UNIÕES DE PAREDES – REVIT

A ferramenta uniões de paredes no Revit controla o comportamento da junção das paredes em diversas situações, sendo muito útil para solucionar pequenos problemas como quinas extremamente agudas ou mesmo definir o padrão de acabamento entre paredes. Aprenda agora!

Em todo projeto temos uma série de situações em que as paredes se unem, onde o Revit adota um padrão de união “limpo”, sem nenhuma marca de emenda, que para uma boa parte dos casos funciona muito bem.

uniões-de-paredes

Porém é possível alterar este padrão de união no campo Exibição de união da parede.

EXIBIÇÃO DE UNIÃO DE PAREDE

A união de paredes no Revit obedece uma configuração independente para cada vista, isto é, por padrão, todas as paredes da respectiva vista irão se comportar da mesma maneira.

Em qualquer vista, vá ao painel de Propriedades, localize o campo Gráficos e encontre a opção Exibição de união de paredes.

uniões-de-paredes

Caso o campo esteja bloqueado, de forma que você não consegue alterar as opções disponíveis, é necessário alterar o nível de detalhe da vista para Baixo.

uniões-de-paredes

Agora que o campo esta habilitado, observe que aqui temos duas opções, então vamos entender o que cada uma delas controla.

LIMPAR TODAS UNIÕES DE PAREDES

uniões-de-paredes

A opção Limpar todas uniões de paredes, faz com que sempre que duas ou mais paredes sejam unidas, as emendas das camadas não sejam visualizadas, o que nos dá aquela impressão de “junção perfeita”.

Porém se você selecionar a parede é possível entender como a união é realizada.

uniões-de-paredes

LIMPAR OS MESMOS TIPOS DE UNIÕES DE PAREDE

uniões-de-paredes

Já a opção Limpar os mesmos tipos de uniões de parede, se limita a limpar paredes do mesmo tipo, sendo que quando paredes diferentes são unidas, a junção das camadas fica visível.

uniões-de-paredes

Ambas as opções afetam todos os tipos de paredes, porém é possível fazer ajustes personalizados de acordo com as necessidades do seu projeto, usando a ferramenta Uniões de parede.

UNIÕES DE PAREDES

A ferramenta uniões de paredes permite controlar adequadamente como será a exibição da união das paredes. Para acessar a ferramenta basta ir até a aba Modificar e dentro do painel Geometria clicar em Uniões de paredes.

uniões-de-paredes

Ao ativar a ferramenta, na barra de opções será exibida uma série de ferramentas de configuração.

uniões-de-paredes

Para um melhor entendimento, é importante que você compreenda como funciona o sistema de camadas das paredes dentro do Revit, então recomendo que leia uma publicação sobre o tema, basta clicar no link abaixo:

FUNÇÃO DAS CAMADAS – REVIT

Entendida a função das camadas, podemos aprender trabalhar com a ferramenta União de paredes, onde temos diferentes formas de aplicação, vamos conhecer alguns deles.

UNIÃO DE PAREDES – TOPO / CHANFRO / COLOCAR NO ESQUADRO

Na ferramenta União de paredes, as opções Topo, Chanfro e Colocar no Esquadro, permitem fazer uma série de diferentes ajustes na junção das paredes, de forma que vou tentar mostrar o máximo de situações possíveis para sua aplicação.

JUNÇÃO DE DIFERENTES PAREDES – QUEM PASSA DIRETO?

Quando temos o encontro de paredes com diferentes camadas é comum ter que decidir qual é a “parede de topo” e qual é a “parede de chegada“.

uniões-de-paredes

Nestes casos podemos recorrer a ferramenta Uniões de paredes e selecionar alterar o encontro com a opção Topo.

uniões-de-paredes

A opção Topo permite alterar qual das paredes será a “parede de topo”, onde basta clicar nas opções Anterior ou Próximo.

uniões-de-paredes

Você irá perceber que em uma situação simples como duas paredes a 90° só existem duas possibilidades de união, porém temos casos mais complexos, com três ou quatro paredes, que podem ter diversas opções de junção.

JUNÇÃO DE PAREDES A 45° OU CHANFRADAS

Dependendo da situação, pode ser necessário que a junção das paredes não tenha necessariamente um “topo” mas sim uma junção em chanfro.

uniões-de-paredes

Nestes casos a opção Chanfro permite que a união seja chanfrada, independente do ângulo de relação das paredes.

uniões-de-paredes

JUNÇÃO DE PAREDES COM MENOS DE 90°

A junção de paredes com ângulos inferiores a 90° costumam apresentar alguns problemas, como por exemplo, ângulos muito agudos.

uniões-de-paredes

Nestes casos a melhor solução é usar o recurso Colocar no esquadro, onde é possível remover essa “quina” da parede, deixando o acabamento mais condizente com a realidade.

uniões-de-paredes

Caso o chanfro não tenha sito realizado na parede desejada, basta usar as opções Anterior ou Próximo para alterar a parede que estabelece o a união em esquadro.

uniões-de-paredes

LIMPAR UNIÃO DAS PAREDES

Por padrão, o Revit faz a união automática de paredes, de forma que as camadas de mesma função imediatamente se unem, porém em alguns casos precisamos que isso não aconteça

Para remover esta “união automática”, basta ativar a ferramenta Uniões de parede e ir no campo Exibir.

uniões-de-paredes

No campo Exibir você vai observar que temos três diferentes opções: Limpar União, Não limpar união e Usar a configuração da vista.

uniões-de-paredes

Vamos entender o que cada campo faz:

  • Limpar união – mantém as paredes unidas;
  • Não limpar união – remove a união das paredes, mas mantém as paredes conectadas;
  • Usar a configuração da vista – a regra de união das paredes selecionada no painel Propriedades, no campo Exibição de União de parede é aplicada (configuração padrão).
uniões-de-paredes

DESUNIR PAREDES

Uma outra alternativa para remover a”união automática” é acessar a ferramenta Uniões de paredes e posicionar o mouse sobre as paredes unidas. Observe que será exibido um quadrado indicando que uma situação de junção foi detectada.

uniões-de-paredes

Detectada a junção, basta clicar para as ferramentas na barra de opções serem ativadas. Neste caso para solucionar o nosso problema vamos até o final da barra, onde temos as opções Permitir união e Não permitir união.

uniões-de-paredes

Observe que o Revit detectou que esta junção está com a função Permitir união (que é a configuração padrão). Então basta alterar para não permitir união, assim a junção das paredes é desfeita.

uniões-de-paredes

Observe que como não temos mais união entre as paredes elas ficam sobrepostas, sendo necessário realizar um ajuste manualmente. Selecione a parede e com auxílio da alça de edição (bolinha azul), arraste a extremidade até ficar alinhada a face da parede.

Agora temos a representação da parede da maneira que precisamos. Observe que um pequeno ícone é exibido sempre que a parede é selecionada. O nome dele é permitir união, onde ao clicar sobre ele, a parede se une novamente.

uniões-de-paredes

Apesar de ser uma forma um pouco mais elaborada, ela permite definir manualmente como será a união das paredes.

ALTERAR A ORDEM DE UNIÃO DAS PAREDES

Quando duas paredes estabelecem um transpasse, temos um conflito relacionado ao limite de núcleo da parede.

Imagine duas paredes interseccionadas, onde uma foi feita com blocos e outra com tijolos. Será necessário definir se o bloco ou o tijolo é o material “passante”.

uniões-de-paredes

Por incrível que pareça, a solução para este problema não é usar a Uniões de paredes, mas sim a ferramenta Unir/Desunir Geometria.

uniões-de-paredes

Quando temos paredes “cruzadas” uma das paredes é a “passante” enquanto a outra parede é a de “topo”. Para inverter o padrão vá em Unir/Desunir Geometria e selecione a opção Alternar a ordem de união.

uniões-de-paredes

Mais simples impossível. basta selecionar as paredes desejadas que o padrão é alterado.

uniões-de-paredes

CONCLUSÃO

A ferramenta Uniões de paredes permite fazer os ajustes necessários em qualquer tipo de junção de paredes, representando de forma correta como a parede será executada.

Mesmo não sendo possível prever todas as situações possíveis de junções de paredes acredito que as principais situações foram apresentadas, permitindo que você faça os ajustes necessários com essa simples porém muito eficiente ferramenta.

Tem alguma dúvida no processo trabalho com uniões de paredes ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Deixe um comentário