Criar um balaústre clássico no Revit é simples e muito mais prático do que sair procurando uma família pronta. Aprenda agora!
Muitos profissionais perdem um tempo valioso procurando uma família de balaústres quando pode simplesmente criá-las do zero em poucos minutos. Um bom exemplo disso são os balaústres clássicos.
Seja em um prédio histórico ou na casa da sua avó, provavelmente você já viu algum balaústre desse tipo, então vamos aprender como criar uma família de forma simples e rápida.
Criar família de balaústre clássico no revit
O primeiro passo é selecionar um template adequado, pra isso vá até a aba Arquivo e em Novo selecione Família.
Na janela Nova família selecione a opção Balaústre métrico-Poste.
Caso nunca tenha criado uma família no Revit, recomendo que antes de prosseguir, leia o artigo abaixo:
CRIAÇÃO DE FAMÍLIAS – FUNDAMENTOS
Na área de trabalho temos alguns planos de referência e parâmetros que vão nos auxiliar na criação do nosso balaústre.
Mas antes de prosseguir precisamos definir um modelo de balaústre, afinal existem vários! Com base em algumas referências que encontrei na internet eu cheguei nas medidas abaixo.
A primeira coisa que precisamos fazer é analisar a forma. Este tipo de balaústre tem a base e o topo quadrados e seu corpo, apensar de ser composto por várias curvas e retas, tem um formato cilíndrico.
Identificadas as formas que vamos trabalhar precisamos preparar o “terreno”. A primeira coisa que precisamos observar é que o template que escolhemos já tem um parâmetro de controle de altura.
Precisamos corrigir a altura dele para 700mm. Para isso vá até a aba Criar e no painel Propriedades clique em Tipos de família.
Na janela Tipos de família localize o campo Altura do balaústre e altere o valor para 700mm.
O próximo passo é a criação dos planos de trabalho que vão separar a base e o topo quadrado do corpo cilíndrico. Para isso vá até a aba Criar e no painel Dados clicar em Plano de referência.
Vamos criar dois planos de referência, um próximo a base e outro próximo ao topo.
E seguida vamos inserir cotas para configurar a altura da base e a altura do topo. Para ajustar a altura basta selecionar o plano de referência e alterar o valor da cota. Não se esqueça de bloquear os valores com o cadeado.
Para facilitar a identificação dos planos de referência vamos selecionar os planos que acabamos de criar e nomeá-los como Base e topo.
Vamos começar criando a base, que por se tratar de um “bloco”, podemos fazer uma extrusão simples. No Navegador de projetos selecione a vista Nível de referência, que corresponde ao nosso “chão”.
Na vista Nível de referência vamos criar quatro planos de referência, para definirmos a forma da base.
Em seguida vamos inserir cotas para ajustar a equidistância e definir o tamanho da base.
Agora basta ajustar as dimensões da base, que tem 180 x 180mm. Para isso basta selecionar os planos de referência correspondentes e alterar o valor exibido nas cotas temporárias.
Feito isso podemos criar a base, onde basta ir até a aba Criar e no painel Formas selecionar a opção Extrusão.
Será habilitada a aba Modificar | Extrusão, onde temos acesso a aba Desenhar para definirmos a forma da nossa geometria. Como precisamos apenas de um quadrado podemos fazer com a ferramenta linha ou quadrado. Lembre-se de colocar o cadeado em todas as linhas.
Para finalizar vá até o painel Modo e clique com Confirmar.
Agora que definimos a geometria podemos definir a altura. Volte para uma vista de elevação e você vai ver a geometria que acabamos de criar. Aqui precisamos apenas ajustar sua altura selecionando a alça e movendo até o plano de referência e ativando o cadeado.
Resolvemos a base, agora precisamos criar o topo. Ainda na vista de elevação vamos até a aba Criar e no painel Plano de trabalho clique em Definir. Escolha a opção Selecionar um plano.
Como a próxima geometria fica na parte superior precisamos selecionar o plano de referência que nomeamos como Topo.
Quando você clicar no plano de trabalho o Revit vai solicitar que você escolha Planta de piso: Nível de referência.
Observe que você voltou para a vista Nível de referência. A diferença aqui é que ao criar uma geometria o Revit vai entender que ela deve ser criada alinhada com o parâmetro Topo. Vá até a aba Criar e no painel Formas escolha a opção Extrusão.
O processo de criação é exatamente o mesmo que usamos para criar a base, inclusive o tamanho é o mesmo, de forma que podemos aproveitar os planos de trabalho. Crie um retângulo e não se esqueça de ativar os cadeados.
Retorne para a vista de elevação e vamos corrigir a altura e colocar o cadeado.
Se quiser dar uma conferida na vista 3D já é possível visualizar a base e o topo modelados.
Agora falta o principal, o corpo do balaústre. Como ele possui uma forma cilíndrica precisamos criar uma extrusão por revolução, que nada mais é do que uma extrusão ao redor de um eixo.
Volte para a vista de Nível de referência e na aba Criar vá ao painel Plano de trabalho e clique em Definir. Escolha a opção Selecionar um plano.
Na vista Nível de referência clique no plano de trabalho Centro (frente/trás).
Na janela Ir para a vista selecione Elevação: Parte frontal.
Agora vamos até a aba Criar vá até o painel Forma e clique em Revolver.
Agora temos acesso a aba Modificar | Criar revolução. Aqui precisamos fazer duas coisas: Desenhar a forma “artística” do balaústre e definir um eixo de revolução. Vamos começar com o desenho da forma.
Se você tiver familiaridade com o AutoCAD o processo é bem tranquilo. Se não tiver não tem muito segredo também. basta usar as ferramentas do painel Desenhar.
Lembre-se que você precisa desenhar apenas “metade” da geometria. Sugiro que comece com as linhas horizontais para definir as alturas. Vamos começar pela parte superior.
Traçadas as linhas horizontais vamos definir as formas. Não se preocupe com os cantos arredondados, acerte as medidas primeiro.
Por fim vamos arredondar onde for necessário. Lembre-se de remover as linhas internas, pois elas tem função apenas de auxiliar a construção.
Agora podemos passar para a parte inferior seguindo a mesma estratégia. Linhas horizontais e detalhes.
Por fim vamos arredondar os detalhes.
Se dermos um zoom parar visualizar o desenho todo você deve estar com algo parecido com a imagem abaixo.
Com isso podemos fazer o trecho mais “orgânico” do balaústre. Para isso vamos começar pela parte inferior onde precisamos criar um ponto de referência a 200mm de distância da base e 20mm do centro.
Agora crie um círculo até encostar na na ponta externa que desenhamos.
Agora vamos conectar uma linha a partir da parte superior até passar pelo círculo que acabamos de criar.
Corte o excesso e já estamos com a forma quase finalizada.
Por fim basta arredondar a parte superior com o valor de 500 usando a ferramenta Arco em concordância.
Agora é só fechar a geometria para inserirmos o Eixo de revolução. Para isso vá até a aba Modificar | Criar revolução e no painel Desenhar clique em Linha de eixo.
Trace um eixo vertical de cima abaixo no centro da geometria.
Feito isso basta ir até o painel Modo e finalizar.
Se você for até a vista 3D já é possível conferir o balaústre pronto!
Observe que eu não me preocupei em parametrizar o balaústre pois o seu tamanho é fixo. A única coisa que vou adicionar aqui é um material. Para isso selecione as três partes do balaústre usando Ctrl e na paleta de Propriedades localize o campo Material.
Clique no “quadradinho” da terceira coluna para adicionarmos um parâmetro de material às geometrias.
Na janela Parâmetro de família associado clique em Novo parâmetro.
Em Propriedades de parâmetro basta definir o nome e deixar como Tipo.
Pode dar Ok nas duas janelas. Agora é só escolher o material desejado indo até a aba Arquitetura e no painel Propriedades clicar em Tipos de família.
Em Tipos de família basta ir até o campo Material e na coluna Valor selecionar o material desejado.
Pronto! Com isso temos um balaústre devidamente configurado. Finalizado o balaústre salve o arquivo.
Um ponto importante aqui é entender que o balaústre é uma parte de uma família, desta forma é necessário carregar o balaústre para o seu arquivo e configurar o guarda-corpo que ele será inserido, desta forma após salvar clique em Carregar no projeto.
O próximo passo é criar o “corrimão” do nosso balaústre.
Criar corrimão balaústre clássico
Um balaústre clássico sempre está inserido sobre uma “mureta” e na parte superior temos um “corrimão” que nada mais é do que uma estrutura que cobre os balaústres. Desta forma precisamos criar os seus respectivos perfis.
O primeiro passo é selecionar um template adequado, pra isso vá até a aba Arquivo e em Novo selecione Família.
Na janela Nova família selecione a opção Perfil métrico corrimão.
Para a criação do corrimão não precisamos de uma modelagem 3D como a realizada no balaústre. Aqui basta um desenho 2D com o seu formato, desta forma você vai notar que a área de trabalho da família tem um leque de ferramentas mais simples.
Para desenhar o nosso perfil vá até a aba Criar o no painel Detalhe clique em Linha.
Agora estamos na aba Modificar | Colocar linhas. Vá até o painel Desenhar para acessar as ferramentas para desenhar o nosso “guarda-corpo”.
Vou começar desenhando a Base com um formato simples. Lembre-se que a base precisa ser igual ou maior que o balaústre. A minha ficou com 200mm de largura.
Terminado o desenho pode salvar o arquivo com o nome de Base_corrimão_clássico. Não se esqueça de carregar o arquivo para o seu projeto clicando em Carregar no projeto.
Crie um novo arquivo usando o template Perfil métrico corrimão. Agora vamos desenhar o “corrimão” do topo. Também vou utilizar um desenho simples.
Terminado o desenho pode salvar o arquivo com o nome de Topo_corrimão_clássico. Não se esqueça de carregar o arquivo para o seu projeto clicando em Carregar no projeto.
Com isso temos as três famílias que precisamos para a criação do guarda-corpo com balaústre clássico.
Agora podemos ir para o projeto e configurar a nova família com balaústre clássico.
Criar guarda-corpo com balaústre clássico
Crie um novo arquivo de projeto e na aba Arquitetura, no painel Circulação clique em Guarda-corpo.
Ao ativar a ferramenta vá até a paleta Propriedades e clique no campo Editar tipo.
Na janela Propriedades de tipo vamos selecionar a opção a família 1100 e clicar em Duplicar. Na janela Nome pode colocar como Guarda-corpo clássico.
Ainda em Propriedades de tipo, vamos começar colocando a base e o topo dos corrimãos, para isso clique em Estrutura do corrimão.
Em Editar corrimão, precisamos adicionar os corrimãos e seus respectivos perfis, para isso clique no botão Inserir.
Aqui precisamos de apenas dois corrimãos: O do Topo e o da Base. Clique em Inserir para adicionar uma nova linha. Vou definir o nome como Inferior e na coluna perfil vou selecionar o perfil Base_corrimão_clássico. Você também pode atribuir um material ao corrimão.
Adicione uma nova linha clicando em Inserir. Desta vez vou nomear como inferior, inserir um deslocamento de 800mm. Não esqueça de selecionar o perfil Topo_corrimão_clássico e atribuir um material. Se tudo estiver correto ficará com na imagem abaixo.
Pode clicar em Ok. De volta a janela Propriedades de tipo clique na opção Colocação do Balaústre.
Na janela Editar colocação do Balaústre temos dois campos principais: Padrão principal e Polos, que são os balaústres que ficam na extremidades e viradas de percurso.
No campo Padrão principal você só precisa ir até a coluna Família de balaústres e selecionar a família que acabamos de criar e na coluna Topo definir o padrão como Topo. No campo Justificar altere para Espalhar padrão para caber.
No campo Polos vamos repetir o processo na coluna Família de balaústre, inserindo o balaústre clássico nas três linhas. Também vamos definir as três opções como topo.
Já na coluna Espaço vamos definir o poste inicial com 0.10m e o poste final com -0.10m, isso vai ajustar os balaústres do início e do final.
Quer saber para que serve cada uma dessas colunas? Vou deixar um artigo completo sobre guarda-corpos onde explico a função de cada um dos campos:
Pode concluir clicando em OK. De volta a janela Propriedades de tipo vamos até o campo Corrimão superior e desmarcamos a opção Usar guarda-corpo superior, pois já temos o elemento superior definido e não queremos um perfil aleatório neste local.
Pronto, com isso já temos o nosso guarda-corpo clássico devidamente configurado. Basta desenhar o seu percurso e conferir.
Ah mas fazer tudo isso dá trabalho!
Dá trabalho mas é uma vez só, depois de pronto é só utilizar, fora que quando você mesmo cria sua família você sabe fazer qualquer tipo de ajuste de forma muito rápida.
Conclusão
A criação de balaústres não é um processo complicado e oferece a liberdade para a criação de um guarda-corpo totalmente customizado, onde você tem total controle das informações da família!
Tem alguma dúvida sobre como criar uma família de balaústre ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!