O Guia básico paredes cortina apresenta para você o incrível leque de possibilidades que a ferramenta oferece, mas que costumam gerar algumas dúvidas nos profissionais iniciantes, então vamos aprender como usar este incrível recurso!
A ferramenta parede cortina é um dos tipos de Parede: Arquitetônica, mas não se engane, a forma de configuração deste tipo de parede é bem diferente de uma parede arquitetônica convencional. Para acessar esta ferramenta vá até a aba Arquitetura, painel Construir e clique em Parede: Arquitetônica.
Ao clicar na ferramenta Parede: Arquitetônica podemos acessar através do painel Propriedades o seletor de tipos, onde podemos usar a rolagem até localizar as opções de Parede cortina.
Temos, por padrão, três opções, onde devemos tomar alguns cuidados com a tradução (pra variar…). Vamos entender as diferenças.
TIPOS DE PAREDE CORTINA
Para permitir uma melhor comparação entre as opções, vou utilizar a vista Planta de piso e vou desenhar as três opções em planta, com altura desconectada (com 8 metros mesmo).
Agora vamos a uma visualização 3D destas mesmas paredes cortina.
Aqui já podemos observar alguns probleminhas de tradução. A parede cortina (no meu entender) deveria ter a parte estrutural de sustentação dos vidros (aço, alumínio, etc). Essa estrutura esta presente na Vitrine, então, os nomes ficaram trocados na tradução.
Independente da tradução podemos trabalhar com elas normalmente, então vamos entender as principais diferenças entre elas. Vamos começar pela configuração disponível na janela Editar Tipo.
Selecione a Parede cortina e em Propriedades clique em Editar Tipo. Em Propriedades de tipo, temos os campos Eixo vertical, Eixo Horizontal, Montantes secundários verticais e Montantes secundários horizontais. Todos estes campos estão identificados como nenhum.
Não temos estrutura alguma representada na parede cortina, e isso fica claro ao observarmos sua representação no 3D, onde temos uma imensa parede configurada como um único painel.
Certo, vamos repetir o processo com outra parede. Selecione a parede cortina Vidraça externa e no painel Propriedades clique em Editar tipo. Vamos visualizar os mesmos campos.
Percebemos que na Vidraça externa os campos Eixo vertical e Eixo horizontal estão habilitados e ajustados. As configurações aplicadas a esses campos podem ser visualizadas no 3D da vidraça externa.
Observe que na vidraça externa temos eixos horizontais e verticais, subdividindo a parede em painéis. Mais adiante vamos ver que estes painéis podem ser personalizados ou mesmo substituídos.
Para finalizar vamos selecionar a Vitrine e no painel Propriedades clicar em Editar Tipo.
Observe que todos os campo tem configurações aplicadas, o que fica bem evidente quando visualizamos a parede cortina na vista 3D.
Observamos de forma clara os painéis e os montantes (nome dado a parte da estrutura da cortina de vidro). Os eixos também estão disponíveis, porém os montantes prejudicam a visualização dos mesmos.
O que podemos concluir até aqui é que todas as paredes cortinas disponíveis tem as mesmas opções disponíveis, então a diferença entre elas é o fato dos campos estarem ativados ou não. Logo, é possível escolher qualquer modelo para elaborar a sua personalização. Vamos entender quais são os componentes de uma cortina de vidro.
SELECIONANDO UMA PAREDE CORTINA
Paredes cortina, são famílias “aninhadas”, isto é, temos um conjunto de famílias dentro de outras famílias. Pode parecer confuso a primeira vista mas apesar de se tratar de um processo sofisticado, ele é bem flexível quanto a alterações e personalizações.
Certo, mas como eu seleciono estas famílias?
O processo é bem simples, mas vamos do início. Para selecionar a cortina de vidro por completo, basta posicionar o mouse sobre ela e clicar. Observe que no 3D é exibido uma caixa, indicando que a parede cortina foi selecionada por completo. Já em planta, temos uma representação diferente, com uma linha indicando a extensão inteira da parede cortina e mais duas linhas perpendiculares nas extremidades.
Com este modo de exibição, ao clicarmos em Editar Tipo, no painel Propriedades, temos acesso as propriedades da família “inteira”.
Como assim inteira?
Digo inteira porque é possível você ter acesso as propriedades de cada uma das famílias aninhadas dentro da família da cortina de vidro. Para acessar os componentes da cortina de vidro de forma individual, posicione o mouse sobre o elemento desejado (sem clicar) e vá apertando a tecla TAB até o objeto ficar “azul”. Quando o objeto desejado estiver azul basta clicar para selecioná-lo.
