AutoCAD 2019! Conheça as novidades da nova versão! Aqui vou apresentar as principais novidades, melhorias e primeiras impressões desta versão!
Mas como assim já saiu a versão 2019!? Pois é, a Autodesk tem essa política de lançar sua nova linha de produtos com uma certa “antecedência”. Então para você não ficar de fora vou apresentar um compilado dos novos recursos que são oferecidos nesta versão, quais melhorias e minha impressão final.
Mas eu ainda nem vi as novidades da versão 2018!
Calma, eu fiz uma publicação sobre o que teve de novidades, basta conferir no link abaixo:
AUTOCAD 2018! CONHEÇA AS NOVIDADES!
INICIALIZAÇÃO E INTERFACE
Apesar de não ser novidade, uma vez que isso vem desde a versão 2017, ainda temos a janela Migrate Custom Settings, que detecta que temos uma versão anterior a versão 2019 e possibilita migrar as configurações de Interface, settings e Content da versão anterior para a atual, tentando preservar ao máximo customizações feitas por você.
Outra coisa foi que finalmente trocaram a “telinha” de inicialização. Na verdade deram uma modificada sutil, mas muito boa. A paleta de cores adotada deixou a tela mais agradável.
Já a interface geral sofreu otimizações quanto aos ícones. Todos foram redesenhados e tiveram suas formas simplificadas e com cores mais contrastantes, deixando o visual mais agradável.
A StatusBar e o Application menu também tiveram seus ícones otimizados.
A resolução é outro ponto forte, já que nas versões anteriores alguns ícones tinha cores ruins e pareciam que estavam “borrados”. Não chegavam a atrapalhar, mas se eu que não uso óculos ficava incomodado, imagino para que usa.
Apesar dessas melhorias algo que me incomoda a muito tempo persiste, que são as janelas de ferramentas com parte delas atualizadas e parte delas com o design antigo. Vejam a de Layers e a de Dimension.
Custava padronizar tudo?
Saindo da interface vamos ao que interessa, novas ferramentas e recursos.
DWG COMPARE
DWG Compare é sem dúvida a novidade que mais me impressionou. Agora é possível fazer um comparativo entre dois desenhos diferentes para identificar quais alterações foram realizadas no projeto. Como exemplo vou utilizar um projeto de modelo do próprio AutoCAD o Floor Plan Sample. Vou fazer algumas alterações no projeto e vou salvar como Floor Plan Sample (Revisado).
No AutoCAD 2019 vou deixar aberto o arquivo mais recente o Floor Plan Sample (Revisado). Para fazer a comparação entre os arquivos a ferramenta DWG Compare está disponível na aba Collaborate, onde basta clicar no botão DWG Compare.
Ao clicar no botão será exibida a janela DWG Compare, onde no primeiro campo temos o arquivo DWG 1, que no nosso caso já está considerando o arquivo atual, e no campo DWG 2 você deve localizar o arquivo desejado (no meu caso o Floor Plan Sampe).
Observe que o DWG 1 tem uma caixa de cor, que está indicando a cor verde. Já o DWG 2 tem uma caixa de cor que está indicando a cor vermelho. Essas cores são um aspecto importante na etapa de comparar os arquivos. Por enquanto não farei alterações.
Para carregar o segundo arquivo basta clicar no “três pontinhos”.
Ao clicar no botão será exibida a janela Select a Drawing to Compare, onde basta localizar o arquivo desejado.
Após clicar em Open você voltará para a janela DWG Compare e então basta clicar em Compare.
Dependendo do tamanho dos arquivos e das diferenças entre ambos, pode demorar uns instantes até que o arquivo seja carregado. Após o carregamento perceba que as cores dos objetos mudaram.
Lembra quando eu mencionei sobre as cores do DWG 1 e DWG 2? Então, a cor verde (DWG 1) identifica o que foi alterado em relação ao arquivo original (DWG 2). Já a cor vermelho (DWG 2) indica como os elementos projeto estava antes da alteração. Já a cor cinza identifica o que não sofreu alterações.
Aqui cabe uma observação, a sequência na qual você compara os arquivos. Fique atento a isso pois as cores verde e vermelho não são relacionadas a “antes da revisão” e “depois da revisão” e sim à “o que o arquivo 1 tem de diferente do arquivo 2”.Tanto é que estas cores podem ser alteradas.
Em alguns casos, de acordo com as alterações realizadas temos a sobreposição de linhas, para permitir uma melhor análise é possível reordenar a sobreposição dos arquivos facilitando a visualização das alterações/diferenças entre ambos.
Perceba que no menu Ribbon temos uma aba de contexto chamada Collaborate, onde no painel Comparison temos as opções de Draw order, que permite inverter a sobreposição de comparação.
E logo ao lado também temos 3 campos, sendo:
- DWG 1: “Aqui aparece o nome do primeiro arquivo”.
- DWG 2: “Aqui aparece o nome do segundo arquivo”.
- Common to Both: Este campo controla a cor/exibição dos objetos que não sofreram alterações.
Estas opções são fundamentais para efetuar o comparativo entre ambos arquivos. Ao lado de cada campo temos uma lâmpada que permite exibir/ocultar qualquer uma das categorias.
As cores que são utilizadas podem ser alteradas tanto na janela DWG Compare como na aba Comparison, clicando diretamente sobre a cor e acessando a janela Select Color.
Outro aspecto importante a ser entendido aqui é que o AutoCAD está com dois arquivos abertos dentro de um mesmo arquivo. Se quiser abrir separadamente os arquivos sem finalizar o comparativo, ir ao arquivo desejado (DWG 1 ou 2) e clicar na pasta localizada ao lado direito.
Note que o arquivo será aberto em uma outra aba.
Ainda sobre o assunto “dois arquivos abertos dentro de um só”, o AutoCAD interpreta isso como um Xref, porém de um jeito um pouco diferente. Na StatusBar (menu inferior) temos o ícone Manage Xref ativado, o que indica que temos referências externas.
Porém ao clicar no ícone e acessarmos a janela External Reference não são exibidos dois arquivos e sim um único arquivo com o nome dos dois!
Outro aspecto importante são os Layers. eles aparecem duplicados, seguidos de _DWG 1 ou _DWG 2, tendo suas cores originais exibidas na caixa de layers. Apenas Layers diferentes não se repetem, como um teste que fiz criando a camada LAYER NOVO.
Por fim na aba Comparison temos o botão Drawing Information, que dá acesso a uma janela com as informações de ambos os arquivos.
Clicando no botão Insert in the Drawing é possível inserir uma tabela com essas informações diretamente neste arquivo.
Temos outro painel chamado Compare Filter onde você pode ativar/desativar Textos e Hachuras. O texto por padrão vem ativado, afinal é um item importante, já o hachura vem desativado, o que é bem sensato já que as hachuras de um arquivo só são suficientes para travar o projeto imagine com dois projetos!
E por fim temos o painel Change Set que controla a nuvem de revisão que é inserida automaticamente ao redor das áreas que sofreram alterações.
Aqui é possível ativar ou desativar as nuvens de revisão, controlar o formato e espaçamento em relação aos objetos identificados.
No campo inferior é possível alternar entre as áreas identificadas pela Revision Cloud. Basta ir clicando nas setas que o AutoCAD se encarrega de dar zoom na área.
Finalmente uma ferramente que agrega algum conteúdo ao AutoCAD, já que as últimas atualizações tiveram muito pouca coisa significativa. Vamos ao próximo recurso, as funcionalidades para acessar arquivos via web ou App.
VIEWPORTS
Tivemos novidades importantes aqui! Nas versões anteriores na área de layout você criava uma Viewport e depois configurava qual área do desenho seria exibida pela Viewport, no AutoCAD 2019 além desta opção, você pode usar vistas personalizadas do ambiente Model.
Lembrando que já ensinei como criar vistas personalizadas no AutoCAD, caso não tenha visto ainda, clique no link abaixo:
O processo é bem simples. No ambiente Model, vá até a aba View e no painel Named Views clique em New View.
Na janela New View / Shot Properties De um nome para a vista. Em seguida observe que logo abaixo temos o campo Boundary, neste campo temos duas opções Current Display (Usar a vista atual) e Define Window (Definir a vista). Selecione Define Window e clique em Ok.
Observe que a tela ficara com um fundo cinza e o restante com a exibição normal. A área “normal” corresponde a visualização de tela que você estava antes de clicar em New View. Agora basta você criar uma caixa de seleção com o local onde você deseja que a vista será criada (lembrando que está vista será transformada em uma Viewport no Layout.
Ao finalizar clique em Ok. Observe que no painel Named Views é possível acessar uma vista com o nome que você criou. Ao clicar sobre ela o AutoCAD da zoom exatamente na área que você selecionou.
Você também pode acessar essa vista diretamente no model, indo até o Viewport Controls (menu no canto superior esquerdo) e clicando em Top, Custom model views e selecionando a vista criada.
Feito isso vamos para o Layout, clicando no menu inferior esquerdo.
Quando você está no Layout o AutoCAD exibe a aba de contexto Layout, que sofreu algumas alterações no painel Layout Viewports em relação a versão anterior.
Quer dizer que o jeito de criar Viewports mudou??
Não, quer dizer que temos um método EXTRA de trabalhar com viewports. Na verdade o que temos de adicional é utilizar Named Views (vistas nomeadas) criadas no model como Viewports, para isso basta clicar em Insert View que as vistas que você criou no AutoCAD serão exibidas logo abaixo.
Observe que você pode inclusive clicar no botão New View e criar novas vistas nomeadas.
Para utilizar uma vista nomeada basta selecioná-la em Insert View. Onde basta posicioná-la no local desejado. Para alterar a escala da Viewport você pode selecionar a viewport que será exibida uma seta, que permite escolher a escala diretamente na Viewport.
Esse “triangulozinho” é outra novidade das Viewports. Agora independente de uma Viewport ter sido criada com uma vista ou no processo tradicional, ao selecioná-la a seta é exibida, onde basta selecionar a escala desejada.
Mas eu trabalho em metros e essas escadas estão desconfiguradas!
Também já fiz uma publicação explicando como configurar suas escalas personalizadas, caso não tenha lido ainda clique no link abaixo:
CONFIGURAR ESCALA DE IMPRESSÃO [LAYOUT E VIEWPORT]
SHARED VIEWS (VISTAS COMPARTILHADAS)
O A360 sofreu algumas mudanças, onde antes tínhamos a aba A360 agora entrou a aba Collaborate, que alem da opção DWG Compare, que analisamos acima, temos a opção Shared Views (vistas compartilhadas).
Clicando em Shared Views será exibida a aba Shared Views onde é possível criar vistas de compartilhamento. Basta clicar na opção New Shared View.
Após clicar em New Shared View será exibida uma janela para você compartilhar a vista atual online.
Clicando em Share, será exibida uma mensagem alertando que o processo de compartilhamento está sendo executado no background e caso necessário você poder continuar trabalhando.
Quando o processo for finalizado será exibido um balão de alerta no canto da tela.
Clique no botão View in Browser para acessar o link, que você será direcionado para a página www.viwer.autodesk.com, diretamente na vista que você compartilhou.
O mais legal aqui é que qualquer pessoa com ou sem AutoCAD pode acessar e visualizar a vista compartilhada, podendo além de navegar inserir marcas de revisão e comentários com as ferramentas disponíveis no navegador.
Eu fechei o balão de alerta sem querer! E agora?
Calma, é só clicar no botão Refresh da janela Shared Views. Assim a vista compartilhada é exibida na lista.
Assim você pode compartilhar alterações e revisões com toda equipe sem a necessidade de todos terem o AutoCAD.
EXTERNAL REFERENCES (XREF)
O Xref também foi agraciado com algumas melhorias, mais especificamente quanto aos layers do arquivo de referência externa (xref). Não sabe trabalhar com xref? Veja a publicação que fiz explicando como utilizar esse recurso indispensável.
Para exemplificar vou criar um arquivo novo e trazer o arquivo Floor Plan Sample como um arquivo Xref.
Até aqui nenhuma alteração, mas vá até o Layer Properties e perceba que o campo Filter alguns campos foram criados automaticamente.
Isso já acontecia em versões anteriores porém a novidade fica a cargo do campo Xref, que conforme alterações que forem realizadas nas camadas como congelar, desligar, trocar a cor, etc faz com que um filtros chamado Xref Overrides (Xref “modificados”) seja gerado automaticamente permitindo um controle muito preciso das alterações.
De acordo com o tipo de alteração, novos filtros são criados.
Para ter um panorama mais completo das alterações você pode clicar no botão Toggle Override Highlight (Destacar itens alterados) que destaca em azul todas as camadas que sofreram alterações.
Também é possível resetar as alterações realizadas, tanto todas de uma vez só bem como parcialmente, como por exemplo, desfazer a ação de congelar, isso reverte apenas os layers congelados. Para isso clique com o botão direito no filtro Xref Overrides, selecione a opção Reset xref layer properties e escolha a opção desejada.
Para quem trabalha com xref estas novas funcionalidades vem bem a calhar.
AUTOCAD WEB E MOBILE APP
Agora a temos o “novo” AutoCAD online. As aspas são em virtude desta opção ser uma repaginada no A360 que já era disponibilizado nas versões anteriores, porém a comunicação ficou um pouco mais direta. No menu Quick Access (Acesso rápido) podemos ver dois novos ícones, o Open From Web & Mobile e Save to Web & Mobile.
Ambos também estão disponíveis no Application Menu (Menu de aplicação) Dentro dos campos Open e Save.
Utilizando novamente o arquivo Floor Plan Sample vou clicar em Save To web & mobile e como estou ativando este recurso pela primeira vez é necessário realizar a instalação do plug-in Save to AutoCAD Web and Mobile.
Após aceitar os termos pode clicar em install. Após a instalação a janela Save in AutoCAD Web & Mobile Cloud Files será exibida.
Agora basta clicar em Save. Agora você deve abrir o Google Chrome (testei no Opera e no Edge e ambos não abriram) e acessar o site https://web.autocad.com e fazer login na sua conta para acessar o arquivo na plataforma online.
Para a minha surpresa diversos arquivos que eu nem lembrava que existiam estavam lá. Provavelmente migraram do A360.
Um ponto extremamente negativo aqui foi quanto ao não reconhecimento da miniatura do arquivo. Principalmente pelo fato de que o arquivo é o que vem junto do AutoCAD quando ele é instalado, então não tem desculpa.
Achei a interface bem interessante e “pé-no-chão”. Digo pé-no-chão no sentido de não querer ser um autoCAD no navegador, o que seria completamente inviável. A proposta é abrir o arquivo, visualizar, tirar uma medida ou outra e fazer uma anotação aqui e ali. E é só, mais que isso seria arrumar dor de cabeça desnecessária.
CONCLUSÃO
Depois de dois anos de versões sem nada significativo (fora a ferramenta de importação de PDF) essa versão deu mais um folego para o AutoCAD. Não pretendo cair na discussão se o AutoCAD vai ou não ser descontinuado por causa do Revit, principalmente pelo fato de que o AutoCAD é um programa de representação gráfica, ou seja, não é exclusivo de arquitetura e de nenhum outro segmento.
Acredito que ainda cabem uma série de ferramentas no AutoCAD, principalmente os recursos 3D, como por exemplo, um renderizador de verdade (Arnold?). Mas ainda é um dos softwares que oferece um leque amplo de recursos e que é um dos mais populares do segmento, mesmo com o constante surgimento de softwares especializados.
Então, longa vida ao AutoCAD!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!
Excelentes comentários como sempre!
Ótima revisão !!
Muito bem explicado!!!
Boa tarde, estou testando a versao 2019 (utilizava a 2014 pois o software Tecnometal que possuia era 2014 e o cad nao podia ter superior) porem uma coisa que estranho muito é ao segurar clicado em um item ele nao aparece os demais comandos abaixo e sim ao clicar ele abre uma janela nova, tem como deixar no jeito antigo?
Olá Henri,
Poderia me enviar um print do problema? Não entendi que janela é essa.
Um abraço!
ola amigo no meu cad 2021 aqueles quadradinhos que apareciam para gente digitar as medidas dos retangulos, ou entao q davam a medida com o distance nao estao aparecendo!!!!! eles ajudavam muito. como faço para eles voltarem? desde ja agradeço
Olá Livia,
Provavelmente você desabilitou a opção Dynamic Input, para ativá-la basta pressionar a tecla F12.
Um abraço!