Hachuras Revit – Desenho x Modelo

Hachuras Revit – Desenho x Modelo, qual a melhor opção? Entender as diferenças entre estes dois recursos permite uma maior liberdade de personalização das hachuras, então vamos aprender como trabalhar, editar e personalizar hachuras no Revit!

O recursos de hachura no Revit é muito importante para uma melhor identificação de determinados elementos que são representados no seu projeto, oferecendo um maior entendimento e melhor compreensão das informação que estão sendo compartilhadas.

Mas afinal o que é uma hachura e qual o impacto no seu projeto? É justamente isso que será detalhado a seguir, acompanhe!

O QUE SÃO HACHURAS?

hachuras-desenho

Hachura é uma técnica de desenho onde são utilizadas linhas paralelas e bem próximas, retas ou curvas, para criar um efeito de sombreado ou meio-tom. Essa técnica permite enfatizar determinadas partes do desenho, criando uma ilusão de volume ou texturas de uma superfície.

Em um desenho arquitetônico, o emprego de linhas nem sempre é suficiente para comunicar todas as informações contidas no projeto, então o uso de hachuras se mostra como uma ferramenta indispensável em qualquer desenho.

Diferente do desenho artístico, as hachuras utilizadas em projetos arquitetônicos devem respeitar alguns padrões, por isso é importante consultar as normas técnicas.

HACHURAS NBR 6492 E NBR 12.298

hachuras-desenho

Para entender melhor os padrões de hachura mais empregados podemos consultar normas ABNT, onde podemos destacar a NBR 6492 – Representação de projetos em arquitetura ou a NBR 12.298 – Representação de áreas de corte por meio de hachuras em desenho técnico.

É muito importante levar em conta que tais normas são antigas e quando foram criadas e não existia uma variedade tão extensa de materiais utilizados na construção civil, sendo que hoje é praticamente impossível padronizar todos os materiais existentes no mercado.

Mas nada impede que você adapte ou crie um novo padrão de hachura para representar um material específico, sendo que nesses casos, o mais recomendado é usar uma legenda para identificar o que o padrão de hachura personalizado esta representado.

HACHURA NO REVIT

As hachuras no Revit são utilizadas para representar elementos em corte ou padrões de acabamento de superfícies, sendo um eficiente recurso para uma melhor compreensão do desenho.

Temos, no entanto, dois tipos de padrão de hachuras, sendo o Padrão Desenho e o Padrão Modelo.

Em um primeiro momento, a impressão que temos é são apenas duas variações de padrões de hachura, com diferentes tipos de hachura para escolhermos, porém as diferenças vão além disso. Vamos conhecer cada um deles, como se diferem e em que situações podem ser utilizados.

HACHURA – PADRÃO DESENHO

A hachura padrão Desenho representa um material de forma simbólica, sendo alterada em função da escala empregada no desenho.

hachuras-desenho

Podemos pegar como exemplo o padrão Concreto, que de acordo com a escala, o preenchimento é exibido com diferentes tamanhos.

hachuras-desenho

O padrão concreto tem por finalidade indicar de forma visual que aquela superfície é de concreto, sem a necessidade de exibir nenhuma característica dimensional.

Esses padrões de hachuras tem por finalidade indicar o material da respectiva superfície, sem a necessidade de se preocupar com dimensões, sendo uma representação apenas visual.

O seu uso mais comum são para representações de materiais em corte, não sendo recomendado o seu uso em superfícies, uma vez que seu resultado pode gerar um resultado “estranho” em uma vista 3D.

hachuras-desenho

Independente do ângulo o padrão de hachura fica “estático”, gerando um resultado muito ruim em uma visualização 3D, dando inclusive margem para erros de execução de projeto, como por exemplo uma paginação de piso.

HACHURA – PADRÃO MODELO

A hachura padrão Modelo representa a aparência real do elemento construtivo, respeitando suas dimensões, independente da escala empregada.

hachuras-desenho

Se pegarmos como exemplo o padrão de hachura Tijolo 75 x 225, independente da escala selecionada o padrão não sofre nenhuma alteração.

hachuras-desenho

Podemos inclusive conferir a medida, que conforme a descrição utilizada, percebemos que o valor 75 x 225, que no caso está em milímetros, é representado com precisão!

hachuras-desenho

Uma outra característica bem interessante deste padrão é a possibilidade de selecionar as linhas e fazer alterações como reposicionar ou até mesmo rotacionar.

Para selecionar uma linha de piso você pode usar a tecla TAB. Se quiser saber mais alguns truques com a tecla Tab é só clicar no link abaixo:

SELEÇÃO COM A TECLA TAB

hachuras-desenho

Esta possibilidade é muito útil quando queremos representar materiais como revestimentos de piso e parede, uma vez que precisamos indicar como será o Layout e onde será iniciada a paginação de piso.

Mas e se eu precisar personalizar um padrão de hachura, como fazer?

HACHURAS PERSONALIZADAS

Tanto o padrão Desenho como o padrão Modelo permitem a edição ou mesmo criação de padrões personalizados, o que nos oferece um certo leque de possibilidades.

O primeiro passo é ir até a aba Gerenciar e no painel Configurações você deve clicar em Configurações adicionais.

hachuras-desenho

Clicando em configurações adicionais vamos clicar na primeira opção Padrões de preenchimento.

hachuras-desenho

Será exibida a janela padrões de preenchimento.

hachuras-desenho

Logo no início da janela temos o campo Tipo de padrão, onde podemos escolher entre as opções Desenho e Modelo.

hachuras-desenho

De acordo com o tipo selecionado são exibidas as opções de hachuras. Porém se nenhuma atender sua necessidade podemos ir ao campo inferior e clicar no botão Novo padrão de Preenchimento.

hachuras-desenho

Lembrando que de acordo com o Tipo de padrão selecionado (Desenho ou Modelo), temos opções adicionais que podem ser exibidas.

hachuras-desenho

Para evitar confusões, vou explicar a criação de hachuras personalizadas separadamente.

CRIAR HACHURA PADRÃO DESENHO PERSONALIZADA

Para criar um novo padrão do tipo Desenho, temos logo no início uma janela com uma prévia e um campo para adicionarmos um nome.

hachuras-desenho

Logo abaixo temos o campo Tipo, onde podemos selecionar entre Básico e Personalizado. De acordo com a opção selecionada o painel de configurações é alterado.

hachuras-desenho

Vamos conhecer as diferenças e o que pode ser configurado aqui.

PADRÃO DESENHO BÁSICO

Na opção básico podemos criar padrões de hachura simples, onde temos a opção de linhas paralelas ou linhas cruzadas, além da possibilidade de definir o ângulo de rotação do padrão.

hachuras-desenho

Logo abaixo temos os campos Espaçamento da linha, que como o nome diz, controlamos o intervalo entre as linhas.

hachuras-desenho

Lembrando que o padrão de Hachura Desenho sofre alterações em função da escala selecionada, portanto o valor que está expresso aqui, por exemplo, 3mm esta representado na escala 1:1, conforme podemos ver no campo Visualizar.

hachuras-desenho-

Mas se ele sofre alteração em função da escala porque temos um campo com medida?

Simples, esse valor corresponde a medida de impressão, ou seja, independente da escala o espaçamento entre as linhas sempre será de 3mm.

hachuras-desenho

Por fim temos o campo Orientação nas camadas hospedeiras.

hachuras-desenho

A orientação afeta como o padrão de hachura é exibido, por exemplo em paredes, pisos telhados ou forros. Lembrando que este campo não afeta componentes de detalhe e regiões preenchidas. Dentro deste campo temos três opções:

  • Orientar para a vista – todos os elementos que utilizem o mesmo padrão vão obedecer a mesma orientação da hachura;
  • Manter legível – funciona parecido com um texto, priorizando a “leitura”, então quando o elemento estiver na vertical ou inclinado, a hachura poderá ser invertida em 90°;
  • Alinhar com o elemento – o padrão obedece o alinhamento do objeto, independente da sua rotação.
hachuras-desenho

PADRÃO DE DESENHO PERSONALIZADO

O padrão de Desenho Personalizado não oferece muitos campos para edição, pois sua proposta é a importação de um padrão de hachuras pré-definido.

hachuras-desenho

Um padrão de hachuras é um arquivo de extensão .PAT.

hachuras-desenho

Você pode fazer uma busca no google para encontrar arquivos prontos ou criar o seu próprio padrão, que pode ser feito via programas especializados ou mesmo pelo bloco de notas (dá um trabalhinho, mas é possível).

Clique no botão Procurar para carregar o seu arquivo de hachuras e imediatamente ele será exibido no campo visualizar.

hachuras-desenho

Você ainda pode configurar a escala que o padrão será carregado alterando o valor do campo Importar a escala. Por padrão ele vem com o valor 1, que você pode considerar como 100%.

hachuras-desenho

CRIAR HACHURA PADRÃO MODELO

A configuração de um padrão Modelo para hachuras em um primeiro momento possui poucas diferenças, sendo a principal que a janela Visualizar exibe o tamanho da hachura de acordo com a escala da vista.

hachuras-desenho

Também temos algumas pequenas diferenças no campo tipo, quando selecionamos a opção Básico.

PADRÃO MODELO BÁSICO

Aqui temos os mesmos campos de configuração, que permitem a escolha de um padrão de linhas paralelas ou linhas cruzadas, com a diferença de que os valores de espaçamento obedecem a unidade de medida configurada para o desenho e são valores reais.

hachuras-desenho

Observe que não temos o campo de orientação, afinal, estamos trabalhando com uma representação em escala.

PADRÃO DE MODELO PERSONALIZADO

Assim como no padrão de desenho, o campo personalizado permite carregar um padrão de hachura com um formato de arquivo de extensão .PAT.

hachuras-desenho

Importante! É muito comum ao inserir um padrão .PAT ser exibida a mensagem de erro “No “Model” type patterns found“.

hachuras-desenho

A solução é simples, você vai precisar abrir o arquivo (pode ser com o bloco de notas) e logo no início do texto adicionar a linha: ;%TYPE=MODEL. Isso é suficiente para que oRevit consiga entender que este padrão de preenchimento é do tipo Modelo.

hachuras-desenho

Isso acontece porque como o Revit tem dois tipos de padrões de hachura, é necessário identificá-los para que o Revit possa fazer a sua correta leitura.

CONCLUSÃO

Padrões de hachura são recursos amplamente utilizados em diversos tipos de projetos, desta forma provavelmente ainda há o que se discutir sobre este tema, mas acredito que esta publicação deve cobrir o “grosso” sobre o tema.

Tem alguma dúvida no processo trabalho com padrões de hachura ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Categorias Sem categoria

Deixe um comentário