MASSA E TERRENOMODELAGEMREVIT

Massa no Revit – fundamentos

Criar massa no Revit lhe oferece total liberdade na etapa conceitual do seu projeto, permitindo o desenvolvimento de projetos modernos e inovadores. Aprenda agora a trabalhar com esta ferramenta!

Sem dúvida o Revit nos oferece ferramentas incríveis para a modelagem do nosso projeto. Com poucos cliques podemos criar paredes, portas, janelas, telhados e uma imensa gama de possibilidades se abre. Porém, mesmo com esta imensa lista de possibilidades, precisamos de algo mais.

No processo de desenvolvimento de um projeto arquitetônico, temos a etapa de estudo volumétrico, que nas palavras de Colin:

“A forma volumétrica considera a aparência externa do edifício em seu conjunto, em sua totalidade. É o primeiro contato que temos com o objeto arquitetônico”.

A partir desta forma volumétrica definimos os detalhes relativos as aberturas, cheios e vazios, luz e sombra, sua relação com o entorno, etc.

O mais importante é você entender que a massa é um gabarito para que você possa a partir dela desenvolver a sua forma arquitetônica, a massa é o ponto de partida do seu projeto.

Certo, mas como eu faço isso no Revit?

Para este processo recorremos a ferramenta Massa.

FERRAMENTA MASSA

No Revit, vá até a aba Massa e Terreno e localize o painel Massa Conceitual.

massa

O primeiro ponto a ser observado aqui é que a ferramenta Massa nos oferece inicialmente duas possibilidades, sendo:

  • Massa no local: nos permite modelarmos qualquer tipo de forma diretamente no arquivo do projeto.
  • Colocar massa: permite que você selecione carregue arquivos de massa disponíveis no próprio template, da pasta de instalação do Revit ou arquivos de massa que você tenha utilizado anteriormente.

Clique em Massa no local, para ativar a ferramenta.

massa

Ao clicar pela primeira vez na ferramenta, será exibida uma mensagem.

massa

Quando criamos um novo arquivo, o modo de exibição de massa no seu projeto vem desativado, então, ao tentar inserir ou criar uma massa no seu arquivo, o Revit já toma a iniciativa de ativar esta função. Pode fechar a janela sem se preocupar.

Ao fechar a janela será solicitado que você de um nome para a massa. Vou chamar a minha de Volumetria-prédio.

massa

Ao clicar em Ok, observe que as abas de ferramentas estão diferentes, sendo que estamos no modo de Criação de Massa, modo de exibição muito similar ao de criação de famílias (no final das contas, massa é uma família também).

massa

As massas que você criar para o seu projeto podem ser paramétricas ou não, tudo irá depender do nível de cuidado que você tiver. Em alguns casos você só precisa de um volume simples, já em outros, formas complexas que precisam ser alteradas seguindo padrões estéticos ou matemáticos.

Ok, mas por onde eu começo?

A primeira etapa aqui é criar uma geometria 2D e a partir dessa geometria criamos uma forma 3D. Vou começar com algo bem simples e depois vamos explorar algumas possibilidades.

Antes de iniciar, vou mudar para a vista 3D, afim de conseguir uma visualização mais completa. Em seguida, desenhei um quadrado de 10 x 10m.

massa

Selecione o quadrado que você criou e observe que temos uma série de novas ferramentas na aba Modificar|Linhas.

massa

Vamos começar pelo painel Forma. Aqui temos a possibilidade de converter a geometria selecionada em uma forma de sólido ou vazio.

massa

Uma forma sólida não há muito o que se explicar, afinal é uma forma sólida rs! Já a forma vazia é uma geometria negativa, que serva para fazer cortes ou furos em formas sólidas.

massa

Como é a nossa primeira forma, vamos escolher a opção Forma sólida.

massa

Observe que imediatamente uma extrusão foi criada a partir do quadrado e temos um cubo com sua face superior selecionada.

massa

Este ícone (que chamamos de gizmo) permite alterar a forma da nossa massa com base nos eixos X, Y e Z.

massa

Este processo de manipulação da massa pode ser aplicado a qualquer face, aresta ou vértice forma, oferecendo uma liberdade de edição incrível.

massa

O interessante é perceber que não é porque você iniciou com um quadrado que a sua forma precisa ser no final das contas um cubo. A ferramenta oferece uma flexibilidade imensa para edição e modelagem. Lembrando que estamos utilizando apenas a opção de mover faces, arestas ou vértices, não se esqueça de usar ferramentas como escala e rotacionar.

massa

Após finalizar as alterações basta clicar em Concluir massa.

massa

Eu desfiz minhas alterações antes de concluir, então estou com um cubo simples como massa. Observe que estamos de volta a ao arquivo principal mas ao selecionar a geometria temos as alças de edição, já que criamos uma família de massa simples, sem nenhum tipo de restrição.

massa

Ao selecionar as alças é possível fazer alterações nas dimensões da geometria. Apesar que eu recomendo que você entre no modo de edição, para isso selecione a geometria e no painel Modificar|Massa clique em Editar no Local.

massa

Pronto! Perceba que você pode entrar no modo de edição da massa a todo momento que você  julgar necessário. Outro detalhe interessante é que em uma Massa você pode criar quantas formas forem necessárias.

massa

As formas nem mesmo precisam encostadas. Falando em formas vamos experimentar criar outros formatos, por exemplo começando com um círculo. Selecione o círculo e clique em Forma sólida.

massa

No caso do círculo é que o Revit vai exibir duas opções de escolha, sendo para criar um cilindro ou criar uma esfera.

massa

Como não tem como o Revit saber qual a forma que voce precisa, o Revit pergunta. Para escolher basta clicar sobre a forma desejada.

massa

Um recurso importante quando trabalhamos com massa é conhecer o processo de selecionar plano de trabalho. Caso não conheça a ferramenta, fiz uma publicação explicando como utilizar este recurso. Basta clicar no link abaixo:

PLANOS DE TRABALHO REVIT

Até o momento, criamos formas simples, mas podemos criar outros tipos de forma, simplesmente selecionando mais de uma geometria antes de clicar para criar a forma. Vou criar um quadrado no Nível 1, selecionar o nível 2 como plano de trabalho e criar um polígono de 6 lados nele.

massa

Para criar uma forma a partir dessas duas geometrias bidimensionais basta selecioná-las e clicar em Criar forma sólida.

massa

Este é apenas um exemplo, sendo que é possível criar as combinações mais variadas que você imaginar.

massa

Dependendo da forma que você deseja criar é necessário fazer furos ou recortes, e nem sempre conseguimos fazer isso utilizando apenas sólidos. Nestes casos recorremos a Forma Vazia.

massa

Para identificar formas vazias que não estão cortando uma geometria basta observar a cor da forma. Ela será representada em laranja.

massa

O processo é tão simples quanto a forma sólida, mas requer alguns cuidados. Se você criar uma forma vazia encostada em uma forma sólida ela imediatamente corta a forma sólida.

massa

Agora se você criar uma forma vazia desencostada de uma forma sólida e depois mover para que ela encoste em uma forma solida, será necessário utilizar a ferramenta Cortar.

massaAgora que você conheceu os fundamentos, vamos ver uma aplicação prática.

massa

Basta ir para a próxima página!

Autor

Luis André

Luis André

Olá, sou o Luis André é responsável por todo o conteúdo do site QualifiCAD.

Sou arquiteto a mais de 10 anos, e nessa jornada tive que aprender a trabalhar com diversos softwares e aqui eu compartilho tudo o que aprendi ao longo da minha jornada no mundo da arquitetura e construção civil.

Sou mestre em Arquitetura e graduado em arquitetura e urbanismo. Também sou graduado em desenho industrial (projeto do produto).

Tenho certificações como Autodesk Certified Professional (AutoCAD, Revit e 3DS max) e Autodesk Certified Instructor.

Fique a vontade para me adicionar as suas redes sociais! Obrigado por sua visita!

1 Comentários

  1. Avatar
    Carlos Sousa
    19 de junho de 2020 at 12:38 — Responder

    Muito obrigado André, seus posts sempre são bem explicados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *