Rotacionar norte do projeto

Rotacionar o norte do projeto permite um melhor posicionamento da modelagem da sua edificação, sem abrir mão do correto alinhamento do norte. Aprenda agora!

Quando desenvolvemos um projeto dentro do Revit, nos deparamos com diferentes fluxos de trabalho, onde alguns problemas exigem diferentes soluções.

Um cenário muito comum é iniciar o projeto usando um arquivo de topografia, onde temos todas as informações necessárias do terreno onde será construída a edificação. Para isso, o mais comum é utilizarmos um arquivo de formato CAD.

rotacionar-norte-do-projeto

Se quiser saber mais sobre o correto processo de importação de arquivos CAD para dentro do Revit, vou deixar o link de alguns artigos que explicam o processo em detalhes:

GUIA BÁSICO – COORDENADAS NO REVIT

COORDENADAS NO REVIT X ARQUIVOS TOPOGRÁFICOS DO AUTOCAD

Nestes tipos de arquivos, o mais usual é que o norte esteja na posição vertical (eixo Y), desta forma o terreno geralmente fica “inclinado”, o que acaba atrapalhando na etapa de modelagem da edificação.

rotacionar-norte

Uma alternativa (ruim), seria rotacionar a topografia, que é um processo que eu não recomendo, uma vez que temos uma ferramenta muito mais eficiente para isso.

Rotacionar o norte do projeto

Vá até a aba Gerenciar e no painel Localização do projeto temos um botão chamado Posição. Clicando na seta ao lado dele, temos acesso a uma lista de opções. Selecione a opção Rotacionar norte do projeto.

rotacionar-norte

Clicando na ferramenta, será exibida a janela Rotacionar projeto, com uma lista de opções.

rotacionar-norte

As três primeiras opções, são rotações “ortogonais”, onde temos apenas uma mudança de direção da posição do projeto. A opção mais recomendada é a Alinha a linha ou plano selecionada.

rotacionar-norte

Selecionando esta opção, precisamos clicar em alguma linha que vai ser a referência de rotação do projeto. No meu exemplo, vou utilizar uma das laterais do lote da topografia, para que ela indique a correta posição do terreno.

GIF

Depois disso será exibida uma mensagem informando a quantidade de elementos que foram rotacionados com sucesso. Pode clicar em OK.

rotacionar-norte

Observe que temos um melhor alinhamento para a etapa de modelagem da edificação.

rotacionar-norte

Este ajuste se refere ao norte do projeto, desta forma o Norte verdadeiro não é afetado. Para fazer uma conferência, na paleta de Propriedades, localize o campo Gráficos e a opção Orientação.

rotacionar-norte

Observe que a opção ativa é Norte do projeto. Altere para norte verdadeiro e você vai observar que o terreno é exibido em sua posição original.

GIF

Outro local em que você pode conferir é na vista 3D. Posicione a View cube na vista topo. Observe que o “anel” com os pontos cardeais esta girado, mostrando que mesmo que a Orientação esteja como Norte do projeto, podemos identificar a localização do norte verdadeiro.

rotacionar-norte

Se quiser saber mais sobre o Norte verdadeiro, vou deixar o link de um artigo completo sobre o tema.

POSICIONAR NORTE VERDADEIRO

Conclusão

Rotacionar o norte do projeto é um processo simples mas fundamental para evitar alterações nas informações topográficas do projeto.

Tem alguma dúvida no processo trabalho com a rotação do norte do projeto ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Deixe um comentário