AUTOCADDESENHO E EDIÇÃO

Identificar a coordenada do ponto

Identificar a coordenada do ponto é amplamente utilizado em projetos de topografia, permitindo reconhecer com precisão a localização do ponto em relação a coordenada absoluta do AutoCAD. Aprenda agora!

Projetos de loteamentos, urbanísticos ou mesmo levantamentos planialtimétricos exigem um alto grau de precisão e saber a localização exata de um ponto pode ser crucial para o correto andamento do projeto.

Pensando nisso o AutoCAD nos oferece a ferramenta ID Point, que permite identificar as coodenadas X, Y e Z em relação a coordenada Absoluta do AutoCAD. Vamos aprender a localizar esta coordenada agora!

IDENTIFICAR COORDENADA

Para identificar uma coordenada no AutoCAD precisamos acessar a ferramenta ID Point que está localizada na Aba Home, dentro do sub-menu do painel Utilities.

identificar-coordenada-do-ponto

Alguns cuidados são em relação a coordenada absoluta do arquivo. Se o seu projeto foi inserido sem muito critério, talvez a informação obtida com a ferramenta ID Point não tenha a precisão que você deseja. Quer saber mais sobre o sistema de coordenadas do AutoCAD? Veja esta outra publicação:

COMO ENTENDER COORDENADAS 2D

Vou usar um arquivo de uma topografia que recebi como exemplo.

identificar-coordenada-do-ponto

Um primeiro detalhe é que arquivos de topografia, não necessariamente são criados no AutoCAD, eles podem ter sido desenvolvidos em outros softwares e se a pessoa que elaborou o arquivo não tiver cuidado, podemos ter uma série de problemas. Para conferir a precisão deste arquivo eu vou até uma das “quinas” do terreno.

identificar-coordenada-do-ponto

Observe que na “quina” eu tenho dois valores sendo N correspondente ao norte e E correspondente a Leste. Os valores expressos são correspondentes a coordenada dentro do triângulo. Se o arquivo estiver precisamente inserido no AutoCAD esses valores correspondem a distância deste ponto em relação a coordenada X, Y e Z igual a 0 (zero).

Como eu confiro isso?

Aí que entramos com a ferramenta ID Point. Vá até o painel Utilities e ative a ferramenta ID Point. Ou digite ID e pressione Enter.

identificar-coordenada-do-ponto

Agora basta clicar no ponto e conferir os valores. Observe que o valor de X corresponde ao valor de E e o valor de Y corresponde ao mesmo valor de N.

identificar-coordenada-do-ponto

Os valores bateram? Ótimo! Isso quer dizer que o projeto está precisamente posicionado.

Certo mas o que mais posso fazer com isso?

Algumas coisas. Por exemplo, essa informação é correspondente a localização do Lote do terreno. Caso tenha alguma edificação e você tenha a coordenada você pode digitar o comando Line e ao invés de ir até a coordenada, basta simplesmente digitar os valores de coordenada separados por vírgula.

Outra possibilidade é que ao usar o ID Point, qualquer local que você clicar dentro do terreno será uma coordenada real, poupando o trabalho de ficar fazendo contas.

Mais um detalhe. Quando você identifica uma coordenada com ID Point, a localização da mesma fica gravada, então se você ativar o comando linha, ao invés de inserir o valor, basta digitar @.

identificar-coordenada-do-ponto

Pronto! Agora você tem uma ferramenta para lhe ajudar a conferir e obter informações precisas sobre coordenadas.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

3 Comentários

  1. jose francisco de oliveira filho
    29 de abril de 2018 at 10:30 — Responder

    gostaria que mim enviasse um video pegando coordenadas em pontos, uo eixo de ruas em projeto de loteamento ete, gostei muito,

    • 1 de maio de 2018 at 11:03 — Responder

      Olá José,

      Não estou publicando conteúdo em vídeo por enquanto, mas se quiser explicar melhor sua dúvida posso tentar ajudar.

      Um abraço!

  2. Roberto
    22 de maio de 2018 at 14:44 — Responder

    Bacana, ótimo, dez mano muito obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *