Massa no Revit – fundamentos

Criar massa no Revit lhe oferece total liberdade na etapa conceitual do seu projeto, permitindo o desenvolvimento de projetos modernos e inovadores. Aprenda agora a trabalhar com esta ferramenta!

Sem dúvida o Revit nos oferece ferramentas incríveis para a modelagem do nosso projeto. Com poucos cliques podemos criar paredes, portas, janelas, telhados e uma imensa gama de possibilidades se abre. Porém, mesmo com esta imensa lista de possibilidades, precisamos de algo mais.

No processo de desenvolvimento de um projeto arquitetônico, temos a etapa de estudo volumétrico, que nas palavras de Colin:

“A forma volumétrica considera a aparência externa do edifício em seu conjunto, em sua totalidade. É o primeiro contato que temos com o objeto arquitetônico”.

A partir desta forma volumétrica definimos os detalhes relativos as aberturas, cheios e vazios, luz e sombra, sua relação com o entorno, etc.

O mais importante é você entender que a massa é um gabarito para que você possa a partir dela desenvolver a sua forma arquitetônica, a massa é o ponto de partida do seu projeto.

Certo, mas como eu faço isso no Revit?

Para este processo recorremos a ferramenta Massa.

FERRAMENTA MASSA

No Revit, vá até a aba Massa e Terreno e localize o painel Massa Conceitual.

massa

O primeiro ponto a ser observado aqui é que a ferramenta Massa nos oferece inicialmente duas possibilidades, sendo:

  • Massa no local: nos permite modelarmos qualquer tipo de forma diretamente no arquivo do projeto.
  • Colocar massa: permite que você selecione carregue arquivos de massa disponíveis no próprio template, da pasta de instalação do Revit ou arquivos de massa que você tenha utilizado anteriormente.

Clique em Massa no local, para ativar a ferramenta.

massa

Ao clicar pela primeira vez na ferramenta, será exibida uma mensagem.

massa

Quando criamos um novo arquivo, o modo de exibição de massa no seu projeto vem desativado, então, ao tentar inserir ou criar uma massa no seu arquivo, o Revit já toma a iniciativa de ativar esta função. Pode fechar a janela sem se preocupar.

Ao fechar a janela será solicitado que você de um nome para a massa. Vou chamar a minha de Volumetria-prédio.

massa

Ao clicar em Ok, observe que as abas de ferramentas estão diferentes, sendo que estamos no modo de Criação de Massa, modo de exibição muito similar ao de criação de famílias (no final das contas, massa é uma família também).

massa

As massas que você criar para o seu projeto podem ser paramétricas ou não, tudo irá depender do nível de cuidado que você tiver. Em alguns casos você só precisa de um volume simples, já em outros, formas complexas que precisam ser alteradas seguindo padrões estéticos ou matemáticos.

Ok, mas por onde eu começo?

A primeira etapa aqui é criar uma geometria 2D e a partir dessa geometria criamos uma forma 3D. Vou começar com algo bem simples e depois vamos explorar algumas possibilidades.

Antes de iniciar, vou mudar para a vista 3D, afim de conseguir uma visualização mais completa. Em seguida, desenhei um quadrado de 10 x 10m.

massa

Selecione o quadrado que você criou e observe que temos uma série de novas ferramentas na aba Modificar|Linhas.

massa

Vamos começar pelo painel Forma. Aqui temos a possibilidade de converter a geometria selecionada em uma forma de sólido ou vazio.

massa

Uma forma sólida não há muito o que se explicar, afinal é uma forma sólida rs! Já a forma vazia é uma geometria negativa, que serva para fazer cortes ou furos em formas sólidas.

massa

Como é a nossa primeira forma, vamos escolher a opção Forma sólida.

massa

Observe que imediatamente uma extrusão foi criada a partir do quadrado e temos um cubo com sua face superior selecionada.

massa

Este ícone (que chamamos de gizmo) permite alterar a forma da nossa massa com base nos eixos X, Y e Z.

massa

Este processo de manipulação da massa pode ser aplicado a qualquer face, aresta ou vértice forma, oferecendo uma liberdade de edição incrível.

massa

O interessante é perceber que não é porque você iniciou com um quadrado que a sua forma precisa ser no final das contas um cubo. A ferramenta oferece uma flexibilidade imensa para edição e modelagem. Lembrando que estamos utilizando apenas a opção de mover faces, arestas ou vértices, não se esqueça de usar ferramentas como escala e rotacionar.

massa

Após finalizar as alterações basta clicar em Concluir massa.

massa

Eu desfiz minhas alterações antes de concluir, então estou com um cubo simples como massa. Observe que estamos de volta a ao arquivo principal mas ao selecionar a geometria temos as alças de edição, já que criamos uma família de massa simples, sem nenhum tipo de restrição.

massa

Ao selecionar as alças é possível fazer alterações nas dimensões da geometria. Apesar que eu recomendo que você entre no modo de edição, para isso selecione a geometria e no painel Modificar|Massa clique em Editar no Local.

massa

Pronto! Perceba que você pode entrar no modo de edição da massa a todo momento que você  julgar necessário. Outro detalhe interessante é que em uma Massa você pode criar quantas formas forem necessárias.

massa

As formas nem mesmo precisam encostadas. Falando em formas vamos experimentar criar outros formatos, por exemplo começando com um círculo. Selecione o círculo e clique em Forma sólida.

massa

No caso do círculo é que o Revit vai exibir duas opções de escolha, sendo para criar um cilindro ou criar uma esfera.

massa

Como não tem como o Revit saber qual a forma que voce precisa, o Revit pergunta. Para escolher basta clicar sobre a forma desejada.

massa

Um recurso importante quando trabalhamos com massa é conhecer o processo de selecionar plano de trabalho. Caso não conheça a ferramenta, fiz uma publicação explicando como utilizar este recurso. Basta clicar no link abaixo:

PLANOS DE TRABALHO REVIT

Até o momento, criamos formas simples, mas podemos criar outros tipos de forma, simplesmente selecionando mais de uma geometria antes de clicar para criar a forma. Vou criar um quadrado no Nível 1, selecionar o nível 2 como plano de trabalho e criar um polígono de 6 lados nele.

massa

Para criar uma forma a partir dessas duas geometrias bidimensionais basta selecioná-las e clicar em Criar forma sólida.

massa

Este é apenas um exemplo, sendo que é possível criar as combinações mais variadas que você imaginar.

massa

Dependendo da forma que você deseja criar é necessário fazer furos ou recortes, e nem sempre conseguimos fazer isso utilizando apenas sólidos. Nestes casos recorremos a Forma Vazia.

massa

Para identificar formas vazias que não estão cortando uma geometria basta observar a cor da forma. Ela será representada em laranja.

massa

O processo é tão simples quanto a forma sólida, mas requer alguns cuidados. Se você criar uma forma vazia encostada em uma forma sólida ela imediatamente corta a forma sólida.

massa

Agora se você criar uma forma vazia desencostada de uma forma sólida e depois mover para que ela encoste em uma forma solida, será necessário utilizar a ferramenta Cortar.

massa

Agora que você conheceu os fundamentos, vamos ver uma aplicação prática.

TRABALHANDO COM MASSA

Vamos usar uma aplicação prática do uso de massas no Revit, assim podemos explorar as demais ferramentas no processo.  Eu vou usar como cobaia o Hotel Unique, do arquiteto Ruy Ohtake.

massa

Dá pra fazer isso no Revit??

Com certeza! Infelizmente não tenho um projeto com medidas precisas, então vou ter que trabalhar com uma escala aproximada. Mas como se trata de um exercício, não terá problema.

A primeira coisa que vamos fazer é a criação dos níveis dos pavimentos conforme a imagem abaixo:

massa

Lembre-se que você pode usar a matriz de cópias para fazer múltiplas cópias de uma só vez. Não sabe como usar? Na publicação abaixo eu explico como.

TRABALHAR COM MATRIZ DE CÓPIAS [ARRAY]

Certo, depois de criar os níveis o que eu faço?

Agora podemos usar uma imagem de referência para trabalharmos com as medidas aproximadas, vou utilizar uma imagem que encontrei na internet.

massa

Na vista Nível 1 vou até a aba Inserir, painel Importar e clico em Imagem.

massa

Localize a imagem desejada e clique em abrir.

massa

Tente inserir a imagem de forma centralizada na área de trabalho, isso evitará problemas futuros.

massa

Nesta etapa, será necessário importar esta imagem e utilizar a ferramenta de escala para redimensionar a imagem. Por sorte, temos uma escala gráfica no canto da imagem, o que nos proporciona uma precisão um pouco maior. Não sabe redimensionar uma imagem utilizando escala gráfica? Veja a publicação abaixo que fiz sobre o assunto.

REDIMENSIONAR IMAGEM NA ESCALA

Após redimensionar a imagem, não se esqueça de usar a ferramenta fixar (alfinete) para  evitar que a imagem seja movida acidentalmente.

massa

Em seguida vou criar alguns planos de trabalho para usar como referência. Para efeitos de estudo, eu arredondei a dimensão do prédio para 95 x 15m.

massa

Em seguida, vou mudar para a elevação Sul e inserir uma nova imagem, desta vez a do prédio em corte. Não se esqueça de corrigir a escada da imagem, mas dessa vez vou usar os planos de referência para encaixar a imagem.

massa

Essa imagem vai ser importante para representar a curvatura do prédio.

