SKETCHUP & VRAY

Ferramenta de sólidos – Sketchup

Ferramenta de sólidos permite a criação de formas complexas dentro do SketchUp sem sacrifício, mas você sabe como essa ferramenta funciona? Aprenda agora!

A modelagem no Sketchup é um dos recursos mais práticos que temos. Rapidamente você consegue modelar as mais variadas formas geométricas, porém, algumas formas dão um pouco de trabalho, então para não quebrarmos demais a cabeça podemos recorrer a outras ferramentas como a Ferramenta de Sólidos.

ferramenta-de-solidos

Apesar de serem recursos bem simples, é preciso tomar alguns cuidados para evitar problemas ou mensagens de erro. Vamos entender como as ferramentas funcionam.

FERRAMENTAS DE SÓLIDOS

Para ativar o painel de ferramentas vá até o menu superior, clique em Visualizar e selecione a opção Barra de ferramentas.

ferramenta-de-solidos

Na janela Barra de Ferramentas ative a opção Ferramenta de sólidos.

ferramenta-de-solidos

Pronto, agora podemos editar os sólidos. Mas, o que o Sketchup considera como um sólido??

O Sketchup entende por sólido qualquer agrupamento totalmente fechado de faces e arestas, contanto que o mesmo esteja agrupado como um sólido ou componente.

Para conferir, você pode selecionar a entidade e ir até abandeja padrão na opção Informações de entidade. Se o objeto estiver totalmente fechado o Sketchup entende que é um grupo sólido. Caso o objeto tenha alguma inconsistência ou abertura, o Sketchup entende que o objeto é apenas um agrupamento.

ferramenta-de-solidos

Infelizmente em alguns casos se o objeto for complexo demais o Sketchup acaba identificando como apenas um agrupamento, por mais que o objeto esteja perfeitamente fechado. Nestes casos, será necessário recorrer a plugins para solucionar o problema.

ferramenta-de-solidos

Certo, mas e essas ferramentas de sólidos, o que elas fazem?

Isso vai depender da sua criatividade, mas podemos chegar as mais variadas soluções e possibilidades. Vamos conhecer as ferramentas.

INTERSECCIONAR

Ao selecionarmos dois ou mais sólidos, os mesmos são excluídos, restando apenas o resultado de sua intersecção. Para ativar, clique na ferramenta Interseccionar e selecione o primeiro e o segundo objeto. Neste caso, não importa a sequência de seleção.

ferramenta-de-solidos

UNIÃO

Permite a união de dois ou mais objetos. Para ativar, clique na ferramenta união e selecione os objetos, clicando sobre eles. Não precisa se preocupar com a sequência.

ferramenta-de-solidos

Vale lembrar que os objeto não precisam estar interseccionados para que a união aconteça.

ferramenta-de-solidos

SUBTRAIR

Permite fazer a subtração dos objetos, removendo o primeiro objeto e sua interseção, preservando o restante do segundo objeto. Para ativar clique na ferramenta Subtrair, selecione o objeto a ser removido e em seguida selecione o objeto a ser preservado.

ferramenta-de-solidos

Aqui você tem que tomar cuidado com a sequência da seleção, porque o primeiro objeto a ser selecionado é o que vai embora. Se você trocar a seleção, o resultado muda.

ferramenta-de-solidos

RECORTAR

Permite recortar os objetos interseccionados, preservando o primeiro objeto e removendo a intersecção do segundo. Para ativar clique na ferramenta Recortar, clique na geometria que será preservada e depois na geometria que será recordada. Tome cuidado porque a sequência na qual você seleciona afeta o resultado final.

ferramenta-de-solidos

DIVIDIR

Faz a intesecção dos sólidos selecionados, efetuando o recorte, porém preservando todas as geometrias na cena. Para ativar, clique na opção Dividir e selecione todos os sólidos. Aqui não importa a sequência de seleção.

ferramenta-de-solidos

REVESTIMENTO EXTERNO

Deixei esta opção por último, já que ela é uma variação da ferramenta união. A da ferramenta revestimento externo e a ferramenta união acontece em objetos ocos. Com a ferramenta união, o vazio interno é preservado, já com a ferramenta revestimento externo o vazio interno é removido. Para ativar clique na ferramenta união e selecione as geometrias desejadas.

ferramenta-de-solidos

Com esse leque de ferramentas você conseguirá expandir ainda mais as possibilidades de modelagem no Sketchup!

Gostaram? Curta nossa página! QualifiCAD!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

3 Comentários

  1. Wanderson Luis
    1 de setembro de 2017 at 15:46 — Responder

    Você teria então alguma indicação de plugin para transformar esses objetos complexos em um sólido? No meu caso, preciso transformar uma série de curvas de nível em um sólido para perfurá-la. Teria algum plugin a me indicar?
    Agradeço desde já.

  2. Giancarlos Dariva
    3 de outubro de 2018 at 19:44 — Responder

    A minha ferramenta de sólidos não funciona. Tipo, eu ativo ela, a mesma aparece, mas não tem a possibilidade de uso. Ela é apenas para a versão PRO, ou deveria funcionar na FREE também? Se tiver que baixar algum plugin, agradeço se puderem passar o link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *