Dividir objeto em intervalos determinados

Dividir objetos em intervalos determinados pode ser bem útil, principalmente quando você quer saber quantos segmentos cabem dentro de um determinado espaço. Aprenda agora!

Ficar parando no meio do desenho para fazer contas na calculadora para saber quantos segmentos cabem em um intervalo é um saco, por isso você pode recorrer a ferramenta Measure para resolver o seu problema. Vamos entender como.

MEASURE

O comando divide está localizado na aba Home, dentro do sub menu do painel Draw.

dividir-objetos-em-partes-iguais

Para simplificar o entendimento vou criar uma linha com 12 de comprimento. Desta forma depois de usar a ferramenta podemos conferir se o resultado foi o desejado.

dividir-objetos-em-partes-iguais

Agora vamos até a ferramenta Measure. clicando sobre ela, observe que na linha de comando é solicitado que você clique no objeto. No nosso caso, a linha com 12 de comprimento.

dividir-objetos-em-partes-iguais

Observe que em seguida é solicitado que você indique o Length (comprimento) do intervalo. Aqui você deve determinar o valor de espaçamento. como exemplo vou colocar 2.5.

dividir-objetos-em-partes-iguais

Ao finalizar, visualmente não mudou nada. Isso acontece devido o espaçamento ser indicado por pontos, que pela configuração padrão, você não consegue visualizá-los. Por isso precisamos fazer uma pequena correção.

EXIBIÇÃO DOS PONTOS E OBJECT SNAP

Para corrigir a exibição dos pontos basta ir a aba Home, menu Utilities e dentro do submenu localizem a opção Point Style.

dividir-objetos-em-partes-iguais

Observe que na janela que se abrirá, Point Style, o estilo de exibição do ponto que está ativado é apenas um pontinho, o que faz com que ele fique imperceptível posicionado sobre a linha. Para facilitar a sua visualização escolha outro estilo, no meu caso vou escolher um formato em X.

dividir-objetos-em-partes-iguais

Pronto! Isso resolve a exibição, onde agora é possível visualizar os pontos sobre a linha.

dividir-objetos-em-partes-iguais

O segundo ajuste é referente ao object snap. Caso você não saiba o que é, já fiz uma publicação sobre isso.

Object snaps, aprenda a usar!

Mas para resolvermos o problema aqui basta você ir até a StatusBar (menu inferior) e localizar o ícone do ObjectSnap. clique na seta ao lado e ative a opção Node (Nó, ponto).

dividir-objetos-em-partes-iguais

Pronto! Agora já é possível conferir o valor do espaçamento. Observe como a cada 2,5 foi inserido um ponto.

dividir-objeto-em-intervalos-iguais

Ei! O último segmento ficou com apenas 2!

Sim, pois a linha que criamos tinha um total de 12 de comprimento, onde o valor restante foi inserido ao final da linha.

O comando divide pode ser utilizado em diversos objetos, como lines, polylines, arcs, etc. Lembrando que os pontos podem ser deletados a qualquer momento, afinal são apenas uma referência.

DICA

A ferramenta Measure também permite ao invés de inserir um ponto, inserir um bloco no seu lugar, onde nos da um leque muito maior de possibilidades. Imagine um caminho de um jardim onde você quer distribuir os arbustos com uma determinada medida de espaçamento.

Para isso o processo é quase idêntico, ative o comando divide e selecione o objeto. Após clicar observe que na linha de comando temos a mensagem Enter the number of segments or [Block] traduzindo: Entre como o número de segmentos ou escolha um bloco.

dividir-objetos-em-partes-iguais

Clique na opção Block. Observe que temos uma nova mensagem, desta vez solicitando que você digite o nome do bloco (por isso a necessidade de saber o nome do bloco). digite o nome do bloco e pressione Enter.

dividir-objetos-em-partes-iguais

Antes de perguntar qual o espaçamento o AutoCAD quer saber se o bloco deve ficar alinhado ao objeto ou não, escolha a que melhor atenda sua necessidade e pressione Enter.

dividir-objetos-em-partes-iguais

E por fim, qual o valor do espaçamento. Depois é só finalizar e observar o resultado.

dividir-objetos-em-partes-iguais

Para facilitar abaixo um exemplo passando por todas as etapas.

dividir-objetos-em-partes-iguais

Resolvido! Espero que esta ferramenta agilize seu processo de trabalho evitando que você fique fazendo contas de espaçamento na calculadora ou no lápis.

Gostaram? Curtam nossa página! QualifiCAD!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

13 comentários em “Dividir objeto em intervalos determinados”

  1. Gostaria de inserir blocos intercalado o espaço. digamos que entre os blocos tenha 2m e entre o bloco e os contos deva ter 1m ( metade da distancia entre eles), so consgo isso com o comando divid e dobrando a quantidade de blocos e apangando os blocos intercalados, mesmo assim fica trabalhoso. tem uma forma mais eficaz de fazer?

    Responder
    • Olá Luiz,

      Tavlez você possa utilizar o comando divide duas vezes, trabalhando já os diferentes espaçamentos. Outra alternartiva é usar o comando array path, mas o caminho teria que ser uma polyline. Faça um teste.

      Um abraço!

      Responder
      • Luis André, você é sensacional!

        Não sabia que existia esse comando, sabe dizer quando foi introduzido no AutoCAD?

        Já estava atrás de uma rotina LISP para isso.

        Me lembrei que você já me salvou algumas vezes no ano passado, quando precisava realizar alguns procedimentos repetitivos.

        Antes que pergunte, você me ajudou pelo Telegram, grupo BIM, mas saí do grupo devido a falta de interação.

        E, muito obrigado!

        Abraço e sucesso sempre.

        Responder
  2. Luis André,

    Tenho um bloco dinâmico que ao ser inserido mostra as coordenadas e quando utilizo o comando arraypath, as coordenadas não são atualizadas para o ponto onde os blocos estão localizados.

    Tem algum comando que atualiza os blocos inseridos para que eles puxem as coordenadas corretas?

    Abraço

    Responder
    • Olá Luís André,

      Bem, consegui encontrar o que estava impedindo de atualizar as coordenadas. Quando criei o atributo, nas propriedades dele, na parte de Misc, tem o campo Lock Position e este estava Yes, alterei para No e refiz o arraypath, depois dei um regen e funcionou.

      Abraço

      Responder
    • Olá rodrigo,

      Não cheguei a testar, mas como o array criar uma “matriz de cópias” o fato do bloco estar dentro dessa matriz pode estar impedindo ele de identificar a coordenada corretamente. É mais ou menos como se o objeto estivesse dento de um bloco. Acho que você vai ter que usar o comando explode e desassociar os objetos.

      Um abraço!

      Responder

Deixe um comentário