Agora que preparamos o espaço de trabalho, podemos iniciar a modelagem. Vou retornar para a vista Nível 1, clicar na aba Massa e Terreno e no painel Massa conceitual vou clicar em Massa no local.

massa

Ao aparecer a mensagem sobre o modo Exibir massa ativado, pode fechar a janela.

massa

Vou chamar essa massa de Prédio-principal.

massa

Após escolher o nome, vou até a aba Criar e no painel Desenhar vou usar a ferramenta retângulo e desenhar a base do prédio onde deixei marcado com os planos de referência. Vou começar com a parte sólida, criando um retângulo na área correspondente ao prédio.

massa

Em seguida selecione o retângulo e na aba Modificar|Colocar linhas vá até o painel Forma e selecione Criar forma sólida.

massa

Imediatamente a geometria se transforma em uma forma sólida.

massa

Agora vá até a elevação Sul para uma melhor visualização da forma. Selecione a aresta superior para aparecer o gizmo de manipulação, para ajustarmos a atura para que o topo da massa termine no Nível 9.

massa

Agora precisamos fazer a curvatura do prédio, para isso vamos precisar ativar o plano de trabalho da face da Massa que acabamos de criar. Vá até a aba Criar e no painel Plano de trabalho clique em Definir.

massa

Na janela Plano de trabalho clique em Selecionar um plano, isso vai permitir que você escolha diretamente na área de trabalho a face que deseja trabalhar, no nosso caso, a face frontal da massa.

massa

Caso necessário, altere o estilo visual para Sombreado, isso vai ajudar para você conseguir clicar na face frontal da massa que acabamos de criar. Em seguida, volte para o modo Estrutura de arame.

massa

Agora vamos criar nossa massa de vazio, para isso, vamos até a aba Criar e utilizaremos as ferramentas de desenho para criar uma forma fechada que acompanhe a curvatura do prédio.

massa

Não se esqueça que é necessário fazer uma forma fechada para criarmos a nossa massa, então vou fazer o contorno inferior e a curva do prédio.

massa

Ao finalizar o desenho selecione a forma que você acabou de criar (olhe com atenção, a imagem de fundo pode atrapalhar), vou deixar destacado como é a forma que acabamos de criar.

massa

Em seguida, vamos até o painel Criar forma e escolhemos a opção de Forma vazia.

massa

Pronto! Você pode conferir o resultado na vista 3D.

massa

Podemos ver o resultado da junção do sólido com o vazio. Caso precise selecionar o vazio, aproxime o mouse da borda da geometria e clique algumas vezes na tecla Tab até a forma de vazio acender.

massa

Agora que terminamos a modelagem desta etapa vamos até o painel Editor no local e clicar em Concluir massa.

massa

Finalizada esta etapa vamos para a próxima, a massa do pavimento térreo. Vou retornar para a planta de Nível 1 e criar uma nova massa. Desta vez vou chamá-la de prédio-térreo.

massa

Vou começar modelando a planta do pavimento térreo com as ferramentas de desenho.

massa

Após desenhar a forma da planta do pavimento térreo basta selecionar a forma e clicar em Forma sólida.

massa

Agora precisamos fazer uma forma de vazio para que a nova massa fique encaixada na parte inferior do prédio, para isso vamos retornar a vista Elevação Sul.

Será necessário selecionar novamente o plano de trabalho, mas isso é uma coisa muito comum no processo de criação de massa é ter que ficar alterando o plano de trabalho constantemente, isso é totalmente normal.

Vamos novamente usar as ferramenta de desenho para fazer a forma “negativa”.

massa

Agora basta ir até o painel Criar forma e escolhemos a opção de Forma vazia.

massa

Basta selecionar a forma e clicar na opção Forma vazia.

massa

Aqui teremos um problema, o corte não vai afetar toda a massa. Mas não se preocupe, a correção é muito simples. Basta selecionar uma das arestas da massa e quando aparecer o gizmo de manipulação puxar a aresta até o corte atravessar toda a massa.

massa

Agora basta finalizar a massa da base indo até o painel Editor no local e clicar em Concluir massa.

massa

E aí esta a nossa massa!

massa

Certo, o que eu faço com isso agora?

Agora que o estudo foi finalizado, podemos converter as formas que criamos em pisos e paredes, vamos ver como fazer isso.

