AUTOCADPUBLICAÇÃO

Criar Folhas Personalizadas

Criar folhas personalizadas costuma ser um problema já que fogem do padrão ABNT, mas dependendo do projeto é a única solução viável. Vamos aprender a resolver este problema!

Em projeto grandes como estádios, Shopping Centers, estações de trem, entre outros é comum que folhas com as dimensões da “série A” não sejam suficientes para inserir o projeto, onde somos obrigados a utilizar escalas na qual o tamanho reduzido irá fazer com que diversos detalhes e informações do projeto sejam perdidos, por isso antes de “inventar” sua própria folha vamos ver o que a ABNT nos diz sobre isso.

FORMATOS DE FOLHA ABNT

No Brasil utilizamos a série A, que nada mais é do que os formatos A0, A1, A2, A3 e A4.

folhas-com-tamanhos-personalizados
 .                           NBR 10068 – folha 02

Mas em alguns casos, como por exemplo cortes longitudinais muito extensos, mesmo o uso da folha A0 se mostra ruim, já que temos que escolher entre utilizar uma escala muito reduzida, ou dividir o corte em duas folhas (o que é péssimo para o entendimento do projeto). Desta forma precisamos de um formato “especial” onde temos na NBR 10068:

“Sendo necessário formato fora dos padrões estabelecidos, recomenda-se a escolha dos formatos de tal maneira que a largura ou o comprimento corresponda ao múltiplo ou submúltiplo ao do formato padrão.”

Nossa, quanta frescura! Não é só esticar a folha?

Então, na teoria é só esticar mas na prática vamos ter um problema mais sério, justamente na hora de dobrar a folha! Então vamos à NBR 13142, onde temos:

“Para formatos maiores que o formato A0 e formatos especiais, o dobramento deve ser tal que ao final esteja no padrão do formato A4.”

Logo, você tem duas opções: ou dobra seu projeto de uma forma diferente ou aumenta a folha proporcionalmente antes de “estender” o formato.

Mas que dor de cabeça! Tenho que fazer conta para isso?

Calma, para isso basta ver qual o menor tamanho da dobra da folha que você precisa esticar e multiplicar por 2 (dois). Por exemplo, em uma folha A1, o menor tamanho das marcações de dobra da folha é 130mm, multiplicando por dois temos 260mm, que é o tamanho recomendado que você aumente sua folha.

Sendo assim uma folha A1 que mede 841 x 594mm sua versão estendida 1x (uma vez) será de 1101 x 594mm.

folhas-com-tamanhos-personalizados

Não foi suficiente? Estenda mais 260mm (lembrando que o bom senso conta muito aqui! rs!).

Entendido o critério para aumentar sua folha, vamos analisar a plotter que vai imprimir o seu projeto.

PLOTAGEM DE FOLHAS ESPECIAIS

folhas-com-tamanhos-personalizados

Por mais que você possa criar folhas especiais de acordo com sua necessidade você precisa lembrar que a plotter na qual vai enviar seu projeto para ser impresso pode lhe oferecer algumas limitações, onde o principal é o tamanho do rolo.

folhas-com-tamanhos-personalizados

Para um ganho de velocidade, uma plotter geralmente trabalha com bobinas de papel (rolos) onde seus comprimentos variam mas em média tem de 50 a 100 metros de comprimento, logo, no sentido do comprimento você pode imprimir o quanto quiser mas tem que se atentar a largura e a posição que você vai mandar imprimir.

Outra questão é, sempre olhe o quanto tem de papel antes de imprimir. Mandar um projeto muito longo e o papel acabar no meio do caminho é desperdiçar papel, você terá que imprimir novamente!

Resumindo, confira sempre quais as dimensões de papel você tem a disposição para enviar sua impressão.

CRIANDO UMA FOLHA ESPECIAL

Vamos ao que interessa, como criar um formato de folha especial (ou estendido) no AutoCAD.

Existem algumas formas, porém a que recomendo é configurar um Layout como sua nova folha. Não sabe configurar um layout para impressão? Baixe nosso manual clicando aqui!

No Layout na qual vai inserir sua nova folha clique com o botão direito e selecione a opção Page Setup Manager.

folhas-com-tamanhos-personalizados

Na janela Page Setup Manager clique na opção Modify, para acessarmos a janela Page Setup.

folhas-com-tamanhos-personalizados

Nesta etapa devemos indicar qual a impressora iremos utilizar no campo Printer/Plotter, como de costume, recomendo que utilizem a impressora DWG to PDF.pc3, onde já explique seus benefícios tanto no manual como em postagens anteriores.

folhas-com-tamanhos-personalizados

Agora que vem o macete. Se você for até o campo Paper Size, você terá acesso a diversos tamanhos de folha, incluindo os formatos da série A (A0, A1, A2, A3, e A4), porém não terá nenhuma opção para um formato personalizado. Sendo assim, você deve clicar no campo Properties, ao lado da impressora.

folhas-com-tamanhos-personalizados

Agora você esta na janela Plotter Configuration Editor. Localize a opção Custom Paper Sizes & Configuration, selecione esta opção e depois clique em Add.

folhas-com-tamanhos-personalizados

Agora chegamos onde interessa! Custom Paper Size. Aqui podemos criar formatos de folha personalizados para serem utilizados na impressora na qual selecionamos. Para isso basta seguirmos as etapas da própria janela.

Begin – aqui devemos escolher Star From Scratch (começar do zero) e clicar em avançar.

folhas-com-tamanhos-personalizados

Media Bounds –  devemos preencher os campos exatamente do tamanho da folha na qual criamos, vou utilizar a folha A1 que utilizei de exemplo, 1101 x 594mm. O campo Units (unidade de medida) vamos manter como milímetros. Clique em avançar.

folhas-com-tamanhos-personalizados

Printable area – Aqui configuramos a área de impressão, os valores que você inserir funcionam como um “offset” em relação a borda da folha. tome cuidado para o valor não ser superior a sua margem, por exemplo, se sua margem for de 10mm de distância da borda, o valor 13 corresponde a 13mm, sendo assim, sua margem não sairá na impressão. Pode preencher todos os campos com 5mm ou menos. Clique em avançar.

folhas-com-tamanhos-personalizados

Paper Size Name – Nome da folha, a parte mais simples, porém tome cuidado ao nomear a folha para que depois consiga identificar o tamanho, logo recomendo que dentro do nome coloque as dimensões da folha. Isso irá facilitar para você localiza-la posteriormente. Clique em avançar.

folhas-com-tamanhos-personalizados

Finish – Aqui é só uma conferência para finalizar o processo, basta clicar em concluir.

folhas-com-tamanhos-personalizados

Observe que no campo Custom Paper Sizes temos uma nova folha a disposição. Aqui podemos dar Ok.

folhas-com-tamanhos-personalizados

Certo, onde esta minha folha especial?

Agora que você esta na janela Page Setup basta ir ao campo Paper Size e localizar sua folha especial. ela costuma ser a primeira da lista.

folhas-com-tamanhos-personalizados

Pronto! Agora basta terminar a configuração do seu layout para deixar ele pronto para impressão! Lembrando que todos os detalhes da configuração do Layout você pode baixar nosso manual de impressão clicando Aqui!

folhas-com-tamanhos-personalizados

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Quer ajudar o site? Compartilhe com seus amigos!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

11 Comentários

  1. 30 de maio de 2016 at 14:02 — Responder

    Alguém conseguiu baixar a apostila? Recebo um email de confirmação, clico e não tem nada.

    • 30 de maio de 2016 at 14:41 — Responder

      Olá Carol,

      Ao confirmar o e-mail, você recebera outro e-mail com o link para o download. As vezes ele vai para a sua lixeira, de uma olhadinha. Se continuar tendo problemas, pode entrar em contato.

      Um abraço!

  2. AF
    12 de junho de 2016 at 03:17 — Responder

    Excelente dica, estava precisando.

  3. Hortênsia Almeida
    26 de novembro de 2016 at 17:25 — Responder

    Ótima dica, mas é possível fazer isso no revit ?

    • 29 de novembro de 2016 at 14:06 — Responder

      Olá Hortênsia,

      É possível sim, em breve teremos uma publicação sobre isso!

      um abraço!

  4. Lara Flores
    12 de dezembro de 2016 at 18:05 — Responder

    Olá!
    Estou tentando criar a folha com tamanho personalizado, porém, ao chegar na aba custom paper size, ela não me dá opção para adicionar novos tamanhos.. Saber me dizer como devo proceder?

    • 14 de dezembro de 2016 at 21:20 — Responder

      Olá Lara,

      Poderia me enviar um print da tela?

      Grato!

  5. Bruna Antunes
    17 de janeiro de 2017 at 15:43 — Responder

    Olá, quero criar uma folha customizada, mas o arquivo foi importado do Geooffice, não sei se por esse motivo os tamanhos de páginas são diferentes, por exemplo: configuro para folha A1 e as medidas ficam 33x 23, não sei como posso ajustar, tentei colocar um tamanho um pouco menor na configuração que vc indicou e a com medias parecidas com essas por exemplo 89×23 ( medidas seguidas pela lógica da medida original) e a folha fica minuscula, o que eu poderia fazer?

    • 17 de janeiro de 2017 at 19:02 — Responder

      Olá Bruna,

      Quando você fala que deixou a folha com 33 x 23 de qual unidade você está falando? Pergunto isso porque o ambiente LAYOUT esta configurado com a unidade milímetros, onde se você precisa de 33 x 23cm a dimensão correta a ser desenhada é 330 x 230mm.

      Caso ainda tenha problemas pode entrar em contato.

      um abraço!

  6. rodrigo
    20 de fevereiro de 2017 at 11:35 — Responder

    Bom dia,

    Aprecio muito suas dicas, são muito valiosas. PARABÉNS pelo site. Estou com um problema que acredito que vc possa me ajudar, na hora de utilizar o custom paper size o botão add aparece apagado.

    Grato.

    • 26 de fevereiro de 2017 at 20:46 — Responder

      Olá Rodrigo,

      Isso geralmente depende da impressora que você escolheu. Me envie um print para que eu possa dar uma olhada.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *