minha porta tem dois puxadores então eu preciso selecionar o outro puxador para atribuir o parâmetro que acabei de criar!

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Observe que agora na janela Parâmetro de família associado o novo parâmetro está disponível, ou seja, não precisamos criá-lo, mas apenas selecioná-lo.

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Selecione o parâmetro e pode clicar em ok para confirmar. Agora que os dois puxadores estão com seus respectivos parâmetros atribuídos podemos carregar a família dentro do nosso projeto clicando em Carregar no projeto.

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Na janela Carregar nos projeto selecione o seu projeto e clique em ok.

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No projeto, será exibida aquela velha mensagem para substituir a versão existente. Pode selecioná-la e clicar em ok.

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Em alguns casos, quando o Revit identifica que os valores de parâmetro estão diferentes, uma nova janela pode ser exibida informando que a família já existe e há um pequeno conflito de valores, sendo necessário sobrescrever a família. Pode escolher a primeira opção.

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Pronto! A partir de agora ao selecionar uma porta temos acesso ao parâmetro de altura do puxador. No meu caso, como optei por um parâmetro de instância, posso modificar a altura dos puxadores diretamente na aba Propriedades.

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Observe que podemos resumir de forma grosseira que o processo aqui foi “colocar um parâmetro dentro do outro” assim como na família aninhada. Desta forma percebemos que podemos escolher quais parâmetros ficarão disponíveis na família aninhada.

Conclusão

Família aninhada é um recurso que permite uma melhor otimização das famílias, além de ser uma opção mais leve em comparação com famílias complexas.

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