SKETCHUP & VRAY

Nivelar terreno no Sketchup

Nivelar terreno no Sketchup é um processo simples que permite criar uma superfície plana sobre a topografia do seu terreno de forma rápida e sem sofrimento. Aprenda agora!

Agora que você já sabe como criar u seu terreno à partir de um arquivo dwg, (se não leu a publicação que ensinei a fazer isso clique aqui: Criar topografia com arquivo DWG) você provavelmente vai precisar criar uma superfície plana para colocar a casa em cima e o Sketchup tem uma ferramenta excelente para fazer isso.

CAIXA DE AREIA – FERRAMENTA ESTAMPAR

A primeira coisa que você deve fazer é criar uma superfície plana para representar a área na qual você deseja que fique plana. Geralmente uma casa tem uma área plana ao redor ou no mínimo um passeio (calçada) então não faça um retângulo muito pequeno ou exatamente do tamanho da casa que deseja modelar.

nivelar-terreno

Para ficar mais fácil o posicionamento do retângulo sobre o terreno eu costumo alterar o modo de visualização de Perspectiva para Projeção Paralela, isso permite um melhor controle, já que a topografia do terreno às vezes atrapalha um pouco. Para alterar o modo de visualização vá até a aba Câmera e selecione a opção Projeção Paralela.

nivelar-terreno

Outro recurso que uso para conseguir maior precisão é ativar a ferramenta de exibições. Basta ir até a aba Visualizar e clicar em Barra de Ferramentas. Na janela de Barra de Ferramentas ative a caixa Exibições.

nivelar-terreno

 

O primeiro passo é se certificar que o retângulo está mais alto do que o terreno, e em seguida clicar na vista Alto, dentro do menu de ferramentas Exibições.

nivelar-terreno

Agora pela vista do alto movimente o retângulo até ficar no lugar que deseja do seu terreno. Recomendo que ao movimentar evite clicar no terreno como ponto base. Selecione o terreno, ative a ferramenta mover e clique em um espaço qualquer da tela para arrastar.

nivelar-terreno

Agora que o retângulo está devidamente posicionado acima do terreno podemos criar nossa superfície plana e para isso você deve acessar o menu de ferramentas Caixa de Areia. Vá até o painel Visualizar e clique em Barra de ferramentas. Em seguida ative o campo Caixa de Areia.

nivelar-terreno

A ferramenta para a criação da nossa superfície plana é a Estampar. O processo é mais simples do que você pensa. Você deve clicar na ferramenta Estampar. Em seguida clique primeiro no retângulo e depois clique no terreno. Observe que o retângulo foi “estampado” no terreno e agora basta você mover o mouse para determinar a altura. Não se preocupe, se precisar mudar a altura depois é fácil.

nivelar-terreno

Alguns detalhes podem ser personalizados antes de estampar o terreno. Por exemplo, observe que o retângulo tem uma certa “folga” ao redor dele. Esta folga é o valor da equidistância. se você observar com atenção, após ativar a ferramenta estampar e clicar no retângulo é exibido um retângulo vermelho ao redor dele e no canto inferior direito da tela aparece o campo equidistância.

nivelar-terreno

Antes de clicar no terreno você pode digitar o valor dessa equidistância para deixar da forma que você preferir. Outro detalhe é quando a correção da altura do terreno. após criar o plano basta selecionar a face e mover para cima ou para baixo, deixando da maneira que melhor atender suas necessidades.

nivelar-terreno

Pronto, agora você pode construir sua casa em qualquer tipo de terreno sem maiores dificuldades.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Olá, sou o Luis André é responsável por todo o conteúdo do site QualifiCAD.

Sou arquiteto a mais de 10 anos, e nessa jornada tive que aprender a trabalhar com diversos softwares e aqui eu compartilho tudo o que aprendi ao longo da minha jornada no mundo da arquitetura e construção civil.

Sou mestre em Arquitetura e graduado em arquitetura e urbanismo. Também sou graduado em desenho industrial (projeto do produto).

Tenho certificações como Autodesk Certified Professional (AutoCAD, Revit e 3DS max) e Autodesk Certified Instructor.

Fique a vontade para me adicionar as suas redes sociais! Obrigado por sua visita!

7 Comentários

  1. Avatar
    24 de maio de 2017 at 12:21 — Responder

    Mano eu criei um topografia de um terreno gigante, ai fui fazer tipo essa parada dai de terreno so que com as ruas q foi de um parcelamento de solo ! hummm quem disse q eu consegui ja tentei de 300 formas diferente !!

    • Avatar
      25 de maio de 2017 at 08:51 — Responder

      Olá Brian.

      Acho que você terá que cortar esse terreno em partes menores para fazer isso. O sketchup não da conta de arquivos imensos.

      Um abraço!

  2. Avatar
    Luana Cordeiro
    17 de abril de 2018 at 15:27 — Responder

    Olá! Vocês saberiam me dizer se existe um modo de colocar a planta no terreno em uma cota específica? Por exemplo, modelei o terreno que começa na cota 900, termina na 895 e gostaria de inserir o terreno na cota 897.

    • Avatar
      17 de abril de 2018 at 19:14 — Responder

      Olá Luana,

      Acredito que não em função do Sketchup não trabalhar com planos de trabalho. Mas acho que você pode posicionar o seu terreno alinhado a coordenada zero, criar uma linha de referencia e mover o terreno até a altura desejada.

      Um abraço!

  3. Avatar
    tobias da silva maia junior
    19 de setembro de 2019 at 21:06 — Responder

    Ola, gostaria de entender melhor, explique mais sobre a pergunta da Luana acima sobre cota específica. Valew

  4. Avatar
    EDSON DE MAGALHAES COUTO
    25 de maio de 2020 at 00:18 — Responder

    As cotas DO COMPRIMENTO da minha planta que estão no plano, em um terreno em aclive correspondem a HIPOTENUSA?

    • Avatar
      29 de maio de 2020 at 11:44 — Responder

      Olá Edson,

      Não sei se entendi, mas pela sua descrição o seu terreno é a hipotenusa e as cotas estão em um dos catetos.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *