AUTOCADDESENHO E EDIÇÃO

Inserir coordenadas polares

Inserir coordenadas polares no AutoCAD costuma ser trabalhoso, principalmente para profissionais iniciantes. Mas vamos aprender a resolver este problema agora!

Em algum momento você vai acabar trabalhando com um projeto que ao invés das medidas você vai receber uma lista de coordenadas, e para conseguir desenhar o seu projeto será necessário que estas coordenadas sejam inseridas corretamente no seu projeto.

inserir-coordenadas-polares

Caso nunca tenha trabalhado com coordenadas, vou sugerir uma publicação que fiz explicando de maneira bem completa como trabalhar com coordenadas no AutoCAD.

COMO ENTENDER COORDENADAS 2D NO AUTOCAD

Para os topógrafos, peço desculpas antecipadamente caso eu não use o termo técnico adequado, já que topografia não é a minha especialidade e sim o AutoCAD.

A primeira coisa é diferenciar as coordenadas retangular de coordenadas polares.

inserir-coordenadas-polares

Em coordenadas retangulares, os pontos de coordenada são identificados através da sua localização em relação aos eixos X e Y (ou também do eixo Z). Na imagem de exemplo o ponto de coordenada (em verde) está localizado a 10 de distância em X e 5 de distância em Y. Sua localização é uma coordenada relativa a coordenada 0,0 (zero) do AutoCAD.

Em coordenadas polares, os pontos de coordenada são identificados através da sua localização em relação a distância da Coordenada Absoluta do AutoCAD e o ângulo em relação ao eixo X. Na imagem de exemplo o ponto de coordenada (em verde) está localizado a 11.18 de distância em relação a coordenada 0,0 e a um ângulo de 26°33’54” em relação ao eixo X.

Certo mas como eu trabalho com essas coordenadas no AutoCAD?

Para inserir os valores de coordenadas retangulares no AutoCAD basta inserir os valores separados por “,” (vírgula) e organizados em sequência a partir do valor de X. No exemplo acima o valor deve ser inserido como 10,5 (X=10 e Y=5).

inserir-coordenadas-polares

Já para coordenadas polares é necessário alterar a configuração de unidades do AutoCAD. Para isso vá até o Application Menu, clique em Drawing Utilities e depois em Units.

inserir-coordenadas-polares

Ou você pode digira o atalho UN e pressionar Enter. Na janela Drawing Units você precisa fazer uns ajustes no campo Angle.

inserir-coordenadas-polares

Se você utilizar a ferramenta de distância do AutoCAD para conferir a medida de algum ângulo, irá perceber que o valor será expresso em números decimais.

inserir-coordenadas-polares

Porém, o correto seria que o valor fosse expresso em graus, minutos e segundos. Por isso devemos alterar a unidade de ângulos para Deg/Min/Sec.

inserir-coordenadas-polares

Em seguida, no campo Precision, você deve aumentar as casas decimais para 0d00’00”.

inserir-coordenadas-polares

Isso já é suficiente para inserir os valores. Porém, em alguns casos, dependendo de como você receber as coordenadas, é comum ter que ativar o campo Clockwise.

Mas o que esse campo faz?

Por padrão ao trabalhar com ângulos e rotações no AutoCAD o “giro” é feito no sentido anti-horário. Isso acontece poeque o giro considera a posição do eixo X indo em direção ao Eixo Y.

Mas no que isso atrapalha?

Dependendo de como foram registradas as informações de coordenadas é comum que você precise inseri-las no sentido horário, nestes casos ative o campo Clockwise.

inserir-coordenadas-polares

Se eu não ativar o que acontece?

Como eu disse depende do caso. O que pode acontecer é o seu levantamento topográfico ficar espelhado.

Agora vamos entender como inserir as coordenadas polares no AutoCAD.

COORDENADAS POLARES

Para inserir uma coordenada polar é necessário que você tenha as informações necessárias a mão, no caso distância do ponto e o seu respectivo ângulo. O mais comum é você ter uma tabela inteira com esses pontos.

inserir-coordenadas-polares

Certo, mas e os valores, como inserir?

O que você deve fazer é primeiro inserir o valor, lembrando que no AutoCAD separamos casas decimais por ponto. Você pode simplesmente inserir os pontos e depois colectá-los com uma polyline.

Não esqueça de ativar o snap Node para que seja possível detectar os pontos. Para isso basta você ir até a Status Bar (menu inferior) e ao lado do botão Object Snap clique na seta e ative a opção Node.

inserir-coordenadas-polares

Quer saber mais sobre os snaps? Fiz uma publicação completa sobre eles, para acessar clique no link abaixo:

OBJECT SNAPS, APRENDA A USAR!

Eu costumo inserir os pontos com a ferramenta Point e depois eu vou conectando os pontos com line ou polyline.

Digite point, pressione enter e a primeira etapa é inserir o valor de distância, lembrando que o AutoCAD separa os números decimais por ponto. Digite o valor e não pressione enter ainda.

inserir-coordenadas-polares

Após digitar o valor você deve inserir o símbolo de < (menor que). Uma dica, basta manter Shift pressionado e clicar no botão de vírgula.

inserir-coordenadas-polares

Observe que ao inserir o símbolo de < (menor que) o campo de valor fica bloqueado.

inserir-coordenadas-polares

Agora basta inserir o valor do ângulo. Aqui temos que fazer um ajuste no valor, uma vez que o AutoCAD não reconhece o símbolo de “°” Graus. Então para um valor como 77°38’48” no AutoCAD temos trocar o símbolo de “°” pela letra “d“. Desta forma o valor será inserido 77d38’48”. Basta digitar o valor da mesma maneira.

Não sabe inserir as aspas? Em um teclado convencional elas ficam embaixo da tecla Esc.

inserir-coordenadas-polares

Assim que o valor for inserido no campo pode pressionar enter.

inserir-coordenadas-polares

Resumindo o valor ficará da seguinte forma: 9.3385<77d38’48”.

Parece meio bagunçado mas é a forma que o AutoCAD consegue entender exatamente a coordenada. O exemplo que deixei são as coordenadas de um terreno real, sendo assim após inserir as 4 coordenadas bastou ligar os pontos.

inserir-coordenadas-polares

Pronto! agora você pode inserir suas coordenadas sem dor de cabeça e podendo ficar bem tranquilo já que estarão devidamente precisas.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

4 Comentários

  1. Wanderson Antunes de Morais
    20 de maio de 2018 at 22:54 — Responder

    tenho varios pontos de coordenadas que tracei com meu gps na lateral de uma pista de pouso de 3 km, estas tambem possuem elevação.. eu consigo inserir estes valores sem ser um por um no cad de maneira a formar esta pista ? conseguiria também traçar os pontos da estrada de acesso a pista ? com elevação e tudo? imaginei que os pontos se ligariam em sequencia…

    preciso contratar o serviços de quem saiba fazer isso….

    • 23 de maio de 2018 at 09:30 — Responder

      Olá Wanderson,

      Dá para fazer sim. Mas depende de como estão estas coordenadas. VocÊ tem isso como, por escrito, em excel? Se estiver no excel você precisa editar a forma que está escrito para que o AutoCAD consiga reconhecer o texto.

      Um abraço!

  2. WILLIAN SIQUEIRA
    12 de junho de 2018 at 15:44 — Responder

    Muito Bom o material, por acaso existe uma possibilidade gerar uma tabela com os elementos do polígono?

    Fazer o caminho inverso que vc fez nesse post?

    Desde já agradeço!!

    • 21 de junho de 2018 at 10:41 — Responder

      Olá Willian,

      Acredito que seja possível mas somente via rotina LISP. Caso eu encontre algo a respeito coloco aqui nos comentários.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *