Identificar a coordenada do ponto

Identificar a coordenada do ponto é amplamente utilizado em projetos de topografia, permitindo reconhecer com precisão a localização do ponto em relação a coordenada absoluta do AutoCAD. Aprenda agora!

Projetos de loteamentos, urbanísticos ou mesmo levantamentos planialtimétricos exigem um alto grau de precisão e saber a localização exata de um ponto pode ser crucial para o correto andamento do projeto.

coordenadas 03

Pensando nisso o AutoCAD nos oferece a ferramenta ID Point, que permite identificar as coodenadas X, Y e Z em relação a coordenada Absoluta do AutoCAD. Vamos aprender a localizar esta coordenada agora!

IDENTIFICAR COORDENADA

Para identificar uma coordenada no AutoCAD precisamos acessar a ferramenta ID Point que está localizada na Aba Home, dentro do sub-menu do painel Utilities.

identificar-coordenada-do-ponto

Alguns cuidados são em relação a coordenada absoluta do arquivo. Se o seu projeto foi inserido sem muito critério, talvez a informação obtida com a ferramenta ID Point não tenha a precisão que você deseja. Quer saber mais sobre o sistema de coordenadas do AutoCAD? Veja esta outra publicação:

COMO ENTENDER COORDENADAS 2D

Vou usar um arquivo de uma topografia que recebi como exemplo.

identificar-coordenada-do-ponto

Um primeiro detalhe é que arquivos de topografia, não necessariamente são criados no AutoCAD, eles podem ter sido desenvolvidos em outros softwares e se a pessoa que elaborou o arquivo não tiver cuidado, podemos ter uma série de problemas. Para conferir a precisão deste arquivo eu vou até uma das “quinas” do terreno.

identificar-coordenada-do-ponto

Observe que na “quina” eu tenho dois valores sendo N correspondente ao norte e E correspondente a Leste. Os valores expressos são correspondentes a coordenada dentro do triângulo. Se o arquivo estiver precisamente inserido no AutoCAD esses valores correspondem a distância deste ponto em relação a coordenada X, Y e Z igual a 0 (zero).

Como eu confiro isso?

Aí que entramos com a ferramenta ID Point. Vá até o painel Utilities e ative a ferramenta ID Point. Ou digite ID e pressione Enter.

identificar-coordenada-do-ponto

Agora basta clicar no ponto e conferir os valores. Observe que o valor de X corresponde ao valor de E e o valor de Y corresponde ao mesmo valor de N.

identificar-coordenada-do-ponto

Os valores bateram? Ótimo! Isso quer dizer que o projeto está precisamente posicionado.

Certo mas o que mais posso fazer com isso?

Algumas coisas. Por exemplo, essa informação é correspondente a localização do Lote do terreno. Caso tenha alguma edificação e você tenha a coordenada você pode digitar o comando Line e ao invés de ir até a coordenada, basta simplesmente digitar os valores de coordenada separados por vírgula.

Outra possibilidade é que ao usar o ID Point, qualquer local que você clicar dentro do terreno será uma coordenada real, poupando o trabalho de ficar fazendo contas.

Mais um detalhe. Quando você identifica uma coordenada com ID Point, a localização da mesma fica gravada, então se você ativar o comando linha, ao invés de inserir o valor, basta digitar @.

identificar-coordenada-do-ponto

Pronto! Agora você tem uma ferramenta para lhe ajudar a conferir e obter informações precisas sobre coordenadas.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

12 comentários em “Identificar a coordenada do ponto”

  1. gostaria que mim enviasse um video pegando coordenadas em pontos, uo eixo de ruas em projeto de loteamento ete, gostei muito,

    Responder
    • Olá Anderson,

      Olha, a primeira opção seria recorrer a uma rotina (Lisp). Para esse necessidade pode ser até que você encontre uma rotina pronta. Outra seria por bloco dinâmico e atributos, mas teria que fazer alguns testes, não é certeza.

      Um abraço!

      Responder
    • Olá Thiago,

      De qual software é esse arquivo? Pergunto isso pq dependendo de como o arquivo foi salvo a informação de coordenada pode vir incorreta. Esses sistema de ID eu desconheço como identificar sua coordenada.

      Um abraço!

      Responder
  2. Existe um comando que eu possa encontrar a coordenada do ponto e ela já ficar ali gravada no desenho? Quando imprimir, sairá o valor de cada uma delas, como em seu exemplo.

    Responder
    • Olá Mauricio,

      Pelo que entendi você quer que seja inserido um texto no ponto identificado certo? Acredito que só seria possível via uma rotina (lisp), mas isso já é um pouco mais complexo.

      Um abraço!

      Responder
  3. Olá.
    Como escalo as coordenadas?
    Por exemplo, um desenho que está a escala 1/100, se o passar para 1/200 as coordenadas continuam à escala 1/100 e as linhas e pontos à escala 1/200.
    Como se faz para ao escalar para 1/200, para que também sejam escaladas as coordenadas à par das linhas e pontos?
    Obrigado

    Responder

Deixe um comentário