Nivelar terreno no Sketchup

Nivelar terreno no Sketchup é um processo simples que permite criar uma superfície plana sobre a topografia do seu terreno de forma rápida e sem sofrimento. Aprenda agora!

Agora que você já sabe como criar u seu terreno à partir de um arquivo dwg, (se não leu a publicação que ensinei a fazer isso clique aqui: Criar topografia com arquivo DWG) você provavelmente vai precisar criar uma superfície plana para colocar a casa em cima e o Sketchup tem uma ferramenta excelente para fazer isso.

Caixa de areia – Ferramenta estampar

A primeira coisa que você deve fazer é criar uma superfície plana para representar a área na qual você deseja que fique plana. Geralmente uma casa tem uma área plana ao redor ou no mínimo um passeio (calçada) então não faça um retângulo muito pequeno ou exatamente do tamanho da casa que deseja modelar.

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Para ficar mais fácil o posicionamento do retângulo sobre o terreno eu costumo alterar o modo de visualização de Perspectiva para Projeção Paralela, isso permite um melhor controle, já que a topografia do terreno às vezes atrapalha um pouco. Para alterar o modo de visualização vá até a aba Câmera e selecione a opção Projeção Paralela.

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Outro recurso que uso para conseguir maior precisão é ativar a ferramenta de exibições. Basta ir até a aba Visualizar e clicar em Barra de Ferramentas. Na janela de Barra de Ferramentas ative a caixa Exibições.

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O primeiro passo é se certificar que o retângulo está mais alto do que o terreno, e em seguida clicar na vista Alto, dentro do menu de ferramentas Exibições.

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Agora pela vista do alto movimente o retângulo até ficar no lugar que deseja do seu terreno. Recomendo que ao movimentar evite clicar no terreno como ponto base. Selecione o terreno, ative a ferramenta mover e clique em um espaço qualquer da tela para arrastar.

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Agora que o retângulo está devidamente posicionado acima do terreno podemos criar nossa superfície plana e para isso você deve acessar o menu de ferramentas Caixa de Areia. Vá até o painel Visualizar e clique em Barra de ferramentas. Em seguida ative o campo Caixa de Areia.

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A ferramenta para a criação da nossa superfície plana é a Estampar. O processo é mais simples do que você pensa. Você deve clicar na ferramenta Estampar. Em seguida clique primeiro no retângulo e depois clique no terreno. Observe que o retângulo foi “estampado” no terreno e agora basta você mover o mouse para determinar a altura. Não se preocupe, se precisar mudar a altura depois é fácil.

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Alguns detalhes podem ser personalizados antes de estampar o terreno. Por exemplo, observe que o retângulo tem uma certa “folga” ao redor dele. Esta folga é o valor da equidistância. se você observar com atenção, após ativar a ferramenta estampar e clicar no retângulo é exibido um retângulo vermelho ao redor dele e no canto inferior direito da tela aparece o campo equidistância.

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Antes de clicar no terreno você pode digitar o valor dessa equidistância para deixar da forma que você preferir. Outro detalhe é quando a correção da altura do terreno. após criar o plano basta selecionar a face e mover para cima ou para baixo, deixando da maneira que melhor atender suas necessidades.

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Pronto, agora você pode construir sua casa em qualquer tipo de terreno sem maiores dificuldades.

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9 comentários em “Nivelar terreno no Sketchup”

  1. Mano eu criei um topografia de um terreno gigante, ai fui fazer tipo essa parada dai de terreno so que com as ruas q foi de um parcelamento de solo ! hummm quem disse q eu consegui ja tentei de 300 formas diferente !!

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  2. Olá! Vocês saberiam me dizer se existe um modo de colocar a planta no terreno em uma cota específica? Por exemplo, modelei o terreno que começa na cota 900, termina na 895 e gostaria de inserir o terreno na cota 897.

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    • Olá Luana,

      Acredito que não em função do Sketchup não trabalhar com planos de trabalho. Mas acho que você pode posicionar o seu terreno alinhado a coordenada zero, criar uma linha de referencia e mover o terreno até a altura desejada.

      Um abraço!

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  3. Gostaria de uma dica de como projetar em um terreno já feito, cheio de niveis, por exemplo projetar uma praça em um terreno em decline, fazer um caminho ou rampa, pois precisaria por exemplo usar o push/pull para fazer uma pequena guia e objetos curvos isso não é possível.
    Teoricamente em plano reto e estampar ele ficará plano, mas gostaria dessas curvas.

    Outra coisa que eu poderia fazer seria estampar item por item do cenário, mas seria muito trabalhoso.
    Sou leigo ainda em Sketchup, mas gosto de ir fuçando e as vezes sai algo kk

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