PAINEL DESENHAR – REVIT

O painel desenhar aparece dentro de diversas ferramentas do Revit, nos oferecendo recursos para a elaboração de desenhos 2D, porém você sabe usar todos os recursos? Vamos conferir as principais opções e como cada uma delas funciona.

Sem sombra de dúvidas trabalhar em um modelo 3D que permite extrair todas as vistas 2D de forma automática é muito mais prático, porém alguns recursos do Revit demandam da necessidade de um desenho 2D.

Mas você conhece todos estes recursos? Vamos ver como trabalhar com estas ferramentas.

PAINEL DESENHAR

painel-desenhar

O painel desenhar oferece ferramentas para a elaboração de desenhos 2D, sendo exibido em diferentes contextos dentro do Revit.

Algumas ferramentas como telhado, forro ou piso necessitam que seja elaborado um desenho 2D delimitando um espaço para que a partir daí o elemento 3D seja criado. Desta forma ao serem ativadas entram no “Modo croqui“, onde você precisa desenhar um perímetro fechado, sendo representado por linhas na cor magenta.

painel-desenhar

Neste contexto a aba Modificar é alterada recebendo um complemento em sua descrição e o painel Desenhar é exibido, além de ativar outras funcionalidades da ferramenta selecionada. Também notamos que a aba fica com uma tonalidade verde.

painel-desenhar

Ferramentas como Guarda-corpo, escada e corrimão precisam que seja definido um percurso para a criação da geometria 3D, desta forma o painel Desenho também é exibido, porém com menos recursos.

painel-desenhar

Também temos vistas especiais como Folhas ou Vistas de desenho, que são espaços onde toda a informação só pode ser representada em 2D, onde podemos recorrer a ferramenta Linhas de detalhe, que também ativa o painel Desenhar.

painel-desenhar

Estas são apenas algumas das diversas situações onde precisamos recorrer a ferramentas do painel Desenhar, que apesar de serem ferramentas muito simples, o correto domínio desses recursos pode poupar um tempo valioso.

Apesar dos diferentes contextos o modo de utilização das ferramentas de desenho é o mesmo, então vamos aprender as principais ferramentas, funcionalidades e alguns truques pelo meio.

LINHA

painel-desenhar-

A ferramenta linha cria uma única linha ou uma sequência linhas conectadas uma as outras (cadeia), onde as linhas podem ser criadas de forma livre ou obedecer uma dimensão específica.

Para criar a linha basta clicar no local desejado e mover o cursor do mouse na direção desejada. Se quiser determinar uma dimensão, após o clique mova a linha na direção desejada, digite o valor e pressione Enter para finalizar.

painel-desenhar

Até aqui sem muitos segredos, mas se você observar na Barra de opções temos alguns campos que podem ser explorados.

painel-desenhar

A opção Cadeia permite criar uma sequência de linhas conectadas, dando velocidade ao processo de desenho.

painel-desenhar

O campo Deslocamento permite definir um valor para que a linha seja criada deslocada em relação ao local onde você está clicando. É bem útil quando precisamos que a linha seja criada com uma determinada distância de um objeto de referência, por exemplo, uma calçada ao redor da casa.

painel-desenhar

Outro recurso interessante é o campo Raio, que permite deixar os cantos de uma sequência de linhas arredondado conforme um valor de sua preferência.

painel-desenhar

RETÂNGULO

painel-desenhar

Com a ferramenta Retângulo você pode criar quadrados ou retângulos com apenas dois cliques. As dimensões são exibidas na tela no processo de criação mas você pode usar medidas aproximadas e fazer ajustes mais finos em seguida.

painel-desenhar

Você também pode usar os recursos disponíveis na Barra de opções.

painel-desenhar

Temos a disposição o campo Deslocamento que permite criar o retângulo deslocado conforme o valor de sua preferência e o campo Raio, que arredonda os cantos conforme o valor que for especificado.

painel-desenhar

POLÍGONO INSCRITO

painel-desenhar

A ferramenta Polígono Inscrito cria um polígono com todos os lados iguais, usando como base uma circunferência, ou seja, você não determina a largura de cada lado do polígono, mas sim o raio da circunferência, onde o polígono é criado na parte interna do círculo.

painel-desenhar-

O processo é bem simples, o primeiro clique corresponde ao centro do círculo e o segundo clique ao valor do raio. Para definir a quantidade de lados podemos acessar a Barra de opções.

painel-desenhar

Ainda na Barra de opções temos os campos Deslocamento (Cria o polígono deslocado, conforme o valor que for definido).

painel-desenhar-

No campo Raio, temos uso um pouco diferente. Ele fixa o Raio da circunferência, onde você pode ir clicando e criando múltiplos círculos.

painel-desenhar

Particularmente nunca precisei deste recurso, mas eu me lembro dele desde a versão 2015.

