Sólido topográfico – corte e aterro é uma dúvida comum de como trabalhar com a nova ferramenta de criação de terrenos do Revit. Aprenda agora!
Nas versões mais recentes do Revit a ferramenta Superfície topográfica foi substituída pela ferramenta Sólido topográfico, que oferece um maior leque de possibilidades.

Com novos recursos a Sólido topográfico também exige um novo fluxo de trabalho para trabalhar com corte e aterro, então neste artigo você vai aprender a realizar o novo processo de trabalho.
Sólido topográfico – Corte e aterro
Para apresentar o processo de corte e aterro precisamos de um terreno, então vou utilizar um terreno simples como exemplo.

Caso você ainda não saiba como criar um terreno utilizando a ferramenta Sólido topográfico, vou deixar o link para um artigo completo onde eu apresento esta ferramenta e seu processo de trabalho.
Também pode ser do seu interesse aprender mais sobre os fluxos de projetos envolvendo topografia e coordenadas, então seguem abaixo mais alguns links que podem ser úteis.
TOPOGRAFIA – CORTE E ATERRO (Com superfície topográfica)
GUIA BÁSICO – COORDENADAS NO REVIT
COORDENADAS x REVIT x TOPOGRAFIA AUTOCAD
Voltando ao nosso projeto, o primeiro passo é compreender que independente da forma que você organiza os seus projetos, podemos considerar que minimamente existem as fases:
- Existente: O elemento já estava ali (passado).
- A construir: O elemento foi criado agora (presente).
Se quiser saber mais sobre o processo de trabalho com fases dentro do Revit, vou deixar o link de outro artigo sobre o tema:
Por padrão, tudo o que é criado em um novo arquivo dentro do Revit é considerado como Construção nova, ou seja, para o Revit o nosso terreno é uma construção nova, então precisamos alterar a fase do nosso terreno.
Mas como eu faço isso?
Basta selecionar o terreno e na paleta de Propriedades localize o campo Fases. Na opção Fase criada, altere para Existente.

Você vai notar que o terreno vai ficar cinza, isso acontece devido a configuração padrão do Revit, que aplica uma sobreposição de gráficos nos elementos existentes do projeto. Isso afeta todas as vistas do seu projeto.

Se quiser alterar este modo de exibição você pode ir até a aba Gerenciar e no painel Fase clique em Fases.

Na janela Fases, vá até a aba Sobreposição de gráficos, nela você terá acesso as configurações de todas as fases do seu projeto. Note que o campo Existente está com as linhas de projeção e superfície na cor cinza.

Não há necessidades de realizar alterações aqui, a menos que você faça questão. No meu vou marcar o campo Meio-tom, para melhorar a visualização dos contornos.

Antes de fazer qualquer alteração no terreno, precisamos que fique “registrado” como o terreno era antes as alterações que vamos realizar, desta forma precisamos preparar o sólido topográfico.
Para isso vá até a aba Massa e terreno e no painel Análise clique em Região graduada.

Ao clicar será exibida a janela Editar região graduada onde temos duas opções: Criar uma nova topografia exatamente igual a existente ou Criar uma nova topografia com base nos pontos do perímetro.

Qual a diferença entre elas?
- Criar uma nova superfície topográfica exatamente igual a existente – já se auto explica, será criado um terreno exatamente igual ao terreno original.
- Criar uma nova topografia com base somente nos pontos do perímetro – aqui será criado um novo terreno com base somente no perímetro (contorno do terreno), sendo que os pontos internos serão ignorados, resultando em uma superfície suavizada, porém imprecisa.
O mais recomendado é selecionar a primeira opção, uma vez que não é muito interessante abrir mão de qualquer informação relevante do nosso terreno. Selecione a primeira opção e clique sobre o terreno.
Imediatamente o terreno será exibido com a ferramenta Modificar subelementos ativado. Observe que a aba Modificar | Sólido topográfico está ativada.

Você não precisa sair fazendo edições. Vamos entender melhor o que está acontecendo aqui. Pressione Esc para cancelar o comando.
Entenda que o Revit criou um novo terreno em cima do terreno original, porém, como ambos estão sobrepostos, você não consegue visualizar o terreno original. Apenas para que você possa entender eu vou mover o novo terreno para o lado.

Importante! Não mova o terreno! Eu fiz isso apenas para fins explicativos.
O que acontece é o seguinte, temos dois terrenos, sendo que o que está sendo exibido em vermelho e com linhas tracejadas é o Existente, que representa a configuração original do terreno. Já o terreno com “grama verde” é o “construção nova”, que vai receber todas as modificações.
Se quiser “esconder” o terreno original (em vermelho) basta cancelar a seleção e em Propriedades, no campo Fases, altere o Filtro de fase para Mostrar Novo, assim o terreno “original” não será exibido na vista.

O que vamos fazer a seguir é modificar o novo terreno conforme as necessidades do nosso projeto, onde o Revit vai comparar o terreno modificado com o terreno original e extrair as informações de corte e aterro.
Sólido topográfico – Tabela de corte e aterro
Para um melhor entendimento, antes de fazermos as alterações no nosso terreno, vamos criar a tabela que vai mostrar as informações de corte e aterro, assim podemos ir acompanhando o impacto que as modificações que vamos realizar.
Para isso vá até a aba Vista e no painel Criar clique em Tabela de quantidades.

Na janela Nova tabela, selecione Sólido topográfico e nomeie a tabela para CORTE E ATERRO. Certifique-se de deixar o campo Fase como Construção nova.

Clique em ok para acessarmos a janela Propriedades da tabela. Aqui vamos selecionar três categorias para a nossa tabela: Corte, Preenchimento e Corte/Preenchimento líquido (o “preenchimento” é a tradução que deram para aterro).
Lembrando que para adicionar uma categoria a tabela basta clicar na seta verde ou clicar duas vezes sobre a categoria desejada que ela é imediatamente adicionada a coluna à direita.

Clicando em ok teremos a nossa tabela. Observe que os valores estão zerados porque ainda não fizemos modificações no terreno.

Outro detalhe é que você pode modificar os títulos das colunas conforme sua preferência, basta clicar sobre o título e fazer a alteração desejada. Alterei os meus para ficar mais clara a informação que quero passar.

Sólido topográfico – Movimentação de terra
Agora vamos fazer uma “movimentação de terra” para visualizar o impacto no projeto e a atualização da tabela. Lembrando que a ferramenta sólido topográfico foi incorporada ao Revit na versão 2024 e na versão 2025 novos recursos foram adicionados.
Se quiser conferir quais são os principais recursos vou deixar o link de dois artigos:
A modificação do sólido topográfico pode ser realizada de diversas formas, incluindo:
- Edição da forma: Selecionando o terreno e editando manualmente os pontos.
- Massa: Você pode criar uma massa de vazio e com ela cortar o terreno.
- Escavar: É possível usar pisos, paredes ou outros sólidos como “gabarito” para escavar o terreno.
- Shaft: A ferramenta Shaft também consegue efetuar recortes no terreno.
Vou começar testando a edição da forma, para isso selecione o terreno e na aba Modificar | Sólido topográfico você tenha acesso ao painel Edição da forma.

Clique em Modificar subelemento e observe que o terreno vai exibir todos os pontos em azul. Para modificar manualmente um ponto basta clicar sobre o ponto desejado que o seu valor atual será exibido.

Vou deixar alguns pontos da parte mais baixa do terreno com 0,50m a mais de altura. Com isso o terreno vai ficar um pouco mais alto na parte inferior.
Para visualizar o antes e depois, você pode ir até a paleta Propriedades e no campo Fases, altere a opção Fase entre Construção Nova e Existente. Assim vai ser mais fácil visualizar a modificação.

Abaixo vou deixar uma imagem com uma sobreposição (feita no Photoshop) para você entender como o terreno ficou após a modificação dos pontos da topografia.

Conferindo a nossa tabela, observe que apenas a coluna Aterro Sofreu alterações, indicando que está modificação implica em um volume de 52,81 m³ de terra.

Agora vou fazer uma escavação. Para isso vou criar um piso, indo até a aba Estrutura e no painel Fundação vou selecionar Fundação Estrutural: Laje.

Vou alterar para a vista do terreno para uma melhor visualização e criar um piso de 15 x 15 metros.

Será exibido um alerta indicando que o piso ficou sobreposto ao terreno. Pode ignorá-lo por enquanto. Para conseguir visualizar o piso vou mudar o modo de exibição para Estrutura de arame.

Para realizar a escavação, selecione o terreno e na aba Modificar | Sólido topográfico clique em Escavar.

Em seguida clique no piso. Lembrando que você só vai conseguir clicar no piso se deixar o modo de exibição como estrutura de arame.
Após realizar a escavação vou alterar o modo de exibição para Cores consistentes para uma melhor visualização. Observe que já é possível visualizar o recorte do terreno para acomodar o piso.

Conferindo nossa tabela note que a coluna Corte indica a quantidade de terra que precisa ser removida do terreno, já a coluna Corte / Aterro mostra o “saldo”, que nada mais é do que o volume de terra removido do corte subtraído o volume de terra do aterro que fizemos anteriormente.

O valor negativo indica que será necessário remover 912.28 m³ de terra. Caso o valor fosse positivo seria a quantidade de aterramento a ser realizado. O interessante é que qualquer alteração realizada no terreno é imediatamente atualizada na tabela, o que permite ir acompanhando o resultado.

Conclusão
Calcular corte e aterro utilizando a ferramenta sólido topográfico é um processo muito simples e preciso, permitindo um controle muito preciso da movimentação de terra do seu terreno.
Tem alguma dúvida sobre corte e aterro com sólido topográfico ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!
Gostou? Sabia que você pode colaborar com o site? saiba mais no link abaixo!
Curta nossas redes sociais e compartilhe com seus amigos!!
Dúvidas? Comentem!