Linha de referência e Plano de referência

Linha de referência e plano de referência no Revit, você sabe qual a diferença entre essas ferramentas? Aproveite para aprender agora!

Dentro do Revit, planos de referência são amplamente utilizados no desenvolvimento de projetos e na criação de famílias, porém um outro recurso pouco explorado é a linha de referência, que abre outro leque de possibilidades de aplicação.

Geralmente o que causa confusão é que ambos tem “referência” no seu nome, porém temos diferentes possibilidades de aplicação, sendo assim, nada mais justo do que explicar e comparar ambas ferramentas para que você possa entender melhor a correta aplicação de cada uma.

Plano de referência

No Revit, um plano de referência é um plano de trabalho personalizado utilizado para a criação, alinhamento e posicionamento das geometrias que compõem o seu projeto.

A ferramenta Plano de referência está disponível na aba Arquitetura dentro do painel Plano de trabalho (Projeto) ou na aba Criar (Família) dentro do painel Dados.

linha-de-referência-e-plano-de-referência

Sua representação gráfica varia em função da vista e até mesmo tipo de arquivo (projeto ou família). Em uma vista 2D ele é representado como uma linha tracejada verde, pois estamos vendo apena a sua aresta.

linha-de-referência-e-plano-de-referência

Porém você vai notar que este mesmo plano não é visível em uma vista perpendicular (frontal) ou em uma vista 3D, salvo quando usamos a ferramenta Exibir plano de trabalho Aba Arquitetura > Painel Plano de trabalho), onde uma malha azul mostra o plano ativo para modelagem.

linha-de-referência-e-plano-de-referência

Uma maneira simples de entender um plano de referência é imaginar uma folha de papel, onde em uma vista 2D estamos vendo a sua aresta (espessura da folha) nas demais vistas sua face, onde podemos desenhar no topo ou no verso da folha.

Em um template simples de uma família, temos sempre dois planos de referência, onde a partir deles temos a Vista esquerda/ vista direita e Vista frontal/ vista posterior.

linha-de-referência-e-plano-de-referência

Um plano de referência é infinito e possui apenas um plano de trabalho, que é a sua face. Ele também é totalmente independente de outros elementos do projeto, como eixos ou mesmo níveis de piso.

linha-de-referência-e-plano-de-referência

Se ele é infinito porque ele tem “duas pontas”?

Isso acontece por questão de otimização, para não poluir a sua área de trabalho e permitir que você possa selecioná-lo com maior facilidade. Outro ponto importante é que você pode nomear um plano de trabalho. Basta ir até uma de suas extremidades e clicar sobre “Clique para nomear”.

linha-de-referência

O benefício de nomear os planos de referência é que eles são exibidos dentro da ferramenta Definir plano de trabalho.

linha-de-referência-e-plano-de-referência

E não mesmo importante, você pode usar um plano de referência para definir restrições paramétricas, que nada mais são do que regras que definem como uma geometria deve ser posicionada ou mesmo dimensionada.

O melhor exemplo para isso são famílias onde podemos controlar suas dimensões, associando sua geometria a um ou mais planos de referência e controlando a distância entre estes planos de referência.

linha-de-referência-e-plano-de-referência

Se quiser saber mais sobre a ferramenta plano de referência, vou deixar o link para um artigo completo no link abaixo:

PLANO DE REFERÊNCIA

Agora vamos entender o que é uma linha de referência.

Linha de referência

No Revit, uma linha de referência é um elemento para controlar a posição e orientação de uma geometria que compõe o seu projeto.

A ferramenta esta disponível na aba Criar (Família) no painel Dados.

linha-de-referência-e-plano-de-referência

Sua representação gráfica é uma linha verde contínua e não se altera independente do tipo de vista, porém quando selecionada exibe seus planos de trabalho.

linha-de-referência-e-plano-de-referência

Linhas de referência são finitas, isto é, tem começo e e fim determinados, que é justamente o seu diferencial, uma vez que permitem associar geometrias quando precisamos controlar a rotação ou o o seu movimento.

Outro aspecto importante é que linhas de referência só podem ser utilizadas em famílias, não sendo possível utilizá-las dentro de projetos, com exceção ao se trabalhar com Massa ou modelagem de componente no local.

Linhas de referência “retas” possuem 4 planos de trabalho, onde todos passam pela linha de referência.

Quando a linha esta selecionada, todos os planos são exibidos, mas com auxílio da ferramenta Selecionar plano de trabalho é possível escolher um deles para trabalhar. Para alternar entre o plano de trabalho que você quer, use a tecla Tab.

linha-de-referência-e-plano-de-referência

Podemos criar linhas de referência retas ou curvas, para isso basta ativar a ferramenta e na aba Modificar | Colocar linha de referência temos no painel Desenhar algumas opções para criar linhas retas ou em arco.

linha-de-referência-e-plano-de-referência

Porém, quando trabalhamos com linhas de referência em arco, temos apenas dois planos de trabalho.

linha-de-referência-e-plano-de-referência

O principal uso das linhas de referência é quando precisamos de pontos iniciais e finais bem definido. Uma situação comum de aplicação é quando precisamos permitir a rotação de objetos dentro de uma família, como por exemplo abertura de folhas de portas ou janelas.

linha-de-referência-e-plano-de-referência

Os endpoints das linhas de referência também podem ser bloqueadas em locais específicos, para isso basta usar o comando alinhar e ativar o cadeado no local.

Entendido o que é uma linha de referência, vamos fazer um comparativo com o plano de referência e entender as semelhanças e diferenças entre ambos os recursos.

Plano de referência x linha de referência

Para uma melhor compreensão das ferramentas plano de referência e linha de referência, vou organizar em uma tabela os pontos chaves de ambos.

FuncionalidadePlano de referênciaLinha de referência
DefiniçãoPlano infinito usado na criação, alinhamento e posicionamento de uma geometria.Linha de comprimento determinado usado para controlar a posição e orientação de uma geometria.
OrientaçãoEstende-se infinitamente em todas as direções do plano.Tem orientação e comprimento definido, e pode ser rotacionada.
AplicaçãoUtilizado para alinhar, posicionar e definir planos de construção para elementos no projeto.Utilizado para definir e controlar eixos de rotação e posicionamento de componentes dentro de famílias.
NomearPode ser nomeado.Não pode ser nomeado.
DimensionalidadeDuas dimensões (2D).Uma dimensão (1D).
VisibilidadeVisível em vistas (2D).Visível em qualquer vista.

Conclusão

Apesar de similares, linhas de referência e planos de referência possuem diferentes características que solucionam diferentes problemas no processo de desenvolvimento de projetos e famílias.

Tem alguma dúvida sobre as diferenças entre linha de referência e plano de referência ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Deixe um comentário