POLÍGONO CIRCUNSCRITO

painel-desenhar

A ferramenta Polígono Circunscrito cria um polígono com todos os lados iguais, usando como base uma circunferência, ou seja, você não determina a largura de cada lado do polígono, mas sim o raio da circunferência, mas neste caso, o polígono é criado por fora da circunferência.

painel-desenhar

O processo de criação é o mesmo, o primeiro clique corresponde ao centro do círculo e em seguida basta inserir o valor do Raio. Também temos a barra de opções, que oferecem os campos para a definição do Número de lados, Deslocamento e o Raio.

painel-desenhar

CÍRCULO

painel-desenhar

A ferramenta círculo cria uma circunferência com apenas dois cliques, o primeiro corresponde ao centro da circunferência e em seguida você pode definir o valor ou clicar no no local desejado.

painel-desenhar

Na Barra de opções ainda temos os campos Deslocamento (Define o valor do deslocamento) e Raio (Fixa a valor do Raio).

painel-desenhar

RAIO INICIAL-FINAL ARCO

painel-desenhar

A ferramenta Raio inicial-final arco permite criar um arco com 3 cliques, que como o nome já diz, clicamos onde o arco se inicia, onde ele finaliza e por fim definimos o raio do arco.

painel-desenhar

É muito importante definir corretamente onde serão realizados os 3 cliques, para que o resultado fique conforme desejado.

painel-desenhar

Na Barra de opções você também pode definir a opção Cadeia para criar múltiplos arcos ou trabalhar com a opção Deslocamento, para criar arcos deslocados. No campo Raio você consegue fixar o valor do raio do arco.

painel-desenhar-

ARCO DO CENTRO PARA A EXTREMIDADE

painel-desenhar

A opção Arco do centro para a extremidade oferece uma outra maneira de se desenhar um arco, onde o desenho é iniciado a partir do centro e em seguida definir o início e o fim do arco.

painel-desenhar

Também é necessário indicar três pontos de referência, iniciando-se pelo centro para determinar o raio do arco e em seguida indicando o início e o fim do arco.

painel-desenhar

Na Barra de opções ainda temos os campos Deslocamento (Define o valor do deslocamento) e Raio (Fixa a valor do Raio).

painel-desenhar

ARCO FINAL TANGENTE

painel-desenhar

O Arco final Tangente permite criar um arco que se conecta a extremidade de uma linha existente.

painel-desenhar

Este arco deve ser iniciado na extremidade de uma geometria e finalizado na extremidade de outra linha, tangenciando suas extremidades.

painel-desenhar

Entenda que uma tangente compreende em uma reta que encosta em uma circunferência (ou arco) em um único ponto, desta forma a ferramenta Arco final Tangente estabelece esta relação entre duas linhas, criando o arco tocando as extremidades de duas linhas.

Na Barra de opções o único campo disponível é o de Raio (Fixa a valor do Raio).

painel-desenhar

ARCO EM CONCORDÂNCIA

painel-desenhar

O Arco em concordância cria um arco a partir de duas linhas, sendo muito útil quando o objetivo é criar um canto arredondado em uma geometria.

painel-desenhar

O seu processo de criação consiste em selecionar as linhas em que se deseja que seja criado um arco em concordância, para em seguida definir o valor do arco. As linhas podem estar encostadas ou não.

painel-desenhar

Na Barra de opções você pode definir um Raio, onde pode ser definido um valor fixo do raio do arco.

painel-desenhar

SPLINE

painel-desenhar

Spline é uma curva definida por dois ou mais pontos, que apesar de aparentar ser uma ferramenta de “desenho livre” suas curvas são calculadas matematicamente, criando uma concordância da curva com base em todos os pontos usados.

painel-desenhar

O seu processo de criação consiste em ir inserindo os pontos desejados e uma suave curva é criada. Os pontos utilizados no processo de criação se transformam em “alças de manipulação”, facilitando sua edição e eventuais ajustes.

painel-desenhar

Na Barra de opções temos a opção Cadeia, que não tem grande impacto na criação da Spline.

painel-desenhar

ELIPSE

painel-desenhar

A ferramenta elipse cria uma forma elíptica a partir de um ponto central e dois raios.

painel-desenhar

O processo é muito simples, onde basta definir o o centro da elipse e em seguida definir dois valores de raio.

