Opções de Design – Revit

Agora que você já entendeu como criar opções e realizar alterações é importante que você consiga apresentá-las para o seu cliente. Como as Opções só podem ser visualizadas uma de cada vez, você pode recorrer a ferramenta de Duplicar vistas. Não sabe duplicar vistas? Recomendo esta outra publicação que fiz.
Este processo deve ser feito para todas as vistas que desejar exibir. No exemplo vou me concentrar na vista de Planta de Piso. Selecione a vista Nível 1, clique com o botão direito e selecione Duplicar vista e depois escolha a opção Duplicar (se seu projeto tiver anotações escolha Duplicar com detalhamento).
Aqui você deve duplicar a quantidade de vezes proporcional a quantidade de Opções de desenho. Não esqueça de Renomear as vistas. Vou chamar as minhas de Nível 1 (Opção 1) e Nível 1 (Opção 2). Lembrando que para renomear basta clicar com o botão direito e selecionar Renomear.
Aqui um alerta importante. Não adianta você selecionar o Nível desejado e mudar a Opção de desenho ativa, pois este campo afeta todos os níveis.
Mas então como eu vou conseguir exibir somente a Opção de desenho que eu quero em cada vista?
Calma, não é nada de complicado. Basta ativar a vista desejada (Vou começar pelo Nível 1 (Opção 1)) e na aba vista localize dentro do campo Gráficos a opção Visibilidade/Gráficos (Atalho VG).
Esta é a janela de configuração de Visibilidade/Sobreposição de gráficos. ficou perdido? Calma, tenho uma publicação que explico este assunto, basta clicar no Link abaixo:
CONFIGURAR PESO GRÁFICO – REVIT
Voltando a janela Visibilidade/Sobreposição de gráficos, observe que temos uma aba chamada Opções de Projeto.
Esta opção só aparece quando você está trabalhando com Opções de projeto. Clique em Opções de projeto e observe que temos duas colunas sendo Conjunto de opções de projeto e Opção de desenho.
Na coluna Conjunto de opções do projeto você pode selecionar entre os “pacotes” de opções que você criou. No nosso caso só temos o de Opções de parede. Já a coluna que nos interessa é a Opção de desenho.
Importante lembrar que quando acessamos a janela Visibilidade/Sobreposição de gráficos, as alterações realizadas aqui só serão aplicadas na vista que estiver ativa, no meu caso a Nível 1 (Opção 1). No campo onde está marcando <Automático> mude para Opção 1 e clique em ok.
Repita o processo no Nível 1 (Opção 2) e selecione a Opção 2 (principal).
Caso alguma das vistas fique com a exibição “acinzentada” você deve ir ao campo Opções de desenho ativo e deixar como Modelo principal.
Agora você pode inserir as vistas de opções na sua folha normalmente.
Legal, mas e quando o meu cliente aprovar uma das opções, como deleto as outras?
Na verdade você não deleta as opções, você aceita uma delas, logo as demais são excluídas. Aqui chegamos em uma situação delicada. Caso você aceite uma das opções, as demais são removidas em definitivo do seu arquivo, não tendo como voltar atrás. O que eu recomendo é que você salve uma cópia do arquivo como backup para caso você ou seu cliente “mudem de ideia”.
Outro ponto importante, a opção que o Revit aceita é sempre a que está indicada como (Principal). Caso a opção que você deseja não esteja com está indicação não esqueça de corrigir ela antes de aceitar. Para definir uma opção como principal basta selecioná-la e no campo Opção clicar em Tornar Principal.
Agora para efetivamente aceitar uma das opções deixe selecionado o Conjunto de opções criado (no meu caso renomeei para Opções de parede) e no campo Conjunto de opções clique em Aceitar principal.
Ao clicar em Aceitar principal será exibida uma mensagem informando que as demais opções e demais elementos associados a estas opções serão excluídos (no nosso caso as vistas). Fique tranquilo, pode clicar em Sim.
O Revit inclusive exibe outra janela mostrando as vistas que serão excluídas pedindo para você confirmar.
Ao finalizar observe que a janela Opções de projeto ficará limpa e as vistas indicadas foram removidas, indicando que a opção selecionada foi aceita.
Pronto! Parece trabalhoso mas depois que você usa este recurso uma ou duas vezes fica bem mais fácil de assimilar. Agora acabou o sofrimento com vários projetos repetidos só para poder mostrar algumas alternativas de projeto para o seu cliente.
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!
2 Comentários
ola, tenho uma duvida
se na minha Opcao 2 eu fiz algo que achei relevante (fachada por exemplo) mas gostaria de testar algo diferente nela, como copio a Opcao 2 para se tornar Opcao 3 para fazer algum teste?
Olá Ruan,
Você pode pegar a Opção 2 e tornar ela como principal, isso vai permitir você duplicar a opção e fazer os testes desejados.
Um abraço!