Nível de detalhe no Revit é um recurso muito simples de ser usado, mas nem todo mundo dá a devida importância para esta ferramenta. Aprenda agora como usar e qual o impacto no seu projeto!
NÍVEL DE DETALHE
A ferramenta Nível de detalhe permite controlar qual a quantidade de detalhes que os objetos vão exibir em uma determinada vista, recurso indispensável para uma correta representação gráfica.
Quando uma escala é aplicada em uma vista do projeto, algumas informações podem ficar muito reduzidas, o que prejudica o seu entendimento. Para evitar este tipo de problema o Revit, através da ferramenta Nível de detalhe, permite ocultar detalhes que não são importantes.
Esse ajuste afeta todos os elementos da vista, então é muito importante saber o que está sendo exibido/oculto e o porquê. Além de saber configurar as famílias de forma que os objetos corretos sejam ocultos/exibidos.
Mas antes vamos compreender alguns conceitos importantes.
ESCALA EM ARQUITETURA
Escala é a relação entre o tamanho real do objeto e o tamanho deste mesmo objeto representado graficamente no papel. Projetos arquitetônicos precisam ser reduzidos para caberem em uma folha e serem impressos, porém este processo compromete a informação que vai para o papel.
O que você quer dizer com isso?
Conforme o desenho vai sendo reduzido algumas informações ficam tão pequenas que viram pequenos borrões, desta forma a escolha de uma escala para o desenho não se resume a “fazer o projeto caber no papel” e sim analisar quais são as informações importantes que devem aparecer na respectiva folha.
É importante observar que não existe uma regra rígida para qual escala deve ser usada, são apenas sugestões e orientações, então cabe a você identificar as informações que serão apresentadas e qual a escala que permite exibir essas informações de forma clara.
Um outro fator muito importante a se observar é o peso gráfico. Linhas muito grossas em um desenho com a escala muito reduzida aumentam as chances dos detalhes aparecerem borrados e incompreensíveis.
Se você quiser saber mais sobre peso gráfico no Revit, fiz uma publicação que pode ajudar, basta clicar no link abaixo:
PESO GRÁFICO E ESPESSURA DE LINHA – REVIT
NÍVEL DE DETALHE
Para evitar que as informações do seu projeto sejam comprometidas conforme você for reduzindo a escala do seu projeto o Revit disponibiliza a ferramenta Nível de detalhe. Com ela podemos padronizar uma vista para que todos os objetos obedeçam a três níveis de detalhe: Baixo, Médio e Alto.
Você pode acessar essas opções na Barra de controle de vista ou nas Propriedades da vista.
Em um primeiro momento parece muito simples, você escolhe o nível de detalhe que preferir e está tudo certo, porém, este parâmetro ativa uma configuração existente dentro de cada família, chamado Configurações de visibilidade.
Lembrando que temos diferentes tipos de famílias (carregáveis, de sistema e no local), as famílias de sistema costumam vir com uma boa configuração de visibilidade, as carregáveis você fica refém da pessoa que a criou e as famílias no local você que tem que se encarregar disso.
Se quiser saber mais sobre os tipos de famílias vou deixar o link de uma publicação completa sobre este assunto.
Para exemplificar, vou mostrar como o Nível de detalhe impacta em cada tipo de família.
NÍVEL DE DETALHE – FAMÍLIA DE SISTEMA
Vamos começar pela mais utilizada, a parede. Ao desenhar uma parede, observe que ela fica totalmente branca, porém as suas propriedades indicam que ela possui uma série de camadas.
Isso aconteceu porque o Nível de detalhe da vista esta configurado para Baixo, ou seja, só será exibido o mínimo de informação possível. Agora se o Nível de detalhe for alterado para Médio ou Alto, todas as informações da parede serão exibidas.
Ei, mas qual a diferença entre o nível de detalhe Médio e Alto?
No caso das paredes nenhum, ambos mostrar a mesma coisa. Isso é bem comum inclusive, já que mesmo existindo a possibilidade de três níveis de detalhes, muitas famílias trabalham com nível Baixo para poucos detalhes e deixam as opções Médio e Alto iguais.
Mas como eu faço para controlar o que aparece no Nível de detalhe?
No caso da parede, por ser uma família de sistema, não temos tanta liberdade, mas podemos fazer ajustes para a forma de exibição do nível Baixo. Selecione a parede e vá até a aba Propriedades e clique em Editar Tipo.
Em Propriedades de tipo temos o campo Gráficos, que controla como a parede deve ser exibida em baixa resolução.
Temos duas opções aqui, onde a Padrão de preenchimento em escala de baixa resolução permite que você escolha um tipo de hachura para ser aplicado a sua parede.
Já o campo Preenchimento de cor de escala de baixa resolução permite que você escolha a cor dessa hachura.
Eu particularmente gosto de de usar um padrão de hachura sólido na cor cinza. Um detalhe importante é que mesmo eu utilizando o estilo visual Linha oculta (onde tudo fica na cor branco), a parede ficou cinza.
Ou seja, o Nível de detalhe “manda mais” do que o Estilo visual.
NÍVEL DE DETALHE – FAMÍLIA CARREGÁVEL
Para famílias carregáveis, temos mais liberdade para definir o que aparece em cada Nível de detalhe, sendo possível inclusive (dependendo da sua criatividade) substituir objetos. Para explicar melhor, acredito que o melhor exemplo seja uma porta.
Você já parou para pensar que no Revit uma porta aparece fechada em todas as vistas (3D, cortes, vistas, etc.), mas nas vistas em planta a porta aparece aberta?
Na verdade a porta esta fechada em todas as vistas inclusive na planta! O que acontece com a vista em planta é que a folha da porta foi configurada para não aparecer (em nenhum nível de detalhe) e um retângulo e um arco foi desenhado para representar a porta aberta.
Como é que é?
Isso mesmo, a folha e o arco que você visualiza na vista planta são elementos 2D! Para explicar melhor como isso é feito vou selecionar a porta e na aba Modificar|Portas clicar em Editar família.
Dentro do arquivo da família da porta, vá até o Navegador de projetos e selecione a vista Nível de referência.
Observe que a folha da porta e a maçaneta estão com um tom acinzentado, quase não dá para perceber. Para conferir basta selecionar a folha da porta e na aba Modificar clicar em Configurações de visibilidade.
Na janela Configurações de visibilidade de elementos da família, é possível configurar em quais vistas o objeto selecionado é exibido e em quais níveis de detalhe.
Temos basicamente dois campos principais, sendo Exibição específica da vista e Níveis de detalhe.
Em Exibição específica da vista controla em quais vistas o objeto selecionado será exibido. Por padrão todos os campos vem marcados, então se quiser ocultar o objeto em alguma dessas vistas basta desmarcar o campo correspondente.
É importante entender que, por exemplo, ao desabilitar a opção Frente/Atrás, todas as vistas que tenham esse enquadramento do objeto, sejam elevações, cortes, etc. o objeto não será exibido.
No campo Níveis de detalhe, que por padrão vem com todas as opções ativadas, podemos desmarcar um determinado nível para que o objeto selecionado não apareça, ou seja, se você desmarcar alguma destas opções, o objeto selecionado não vai aparecer no nível de detalhe correspondente.
Outro detalhe importante. Se, por exemplo, o objeto foi configurado para não aparecer nas vistas Frente/Atrás, não importa o Nível de detalhe escolhido, pois o objeto não vai aparecer.
A estratégia para a correta exibição de uma porta é modelar ela em 3D, com a folha fechada. Já na vista Nível de referência (visão em planta) selecionar a folha da porta em Configurações de visibilidade desmarcar o campo Planta/Planta de forro. Em seguida, desenhar a folha da porta aberta e o arco de abertura da porta.
Em resumo, por padrão todos os objetos de uma família estão configurados para serem visualizados em todas as vistas. Já os objetos que você quer controlar o nível de detalhe você precisa selecionar um por um, ir até Configurações de visibilidade e ajustar. Sim, dá trabalho.
NÍVEL DE DETALHE – FAMÍLIA NO LOCAL
O Nível de detalhe para famílias no local é idêntico as famílias carregáveis, onde temos total liberdade para configurar o que aparece em cada nível.
Basta criar as formas geométricas que você precisa e selecionar o objeto para ter acesso a ferramenta Configurações de visibilidade.
Famílias no local são empregadas para situações específicas, então eu recomendo cautela, afinal se você precisa criar uma família no local com uma série de configurações complexas, seria melhor criar uma família carregável.
NÍVEL DE DETALHE – EXEMPLO PRÁTICO
Vou criar uma família de mobiliário, no caso uma cômoda, para apresentar como os níveis de detalhe podem ser configurados.
A situação atual é a seguinte: a modelagem da cômoda foi finalizada e eu preciso configurar os níveis de detalhe, definindo como será a sua exibição para os níveis Baixo, Médio e Alto.
Não há um padrão do que deve ou não deve aparecer em cada nível, então você vai ter que analisar caso a caso e usar muito bom senso. Na cômoda do exemplo, vou configurar da seguinte forma:
- Alto – Todos os detalhes aparecem.
- Médio – Puxadores não aparecem.
- Baixo – Puxadores e gavetas não aparecem.
Para conseguir este resultado é necessário configurar a visibilidade de cada um dos objetos, então vou começar pelos puxadores.
Vou selecionar os puxadores para poder acessar a ferramenta Configurações de visibilidade na aba Modificar.
Clicando em Configurações de visibilidade temos acesso a janela Configurações de visibilidade do elemento da família.
O campo que nos interessa é o Nível de detalhe, onde os puxadores só vão aparecer quando o nível for Alto, então eu preciso desmarcar as opções Baixo e Médio.
Próximo item, gavetas.
Preciso que as gavetas apareçam apenas nos níveis médio e alto, então vou selecionar as gavetas e acessar novamente a opção Configurações de visibilidade na aba Modificar.
Novamente vamos em Nível de detalhe e desmarcar a opção Baixo, assim as gavetas podem aparecer o nível Médio e Alto.
Após configurar o nível de detalhe dos objetos conforme a sua necessidade você pode salvar a família e testar. Dentro do editor de famílias é possível ativar as opções de nível Baixo, Médio e Alto, porém os objetos não vão sumir, vão apenas ficar com o contorno acinzentado, então eu particularmente prefiro testar dentro de um projeto.
Após salvar vou carregar em um projeto qualquer e testar os níveis de detalhe.
NÍVEL DE DETALHE – CAIXA DE CORTE
Uma outra situação onde o nível de detalhe pode causar alguns problemas é quando usamos a Caixa de corte. Você pode ativar este recurso de duas formas, sendo a primeira indo até a aba Propriedades (lembrando que nenhum objeto deve estar selecionado) e no campo Extensões ativar a opção caixa de corte.
A segunda forma é selecionar algum objeto do seu projeto e na aba Modificar, painel Vista você deve clicar na opção Caixa de seleção.
Ativada a caixa de corte, se o nível de detalhe estiver baixo, as paredes e demais elementos que forem cortados pelas caixa vão aparecer em azul.
O que acontece aqui é o seguinte. Quando o nível de detalhe for médio ou alto, o que vai aparecer na face cortada é o material correspondente ao objeto cortado. Até aí normal, porém no nível de detalhe baixo o material é substituído pela cor azul!
O problema é que essa cor azul é muito chamativa e muita gente fica perdida em saber como alterar. O processo é simples, mas tem um segredo. Você não precisa selecionar a caixa de seleção para alterar essa cor, você deve ir diretamente ao painel Propriedades e clicar em Editar Tipo.
Em Propriedades de tipo temos o campo Gráficos, onde temos acesso ao material que é aplicado as paredes quando utilizamos o nível de detalhe baixo.
Não temos muito o que configurar, mas o que pode ser feito é alterar o material que será aplicado nas faces cortadas. Clique no campo onde está marcado preenchimento para acessar o Navegador de materiais.
Observe que o material Preenchimento esta com o campo Padrão de corte esta com a opção de padrão de preenchimento como solido e a cor configurada para azul. Você pode até criar outro material, mas eu particularmente só altero a cor conforme minha necessidade. Se preferir você também pode configurar um padrão de hachura também.
NÍVEL DE DETALHE – VISIBILIDADE E GRÁFICOS
A configuração de nível de detalhe afeta todos os elementos de uma mesma vista, mas e se você quiser diferentes níveis de detalhe na mesma vista?
Vou usar novamente o exemplo das paredes. Digamos que eu preciso exibir a mesma vista do banheiro com um nível de detalhe baixo, porém eu quero que as paredes sejam exibidas no nível de detalhe alto, como fazer?
Podemos fazer isso usando a ferramenta Visibilidade e gráficos, configurando a visibilidade das categorias de objetos da vista. Para acessar a ferramenta vá até a aba Vista, painel Gráficos e clicar em Visibilidade/gráficos.
Na janela Visibilidade/Sobreposição de gráficos, temos a possibilidade de controlar o padrão de exibição de todos as categorias de objetos da vista.
Focando no nosso problema, precisamos localizar a categoria parede. Observe que cada coluna nos apresenta um tipo de informação. A coluna que nos interessa é a Nível de detalhe.
Por padrão, a coluna Nível de detalhe vem configurada como Por vista. Isto quer dizer que o nível (alto, médio e baixo) é alterado diretamente na Vista. Porém, podemos determinar um valor específico. Como exemplo, vou colocar alto.
Para finalizar, clique em Ok. A partir de agora, não importa o Nível de detalhe, as paredes estão padronizadas como Alto.
Observe que o armário que ficou cortado ainda esta azul, ou seja, se eu quiser alterar isso preciso voltar em Visibilidade e Gráficos e configurar o mobiliário para o nível de detalhe Alto também.
CONCLUSÃO
Agora você já sabe como a ferramenta Nível de detalhe funciona e qual o impacto deste recurso em cada item presente na sua vista. Com o correto uso deste simples recurso a representação dos seus projetos pode ter um belo salto de qualidade.
Também vimos como é importante que as famílias sejam corretamente configuradas para que não apresentem problemas quando tivermos que trabalhar com diferentes níveis de detalhe.
Lembrou de alguma aplicação da ferramenta Nível de detalhes que não foi apresentado aqui? Compartilhe nos comentários, será um prazer ajudar.
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Sempre bem explicado com vários detalhes.
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