painel-desenhar-

ELIPSE PARCIAL

painel-desenhar

Cria uma elipse “cortada”, ou seja, um arco elíptico.

painel-desenhar

A princípio o arco elíptico criado é apenas “meia elipse”, mas após sua criação é possível editar o arco para ficar maior ou menor. O processo consiste em clicar em dois pontos e em seguida definir o arco elíptico.

painel-desenhar

Na Barra de opções é possível ativar a opção Cadeia para criar elipses parciais em sequência.

painel-desenhar

SELECIONAR LINHAS

painel-desenhar

A ferramenta Selecionar linhas sem dúvida é um dos mais práticos recursos do Painel Desenhar, pois permite usar as formas geométricas existentes no desenho para a criação dos contornos que estamos trabalhando.

painel-desenhar

Desta forma basta clicar sobre qualquer aresta, sejam elas linhas, arcos ou elipses.

Outra vantagem é que imediatamente após clicar na aresta desejada a opção de ativar cadeado é exibida, o que permite vincular a linha criada à geometria, onde qualquer alteração da geometria move a linha que foi criada junto.

painel-desenhar

Na Barra de opções você pode definir um Deslocamento para a criação das linhas deslocadas.

painel-desenhar

E não menos importante, ativar a opção Bloquear, desta forma todas as linhas são criadas com o cadeado ativado, poupando o trabalho.

painel-desenhar

SELECIONAR PAREDES

painel-desenhar

Em diversas situações os elementos que estamos criando dentro do Revit estão associados de alguma forma a uma parede, sendo assim temos a ferramenta Selecionar paredes, que permite clicar na aresta de qualquer parede e criar uma linha.

painel-desenhar

É muito importante que você compreenda o sistemas de camadas de uma parede, caso ainda tenha alguma dúvida, fiz uma publicação explicando em detalhes, para conferir basta clicar no link abaixo:

FUNÇÃO DAS CAMADAS

Ao clicar em uma parede imediatamente é criada uma linha que corresponde a toda a sua extensão, porém é comum a linha não ser criada do lado desejado, sendo assim você pode clicar no ícone Inverter, para que a linha criada mude de lado.

painel-desenhar

Quando tiver uma sequência de paredes conectadas em cadeia é possível usar a tecla Tab para selecionar todas as paredes e com um único clique criar todas as linhas.

painel-desenhar

Por padrão, a ferramenta selecionar parede detecta a face externa da parede, se você quiser detectar o núcleo, basta ir na Barra de opções e marcar o campo Estender para a parede (para o núcleo). Lembrando que também temos o campo Deslocamento para criar linhas deslocadas.

painel-desenhar

ELEMENTO DE PONTO

painel-desenhar

A ferramenta Elemento de ponto só é visível ao ativar recursos específicos, como por exemplo Massa no Local. Basicamente a ferramenta cria um ponto de referência que pode ser usado para criar uma família ou restrições para a família.

Diferente das demais ferramentas, o elemento de ponto é um objeto que pode ser reposicionado no eixo Z, ou seja, ele “trabalha” em 3D, porém, independente da sua localização, ele sempre estará associado a um plano de trabalho.

Para inserir um elemento de ponto do seu projeto basta clicar no local desejado. Inclusive, você pode colocar o ponto em um local qualquer e posteriormente mover a sua localização, selecionando o ponto e usando as setas.

painel-desenhar

Na Barra de opções você pode definir o nível ou plano que deseja que o ponto seja vinculado. Também existe a possibilidade de ativar a opção Colocar na face vertical, onde o ponto será associado a uma face.

Porém é importante observar que o ponto pode ser movido, mas não consegue ser removido da área da face a qual foi vinculado.

painel-desenhar

SELECIONAR SUPORTES

painel-desenhar

A opção selecionar suportes detecta vigas e paredes estruturais para inserir a linha de croqui.

painel-desenhar

Com a ferramenta Selecionar suportes a linha de croqui será inserida no centro do elemento estrutural. Por exemplo em uma parede, independente do núcleo da parede não ser exatamente no centro, a linha de croqui será criada ao centro da espessura total da parede.

Na Barra de opções, ainda temos a opção Deslocamento, para criar linhas deslocadas e o campo Estender para a parede (para o núcleo).

CONCLUSÃO

Conhecer os recursos básicos de desenho oferece grande liberdade e flexibilidade no processo de trabalho, além do ganho de produtividade com as diferentes opções de ferramentas.

Tem alguma dúvida no processo trabalho com padrões de hachura ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Deixe um comentário