A Biblioteca de blocos do AutoCAD organiza e agiliza o processo de trabalho com blocos, então aprenda a tirar proveito dessa ferramenta!
Na atualização do AutoCAD 2020 fomos apresentados a Block Pallete (Paleta de blocos) que mudava o processo de inserir blocos no AutoCAD.
Mas na atualização do AutoCAD 2021 já tivemos algumas melhorias, como a adição da aba Libraries (Bibliotecas), sendo essa a versão que vou me concentrar em apresentar, já que é a que prevalece até hoje e a mais completa em relação aos recursos.
Biblioteca de Blocos
No AutoCAD o volume de blocos que são utilizados em um mesmo projeto é imensa, podendo facilmente ultrapassar a casa das centenas de blocos, o que pode ser um problema para administrar no decorrer do projeto.
Desta forma a nova paleta Blocks veio para resolver este problema, porém você precisa entender como ela funciona para conseguir tirar o devido proveito dela.
Em versões mais antigas, para inserir um bloco bastava acessar a ferramenta Insert, localizada na aba de mesmo nome.
Com isso tínhamos acesso a janela Insert, onde podíamos escolher o bloco que seria utilizado no projeto em uma lista ou procurar um bloco em uma pasta no nosso computador.
Até aqui nenhum problema, este recurso sempre funcionou muito bem. O problema era repetir este processo para cada bloco que fosse carregado no projeto! Para contornar isso era comum muitos profissionais criarem “arquivos de blocos” e usarem o processo “Ctrl + C e Ctrl + V”.
Com a nova paleta Blocks isso não é mais necessário. Clicando no botão Insert agora temos além da miniatura dos blocos presentes no projeto uma lista com três opções: Recent Blocks, Favorite Blocks e Blocks From Libraries.
Clicando na opção Recent Blocks a paleta Blocks é imediatamente exibida.
Observe que temos quatro abas a esquerda, cada uma delas cuida de um assunto diferente. Vamos conhecer cada uma dessas abas.
Current Drawing (Desenho atual)
A aba Current Drawing (Desenho atual), que exibe todos os blocos presentes no projeto atual.
Na parte superior da aba é possível usar o campo Filter, para fazer uma busca por nome.
Logo ao lado temos o velho botão Insert, que permite localizar um bloco e carregar para o arquivo atual.
Clicando sobre ele será exibida a janela Select File to insert, onde podemos fazer “como antigamente”, localizar um bloco e carregá-lo para dentro do projeto atual.
Por fim temos o botão de controle de exibição dos blocos, onde podemos escolher o tamanho da miniatura ou alterar para exibir os blocos em uma lista por nome.
A aba Current Drawing acaba sendo a aba mais “tradicional” da paleta Blocks, mas a sua organização já é um baita ganho na hora de localizar e inserir blocos no projeto, principalmente porque para inserir um bloco basta clicar no bloco e mover o mouse para a tela.
Recents (Recentes)
Já a aba Recent (Recentes) exibe os últimos blocos utilizados no AutoCAD, independente do projeto, ou seja, você consegue acessar e utilizar os últimos blocos carregados em outros projetos, eles estando abertos ou não.
Com isso podemos trabalhar em um projeto com blocos que foram utilizados em múltiplos projetos, poupando a necessidade de carregar um bloco específico ou mesmo ficar usando o famoso “Ctrl + C e Ctrl + V).
Favorites (Favoritos)
Já a aba Favorites (Favoritos) você pode ir “alimentando” esta aba com os blocos que você utiliza com maior frequência, para que eles sejam acessados de forma rápida.
Para “Favoritar” um bloco basta clicar com o botão direito sobre ele e selecionar a opção Copy to Favorites.
Imediatamente o bloco é exibido na aba Favorites.
O que é esse “raio amarelinho” aí?
Este raio amarelo indica que o bloco é dinâmico, contendo funcionalidades adicionais. Se quiser saber mais sobre blocos dinâmicos vou deixar o link de alguns artigos que fiz sobre este tema.
Libraries (Bibliotecas)
A aba Libraries é onde a “magia acontece”, pois podemos organizar bibliotecas inteiras aqui.
Em um primeiro momento não vemos muita coisa diferente, mas no topo, a direita, temos um novo ícone, o Block Library (Biblioteca de blocos).
Aqui você pode carregar um único bloco, uma pasta inteira ou mesmo um arquivo com vários blocos dentro. Vou fazer um teste em um arquivo vazio e carregar uma pasta de blocos. Clicando nele temos acesso a janela Select a folder or file Block Library e localizar a pasta desejada.
O cuidado que você deve tomar aqui é o seguinte: Ao localizar a pasta onde os seus blocos estão salvos você não deve abrir a pasta! Deixe a pasta selecionada e clique em Open. Observe que todos os blocos são carregados de uma vez só (dependendo da quantidade, pode demorar um pouco).
No campo superior é exibida a pasta que contém todos os blocos.
A parte mais interessante é que você não precisa ter uma pasta com cada um dos blocos separados. Você pode selecionar um arquivo cheio de blocos que o AutoCAD se encarrega de separar os blocos!
Vou repetir o processo, mas dessa vez vou localizar um arquivo com vários blocos dentro e selecioná-lo.
Neste caso peguei um arquivo bem grande, então levou mais tempo e foram exibidas algumas mensagens, informando que o arquivo esta sendo carregado e a miniatura dos blocos também levou alguns instantes para ser atualizada. Em resumo: não se preocupe, vai dar tudo certo!
Ao final do carregamento, todos os blocos são disponibilizados. Observe que o primeiro bloco tem um “asterisco” antes do nome, pois o arquivo que contém os blocos também é carregado como um bloco, então cuidado para não carregá-lo no projeto, pois ele costuma ser bem pesado.
Se você entendeu a mecânica deste recurso deve ter percebido que o arquivo não precisa ser uma “biblioteca”, mas pode ser um projeto completo, onde todos os blocos do seu projeto serão carregados em forma de biblioteca, não é genial isso?
Não menos importante, conforme você for adicionando bibliotecas, elas vão ficando armazenadas na aba superior, clicando sobe ela podemos visualizar as bibliotecas disponíveis.
Por fim temos o campo Options, onde podemos fazer qualquer ajuste para os blocos que serão inseridos no projeto.
Vou listar abaixo o que cada uma das opções permite fazer.
- Insertion Point – quando ativado você escolhe onde o bloco será inserido clicando no local. Quando desmarcado você pode definir a localização do bloco via coordenadas.
- Scale – Permite alterar a escala do bloco.
- Rotation – Permite alterar a rotação do bloco.
- Auto-Placement – Controla se as sugestões de posicionamento são exibidas quando um bloco é inserido.
- Repeat Placement – Permite inserir o bloco múltiplas vezes sem precisar selecioná-lo novamente na paleta de blocos.
- Explode – Insere e explode o bloco.
A configuração padrão já funciona muito bem, recomendo que você faça alterações nesta janela apenas se for necessário.
Conclusão
A nova paleta de Blocos do AutoCAD permite organizar e trabalhar com um grande volume de blocos otmizando seu fluxo de trabalho e tempo na busca pelos blocos corretos!
Tem alguma dúvida em como usar a paleta de Blocos ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!