AUTOCADINTERFACEORGANIZAÇÃOSOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Trabalhar com o Object snap Tracking

Trabalhar com o Object snap Tracking permite que o cursor rastreie os alinhamentos horizontais e verticais em relação as geometrias do seu projeto! Aprenda agora!

Provavelmente você já deve ter visto a ferramenta Object snap Tracking em ação no seu projeto e nem se deu conta que ela estava ativada.

trabalhar-com-object-snap-tracking

Ahh! Essa “linhazinha” verde tracejada que é o object snap tracking?

Exato, mas você sabe trabalhar com ela? Essa linha auxiliar permite que você identifique o alinhamento vertical ou horizontal em relação a um ponto de referência. No caso os pontos de referência são os snaps, que podem ser configurados na Statubar (menu inferior) no botão Object Snap.

trabalhar-com-object-snap-tracking

Não sabe trabalhar com os snaps? Veja a publicação que fiz onde explico com detalhes como cada um deles funciona.

OBJECT SNAPS! APRENDA A USAR!

Mas voltando ao que interessa, o Object snap tracking. Essa ferramenta além de simples é bem útil quando queremos criar linhas ou qualquer outra geometria respeitando um alinhamento vertical, horizontal ou os dois. Vou mostrar algumas situações e como ativar o recurso corretamente.

O primeiro ponto a se observar é que como se trata de um alinhamento, esse alinhamento é relacionado a alguma geometria existente. Por exemplo, digamos que você precisa desenhar uma coluna alinhada a uma coluna existente.

trabalhar-com-object-snap-tracking

A ferramenta fica localizada na Statusbar (menu inferior) e geralmente já está ativada. Para saber se está ativada basta conferir se o botão está azul. Você também pode ativar o comando clicando na tecla F11.

trabalhar-com-object-snap-tracking

Mas como que eu uso essa ferramenta?

O primeiro passo é ativar a ferramenta que você vai usar (no meu caso a Rectangle) e para o mouse sobre um ponto de base, que no meu caso será uma das quinas da coluna. É importante que você não clique, para não ativar a ferramenta antes da hora. O que você precisa é que um snap seja ativado (no meu caso será o endpoint).

trabalhar-com-object-snap-tracking

Assim que o endpoint se acender (ou o snap que você usou de referência) mova o mouse no alinhamento horizontal ou vertical e perceba que com base no snap detectado será traçada uma linha tracejada na cor verde.

trabalhar-com-object-snap-tracking

E a parte mais legal. Se você digitar um valor, o clique será ativado na distância especificada. Por exemplo, preciso que a nova coluna seja criada a 1,25 metros de distância da coluna de referência. Basta digitar o valor e pressionar enter.

trabalhar-com-object-snap-tracking

Muito prático não é mesmo? Neste caso utilizei um alinhamento horizontal, mas poderia ser na vertical também. Inclusive, você pode usar os dois alinhamentos! Vou usar um outro exemplo. Digamos que eu tenho um ambiente e quero desenhar um círculo bem no centro, para indicar um ponto de luz no teto, por exemplo.

trabalhar-com-object-snap-tracking

Neste caso vou utilizar o alinhamento do centro de duas paredes laterais, detectando o midpoint. Mova o mouse até uma das paredes, localize o midpoint porém não clique. Repita o processo na parede perpendicular e depois mova o mouse para o centro. Observe que as linhas de referência irão aparecer interseccionadas. Basta clicar para confirmar e o desenho será criado exatamente ao centro.

trabalhar-com-object-snap-tracking

Neste caso como usei a interseção das linhas de referência nem precisei digitar um valor, utilizei apenas a intersecção para determinar o centro. Como pode ver a ferramenta é muito simples, porém é justamente essa simplicidade que agiliza o processo de trabalho!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Olá, sou o Luis André é responsável por todo o conteúdo do site QualifiCAD.

Sou arquiteto a mais de 10 anos, e nessa jornada tive que aprender a trabalhar com diversos softwares e aqui eu compartilho tudo o que aprendi ao longo da minha jornada no mundo da arquitetura e construção civil.

Sou mestre em Arquitetura e graduado em arquitetura e urbanismo. Também sou graduado em desenho industrial (projeto do produto).

Tenho certificações como Autodesk Certified Professional (AutoCAD, Revit e 3DS max) e Autodesk Certified Instructor.

Fique a vontade para me adicionar as suas redes sociais! Obrigado por sua visita!

1 Comentários

  1. Avatar
    Elias Gouveia
    25 de abril de 2019 at 15:30 — Responder

    Acheia a ferramenta simples e fantástica. Já pensou ter que fazer uma linha horizontal e uma vertical e achar o cruzamentos e desenhar o círculo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *