Converter família local em uma família carregável é um problema que você ainda vai passar por ele então antes que aconteça já aprenda a resolver de uma vez!
O Revit oferece diversos recursos para você criar suas famílias e um deles é a Modelar no local, que está disponível na aba Arquitetura, no painel Construir.
Este recurso permite que ao invés de você ser direcionado para um novo arquivo de criação de famílias você possa criar sua família diretamente no seu projeto, o que acaba sendo muito vantajoso em diversos casos, principalmente quando a família tem uma relação direta com os elementos do seu projeto.
Se você parar o mouse sobre a ferramenta Modelar no local vai ver que o exemplo que aparece já deixa isso bem claro, já que seria complicado modelar uma mesa como essa em outro arquivo fora do seu projeto.
Antes de iniciarmos é importante que você saiba a diferença entre os tipos de famílias possíveis de serem utilizadas dentro do Revit. Em resumo temos três tipos sendo:
- Famílias de sistema;
- Famílias carregáveis;
- Famílias no local;
Quer aprender mais sobre famílias? Veja esta publicação que fiz explicando em detalhes a diferença entre elas. Basta clicar no link abaixo:
Agora que você já sabe o que é uma família vamos aprender como transformar uma família no local em uma família carregável.
CONVERTER FAMÍLIA LOCAL EM FAMÍLIA CARREGÁVEL
Como exemplo vou usar um guarda-roupa simples que modelei exclusivamente para esta publicação.
Para realizar a conversão é necessário que você selecione a família e na aba Modificar clique na opção Editar no local.
Observe que agora você está no modo de Edição/Criação de família, mas no nosso caso vamos usar um gambiarra macete que é criar um grupo com as geometrias que compõe a família local. Para isso selecione todos objetos e na aba Modificar, ir ao painel Criar e escolher a opção Grupo.
Será exibida a janela Criar grupo de modelos, onde você deve escolher um nome. Eu particularmente recomendo que de o nome que a família carregável terá, então vou chamar guarda-roupa-casal.
Nunca trabalhou com grupos no Revit? Fiz uma publicação mostrando as vantagens desta ferramenta. Se quiser aprender mais acesse o link abaixo:
Ao finalizar a criação do grupo, pode clicar em Ok.
Deixe o grupo selecionado e vá até a aba Arquivo, selecionar a opção Salvar como e no campo Biblioteca escolha a opção Agrupar.
Observe que será exibida a janela Salvar grupo e o campo do nome vem escrito O mesmo que o nome do grupo. Se você tiver dado um nome adequado ao grupo (como eu fiz) nem precisa se preocupar em preencher o nome, basta selecionar o local que deseja salvar o grupo e clicar em ok.
Pronto! Agora basta ir ao local que você salvou o arquivo e visualizar o seu arquivo de extensão .RFA.
Caso você não tenha percebido a extensão RFA se refere a Revi family (Família Revit), ou seja, o guarda-roupa já é uma família carregável.
Como assim? Mas a gente não criou um grupo?
Aí é que está. Para salvarmos um grupo em uma pasta ele é transformado em uma família. Desta forma além de se tornar carregável temos acesso agora a possibilidade de inserir parâmetros e outras funcionalidades a família. Antes de carregar a família no seu projeto recomendo que abra o arquivo e posicione a família corretamente.
Mas ela já não está correta? O que deu de errado?
Calma. É que um problema comum é que a família não esteja centralizada ou no nível correto, já que a referência de coordenadas que o Revit utilizou foi a do arquivo de projeto.
Abra o arquivo da família e confira as vistas de planta e elevações.
Observe que minha vista de Planta está ok, porém a minha vista de elevação está com o guarda-roupa a 3100 de altura!
Por que isso aconteceu?
No meu caso foi porque a minha modelagem local foi feita no segundo pavimento do projeto, logo ele está usando esta informação equivocada na família. A correção é simples, basta alterar a cota de nível para zero.
Se na sua família forem necessárias alterações como movimentar, rotacionar, etc. Você deve realizá-las e depois salvar o arquivo. Isso vai poupar eventuais problemas no seu projeto. Ao finalizar as alterações/correções você pode salvar carregar a família no seu projeto.
Pronto! Visualmente não teremos alterações (a menos que você as tenha realizado). E além da possibilidade de incluir parâmetros a sua família você pode utilizá-la em outros projetos!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Gostaram? Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!
muito bom. excelente pelas vossas dicas .
Me passa o teu telefone, que preciso te encontrar pra te dar um abraço! MUITO OBRIGADO, amigo!
Olá amigo! Quando fui salvar agrupar não apareceu a opção de extensão .rfa, apenas .rvt. Como proceder? Obrigado!
Olá Rodrigo,
Você está salvando como biblioteca > agrupar ou como projeto?
Um abraço!
Excelente tutorial, obrigado por compartilhar.
Ótimo conteúdo, bem didático! obrigada por compartilhar o seu conhecimento!!