Para aprender mais truques com a ferramenta TAB clique na publicação abaixo:
Ao selecionar o objeto desejado, se você observar a janela de Propriedades, as informações ali exibidas são referente ao objeto selecionado.
Ei, mas o objeto está bloqueado para edição!
Sim, observe que ao selecionar o objeto é exibido um ícone de um alfinete com uma corrente.
Posso tirar este alfinete?
Sim, você pode, porém recomendo que faça isso com cautela. Ao remover este alfinete você tem acesso as propriedades do objeto selecionado, porém ele deixará de responder as propriedades da família “inteira”. Este recurso será explicado em detalhes mais adiante.
EDITANDO EIXOS DA PAREDE CORTINA
Vamos entender melhor. Selecione a parede cortina vitrine (essa que tem os montantes metálicos). Na janela Propriedades clique em Editar tipo.
Para entendermos melhor as opções disponíveis aqui vamos fazer algumas alterações e observar o impacto na família de cortina de vidro. Vou começar com os campos Eixo Vertical e Eixo horizontal.
Importante observar que tanto a cortina de vidro selecionada como a não selecionada foram alteradas, afinal as edições realizadas no campo Editar tipo afetam todas as instâncias presentes no projeto, ou seja, todas paredes cortinas serão alteradas.
Perceberam como é simples alterar o padrão de espaçamento dos eixos? Tanto verticalmente como horizontalmente. Esse padrão de intervalo obedece a configuração disponível no campo Layout, que nos oferece algumas opções.
As opções disponíveis são validas tanto para o eixo vertical como para o eixo horizontal. Vamos entender o que cada uma faz.
- Nenhum: Desabilita o campo de eixos.
- Distância fixa: Permite estipular uma distância fixa entre os eixos, sendo que sempre que o tamanho da parede ultrapassar o valor estipulado, um novo eixo é acrescentado a cortina de vidro. Por exemplo, se o valor de distância fixa for 3 metros, a cada três metros será colocado um eixo.
- Número fixo: Permite estipular um número fixo de eixos, espaçados igualmente. Se o tamanho da parede for alterado, o espaçamento entre os eixos será corrigido, respeitando sempre o número fixo de eixos. Para alterar o número de eixos, você deve ir na janela Propriedades.
- Espaçamento máximo: O intervalo entre eixos irá obedecer um valor máximo, isto é, o espaçamento será igual pata todos os eixos, porém não irá ultrapassar uma determinada medida. Por exemplo, se o espaçamento máximo for 3 metros, os eixos podem ficar espaçados em qualquer medida contanto que não ultrapassem os 3 metros de intervalo.
- Espaçamento mínimo: O intervalo entre eixos irá obedecer um valor mínimo, isto é, o espaçamento será igual pata todos os eixos, porém deve sr maior do que uma determinada medida. Por exemplo, se o espaçamento máximo for 1 metro, os eixos podem ficar espaçados em qualquer medida contanto que tenham pelo menos 1 metro de intervalo.
Não existe uma opção mais indicada, tudo vai depender da sua necessidade e composição do seu projeto.
Um outro campo interessante é o Ajustar para o tamanho do montante. Apesar de discreto é uma opção muito importante, onde quando esta ativada, o espaçamento entre eixos é sempre igual, o que resulta em vidros com tamanhos diferentes. Já quando o campo esta ativado, o espaçamento entre eixos e diferente, porém o tamanho dos vidros fica igual.
Além dos campos disponíveis em Editar Tipo, temos opções de configuração na janela de Propriedades, que só irão afetar a família de cortina de vidro selecionada, mas não deixam de serem opções interessantes.
Selecione a parede cortina Vitrine e na janela Propriedades observe os campos disponíveis.
As opções são relacionadas aos eixos, mas permitem configurações que não estão disponíveis no painel Editar Tipo. Vamos entender as opções disponíveis:
- Número: Este só estará acessível se em Editar tipo, você tiver selecionado a opção Número fixo (no eixo correspondente, vertical ou horizontal). Ele permite determinar a quantidade de eixos, independente da largura/altura da cortina de vidro.
- Justificação: De acordo com a opção de Layout escolhida na janela Editar Tipo, a justificação pode implicar no resultado da distribuição dos eixos. Aqui você pode escolher entre as opções Início, Fim e Centro.
- Ângulo: Permite determinar uma inclinação para os eixos, o que proporciona resultados bem interessantes.
- Deslocamento: A distribuição dos eixos sempre vai obedecer a configuração do Layout definido na janela Editar Tipo e a Justificação, porém ao inserir um valor de deslocamento, estas configurações só serão inciadas a partir do deslocamento definido. Por exemplo, sua distribuição de eixos tem um espaçamento de 1 metro, caso você coloque 3 metros de deslocamento, só à partir destes 3 metros é que a modulação será distribuída a cada 1 metro.
Observe que como as alterações foram realizadas no painel de Propriedades, apenas as paredes cortinas selecionadas sofreram alterações.
Todas estas alterações realizadas aqui (no painel Propriedades) podem ser realizadas diretamente na parede cortina. Observe que quando selecionamos a parede cortina um ícone é exibido bem ao centro.
Clicando sobre o ícone algumas opções são exibidas diretamente na parede cortina.
Tanto para os eixos verticais como horizontais temos os campos de deslocamento, ângulo e Justificação. Basta clicar sobre eles e fazer as alterações desejadas.
Um outro recurso que pode ser personalizado é a condição de união dos montantes. Se você observar com atenção, os montantes verticais são contínuos e os montantes horizontais são interrompidos. Essa condição de união pode ser alterada dentro da janela Propriedades de tipo, no campo Condição de união.
Em Condições de união temos algumas possibilidades de configuração, onde a melhor escolha vai variar em função das necessidades do seu projeto.
Agora vamos entender como editar as famílias aninhadas dentro da parede cortina.
EDITANDO OS MONTANTES DA PAREDE CORTINA
Além dos campos Eixos verticais e horizontais, temos os campos Montantes secundários. Nestes campos podemos escolher o tipo de perfil que será utilizado como estrutura de sustentação da cortina de vidro.
Mas por que tem três opções para cada sentido?
Parece bobagem mas são opções muito importantes, principalmente quando nossa parede cortina tem viradas, o que implica em perfis diferentes nas quinas e até mesmo quando a parede cortina chega na parede.
Para os montantes das extremidades temos as opções Tipo Borda 1 e Tipo Borda 2. Para os montantes centrais temos o Tipo interior. Isso vale para os montantes verticais e os horizontais.
Desta forma você pode escolher diferentes tipos de montantes para fazer a composição da sua cortina de vidro.
EDITANDO OS PAINÉIS DA PAREDE CORTINA
A primeira coisa que nos vem a mente é que estamos trabalhando com painéis em vidro, porém o Revit permite que os painéis sejam substituídos ou mesmo removidos. Para alterar os painéis, selecione a parede, clique em Editar Tipo e no campo Construção, localize a opção Painel de parede cortina.
Você vai observar que as opções disponíveis englobam além das opções Painel do sistema: envidraçado e painel do sistema: sólido, todas as paredes disponíveis no seu arquivo.
Sobre a criação de painéis, vou fazer uma publicação exclusiva sobre isso, mas para não deixar vocês na mão, segue abaixo a publicação que fiz sobre como criar cobogós com parede cortina:
EDITANDO FAMÍLIAS DENTRO DA PAREDE CORTINA
Todas os recursos de edição apresentados até aqui alteraram a parede cortina como um todo, porém, é possível fazer alterações pontuais, por exemplo alterar um único painel cortina, um único eixo ou montante. Mas como apresentado anteriormente, os montantes e painéis cortina estão com “alfinete e corrente”.
Esta simbologia representa o vínculo que os objetos tem dentro da família de parede cortina. Quando fazemos alterações como o espaçamento entre eixos, tipos de montantes ou tipos de painéis, as alterações são aplicadas a todos os elementos presentes na família. Isso só acontece porque todos componentes tem alfinetes.
Para alterar de forma independente qualquer elemento da parede cortina é necessário que você remova o alfinete, ou melhor dizendo, remova a restrição que este elemento tem.
A partir do momento em que o objeto não tem mais uma restrição, ele pode ser alterado de forma independente, onde as alterações realizadas não afetarão os demais objetos na mesma cortina de vidro.
Poxa mas se eu quiser mudar vários elementos eu vou ter que selecionar um por um?
Claro que temos alguns macetes para contornar isso. Selecione um montante qualquer e clique com o botão direito e clique na opção Selecionar montantes secundários.
Observe que temos uma série de opções de seleção, o que agiliza muito o processo de edição. Vou selecionar um montante qualquer como cobaia e demonstrar as opções de seleção.
Agora vamos ver os resultados das opções de seleção.
