Famílias com alças de manipulação permitem alterar as dimensões dos elementos diretamente no projeto! Aprenda agora!
No Revit podemos criar famílias que permitem alterar suas dimensões através de parâmetros, oferecendo assim muita flexibilidade na modelagem do seu projeto.
Mas um outro recurso muito prático são as alças de manipulação que permitem alterar as dimensões da família diretamente na tela, sem a necessidade acessar as Propriedades ou o Editor de tipo da família.
Mas para o que servem essas setinhas aí?
Essas “setinhas” são alças que podem ser manipuladas diretamente na tela, facilitando a edição de um determinado parâmetro dimensional da família. Para editar basta parar o mouse sobre uma das setas, manter o botão do mouse pressionado e arrastar na direção desejada.
Este recurso é muito útil quando precisamos ajustar determinadas medidas da família em relação ao espaço disponível, como por exemplo, a bancada de uma pia.
Apesar da praticidade, alças em excesso podem incomodar e até mesmo atrapalhar a manipulação da família, deixando a família muito confusa.
Para tirar o máximo de proveito das alças de manipulação é necessário entender como criar, configurar e até mesmo esconder as alças, então vamos entender como isso pode ser feito.
Como criar alças de manipulação?
Quando criamos as geometrias que compõem uma família no Revit em sua forma bruta, isto é, sem nenhum tipo de parâmetro, as dimensões desta família são fixas, ou seja, você só pode alterar sua forma entrando no editor de família.
Para famílias simples ou que não necessitam de alterações de dimensões isto não chega a ser um problema, porém se você precisa de flexibilidade para redimensionar uma família, é importante que sejam criados parâmetros dimensionais.
O que são esses parâmetros dimensionais?
Para controlar as dimensões de uma geometria dentro de uma família precisamos fazer duas coisas: A primeira é criar planos de referência que serão os “controles” da geometria, em seguida associar a geometria aos planos de referência (processo que pode ser usando o comando alinhar e ativando o cadeado).
Como vou apresentar o processo de criação de uma família de forma resumida, se ficar com alguma dúvida recomendo que acesse uma publicação onde explico em detalhes os fundamentos que você precisa saber para criar uma família. Artigo disponível no link abaixo:
CRIAÇÃO DE FAMÍLIA – FUNDAMENTOS
Votando ao nosso estudo, percebemos que associar a geometria ao plano de referência faz com que qualquer alteração realizada na localização do plano de referência afete também a geometria, porém ainda é necessário editar a família para modificar a geometria.
Para criar um parâmetro dimensional precisamos inserir uma cota e transformá-la em um parâmetro de dimensão. Vou inserir algumas cotas para termos um melhor controle da geometria.
As cotas de Equidistância ter por função manter a geometria centralizada, as cotas que vamos converter em parâmetros são as de 1.00 que correspondem a largura e profundidade da geometria.
Selecione a cota que corresponde a largura e no painel Modificar | Cotas e no painel Cota da legenda clique em Criar parâmetro.
Na janela Propriedades de parâmetro, podemos definir as características do nosso parâmetro.
Não se assuste com essa janela, temos pouquíssima coisa para fazer aqui. Basicamente precisamos escolher um nome e definir o parâmetro como instância, para que o Revit entenda que este parâmetro pode ser alterado diretamente na área de trabalho.
Vou colocar o nome como Largura e marcar o campo Instância. Depois disso basta clicar em ok.
Observe que agora a cota tem um texto escrito Largura seguido do valor. Isso indica que esta cota é um parâmetro, no caso de controle desta dimensão.
Vamos repetir o processo com a cota que corresponde a profundidade. Selecione a cota, vá até o painel Modificar | Cotas e no painel Cota da legenda clique em Criar parâmetro. Na janela Propriedades de parâmetro de o nome de Profundidade e marque como instância.
Se tudo estiver correto, a sua família deve estar como na figura abaixo:
Finalizada esta etapa salve a família e carregue em um arquivo de projeto, você vai perceber que temos alças para controlar a largura e a profundidade da família.
Perceba que as alças permitem ajustes dimensionais diretamente na tela mas na janela de Propriedades temos os campos largura e profundidade que também permitem alterar os valores, porém com maior precisão.
Certo, mas e se eu não quiser a alça de manipulação?
Como remover alças de manipulação?
O processo para remover uma alça de manipulação é bem simples. Selecione a família que deseja remover a “setinha” de edição e na aba Modificar clique em Editar família.
Vou usar a mesma família que trabalhamos no início, porém eu quero remover as alças de manipulação do parâmetro de profundidade.
Para isso precisamos selecionar os planos de referência em que o parâmetro esta associado, que são dois.
Ao selecionar o plano de referência, na janela Propriedades temos um campo chamado É referência, que por padrão vem configurado como Referência fraca.
Ao clicar no campo é possível alterar o tipo de referência, onde vamos escolher a opção Não é uma referência.
Se quiser aprender mais sobre planos de referência vou deixar um link de um artigo completo que fiz sobre esta ferramenta:
Importante! Este processo deve ser realizado com os dois planos de referência, afinal eu quero remover as duas setas (superior e inferior).
Finalizada a edição dos planos de referência salve a família e pode carregá-la novamente no projeto. Será exibida uma janela informando que a família já existe, pode selecionar a opção Substituir a versão existente.
Observe que as alças que estavam associadas aos planos de referência que renomeamos como “Não é uma referência” foram removidas, porém na janela Propriedades ainda temos o parâmetro Profundidade, ou seja, as setas foram removidas, mas o parâmetro permanece.
Desta forma você pode criar suas famílias utilizando quantos parâmetros forem necessários e decidir quais parâmetros terão alças de manipulação.
Mas as alças não aparecem na vista 3D!
Para que as alças de manipulação apareçam na vista 3D precisamos fazer um processo diferente.
Exibir alças de manipulação na vista 3D
As alças de manipulação não são visíveis na vista 3D pelo simples fato de que um plano de referência também não é visível na vista 3D. Mas fique tranquilo, podemos contornar isso utilizando Linha de referência.
Uma linha de referência tem um comportamento muito parecido com um plano de referência, porém, costuma ser mais utilizado para a criação de parâmetros em ângulos. Outra vantagem que temos é justamente o fato que uma linha de referência é visível em uma vista 3D.
Novamente vou utilizar a mesma família dos exemplos anteriores, porém vou remover os planos de referência da família e inserir linhas de referência. Porém sem me esquecer de usar a ferramenta alinhas para associar a linha de referência a geometria existente.
Agora vou inserir uma cota de largura e adicionar um parâmetro de largura. No meu caso já tenho um parâmetro de largura criado, então basta selecionar ele de uma lista.
Ao finalizar salve a família e carregue novamente no seu projeto. Observe que as alças de manipulação aparecem normalmente na vista 2D, porém também são visíveis na vista 3D.
Também é possível definir se uma linha de referência é uma referência forte, fraca ou “não é uma referência”.
Com isso temos total controle do comportamento das alças de manipulação, independente de ser uma vista 2D ou 3D.
Conclusão
As alças de manipulação permitem realizar ajustes simples de forma muito rápida diretamente na área de trabalho do seu projeto, economizando um tempo valioso!
Tem alguma dúvida sobre criar alças de manipulação ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!