AUTOCADORGANIZAÇÃOSOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Contar blocos no projeto

Contar blocos no projeto está te fazendo perder muito tempo? O AutoCAD tem uma ótima ferramenta para isso! Aprenda agora!

Quem nunca teve que conferir a quantidade de blocos em um projeto? As vezes o problema não é simplesmente contar e sim esquecer de contar algum! Perder a conta então, outra tristeza…

Para isso o AutoCAD disponibiliza a ferramenta BCount, que vamos aprender a utilizar.

CONTAR BLOCOS COM BCOUNT

Esta ferramenta apesar de ser da “família” Express Tools não disponibiliza um botão para seu acionamento, portando para ativá-la é necessário digitar TCOUNT  e pressionar Enter.

contar-blocos-no-projeto

Ao ativar o comando será solicitado que você selecione os objetos. Aqui temos duas opções: se quiser contar todos blocos do seu projeto basta pressionar Enter. Caso prefira contar os blocos de uma área específica basta selecionar a área e pressionar Enter.

contar-blocos-no-projeto

Os blocos que foram contabilizados ficam “escondidos” na linha de comando, porém você pode visualizar pressionando a tecla F2. Se necessário, puxe a janela com o mouse para visualizar a lista por completo.

contar-blocos-no-projeto

Para recolher a janela, pressione F2 novamente.

Caso precise desta lista para inserir em uma planilha ou documento, com a janela expandida (F2) é possível selecionar o conteúdo e copiar (Ctrl + C) e depois colar no local desejado, como no bloco de notas (Ctrl + V).

contar-blocos-no-projeto

Contanto que você tome o cuidado de nomear seus blocos corretamente fica bem prático obter uma lista. Seus blocos estão bagunçados? Renomeie eles corretamente, já ensinamos nesta publicação aqui.

Renomear blocos e outros objetos!

Pronto! Chega de catar milho e ficar “encostando a caneta na tela” para não perder a conta!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

7 Comentários

  1. José caldo
    4 de novembro de 2016 at 09:18 — Responder

    Bom dia,gostaria de um help!!!
    desinstalei o CAD 2016 ,para trocar pelo CAD 2017, porém o 2017 não completou a instalação. Sempre na fase final a opção do CAD fica desmarcada. E o pior é que agora nem mais o 2016 tô conseguindo reinstalar. Mestre Jedi, André. Qual o procedimento agora?

    • 13 de novembro de 2016 at 19:12 — Responder

      Olá José,

      Essa parte de instalação as vezes dá dor de cabeça mesmo. Como você fez a desinstalação? Usou o adicionar remover programas ou simplesmente deletou?

      Um abraço!

  2. Oseias
    10 de novembro de 2016 at 14:24 — Responder

    Mesmo fazendo isso não consigo pegar todos os blocos . Sendo que em QSELECT eu visualizo tosos eles como blocos de refrencia e com nome.

    • 13 de novembro de 2016 at 19:21 — Responder

      Olá Oseias,

      Se o processo não esta funcionando você pode tentar com o comando Filter. Ele filtra qualquer tipo de objeto, basta selecionar como critério Block.

      Dúvidas entre em contato.

      Um abraço!

  3. Luanne
    20 de junho de 2017 at 17:06 — Responder

    Oi, no autocad 2015 só existe o “Count” mas não estou conseguindo usar. Usando o “Filter”, como comentou acima, o processo é mais lento porque tenho que adicionar cada bloco de cada vez, o que é inviável pra mim. Consegue me ajudar? Obrigada

    • 20 de junho de 2017 at 19:07 — Responder

      Olá Luane,

      O seu AutoCAD está com a aba Express tools disponível? Quando você usa o comando TCOUNT é exibida alguma mensagem de erro?

      Um abraço!

      • Luanne
        10 de agosto de 2017 at 19:12 — Responder

        Olá, não tenho a aba Express. Já tentei instalá-la mas ela simplesmente não está disponível na lista para instalação.
        No meu cad que é 2015, so existe o comando count.
        Estou quase trocando a versão dele pela clássica, que sei mexer em tudo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *