Identificador de elevação interna é para você que precisa exibir até quatro elevações e não tem um símbolo configurado do jeito que gostaria. Aprenda a criar o seu agora!
Projetos arquitetônicos e projetos de interiores um dos elementos que precisamos representar com muita frequência são as vistas internas de um ambiente.
E para uma correta identificação dessas vistas é necessário um simbolo de identificação apropriado, então que tal aprender a criar o seu próprio simbolo de elevação?
IDENTIFICADOR DE ELEVAÇÃO INTERNA
Para acrescentar um identificador de elevação você deve ir até a aba Vista e no painel Criar clicar em Elevação.
Ao clicar em elevação, é carregado um identificador padrão do template de arquitetura. Porém o problema é que se você for até o painel de Propriedades verá que temos apenas duas opções de identificador.
Você precisará criar o seu próprio simbolo de elevação. Para isso é necessário criar uma nova família clicando em Arquivo, selecionando Novo e clicando em Família.
Na janela Nova família, clique na pasta Anotações.
Selecione o arquivo de modelo com o nome Corpo de marca de elevação métrica e clique em abrir.
Assim que você abrir o arquivo de modelo, na sua área de trabalho exibirá dois planos de trabalho e uma janela com uma mensagem.
A mensagem diz:
- Coloque elementos / etiquetas para representar o corpo da marca de elevação.
- Carregue uma família de ponteiros e coloque as instâncias onde você deseja que as setas estejam disponíveis no projeto.
- O ponto de inserção está na interseção dos planos de referência.
- Exclua esta nota antes de usar.
Não se preocupe se não ficou muito claro o que a mensagem quis dizer, no passo a passo a seguir você vai entender o que cada uma quer dizer e o momento correto de aplicá-las. Pode excluir a mensagem.
Observe também que estamos em um outro ambiente de trabalho, então não se assuste quanto aos menus serem totalmente diferentes de um arquivo que desenvolvemos um projeto.
A primeira coisa que você deve fazer é desenhar o identificador de elevação, para isso vá até a aba Criar e no painel Detalhe clique em Linha.
Ao clicar em Linha, você será direcionado para a aba Modificar|Colocar linhas. Aqui você terá as ferramentas de desenho.
Desenhe o identificador de elevação conforme a imagem e medidas a seguir:
As cotas são apenas para você ter uma referência, não precisa colocá-las e se quiser pode personalizar o tamanho e formato do identificador conforme preferir.
Ao finalizar o desenho selecione todas as linhas e rotacione 45°.
Não sabe usar a ferramenta rotacionar no Revit? Veja esta publicação que fiz explicando como usar:
Pronto! Encerramos a primeira etapa. Salve esta família com o nome de Elevação interna.
Agora precisamos criar as “Setas” para cada elevação. Para este processo, vamos usar um recurso chamado de família aninhada.
O que é essa “Família aninhada”?
A grosso modo, Família aninhada é quando temos uma (ou mais) família dentro de outra. Este processo oferece algumas vantagens, que no nosso caso é preservar a orientação do texto e permitir que coloquemos quatro setas de elevação dentro da mesma família, permitindo assim que estas elevações sejam ativadas independentemente, de acordo com sua necessidade.
FAMÍLIAS DE SETA ANINHADAS
Então o que vamos fazer agora é criar mais quatro famílias, uma para cada seta. Mas fique tranquilo, são famílias muito simples. Para ganharmos tempo, selecione as linhas da “caixa” que acabamos de criar e use o comando Ctrl + C.
Agora vamos repetir o processo e criar uma nova Família de Corpo de marca de elevação métrica.
Na área de trabalho da nova família, use o comando Ctrl + V e cole as linhas importadas. Você pode colar em qualquer lugar, mas após colar mova para o centro da área de trabalho.
Para criar a primeira seta, vamos primeiro adicionar o seu respectivo parâmetro, para isso na aba Criar vá ao campo Texto e clique em Legenda.
Clique em qualquer ponto da tela para abrir a janela Editar legenda. Adicione a legenda Nome da vista e dentro de Parâmetros de legenda, no campo Valor da amostra escreva Vista.
Clique em Ok para finalizar. Posicione a nova Legenda na parte superior e não esqueça de centralizar o texto no campo Alinhar na horizontal.
Precisamos acrescentar mais uma legenda, para identificar o número da vista. Vá novamente na aba Criar vá ao campo Texto e clique em Legenda.
Na janela Editar legenda adicione a opção Número de detalhe e em Valor de amostra coloque o valor 0 (zero).
Aqui seria mais interessante trabalharmos com uma fonte de texto maior, porém se você selecionar a Legenda vai observar no campo Propriedades que só temos a opção 2.5mm. Clique em Editar tipo.
Na janela Editar tipo clique em Duplicar.
Renomeie com o tamanho da fonte que deseja usar. No meu exemplo, vou utilizar uma fonte de 4mm.
Antes de finalizar, vá até o campo Tamanho do texto e altere o tamanho da fonte, no meu caso vou alterar para 4mm.
Clique em Ok e altere o tamanho da fonte da legenda para 4mm e centralize o texto.
Antes de prosseguir vamos deletar as linhas deixando apenas o triangulo correspondente a nossa seta.
Agora vamos criar a “seta” propriamente dita. Na aba Criar, dentro do painel Detalhes clique em Região Preenchida.
Você será direcionado para a aba Modificar|Criar limite da região preenchida. Agora é só aproveitar o retângulo que deixamos como referência e desenhar por cima dele a nossa seta.
Quando finalizar o desenho basta confirmar no campo Modo.
As vezes, pode acontecer do preenchimento não ter ficado sólido. Se isso acontecer, basta selecionar a região preenchida e no painel Propriedades clicar em Editar tipo. Na janela Editar tipo, localize o campo Padrão de preenchimento de corte e selecione Preenchimento sólido.
Agora precisamos converter esta família em “seta”, para isso de Esc para garantir que nenhum objeto está selecionado e no painel Propriedades altere o campo Uso de marca de elevação para Ponteiro.
Pronto! Primeira família pronta. Alias de certa forma as quatro famílias estão.
Como assim as quatro estão prontas?
Simples, as famílias são na verdade idênticas, então o que precisamos na verdade é que salvemos esta família quatro vezes com nomes diferentes.
Entenda que este processo é necessário já que não é possível usar uma única família várias vezes e obter resultados diferentes. Então salve esta família com os nomes Seta 1, Seta 2, Seta 3 e Seta 4. Mas conforme as famílias forem salvas vamos carregando elas no arquivo Elevação interna.
O processo é bem simples, salve a primeira seta com o nome de Seta 1. Após salvar vá até o menu superior e no painel Editor de família clique em Carregar no Projeto.
Caso você tenha outros projetos é comum ser exibida a janela Carregar no projeto, então basta selecionar a opção Família Interna (ou o nome que você escolheu para a família).
Insira a Seta 1 no seu arquivo e mova para a posição superior alinhada a geometria que desenhamos anteriormente.
Após fazer o alinhamento sua família deve estar com essa aparência.
Agora você deve voltar ao arquivo Seta 1 (você pode manter o botão Ctrl pressionado e ir apertando a tecla Tab para trocar de arquivo, até chegar novamente ao arquivo Seta 1). De volta ao arquivo você deve salvá-lo como Seta 2 e novamente carregá-lo no arquivo Elevação interna.
Agora você deve rotacionar a família Seta 2 e encaixá-lo na geometria.
Repita o processo criando as famílias Seta 3 e Seta 4. Quando você finalizar sua família deve estar assim.
Agora basta carregar esta família em um arquivo de projeto. Vou carregar para um template que estou desenvolvendo, clicando em Carregar no Projeto.
Ná próxima página vamos para a etapa de configuração do Identificador de elevação.
CONFIGURANDO UM NOVO IDENTIFICADOR DE ELEVAÇÃO
Agora que você carregou o novo identificador, vamos configurá-lo para ser usado no seu projeto. Vá até a aba Gerenciar, clique em Configurações adicionais e selecione a opção Identificadores de elevação.
Aqui você deve Duplicar e criar um novo identificador. Vou chamar o meu de Identificador de elevação interna.
Após confirmar o nome vá ao campo Marca de elevação e localize a família Elevação interna que acabamos de criar e carregar para este arquivo.
Agora vá até a aba Vista e no painel Criar selecione a opção Elevação.
Após clicar em elevação, vá ao painel Propriedades e clicar em Editar tipo. Observe que o identificador de elevação ainda não foi alterado.
Em Editar tipo duplique novamente e nomeie como Identificador de Elevação.
Agora vamos carregar nosso novo identificador de elevação. No campo Identificador de elevação clique para aparecer um botão com 3 pontinhos. Clique neste botão para irmos a janela de identificadores.
Na nova janela (que parece ser a mesma, então fique atento aos campos!) vá no campo superior onde está indicando o Tipo e selecione Identificador de elevação interna (que acabamos de criar).
Agora é só finalizar! Ufa! O identificador está pronto para usar, observe que conforme você se aproxima de uma parede um “traço” aparece dentro do campo correspondente, indicando que a parede foi detectada. Ao clicar uma vista é imediatamente adicionada ao Navegador de projeto.
Para ativar novas elevações basta selecionar o identificador e ir ativando as caixas de vista.
Mas e os números das vistas?
Calma, eles só serão adicionados no momento em que as vistas correspondentes forem colocadas em uma folha, afinal não da para prever sua numeração. Outro detalhe, os nomes Elevação 1 – a, Elevação 1 – b, etc podem ser renomeados, então basta ir diretamente ao navegador de projeto, clicar com o botão direito e selecionar a opção Renomear.
Automaticamente os nomes são corrigidos no identificador.
Pronto! Dá trabalho? Com certeza, mas se você parar para pensar depois de feito você pode salvá-lo em um template e usar sempre que precisar, ou seja você tem trabalho uma única vez e depois o tempo que você economiza durante o projeto é sua recompensa.
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!
Boa tarde Luis, tudo bem? Eu gostaria de saber em qual unidade essa família foi criada pq eu fiz todo o passo a passo em centímetro porém ficou muito grande quando eu carreguei no projeto. SEGUE LINK COM IMAGEM. https://drive.google.com/open?id=1Zz9dXvefMwCwAR4CYnubdUBT8H7PF7r1
OBRIGADO DESDE JÁ!!
Olá MAx,
Foi criado em milímetros.
Um abraço!
Revit deveria ser chamado de Inception