ARQUITETURA, ESTRUTURA E SISTEMASDESENHO E EDIÇÃOFAMÍLIASREVIT

Guia básico – Guarda-corpo

Guia básico – guarda corpo apresenta pra você as principais funções e parâmetros que podem ser configurados e alguns truques pelo meio. Aprenda agora!

Sem dúvida você já deve ter visto algumas famílias de guarda-corpos no Revit que eram lindas e pensou “vou criar o meu próprio guarda-corpo!” e acabou desistindo por achar complicado demais.

A ideia aqui é apresentar a ferramenta e seus principais recursos, sendo um guia de consulta para que você possa tirar suas dúvidas deforma simples.

FAMÍLIAS DE GUARDA-CORPO

A primeira coisa que você precisa entender aqui é que um guarda-corpo é uma família de sistema, isto é, não podem ser salvas em uma pasta como um sofá ou uma porta. Famílias de guarda-corpo são como as paredes, fazem parte do seu arquivo de modelo (Template).

Você ainda se confunde com isso? Famílias de sistema, carregáveis ou modeladas no local? Fiz uma publicação que pode lhe ajudar, basta clicar no link abaixo:

O QUE SÃO FAMÍLIAS?

Mas e se eu quiser copiar uma família de gurda-corpo para o meu projeto?

A solução é simples, podemos recorrer ao universal Ctrl+C e depois Ctrl+V. Inclusive é muito comum as pessoas compartilharem arquivos cheios de guarda-corpos, onde você escolhe a opção mais interessante, copia e cola dentro do seu arquivo, assim a família escolhida ainda fica disponível para uso.

guia-básico-guarda-corpo

Outro aspecto importante é que uma família de guarda-corpo pode ser hospedada ou não. Famílias hospedadas são aquelas que precisam ser fixadas a outra família. Pense em uma porta ou janela, que obrigatoriamente precisam ser fixadas a uma parede.

No caso do guarda-corpo isto é opcional. Você pode colocar o guarda-corpo diretamente no nível que você esta trabalhando, sobre um piso ou hospedá-lo em um uma rampa ou mesmo uma escada.

guia-básico-guarda-corpo-

Mas como eu insiro um guarda-corpo no meu projeto?

Você deve ir até a aba Arquitetura e no painel Circulação clicar na opção guarda-corpo.

guia-básico-guarda-corpo

Observe que temos duas formas de inserir um guarda-corpo, sendo: Caminho do croqui e Colocar na escada/rampa.

guia-básico-guarda-corpo

A opção Caminho do croqui permite que você desenhe um caminho de qualquer formato para o seu guarda-corpo. Observe que ao clicar na ferramenta o Revit entra em modo croqui, onde todas outras ferramentas são bloqueadas até que você finalize o desenho.

guia-básico-guarda-corpo

Observe que temos agora a aba Modificar|Criar limite do guarda-corpo. Outro detalhe é que na barra de opções temos alguns campos disponíveis. No campo desenhar podemos recorrer as ferramentas de desenho e criar as formas mais variadas de caminhos para a colocação do guarda-corpo.

guia-básico-guarda-corpo

Se o seu guarda-corpo tiver vários segmentos, você pode ativar na faixa de opções o campo Cadeia, dessa forma o Revit entende que o seu guarda-corpo tem vários segmentos.

guia-básico-guarda-corpo

A opção deslocamento também é muito útil. Entenda que o guarda-corpo é criado exatamente sobre a linha que você desenha, mas em alguns casos, por exemplo uma varanda, ele ficaria exatamente na borda, o que é bem ruim. Então você pode colocar um valor de deslocamento para que o guarda-corpo seja criado com o afastamento desejado.

guia-básico-guarda-corpo

Já o campo raio permite que ao fazer qualquer curva o seu guarda-corpo tenha um raio conforme sua preferência.

guia-básico-guarda-corpo

No geral, a ferramenta é super simples. Só temos uma limitação, o caminho tem que ser contínuo. O Revit não permite fazer um guarda-corpo interrompido, caso você tente será exibida uma mensagem de alerta.

guia-básico-guarda-corpo

Ah, mas no que isso atrapalha?

Não muito na verdade, mas tem alguns casos onde isso é bem chato, por exemplo entre colunas.

guia-básico-guarda-corp

Neste caso você precisa criar um guarda-corpo para cada vão, o que é bem chato…

Já a opção Colocar na escada/rampa é mais simples ainda. Basta clicar (em uma escada ou rampa) que a família de guarda-corpo selecionada é colocada, mais simples impossível.

guia-básico-guarda-corpo

Lembrando que para escolher qual modelo de guarda-corpo você vai utilizar basta ir até o painel de Propriedades e escolher um dos modelos de guarda-corpo disponíveis no template que você estiver utilizando.

guia-básico-guarda-corpo

Até aqui sem muitos segredos, afinal o objetivo é que a ferramenta seja simples mesmo. Mas e a personalização do guarda-corpo? Como faço para criar um do jeito que eu preciso? Antes de tudo vamos entender como funciona a estrutura de um guarda-corpo.

COMPONENTES DO GUARDA-CORPO

A primeira coisa que você tem que entender é a estrutura de um guarda-corpo. Podemos resumir em 3 elementos básicos, sendo: corrimão, estrutura do corrimão e balaustre.

guia-básico-guarda-corpo

Cada um desses itens tem um campo específico de configuração e personalização, que permitem combinações incríveis. Selecionando a ferramenta guarda-corpo e no painel Propriedades e clicando Editar tipo temos acesso aos campos de edição.

guia-básico-guarda-corpo

Assim como em todas as ferramentas, não se assuste com a quantidade de opções, entenda mais botões como mais liberdade para personalização. Vamos entender melhor as possibilidades.

guia-básico-guarda-corpo

Separei por cores para ficar mais simples de identificar como as opções afetam os componentes do guarda-corpo. Já os campos em branco afetam o guarda-corpo como um todo. Fique tranquilo que todas as opções serão explicadas. Clique na próxima página e vamos entender como funciona a Estrutura do corrimão.

Autor

Luis André

Luis André

Olá, sou o Luis André é responsável por todo o conteúdo do site QualifiCAD.

Sou arquiteto a mais de 10 anos, e nessa jornada tive que aprender a trabalhar com diversos softwares e aqui eu compartilho tudo o que aprendi ao longo da minha jornada no mundo da arquitetura e construção civil.

Sou mestre em Arquitetura e graduado em arquitetura e urbanismo. Também sou graduado em desenho industrial (projeto do produto).

Tenho certificações como Autodesk Certified Professional (AutoCAD, Revit e 3DS max) e Autodesk Certified Instructor.

Fique a vontade para me adicionar as suas redes sociais! Obrigado por sua visita!

1 Comentários

  1. Avatar
    2 de junho de 2020 at 21:25 — Responder

    excelente tu explicación Luis André, muchas gracias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *