PROBLEMAS COMUNSREVIT

Substituir versão existente

Substituir versão existente ou substituir a versão existente e seus valores de parâmetros? Quem nunca ficou com medo de escolher a opção errada e “estragar” o seu projeto? Aprenda a diferença e trabalhe sem medo!

Quando você faz uma alteração em uma família e recarrega ela no seu projeto o Revit sempre vai fazer essa famigerada pergunta.

substituir-versão-existente

Qual a escolha é a mais correta?

Não tem uma escolha mais correta, vai depender do contexto e de como você quer que as alterações afetem o seu projeto.

Nossa, que confuso…

Calma, para um melhor entendimento vamos entender o que cada uma dessas opções faz no seu projeto. Mas um aspecto importante é que você saiba a diferença entre parâmetros de tipo e parâmetros de instância, então recomendo que acesse a publicação que fiz explicando isso no link abaixo:

REVIT – FAMÍLIA, TIPO E INSTÂNCIA

SUBSTITUIR A VERSÃO EXISTENTE

Ao carregar uma família em seu projeto, você pode realizar qualquer alteração na mesma, desde que você tenha parâmetros de instância (disponíveis na aba de Propriedades) ou parâmetros de tipo (disponíveis na janela Editar tipo).

substituir-versão-existente

Estas alterações serão imediatamente aplicadas a família, o que é bem prático. Porém, de acordo com o tipo de alteração, você precisa fazer a edição diretamente no arquivo da família e depois carregar a família novamente dentro do arquivo atual.

substituir-versão-existente

Quando você finaliza a edição e traz a família de volta ao seu arquivo de projeto a “versão antiga” desta família ainda esta lá, então o Revit detecta que você realizou uma ou mais alterações na família e com isso pergunta como essas alterações serão aplicadas nas demais famílias do seu projeto.

A primeira coisa a se considerar é o tipo de alteração. Se as alterações forem geométricas, por exemplo, você editou a família de uma mesa e alterou as dimensões, tanto faz o que você escolher.

Como assim?

Em uma alteração geométrica você não afeta os parâmetros, com isso independente da opção escolhida a única alteração que será realizada será a substituição da versão antiga por uma nova versão.

Desta forma, mesmo que você clique em Substituir a versão existente e seus valores de parâmetros, o que vai acontecer é apenas a substituição da versão antiga pela atual, afinal não há nenhum parâmetro envolvido neste processo.

SUBSTITUIR A VERSÃO EXISTENTE E SEUS VALORES DE PARÂMETROS

Acho que a primeira coisa nesta etapa é entender se você sabe onde estão os parâmetros da sua família. Para acessar os parâmetros disponíveis vou usar como exemplo uma família de uma porta que vem junto com o template padrão de arquitetura.

substituir-versão-existente

Ao selecionar a porta vamos até a aba Modificar|Portas e clicar em Editar Família.

substituir-versão-existente

Já dentro do arquivo da família da porta (que tem outra interface de ferramentas), temos já na aba Criar o painel Propriedades. Localize o botão Tipos de família e clique.

substituir-versão-existente

Agora você está na janela Tipos de família e pode visualizar todos os parâmetros disponíveis na sua família. A quantidade e tipos de parâmetros mudam muito de acordo com a família que você está editando.

substituir-versão-existente

Esses parâmetros permitem que você faça alterações nesta família diretamente no seu projeto, sem a necessidade de ter que abrir o arquivo da sua família para alterar qualquer um destes itens.

Certo, mas onde que entra o “Substituir a versão existente e seus valores de parâmetros”?

Vou usar novamente a porta como exemplo. Digamos que ao fazer a edição da família você alterou em Cotas o campo Espessura (que corresponde a espessura da folha da porta) de 51.00 para 120.00 (milímetros).

substituir-versão-existente

Esse valor de parâmetro que foi alterado será detectado pelo seu arquivo e o Revit vai dar o alerta:

substituir-versão-existente

Na opção Substituir a versão existente, o Revit vai ignorar o valor de Espessura de 120.00 que você alterou e ao reinserir a família no seu projeto as portas existentes não terão a o parâmetro de espessura alterado.

Na opção Substituir a versão existentes e seus valores de parâmetros, o Revit vai corrigir a Espessura de 120.00 em todas as portas que já foram inseridas no projeto inteiro!

Então essa é a diferença entre Substituir a versão existenteSubstituir a versão existentes e seus valores de parâmetros.

Apesar de parecer simples, você deve sempre fazer isso com atenção, já que isso abre uma margem significativa para eventuais problemas. Principalmente porque é muito comum após uma edição na geometria da família, você alterar alguns valores de parâmetros para conferir se a família não ficou com nenhum erro ou bug.

Então, agora que você já sabe a diferença, seja prudente e não saia clicando sem saber do que se trata!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *