Folha com Tabela de revisão – Revit

A ferramenta tabela de revisão do Revit oferece uma série de recursos para administrar e controlar todas alterações do seu projeto. Se você não sabe como usar ou ainda tem dúvidas aproveite e aprenda agora!

O uso de revisões de projeto se faz necessário no decorrer do desenvolvimento de qualquer tipo de projeto, principalmente quando temos diversos profissionais envolvidos e cada etapa necessita de estágios como alterações aprovações.

nuvem-de-revisão

Porém a ferramenta revisão do Revit não se resume a uma simples “nuvenzinha”, mas sim a um completo sistema de controle de alterações, facilitando muito o controle e aprovação das revisões. Vamos conferir seus principais recursos.

TABELA DE REVISÃO NO REVIT

A tabela de revisão, ou conforme a NBR 10.582 – Apresentação da folha para desenho técnico, “Tábua de revisão”, consiste em um campo destinado ao registro de correções, alterações ou acréscimo de informações após a aprovação do projeto ou folha.

nuvem-de-revisão

Esta tabela deve ser inserida na respectiva folha onde as revisões foram realizadas, contendo as seguintes informações:

  • Identificação da revisão (nº ou letra que determina a sequência da revisão);
  • Informação do assunto da revisão;
  • Responsável pela revisão;
  • Data da revisão.

A criação da tabela de revisão é realizada dentro da família de uma folha, então basta selecionar a folha do seu projeto e na aba Modificar | Blocos de margem e carimbo clicar em Editar Tipo.

nuvem-de-revisão

Não tem uma folha personalizada e quer aprender a criar uma? Vou deixar o link de uma publicação com um passo a passo completo para você criar a sua folha personalizada:

CRIAR FOLHA COM CARIMBO – REVIT

Observe que o Revit irá mudar sua interface exibindo um novo leque de ferramentas de edição.

nuvem-de-revisão

Para criar a nossa tabela de revisão, basta ir até a aba Vista e no painel Criar clicar em Tabela de revisão.

nuvem-de-revisão

Você será direcionado para a janela Propriedades da revisão. Aqui podemos configurar os campos necessários para a criação da nossa Tabela de revisão.

nuvem-de-revisão

Aqui temos quatro abas, onde cada uma cuida de um tipo de informação da nossa tabela de revisão. Vamos começar pela aba Campos, onde podemos escolher quais campos de informação podemos incluir na nossa tabela.

Observe que temos duas caixas onde em Campos disponíveis podemos selecionar os campos desejados e do lado temos a Campos tabelados (na ordem), que exibe os campos que já foram selecionados para a nossa tabela de revisão.

nuvem-de-revisão

Infelizmente não é possível criar campos personalizados, então você tem que “se virar” com esses. Vamos entender o que cada um significa:

  • Sequência da revisão – indica a sequência geral de revisões.
  • Número da revisão – Valor numérico ou alfabético para indicar a revisão correspondente.
  • Descrição da revisão – Breve descrição do que a respectiva revisão altera no projeto.
  • Data da revisão – Data em que a revisão foi realizada.
  • Emitido para – Quem será o responsável pela realização da alteração do projeto.
  • Emitido por – Quem fez a revisão indicada no projeto.

Você também pode reordenar os campos, para isso basta selecionar o campo desejado que os botões Mover parâmetro serão exibidos. Eu particularmente faço alguns ajustes na sequência dos campos.

nuvem-de-revisão

As demais abas só são utilizadas em casos mais específicos de personalização, mas mesmo assim vou fazer uma breve descrição de cada uma delas.

Na aba Classificar/Agrupar podemos definir como a sequência de revisões será organizada. Observe que já temos a classificação definida por Sequência de revisão, que já é o suficiente para a correta exibição das revisões.

nuvem-de-revisão

Em formatação podemos personalizar o resultado exibido em cada um dos campos, porém a formatação padrão já nos confere o resultado necessário.

nuvem-de-revisão

Por fim temos a aba Aparência, que cuida das questões “estéticas” da nossa tabela de revisão.

nuvem-de-revisão

Na aba aparência eu costumo fazer algumas alterações. No campo Construir tabela, eu altero para De baixo para cima, de forma que cada vez que uma nova revisão foi adicionada ao projeto uma nova linha será adicionada na parte de cima da tabela.

nuvem-de-revisão

Desta forma não corremos o risco de conforme revisões são adicionadas ao projeto, as linhas passem por cima do carimbo da folha. Para finalizar basta clicar em Ok que a nossa tabela de revisão é criada.

nuvem-de-revisão

Dica importante! Caso seja necessário acessar novamente a janela Propriedades da revisão, é comum que a janela de Propriedades não exibir as informações da tabela de revisão. Isso pode ser facilmente resolvido indo até o Navegador de projetos e clicando na respectiva tabela de revisão.

nuvem-de-revisão

Para inserir a tabela de revisão na sua folha, basta ir até a vista da sua folha, no Navegador de projetos selecionar a Tabela de revisão e arrastar para dentro da sua folha.

nuvem-de-revisão

Ao selecionar sua tabela de revisão é possível ajustar a largura das colunas, assim você pode definir o espaço adequado para cada campo. Por exemplo, o campo Descrição da revisão é um que exige um pouco mais de espaço.

Para isso basta usar as alças (triângulos azuis) para fazer os ajustes desejados.

nuvem-de-revisão

A configuração padrão da fonte utilizada na tabela é relativamente grande, então você pode a qualquer momento voltar na sua tabela e nas janela de Propriedades acessar o campo Aparência.

nuvem-de-revisão

Na aba Aparência, no campo Texto, temos os campos de Texto do título, Texto do cabeçalho e Corpo do texto, sendo que nos três, a configuração é Padrão. Aqui podemos usar algo entre 2,0 e 2,5mm de altura.

nuvem-de-revisão

Agora temos um resultado mais adequado para a nossa tabela de revisão.

nuvem-de-revisão

Um detalhe interessante é que você pode alterar o título dos campos, da forma que for mais eficiente para exibir as informações de revisão Basta ir até a tabela e clicar no títulos desejados para conseguir fazer as alterações.

nuvem-de-revisão

Lembre-se que por mais que você altere o nome do campo, ele continuará exibindo as informações originais.

Finalizadas as alterações, não se esqueça de salvar a família de folha, em seguida você pode carregá-la no seu projeto clicando no campo Carregar no projeto.

nuvem-de-revisão

Com isso a nossa folha passa a ter uma tabela de Revisão, que conforme as revisões forem adicionadas ao projeto, o campo é preenchido automaticamente, proporcionando um controle refinado das alterações e alterações do projeto.

nuvem-de-revisão

Caso você não saiba como inserir e configurar as revisões e criar nuvens de revisão do seu projeto, vou deixar um link com o passo a passo completo do processo logo abaixo:

NUVEM DE REVISÃO – REVIT

CONCLUSÃO

A criação de uma folha com uma tabela de revisão é um importante recurso de controle de todas as alterações e revisões do seu projeto durante a etapa de desenvolvimento, se mostrando uma ferramenta essencial para qualquer profissional.

Tem alguma dúvida no processo criação de uma folha com tabela de revisão ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

2 comentários em “Folha com Tabela de revisão – Revit”

  1. Existe uma forma de deixar oculta a tabela de revisão quando não tiver nenhuma revisão (ex: 1a liberação).
    Quando for criada a primeira revisão de alteração ela ativar/aparecer de forma automática?

    Responder
  2. Oi Luis, teria como quando for criar a documentação (DWG ou PDF), puxar no sufixo da nomenclatura do arquivo a revisão da folha conforme a tabela de revisão?

    Parabéns e obrigado por compartilhar seu conhecimento, muito conteúdo show!

    Responder

Deixe um comentário