CRIAR PAREDES POR FACE

Provavelmente você já viu esse botão e não deu a devida importância para ele. Na aba Arquitetura, dentro do painel Criar você já deve ter usado muito a ferramenta parede. Mas um dos recursos dessa ferramenta é justamente um que você provavelmente não usou até agora, o Parede por face.

massa

A função dessa ferramenta é justamente converter faces de massas em paredes, respeitando o formato original da face, que muitas vezes tem características pouco convencionais como curvas no meio do percurso ou recortes mais elaborados. O processo é super simples, basta clicar na ferramenta, escolher um modelo de parede e clicar na face desejada.

massa

Simples assim. E não se esqueça que as paredes não se resumem a alvenaria, paredes cortina também podem ser utilizadas em massas. Boa parte do pavimento térreo é em vidro, então podemos resolver essas formas elaboradas de forma muito rápida.

massa

Claro que nem tudo são flores, então alguns pontos podem não gerar os resultados desejados, o que pode implicar na criação de outra massa mais simplificada até chegar no formato desejado.

massa

Ao selecionar uma parede criada a partir de uma massa, as propriedades são diferentes de uma parede criada sem o recurso da massa.

massa

O recurso de editar perfil fica desabilitado para este tipo de parede, então cabe fazer uma avaliação do trecho que apresentar problemas “é melhor insistir criando outra massa ou tentar fazer uma parede normal e editar o perfil?”

Mas mesmo assim ainda é uma excelente recurso.

CRIAR TELHADO POR FACE

Além das paredes, podemos criar telhados por massa, que é uma excelente solução para telhados com formatos complexos ou com detalhes mais exóticos.

massa

No caso do Hotel Unique a cobertura do térreo é toda de vidro, então utilizarei a família de vidraça inclinada.

massa

O processo de criação do telhado em massa é bem parecido com a criação de paredes, mas temos uma pequena diferença, já que o Revit não cria o telhado imediatamente. Ele identifica a face e você tem que confirmar a seleção indo até a aba Modificar|Colocar telhado por face e clicar em Criar telhado.

massa

Não se assuste se o telhado ficar completamente reto. Isso acontece porque a família de vidraça inclinada esta sem subdivisões.

massa

Basta selecionar o telhado, clicar em Editar Tipo.

massa

Dentro da janela Propriedades de tipo basta ir nos campo Eixo 1 e Eixo 2 e fazer as configurações necessárias. No meu caso coloquei como Distância fixa de 1.50m nos dois.

massa

Pronto, aí esta o nosso telhado curvo e recortado.

massa

CRIAR PISOS POR FACE

Outro item incrível é o processo de criação de pisos por face. Eu digo isso porque é possível criar múltiplos pisos em uma massa, bastando para isso apenas criar os níveis antes disso.

A primeira coisa que providenciei no projeto foi a criação dos níveis alinhados aos seus respectivos pisos.

massa

Agora basta selecionar a massa do prédio e na aba Modificar|Massa e clicar em Pisos de massa.

massa

Será exibida a janela Pisos de massa. Nesta janela você deve selecionar os níveis na qual você deseja criar os pisos. Você deve selecionar todos os pisos desejados.

massa

Ao finalizar basta clicar em ok.

massa

Observe que em cada piso é exibido um Piso de massa, que corresponde ao respectivo piso. Agora que temos os pisos de massa, podemos criar os pisos definitivos. Para isso vamos até a ferramenta Piso e selecione a opção Piso por massa.

massa

Agora basta selecionar o piso desejado e clique no plano de piso desejado. Lembrando que assim como o telhado é necessário confirmar a criação do piso indo em Modificar|colocar piso por face e clicar em Criar piso.

massa

Também é possível clicar em múltiplos pisos, basta clicar no primeiro piso e antes de confirmar, clicar nos demais pisos desejados.

massa

Certo, mas o que eu faço com a massa depois que eu acabar?

Particularmente eu recomendo que você mantenha a massa dentro do arquivo, uma vez que desta forma é possível fazer alterações ou mesmo ajustes posteriores. O que você pode fazer é ocultar as massas, assim caso precise, pode utilizar novamente a massa.

CONCLUSÃO

massa

O objetivo aqui foi apresentar um pacote básico para que você possa fazer uso de massas no seu projeto, o que proporciona um leque imenso de possibilidades, tanto na etapa de criação como na etapa de desenvolvimento. Ainda há muitos recursos e possibilidades para serem explorados, porém vou deixá-los para futuras publicações.

A ferramenta não é tão complexa de se usar mas pede alguns estudos, o que demanda tempo, então comece a praticar para quando tiver uma situação real possa empregar esse incrível recurso nos seus projetos!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

4 comentários em “Massa no Revit – fundamentos”

    • Olá Gladstone,

      Sinceramente esta é a parte que a gente chora. rs! Precisa ser criado um perfil de “transição” para fazer a junção dos dois planos, mas como era apenas um estudo não fiz isso, porém é possível resolver sim.

      Um abraço!

      Responder
  1. Amei o post, mas como estou iniciando no Revit, tenho duas dúvidas:
    – Por que os níveis estão com sinal negativo?
    – Se eu for fazer a instalação elétrica desse prédio, a massa interfere em algo ou é específica para a arquitetura?

    Responder

Deixe um comentário