SÍMBOLO DE CORTE PERSONALIZADO

Criar um símbolo de corte personalizado pode se mostrar confuso mesmo para profissionais experientes, uma vez que as ferramentas de anotação do Revit tem um fluxo de personalização diferente das famílias convencionais. Mas a solução é mais simples do que você imagina. Aprenda agora!

Para quem já tem um conhecimento básico do Revit e se depara com a necessidade de customizar uma família qualquer o primeiro passo é padrão. Seleciona-se a família e na aba Modificar clicamos em Editar família.

símbolo-de-corte

Mas quando tentamos fazer isso para personalizar um símbolo de corte não temos um campo “Editar família”.

símbolo-de-corte

Mas afinal, porque isso acontece? É o que vamos descobrir.

FAMÍLIAS DE CORTE

Através da ferramenta corte podemos gerar uma vista vertical da edificação que permite visualizar os principais volumes e componentes internos de uma edificação. Porém é muito importante saber em que ponto do projeto este corte foi realizado, para isso recorremos a linha de corte.

A linha de corte compreende em uma linha, geralmente representada com um padrão traço-ponto, contendo em cada uma de suas extremidades um símbolo de corte, indicando a direção da vista que foi gerada.

símbolo-de-corte

Dentro do símbolo são indicadas duas informações numéricas: número do detalhe e número da folha onde o respectivo detalhe se encontra. No Revit estes campos ficam ‘vazios” enquanto a vista do corte não for inserida em uma folha de projeto.

símbolo-de-corte

A partir do momento em que a vista do corte é inserida em uma folha o símbolo de corte passa a informar o número da vista e em qual folha a vista foi inserida.

símbolo-de-corte

Se quiser saber mais sobre como usar todos os recursos disponíveis da ferramenta corte, vou deixar um link com uma publicação completa sobre o tema:

CORTE – GUA BÁSICO

Mas no Revit não temos um único padrão de corte, então vamos conhecer as opções disponíveis.

DIFERENTES TIPOS DE CORTES

No Brasil, segundo a NBR 6492 – Representação de projetos em arquitetura temos apenas um único tipo de símbolo de corte para projetos arquitetônicos.

símbolo-de-corte

Já no Revit temos três diferentes tipos: Corte da Construção, Corte da parede e Detalhe.

símbolo-de-corte

A proposta de três diferentes tipos de corte está centrada na sua aplicação, onde temos:

  • Corte da construção – Utilizado para criar vistas de grande extensão, como cortes longitudinais ou transversais, que atravessam toda a edificação. Devido sua extensão, o símbolo de corte é exibido em ambas as extremidades.
  • Corte da parede – Destinado a criar vistas em corte das paredes do projeto, permitindo compreender os detalhes internos e estruturais das paredes do projeto. Por padrão, o símbolo de corte é exibido em apenas uma das extremidades da linha de corte.
  • Corte de detalhe – Utilizado para criar vistas de detalhe do projeto como junções estruturais ou mesmo detalhamento de montagens.

Um outro aspecto das diferentes opções de corte que o Revit nos oferece é a sua respectiva organização no Navegador de projetos, que são agrupados separadamente, facilitando muito a organização do nosso projeto.

símbolo-de-corte

E não menos importante você deve compreender a estrutura de um corte no Revit.

ESTRUTURA DE UM CORTE

Antes de fazer qualquer alteração no símbolo de corte é importante compreender a estrutura de um corte no Revit, uma vez que temos diferentes elementos em sua estrutura.

símbolo-de-corte
  • Região de recorte – compreende na área de abrangência do corte, tanto na largura como na profundidade, uma vez que estamos com uma visão em planta (vista superior).
  • Linha de corte – linha que representa o local exato onde o corte foi realizado.
  • Símbolo de corte – sua forma triangular indica a direção do corte, além de conter dois campos numéricos, sendo o primeiro para indicar o número da vista e o segundo para indicar o número da folha.

Um cuidado muito importante aqui é compreender que a linha de corte indica apenas o ponto onde o plano de corte foi realizado, já a largura do corte é controlado pela região de recorte. Observe que caso

símbolo-de-corte

Compreendida a estrutura do corte podemos nos concentrar no que interessa, criar um símbolo de corte personalizado.

SÍMBOLO DE CORTE PERSONALIZADO

A configuração padrão e o símbolo de corte que o Revit nos oferece já tem um padrão bem próximo ao que temos na NBR 6492 – Representação de projetos em arquitetura. Então porque criar um símbolo de corte personalizado?

Os motivos são variados, em alguns casos estéticos e outros casos o tamanho do símbolo se mostra um problema, onde poderia muito bem ser substituído por um símbolo menor.

Mas vamos para o que interessa, o primeiro passo aqui é identificar qual é o símbolo que está sendo utilizado, para isso selecione um corte e clique em Editar Tipo.

símbolo-de-corte

Na janela Propriedades de tipo, dentro do campo gráficos, o campo que nos interessa é o Identificador de corte, que é o símbolo que está sendo utilizado.

símbolo-de-corte

Em Identificador de corte, clique no campo do valor onde temos o nome “Cabeça de corte – Preenchido, Extremidade inferior do corte – Preenchido. Será exibido no cantinho um ícone de “três pontinhos“, clique sobre ele.

símbolo-de-corte

Agora você precisa prestar atenção, porque em um primeiro momento parece que nada aconteceu, porém uma nova janela foi exibida e está encaixada exatamente em cima da janela anterior.

símbolo-de-corte-

Isso é bem comum no Revit é particularmente não gosto, pois não fica claro que estamos em outra janela, parece que simplesmente as opções de configuração foram alteradas. Observe que agora estamos na janela que controla os parâmetros gráficos da “cabeça do corte”.

símbolo-de-corte

Observe que temos campos separados para controlar os símbolos de corte, além de um campo para controlar a linha de quebra. Mas agora vamos para a parte “confusa”. Nós não vamos alterar nada aqui.

Como assim? Toda essa volta para nada??

Calma, não vamos alterar nada justamente por que não é possível fazer isso aqui, mas precisamos de uma informação importante, que é o nome do símbolo de corte, no caso o “M_Cabeça do corte – Preenchida”.

símbolo-de-corte

Clique no campo e copie o nome (Ctrl + C). Agora vamos até o Navegador de projeto e logo no ínicio, no campo Vistas (Todas) clique com o botão direito e selecione a opção Pesquisar.

símbolo-de-corte

Na janela Pesquisar no Navegador de projeto cole o nome da família do símbolo de corte e clique em Próxima. O navegador de projetos vai se expandir e selecionar a família que precisamos.

símbolo-de-corte

Agora que encontramos a família de símbolo de corte, podemos editá-la. Para isso basta clicar com o botão direito sobre a família M_Cabeça de corte – Preenchida e selecionar a opção Editar.

símbolo-de-corte

Pronto! Conseguimos encontrar a família de símbolo de corte e abrir para edição.

símbolo-de-corte

Nossa, toda essa volta para conseguir editar uma família de anotação?

Sim, eu também acho isso péssimo, mas é o caminho “mais curto”. Lembrando que uma outra alternativa seria criar uma família de símbolo de corte do zero, para isso basta ir na aba Arquivo e em Novo selecionar Família.

símbolo-de-corte

Na etapa de selecionar a família acesse a pasta Anotações e localize a família Extremidade de corte métrico.

símbolo-de-corte

A desvantagem deste processo é que você vai ter que criar todas as legendas, então eu particularmente prefiro abrir a família de um corte existente, fazer a personalização que eu preciso e salvar com outro nome.

Desta forma vou voltar a família que abrimos com a opção Editar. Observe que já temos uma família com os campos que precisamos (número da vista e número da folha), desta forma basta personalizar o formato do símbolo de corte.

símbolo-de-corte

O primeiro passo é entender os limites em que podemos usar para desenhar, afinal precisamos que o símbolo de corte fique perfeitamente encaixado com a linha de corte. Para isso vamos até a aba Vista e no painel Gráficos clicamos em Visibilidade/Gráficos.

símbolo-de-corte

Na janela Visibilidade/Sobreposição de gráficos, vá até a aba Categorias de anotação e ative a opção Planos de referência.

símbolo-de-corte

Clique em ok para finalizar e observe que agora temos linhas que delimitam o limite para a elaboração do nosso desenho. Os planos de referência verticais correspondem as extremidades onde a linha de corte fica encostada.

símbolo-de-corte

Desta forma precisamos fazer o desenho do novo símbolo de corte de forma que ele fique encostado em todos os planos de referência.

Um ponto importante aqui é tomar cuidado para não criar um desenho “exótico” demais, uma vez que o formato padrão já atende as exigências da norma NBR 6492 – Representação de projetos em arquitetura.

Para elaborar o desenho do símbolo de corte você pode ir até a aba Arquitetura e no painel Detalhe clicar em Linha, desta forma você terá acesso a todas as ferramentas necessárias para elaborar o seu desenho.

símbolo-de-corte

Observe que você foi direcionado para a aba Modificar | Colocar linhas, onde terá acesso ao painel Desenhar.

símbolo-de-corte

Ainda não sabe trabalhar com o painel Desenhar? Ele é bem simples, mas caso tenha alguma dúvida vou deixar um link para uma publicação onde explico cada uma das opções.

PAINEL DESENHAR – REVIT

O desenho fica a seu critério, no meu caso vou fazer um símbolo um pouco menor, bem simples.

símbolo-de-corte

Se quiser que o símbolo de corte fique preenchido, você pode usar a ferramenta de Região Preenchida, na aba Arquitetura, dentro do painel Detalhe.

símbolo-de-corte

Não sabe usar a ferramenta de Região preenchida? Vou deixar um link para uma publicação completa sobre esta ferramenta.

REGIÃO PREENCHIDA – REVIT

Finalizado o preenchimento, obtive o resultado a seguir:

símbolo-de-corte

Agora temos um cuidado importante, salvar o novo símbolo de corte. Tome o cuidado de usar a opção Salvar como, pois não queremos alterar o símbolo de corte existente no seu projeto, mas sim criar uma opção totalmente nova.

símbolo-de-corte

Salve o novo símbolo de corte em uma pasta de sua preferência. Não se esqueça de usar um nome de fácil identificação. No meu caso vou chamar de Símbolo de corte – customizado.

símbolo-de-corte

Após salvar o arquivo, podemos carregar o novo símbolo de corte no nosso arquivo. Para isso vá até qualquer aba do seu arquivo e no campo Editor de família selecione a opção Carregar no projeto.

símbolo-de-corte

Observe que você será redirecionado ao seu projeto, porém nenhum símbolo de corte foi atualizado. Isso acontece pois ao carregar o novo símbolo de corte ele esta apenas “disponível” para ser usado, sendo assim precisamos alterar na família de corte o símbolo atual para o customizado.

O processo é simples, selecione um corte qualquer e clique em Editar tipo.

símbolo-de-corte

Na janela Propriedades de tipo, antes de fazer qualquer alteração vamos Duplicar a família, assim não corremos o risco de ficar sem a família de corte padrão. Para isso basta clicar em Duplicar.

símbolo-de-corte

Vou chamar o meu de Corte customizado. Após definir o nome, clique em Ok.

símbolo-de-corte

Agora podemos personalizar o nosso símbolo de corte, para isso vá até o campo Identificador do corte e clique nos “três pontinhos”.

símbolo-de-corte

Observe que na nova janela, no campo Extremidade da linha de corte, temos agora como opção o nosso Símbolo de corte – customizado disponível. Selecione a sua família personalizada e clique em Ok para concluir.

símbolo-de-corte

Pronto! Símbolo de corte atualizado!

símbolo-de-corte

Não se esqueça de testar o novo corte, inserindo a vista de corte em uma folha e conferindo se esta tudo ok com os demais elementos, no caso a numeração de folha e vista.

símbolo-de-corte

Uma outra dúvida muito comum na etapa de customização do corte é como alterar a linha de corte, então vamos conferir como solucionar este problema.

ALTERAR TIPO DE LINHA DE CORTE NO REVIT

Um problema que temos no Revit é que a linha de corte é continua, mas a NBR 8403 – Aplicação de linhas em desenho, indica que para a representação de cortes deve ser Traço ponto estreita.

símbolo-de-corte

Este ajuste não é realizado na família de corte, mas sim nos estilos de objetos do seu projeto, ou seja, mais uma coisa nada intuitiva, mas enfim, vamos lá.

Para personalizar a linha de corte você deve ir até a aba Gerenciar e no painel Configurações clique em Estilos de objetos.

símbolo-de-corte

Na janela Estilos de objeto, vá até a aba Objetos de anotação e localize o campo Linha de corte.

símbolo-de-corte

Na coluna Padrão de linha, altere o estilo para Traço-ponto. Depois é só clicar em ok para finalizar.

símbolo-de-corte

Pronto! Símbolo de corte personalizado e linha de corte corrigida!

símbolo-de-corte

Agora você pode personalizar os símbolos de corte do seu projeto, customizando conforme sua necessidade.

CONCLUSÃO

Personalizar o símbolo de corte do seu projeto pode se mostrar confuso em um primeiro momento, mas é mais simples do que parece, permitindo que você tenha a liberdade necessária para trabalhar com o estilo que achar mais interessante para a sua proposta.

É de extrema importância que você tenha em mente que o seu projeto utilize os padrões de representação gráfica estabelecidos pelas NBRs vigentes, então tome cuidado quando for personalizar seus símbolos gráficos de projeto.

Tem alguma dúvida no processo de personalização do símbolo de corte ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Deixe um comentário