Este processo também é possível com os painéis. Para isso basta selecionar um painel qualquer e ao clicar com o botão direito clique em selecionar painéis.
Apesar de bem menos opções os resultados das seleções não deixam de ser menos importantes.
Quando você tiver selecionado todos os elementos da cortina de vidro que você precisa, basta ir até a aba Modificar e no painel modificar clicar em Desafixar.
Certo, mas e para colocar portas ou janelas?
Para estas situações tenho uma publicação completa sobre o tema, basta clicar no link abaixo.
INSERIR PORTAS EM PAREDE CORTINA
Por fim podemos alterar a condição de união dos montantes de forma individual, para isso basta selecionar o montante e na aba Modificar|Montante de parede cortina escolher uma das opções disponíveis.
Temos apenas duas opções, sendo: Tornar contínua e Quebrar na união. Com estes recursos é possível fazer diversos ajustes em uma parede cortina.
CRIANDO EIXOS EM PAREDE CORTINA
Até aqui vimos como editar e personalizar os elementos existentes em uma parede cortina. Mas e se eu quiser inserir novos eixos? O processo é bem simples, este recurso está disponível na aba Arquitetura, dentro do painel Construir. Basta clicar no botão Eixo cortina.
Ao ativar a ferramenta Eixo cortina, basta mover o mouse sobre a face de uma parede cortina que um eixo temporário será exibido. Tente passar o mouse nas bordas da cortina de vidro para uma maior precisão. Você não precisa se preocupar com a precisão das medidas entre eixos, isso pode ser ajustado posteriormente.
Uma informação importante aqui é o seguinte. Usei como exemplo uma Parede cortina, que por padrão não tem nenhum eixo ativado. observe que mesmo com vários eixos criados, se você acessar o painel Editar tipo, os campos Eixo vertical e Eixo horizontal estão com o Layout configurado como nenhum.
Ou seja, estes eixos são eixos personalizados, observe que eles não tem o “alfinete com corrente”, sendo assim, o controle de espaçamento e posicionamento será realizado de forma manual.
Basta selecionar o eixo (use a tecla Tab para auxiliar a seleção) e alterar o espaçamento com auxílio da cota temporária.
Também é possível definir se os novos eixos criados serão de uma extremidade a outra ou segmentados. Para isso ative a ferramenta Eixo cortina e na aba Modificar|Colocar eixo cortina observe as opções disponíveis.
Temos três tipos de colocação, sendo:
- Todos os seguimentos: Permite criar um eixo que vai de uma extremidade a outra da parede cortina.
- Um segmento: Cria um novo segmento entre dois segmentos existentes.
- Todos exceto o selecionado: Cria um segmento que vai de uma extremidade a outra, porém permite que um ou mais intervalos (entre eixos) deste segmento sejam removidos.
Depois de criados os segmentos é possível inserir manualmente os seus respectivos montantes. Para isso vá até a aba Arquitetura, painel Construir e clique em Montante.
O processo é bem simples. Após clicar em Montante, no painel Propriedades você seleciona o montante desejado e clica sobre o eixo desejado.
A colocação de montantes também oferece algumas possibilidades de configuração, como podemos ver na aba Modificar|Colocar montante.
As opções disponíveis são:
- Linha de eixo: insere o mesmo perfil de montante em toda a extensão do eixo.
- Segmento de linha de eixo: Insere o perfil de montante apenas no segmento selecionado.
- Todas as linhas de eixo: Insere perfil de montante selecionado em todos os eixos da parede cortina.
CONCLUSÃO
Apesar da publicação ter ficado imensa, não posso chamar isso de conclusão, uma vez que o limite para esta ferramenta é a sua criatividade. Um outro ponto é que todos os recursos aqui apresentados foram focados na manipulação e edição das famílias de parede cortina disponíveis em um template de arquitetura, se eu for entrar na parte de personalização isso não ia ter fim!
Espero ter contribuído com o seu aprendizado desta incrível ferramenta, então mãos a obra e ótimos projetos com parede cortina!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Gostaram? Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!
Como troco a cor dos Montantes? Porque no meu está Material estrutural na cor cinza, não habilitado para acesso,
Olá Anderson,
Você precisa acessar o montante apenas, para isso pare o mouse sobre um montante e pressione a tecla TAB até ele ficar com os contornos em azul. Clique sobre ele e na paleta Propriedades clique em Editar Tipo. Agora você tem acesso ao campo material que permite trocar o material do montante.
Um abraço!