O que são esses Grips (quadradinhos azuis)?

O que são esses grips (quadradinhos azuis) que aparecem sempre que selecionamos algum objeto no AutoCAD? Aprenda agora a manipular e editar diversos formatos de geometria com os Grips e agilizar o seu processo de trabalho!

Sempre que você seleciona um ou mais objetos no AutoCAD são exibidos um monte de “quadradinhos azuis”. Em primeiro momento isso lhe ajuda a identificar o que está ou não está selecionado, porém é possível fazer uma série de edições de maneira muito rápida. Mas antes disso vamos entender um pouco melhor o que são esses grips.

GRIPS (ALÇAS)

Os grips são nada mais nada menos do que alças, que só são exibidas quando o objeto está selecionado.

o-que-são-grips

A maneira que a maioria dos profissionais utilizam esses grips é para “dar uma esticadinha” no objeto, porém existem diversos recursos embutidos nesta ferramenta que pouca gente sabe ou utiliza.

Para editar um grip (alça) basta posicionar o mouse próximo ao grip desejado que o cursor do mouse já será atraído para ele. Isso acontece porque os grips estão posicionados justamente onde os Snaps (pontos magnéticos) atuam. Já fiz uma publicação sobre snaps, caso queira entender um pouco mais sobre eles também. Object Snap, aprenda a usar!

o-que-são-grips

Quando um grips é selecionado, sua cor passa a ser vermelho e ele fica “grudado” no cursor do mouse até você finalizar a edição do mesmo. Observe que um tracejado amarelo está associando a posição original do grip em relação a posição atual do mouse.

o-que-são-grips

Por padrão um grip vem habilitado com a função Stretch, porém é possível alterar esta opção. Ao selecionar um grip qualquer, observe que na linha de comando estará marcado a opção Stretch.

o-que-são-grips

Na verdade temos outras quatro opções além do Stretch, sendo Move, Rotate, Scale e Mirror. Para alterar basta ir pressionando  tecla espaço.

o-que-são-snapso-que-são-snaps

Isso já garante uma economia de tempo considerável. Um detalhe muito importante é que neste tipo de edição somente o objeto selecionado sofre alterações, ou seja, se você selecionar o grip de uma linha, somente esta linha será alterada. Para a ferramenta Stretch somente o grip selecionado é esticado, já para as ferramentas Move, Rotate, Scale e Mirror, todo o objeto é alterado.

Para editar um grip, basta clicar sobre o grip para selecioná-lo e mover até o local desejado clicando novamente para soltá-lo. Caso precise trabalhar com uma dimensão basta mover o cursor na direção desejada e digitar o valor desejado.

Alguns grips oferecem edições mais específicas em relação ao objeto selecionado, conhecidos por grips multifuncionais.

GRIPS MULTIFUNCIONAIS

Foram incorporados ao AutoCAD a partir da versão 2012, diferentes dos grips tradicionais que permitem edições simples, os multifuncionais permitem edições específicas para o objeto selecionado. Na maioria dos casos só é possível identificar um grip como multifuncional após posicionar o mouse sobre ele. Desta forma será exibido um pequeno menu logo ao lado do grip selecionado.

Vamos conhecer os principais grips disponíveis de acordo com o tipo de objeto.

LINES

Objetos desenhados com a ferramenta line (linha) exibem três grips, onde as extremidades (endpoints) apresentam grips multifuncionais permitindo ativar duas ferramentas as opções: Stretch e Lenghten.

o-que-são-grips
  • Stretch: estica o grip permitindo posicioná-lo em outra localização.
  • Lenghten: estica o grip permitindo posicioná-lo em outra localização, porém preserva a posição original da linha, permitindo apenas alterar seu comprimento total.
o-que-são-snaps

POLYLINE, RECTANGLE E POLYGON

Objetos desenhados com a ferramenta Polyline, Rectangle e Polygon são todos polylines, portanto tem apenas dois tipos de grips, sendo um de extremidade (quadrado) e um posicionado no ponto médio da linha (achatado).

o-que-são-grips

No caso de polylines temos dois tipos de grips, sendo os de extremindades (endpoints) e os intermediários (midpoints).

o-que-são-grips
  • Stretch:  estica o grip permitindo posicioná-lo em outra localização.
  • Stretch Vertex: estica o grip permitindo posicioná-lo em outra localização, porém preserva o tamanho original do segmento.
  • Add Vertex: permite acrescentar novos grips.
  • Remove Vertex: permite remover grips existentes.
  • Convert to Arc: transforma o segmento de linha selecionado em um arco.
  • Convert to Line: transforma o arco em um segmento de linha reto.
o-que-são-snaps
o-que-são-snaps
o-que-são-snaps

ARCS

Objetos desenhados com a ferramenta arco exibem quatro grips onde o central é um grip convencional, os das extremidades que oferecem duas opções, sendo: Stretch e Lenghten, e o central oferece mais duas opções sendo Stretch e Radius.

o-que-são-grips
  • Stretch: estica o grip permitindo posicioná-lo em outra localização.
  • Lenghten: estica o grip permitindo posicioná-lo em outra localização, porém preserva a curvatura original do arco.
  • Radius: permite alterar o valor do raio, onde o valor inserido será acrescentado ao valor atual do raio.
o-que-são-snaps

ELLIPSE E ELLIPTCAL ARC

A elipse e o arco elíptico não tem grips multifuncionais, mas ainda é possível realizar edições com os grips que são exibidos. No arco elíptico o grip das extremidades tem o formato de uma seta e um caminho na cor cinza é exibido. Este grip em forma de seta já está configurado como Lenghten, ou seja, só permite a edição de maneira que a curvatura da elipse seja preservada.

o-que-são-grips

HATCH

Quando criamos uma hachura, temos a opção de criá-la com a função Associative ativada ou não. Com o recurso Associative ativado caso a geometria seja alterada a hachura se adapta automaticamente. Já quando deixamos a função Associative desativada caso a geometria seja alterada é necessário editar a hachura manualmente.

o-que-são-grips

Quando a função Associative está desligada, em todo o perímetro externo da hachura temos os mesmos grips multifuncionais disponíveis para uma polyline sendo Stretch, Add Vertex e Convert to Arc para os grips de extremidades, já os grips intermediários oferecem mais três opções sendo: Stretch Vertex, Add Vertex e Remove Vertex.

Porém temos o grip central que permite fazer edições rápidas da hachura aplicada dentro das opções: Stretch, Origin Point, Hatch Angle e Hatch Scale.

o-que-são-grips
  • Stretch: estica o grip permitindo posicioná-lo em outra localização.
  • Add Vertex: permite acrescentar novos grips.
  • Convert to arc: transforma o segmento de linha selecionado em um arco.
o-que-são-snaps
  • Original Point: permite reposicionar o ponto de origem da Hachura.
  • Hatch Angle: permite mudar a inclinação da hachura, podendo fazer isso de forma manual ou inserir o ângulo desejado.
  • Hatch Scale: edita o tamanho da hachura, lembrando que o tamanho original é sempre 1 que corresponde a 100%. Se deseja duplicar o tamanho coloque 2 ou se deseja reduzir pela metade, coloque 0.5.
o-que-são-snaps

SPLINES

Objetos desenhados com a ferramenta Spline e Spline Fit devido sua flexibilidade não poderiam ficar sem a opção de grips multifuncionais. De acordo com o tipo de Spline são exibidos funções diferentes. No caso da Spline temos os grips de extremidade que tem as opções: Stretch Fit Point, Add Fit Point, Remove Fit Point e Tangent Direction.

o-que-são-grips

Já a Spline Fit exibe praticamente os mesmos, com alguns recursos extras, sendo distribuídos de maneira similar, sendo que nas extremidades temos as opções:  Stretch Vertex, Add Vertex e Remove Vertex. Já para os pontos intermediários são exibidas as mesmas opções e acrescentada a opção Refine Vertex.

o-que-são-grips
  • Stretch Fit Point: estica o grip permitindo posicioná-lo em outra localização.
  • Add Fit Point: permite acrescentar novos grips.
  • Remove Fit Point: permite remover gris existentes.
  • Tangent Direction: Tangencia o grip selecionado em relação a uma linha reta imaginária.
o-que-são-snaps
  • Stretch Vertex: estica o grip permitindo posicioná-lo em outra localização.
  • Add Vertex: permite acrescentar novos grips.
  • Remove Vertex: permite remover gris existentes.
  • Refine Vertex: Neste modo os vértices estão distantes do objeto, com este recurso o vértice é substituído por dois vértices mais próximos do objeto.
o-que-são-snaps

DIMENSIONS (COTAS)

Sempre que pensamos em grips logo associamos ao desenho, porém as cotas também possuem grips multifuncionais, que nos abre outro leque de edição do seu projeto.

o-que-são-grips

Com estes grips é possível tanto editar o valor numérico da cota como incluir novas cotas associadas a dimensão existente.

  • Stretch: permite reposicionar o texto em relação a cota.
  • Move With Dim Line: permite reposicionar o texto em relação a cota movendo a linha de dimensão junto.
  • Move Text Only: move apenas o texto, deixando a linha de dimensão em seu local original.
  • Move With Leader: move o texto deixando a linha de dimensão em seu local original, porém insere uma linha auxiliar.
  • Above Dim Line: posiciona o texto abaixo da linha de dimensão.
  • Center Vertically: posiciona o texto centralizado na linha de dimensão.
  • Reset Text Position: Posiciona o texto em sua posição original, conforme configuração do estilo de cota.
o-que-são-snaps
  • Stretch: permite reposicionar a posição da cota.
  • Continue Dimension: cria uma sequência de cotas à partir da dimensão existente, posicionando-as lado a lado.
  • Baseline Dimension: cria uma sequência de cotas à partir da baseline da cota.
  • Flip Arrow: inverte o sentido da cota.
o-que-são-snaps

MULTILEADERS (LINHAS DE CHAMADA)

As multileaders são linhas de chamada e também podem ser editadas à partir dos grips multifuncionais e assim como as cotas temos alguns recursos exclusivos.

  • Stretch: permite reposicionar a chamada sem mover a seta.
  • Lengthen Landing: permite reposicionar a linha de extensão da chamada.
  • Add Leader: permite acrescentar quantas linhas de chamada achar necessário.
  • Add Vertex: Adiciona uma chamada com seta.
  • Remove Leader: Remover uma chamada com seta.
o-que-são-snaps

CENTERLINES

Este recurso é novidade do AutoCAD 2017 e também possui grips multifuncionais, permitindo ajustes rápidos, porém apenas a Certer Mark possui um grip multifuncional.

  • Change Extensions Lenght: Altera o comprimento de todas extremidades de linha proporcionalmente.

o-que-são-snaps

CONCLUSÃO

Os grips multifuncionais são excelentes ferramentas para agilizar o seu processo de trabalho onde foi possível ver uma parte (sim, existem mais, inclusive para edição 3D!) significativa dos seus diversos recursos. Então aproveite esta ferramenta para agilizar o seu dia a dia de trabalho!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

2 comentários em “O que são esses Grips (quadradinhos azuis)?”

Deixe um comentário