AUTOCADORGANIZAÇÃOSOLUÇÃO DE PROBLEMASINTERFACE

Trabalhar com o Object snap Tracking

Trabalhar com o Object snap Tracking permite que o cursor rastreie os alinhamentos horizontais e verticais em relação as geometrias do seu projeto! Aprenda agora!

Provavelmente você já deve ter visto a ferramenta Object snap Tracking em ação no seu projeto e nem se deu conta que ela estava ativada.

trabalhar-com-object-snap-tracking

Ahh! Essa “linhazinha” verde tracejada que é o object snap tracking?

Exato, mas você sabe trabalhar com ela? Essa linha auxiliar permite que você identifique o alinhamento vertical ou horizontal em relação a um ponto de referência. No caso os pontos de referência são os snaps, que podem ser configurados na Statubar (menu inferior) no botão Object Snap.

trabalhar-com-object-snap-tracking

Não sabe trabalhar com os snaps? Veja a publicação que fiz onde explico com detalhes como cada um deles funciona.

OBJECT SNAPS! APRENDA A USAR!

Mas voltando ao que interessa, o Object snap tracking. Essa ferramenta além de simples é bem útil quando queremos criar linhas ou qualquer outra geometria respeitando um alinhamento vertical, horizontal ou os dois. Vou mostrar algumas situações e como ativar o recurso corretamente.

O primeiro ponto a se observar é que como se trata de um alinhamento, esse alinhamento é relacionado a alguma geometria existente. Por exemplo, digamos que você precisa desenhar uma coluna alinhada a uma coluna existente.

trabalhar-com-object-snap-tracking

A ferramenta fica localizada na Statusbar (menu inferior) e geralmente já está ativada. Para saber se está ativada basta conferir se o botão está azul. Você também pode ativar o comando clicando na tecla F11.

trabalhar-com-object-snap-tracking

Mas como que eu uso essa ferramenta?

O primeiro passo é ativar a ferramenta que você vai usar (no meu caso a Rectangle) e para o mouse sobre um ponto de base, que no meu caso será uma das quinas da coluna. É importante que você não clique, para não ativar a ferramenta antes da hora. O que você precisa é que um snap seja ativado (no meu caso será o endpoint).

trabalhar-com-object-snap-tracking

Assim que o endpoint se acender (ou o snap que você usou de referência) mova o mouse no alinhamento horizontal ou vertical e perceba que com base no snap detectado será traçada uma linha tracejada na cor verde.

trabalhar-com-object-snap-tracking

E a parte mais legal. Se você digitar um valor, o clique será ativado na distância especificada. Por exemplo, preciso que a nova coluna seja criada a 1,25 metros de distância da coluna de referência. Basta digitar o valor e pressionar enter.

trabalhar-com-object-snap-tracking

Muito prático não é mesmo? Neste caso utilizei um alinhamento horizontal, mas poderia ser na vertical também. Inclusive, você pode usar os dois alinhamentos! Vou usar um outro exemplo. Digamos que eu tenho um ambiente e quero desenhar um círculo bem no centro, para indicar um ponto de luz no teto, por exemplo.

trabalhar-com-object-snap-tracking

Neste caso vou utilizar o alinhamento do centro de duas paredes laterais, detectando o midpoint. Mova o mouse até uma das paredes, localize o midpoint porém não clique. Repita o processo na parede perpendicular e depois mova o mouse para o centro. Observe que as linhas de referência irão aparecer interseccionadas. Basta clicar para confirmar e o desenho será criado exatamente ao centro.

trabalhar-com-object-snap-tracking

Neste caso como usei a interseção das linhas de referência nem precisei digitar um valor, utilizei apenas a intersecção para determinar o centro. Como pode ver a ferramenta é muito simples, porém é justamente essa simplicidade que agiliza o processo de trabalho!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *