AUTOCADDESENHO E EDIÇÃO

Identificar a coordenada do ponto

Identificar a coordenada do ponto é amplamente utilizado em projetos de topografia, permitindo reconhecer com precisão a localização do ponto em relação a coordenada absoluta do AutoCAD. Aprenda agora!

Projetos de loteamentos, urbanísticos ou mesmo levantamentos planialtimétricos exigem um alto grau de precisão e saber a localização exata de um ponto pode ser crucial para o correto andamento do projeto.

Pensando nisso o AutoCAD nos oferece a ferramenta ID Point, que permite identificar as coodenadas X, Y e Z em relação a coordenada Absoluta do AutoCAD. Vamos aprender a localizar esta coordenada agora!

IDENTIFICAR COORDENADA

Para identificar uma coordenada no AutoCAD precisamos acessar a ferramenta ID Point que está localizada na Aba Home, dentro do sub-menu do painel Utilities.

identificar-coordenada-do-ponto

Alguns cuidados são em relação a coordenada absoluta do arquivo. Se o seu projeto foi inserido sem muito critério, talvez a informação obtida com a ferramenta ID Point não tenha a precisão que você deseja. Quer saber mais sobre o sistema de coordenadas do AutoCAD? Veja esta outra publicação:

COMO ENTENDER COORDENADAS 2D

Vou usar um arquivo de uma topografia que recebi como exemplo.

identificar-coordenada-do-ponto

Um primeiro detalhe é que arquivos de topografia, não necessariamente são criados no AutoCAD, eles podem ter sido desenvolvidos em outros softwares e se a pessoa que elaborou o arquivo não tiver cuidado, podemos ter uma série de problemas. Para conferir a precisão deste arquivo eu vou até uma das “quinas” do terreno.

identificar-coordenada-do-ponto

Observe que na “quina” eu tenho dois valores sendo N correspondente ao norte e E correspondente a Leste. Os valores expressos são correspondentes a coordenada dentro do triângulo. Se o arquivo estiver precisamente inserido no AutoCAD esses valores correspondem a distância deste ponto em relação a coordenada X, Y e Z igual a 0 (zero).

Como eu confiro isso?

Aí que entramos com a ferramenta ID Point. Vá até o painel Utilities e ative a ferramenta ID Point. Ou digite ID e pressione Enter.

identificar-coordenada-do-ponto

Agora basta clicar no ponto e conferir os valores. Observe que o valor de X corresponde ao valor de E e o valor de Y corresponde ao mesmo valor de N.

identificar-coordenada-do-ponto

Os valores bateram? Ótimo! Isso quer dizer que o projeto está precisamente posicionado.

Certo mas o que mais posso fazer com isso?

Algumas coisas. Por exemplo, essa informação é correspondente a localização do Lote do terreno. Caso tenha alguma edificação e você tenha a coordenada você pode digitar o comando Line e ao invés de ir até a coordenada, basta simplesmente digitar os valores de coordenada separados por vírgula.

Outra possibilidade é que ao usar o ID Point, qualquer local que você clicar dentro do terreno será uma coordenada real, poupando o trabalho de ficar fazendo contas.

Mais um detalhe. Quando você identifica uma coordenada com ID Point, a localização da mesma fica gravada, então se você ativar o comando linha, ao invés de inserir o valor, basta digitar @.

identificar-coordenada-do-ponto

Pronto! Agora você tem uma ferramenta para lhe ajudar a conferir e obter informações precisas sobre coordenadas.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *