AUTOCADORGANIZAÇÃOSOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Contar blocos no projeto

Contar blocos no projeto está te fazendo perder muito tempo? O AutoCAD tem uma ótima ferramenta para isso! Aprenda agora!

Quem nunca teve que conferir a quantidade de blocos em um projeto? As vezes o problema não é simplesmente contar e sim esquecer de contar algum! Perder a conta então, outra tristeza…

Para isso o AutoCAD disponibiliza a ferramenta BCount, que vamos aprender a utilizar.

CONTAR BLOCOS COM BCOUNT

Esta ferramenta apesar de ser da “família” Express Tools não disponibiliza um botão para seu acionamento, portando para ativá-la é necessário digitar TCOUNT  e pressionar Enter.

contar-blocos-no-projeto

Ao ativar o comando será solicitado que você selecione os objetos. Aqui temos duas opções: se quiser contar todos blocos do seu projeto basta pressionar Enter. Caso prefira contar os blocos de uma área específica basta selecionar a área e pressionar Enter.

contar-blocos-no-projeto

Os blocos que foram contabilizados ficam “escondidos” na linha de comando, porém você pode visualizar pressionando a tecla F2. Se necessário, puxe a janela com o mouse para visualizar a lista por completo.

contar-blocos-no-projeto

Para recolher a janela, pressione F2 novamente.

Caso precise desta lista para inserir em uma planilha ou documento, com a janela expandida (F2) é possível selecionar o conteúdo e copiar (Ctrl + C) e depois colar no local desejado, como no bloco de notas (Ctrl + V).

contar-blocos-no-projeto

Contanto que você tome o cuidado de nomear seus blocos corretamente fica bem prático obter uma lista. Seus blocos estão bagunçados? Renomeie eles corretamente, já ensinamos nesta publicação aqui.

Renomear blocos e outros objetos!

Pronto! Chega de catar milho e ficar “encostando a caneta na tela” para não perder a conta!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

7 Comentários

  1. José caldo
    4 de novembro de 2016 at 09:18 — Responder

    Bom dia,gostaria de um help!!!
    desinstalei o CAD 2016 ,para trocar pelo CAD 2017, porém o 2017 não completou a instalação. Sempre na fase final a opção do CAD fica desmarcada. E o pior é que agora nem mais o 2016 tô conseguindo reinstalar. Mestre Jedi, André. Qual o procedimento agora?

    • 13 de novembro de 2016 at 19:12 — Responder

      Olá José,

      Essa parte de instalação as vezes dá dor de cabeça mesmo. Como você fez a desinstalação? Usou o adicionar remover programas ou simplesmente deletou?

      Um abraço!

  2. Oseias
    10 de novembro de 2016 at 14:24 — Responder

    Mesmo fazendo isso não consigo pegar todos os blocos . Sendo que em QSELECT eu visualizo tosos eles como blocos de refrencia e com nome.

    • 13 de novembro de 2016 at 19:21 — Responder

      Olá Oseias,

      Se o processo não esta funcionando você pode tentar com o comando Filter. Ele filtra qualquer tipo de objeto, basta selecionar como critério Block.

      Dúvidas entre em contato.

      Um abraço!

  3. Luanne
    20 de junho de 2017 at 17:06 — Responder

    Oi, no autocad 2015 só existe o “Count” mas não estou conseguindo usar. Usando o “Filter”, como comentou acima, o processo é mais lento porque tenho que adicionar cada bloco de cada vez, o que é inviável pra mim. Consegue me ajudar? Obrigada

    • 20 de junho de 2017 at 19:07 — Responder

      Olá Luane,

      O seu AutoCAD está com a aba Express tools disponível? Quando você usa o comando TCOUNT é exibida alguma mensagem de erro?

      Um abraço!

      • Luanne
        10 de agosto de 2017 at 19:12 — Responder

        Olá, não tenho a aba Express. Já tentei instalá-la mas ela simplesmente não está disponível na lista para instalação.
        No meu cad que é 2015, so existe o comando count.
        Estou quase trocando a versão dele pela clássica, que sei mexer em tudo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *