MODELAGEMFAMÍLIASREVIT

Converter família local em carregável

Converter família local em uma família carregável é um problema que você ainda vai passar por ele então antes que aconteça já aprenda a resolver de uma vez!

O Revit oferece diversos recursos para você criar suas famílias e um deles é a Modelar no local, que está disponível na aba Arquitetura, no painel Construir.

converter-família-local-em-componente

Este recurso permite que ao invés de você ser direcionado para um novo arquivo de criação de famílias você possa criar sua família diretamente no seu projeto, o que acaba sendo muito vantajoso em diversos casos, principalmente quando a família tem uma relação direta com os elementos do seu projeto.

Se você parar o mouse sobre a ferramenta Modelar no local vai ver que o exemplo que aparece já deixa isso bem claro, já que seria complicado modelar uma mesa como essa em outro arquivo fora do seu projeto.

converter-família-local-em-componente

Antes de iniciarmos é importante que você saiba a diferença entre os tipos de famílias possíveis de serem utilizadas dentro do Revit. Em resumo temos três tipos sendo:

  • Famílias de sistema;
  • Famílias carregáveis;
  • Famílias no local;

Quer aprender mais sobre famílias? Veja esta publicação que fiz explicando em detalhes a diferença entre elas. Basta clicar no link abaixo:

REVIT – QUE SÃO FAMÍLIAS?

Agora que você já sabe o que é uma família vamos aprender como transformar uma família no local em uma família carregável.

CONVERTER FAMÍLIA LOCAL EM FAMÍLIA CARREGÁVEL

Como exemplo vou usar um guarda-roupa simples que modelei exclusivamente para esta publicação.

converter-família-local-em-componente

Para realizar a conversão é necessário que você selecione a família e na aba Modificar clique na opção Editar no local.

converter-família-local-em-componente

Observe que agora você está no modo de Edição/Criação de família, mas no nosso caso vamos usar um gambiarra macete que é criar um grupo com as geometrias que compõe a família local. Para isso selecione todos objetos e na aba Modificar, ir ao painel Criar e escolher a opção Grupo.

converter-família-local-em-componente

Será exibida a janela Criar grupo de modelos, onde você deve escolher um nome. Eu particularmente recomendo que de o nome que a família carregável terá, então vou chamar guarda-roupa-casal.

Nunca trabalhou com grupos no Revit? Fiz uma publicação mostrando as vantagens desta ferramenta. Se quiser aprender mais acesse o link abaixo:

CRIAR GRUPOS NO REVIT

Ao finalizar a criação do grupo, pode clicar em Ok.

Deixe o grupo selecionado e vá até a aba Arquivo, selecionar a opção Salvar como e no campo Biblioteca escolha a opção Agrupar.

converter-família-local-em-componente

Observe que será exibida a janela Salvar grupo e o campo do nome vem escrito O mesmo que o nome do grupo. Se você tiver dado um nome adequado ao grupo (como eu fiz) nem precisa se preocupar em preencher o nome, basta selecionar o local que deseja salvar o grupo e clicar em ok.

converter-família-local-em-componente

Pronto! Agora basta ir ao local que você salvou o arquivo e visualizar o seu arquivo de extensão .RFA.

converter-família-local-em-componente

Caso você não tenha percebido a extensão RFA se refere a Revi family (Família Revit), ou seja, o guarda-roupa já é uma família carregável.

Como assim? Mas a gente não criou um grupo?

Aí é que está. Para salvarmos um grupo em uma pasta ele é transformado em uma família. Desta forma além de se tornar carregável temos acesso agora a possibilidade de inserir parâmetros e outras funcionalidades a família. Antes de carregar a família no seu projeto recomendo que abra o arquivo e posicione a família corretamente.

Mas ela já não está correta? O que deu de errado?

Calma. É que um problema comum é que a família não esteja centralizada ou no nível correto, já que a referência de coordenadas que o Revit utilizou foi a do arquivo de projeto.

Abra o arquivo da família e confira as vistas de planta e elevações.

converter-família-local-em-componente

Observe que minha vista de Planta está ok, porém a minha vista de elevação está com o guarda-roupa a 3100 de altura!

Por que isso aconteceu?

No meu caso foi porque a minha modelagem local foi feita no segundo pavimento do projeto, logo ele está usando esta informação equivocada na família. A correção é simples, basta alterar a cota de nível para zero.

Se na sua família forem necessárias alterações como movimentar, rotacionar, etc. Você deve realizá-las e depois salvar o arquivo. Isso vai poupar eventuais problemas no seu projeto. Ao finalizar as alterações/correções você pode salvar carregar a família no seu projeto.

converter-família-local-em-componente

Pronto! Visualmente não teremos alterações (a menos que você as tenha realizado). E além da possibilidade de incluir parâmetros a sua família você pode utilizá-la em outros projetos!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

2 Comentários

  1. csousa
    3 de dezembro de 2018 at 09:52 — Responder

    muito bom. excelente pelas vossas dicas .

  2. MARCO
    1 de abril de 2019 at 13:32 — Responder

    Me passa o teu telefone, que preciso te encontrar pra te dar um abraço! MUITO OBRIGADO, amigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *