ANOTAÇÕESORGANIZAÇÃOREVIT

FORMATAÇÃO DE TABELAS – REVIT

Formatação de tabelas no Revit é algo simples, porém merece atenção para que os dados quantitativos obtidos sejam apresentados de forma clara dentro do seu projeto. Aprenda agora!

Uma das grandes vantagens de se utilizar o Revit é justamente a possibilidade de se fazer a extração de quantitativos do seu projeto e organizá-los em uma tabela. Já fiz algumas publicações sobre o tema, inclusive se quiser aproveitar a oportunidade para dar uma conferida vou disponibilizar logo abaixo os links:

TABELA DE QUANTIDADE NO REVIT

TABELA, DADOS E PARÂMETROS – REVIT

Certo, mas uma coisa é a extração de dados e outra é a formatação. As vezes são questões puramente estéticas (pra deixar bonito mesmo), em outras já são problemas relacionados a espaço, ou seja, a “logística” que fazemos para a tabela caber dentro da folha.

Não é para menos que o Revit nos oferece uma aba completa de recursos de formatação das tabelas, porém muitos não dão a devida importância para esta aba.

formatação-de-tabelas

Ah, mas é igual ao Excel…

Não, não é. Alguns recursos são bem parecidos, para não dizer iguais, mas no Excel você preenche cada uma das células com as informações e trabalha com aqueles dados, aqui o Revit faz esse preenchimento, tanto é que você praticamente não faz edições diretamente dentro de cada célula.

Um outro aspecto importante é que muitos dos recursos apresentados nesta aba são encontrados dentro da janela Propriedades da tabela, porém os resultados podem ser um pouco diferentes ou mesmo limitadas, logo é importante entender o que a ferramenta esta oferecendo.

formatação-de-tabelas

Portanto, a proposta aqui é apresentar todos os campos e algumas possibilidades de formatação, permitindo organizar sua tabela de dados da melhor forma possível. Aproveitando a própria organização do Revit, vou apresentar cada um dos campos e seus respectivos ajustes.

formatação-de-tabelas

O termo Dados sou eu que estou adotando, acho que deixa as informações mais claras, então vamos entender o que pode ser formatado em cada um desses campos.

Acredito que um dos principais aspectos é entender a estrutura básica da tabela, uma vez que as ferramentas que vamos aprender aqui não afetam algumas das células. Isso acontece porque alguns dados são extraídos do seu projeto e não preenchidos manualmente, fazendo com que qualquer tipo de alteração não seja permitida, uma vez que pode comprometer as informações ali contidas.

PARÂMETROS

O primeiro painel que temos é o de Parâmetros.

formatação-de-tabelas

Os dois primeiros campos exibem as informações relacionadas a Categoria e o respectivo Parâmetro da sua Tabela.

formatação-de-tabelas

Obviamente os campos exibem informações relacionadas a sua tabela correspondente, ou seja, as informações ali contidas não são fixas, variando conforme o tipo de tabela e informação que você está organizando.

formatação-de-tabelas

Quando criamos uma tabela, uma das primeiras informações que devemos determinar sobre o que serão os dados da respectiva tabela, para isso devemos informar a sua categoria. Logo o campo Categoria exibe a respectiva categoria selecionada.

formatação-de-tabelas

Já o campo Parâmetro exibe informações relacionadas ao parâmetro que foi selecionado.

formatação-de-tabelas

O campo parâmetro pode mudar a informação que é exibida dentro dele de acordo com a célula que foi selecionada. Mas tome cuidado, se você fizer alterações no campo parâmetro a sua tabela imediatamente é alterada. Certifique-se do que você quer fazer antes de qualquer alteração.

formatação-de-tabelas

Logo ao lado temos a opção Formatar unidade. Por padrão, o nosso projeto obedece a unidade configurada na janela Unidades do projeto, porém em uma tabela temos situações que a configuração padrão pode prejudicar o entendimento da informação ali contida. Nestes casos podemos selecionar a célula desejada e clicar em Formatar unidade.

Vamos conhecer os demais campos, porém é importante alertar que esse campo assim como diversos outros pode estar aparecendo em cinza na sua tabela. isso acontece devido as alterações que esta opção oferece afetarem apenas algumas células da sua tabela, então é preciso primeiro selecionar a célula desejada e em seguida clicar na respectiva opção.

formatação-de-tabelas

Ao selecionar a célula correta e clicar em Formatar unidade temos acesso a janela Formato.

formatação-de-tabelas

Para que sua tabela obedeça a configuração padrão do projeto o campo Usar as configurações do projeto esta por padrão habilitado. Desmarque esta opção para ter acesso as configurações. Lembre-se que as configurações aqui apresentadas são as mesmas presentes no campo Unidades do projeto, porém as alterações aqui realizadas vão afetar apenas a coluna selecionada em sua tabela.

Fiz algumas alterações apenas para exemplificar o que pode ser feito como alterar a unidade, casas decimais, etc.

formatação-de-tabelas

No campo Calculado você pode inserir uma fórmula com base nas colunas existentes na sua tabela.

formatação-de-tabelas

Por exemplo, digamos que eu tenho as informações de largura e altura da janela e eu preciso saber qual que é a área da janela. Basta multiplicar os valores largura x altura. Então vou preencher as informações necessárias para conseguir este resultado (lembrando que o objetivo é apresentar o que se pode fazer ao formatar uma tabela, por isso não vou entrar em detalhes aqui).

formatação-de-tabelas

Qual o problema que temos aqui? Ao se fazer este processo via botão Calculado o resultado é inserido sobrepondo uma coluna existente (no caso, a coluna que estiver selecionada).

formatação-de-tabelas

A situação ideal seria que o resultado fosse exibido em uma nova coluna, então eu costumo ir em Propriedades > Campos e usar a opção Adicionar parâmetro calculado. Desta forma será inserida uma nova coluna na tabela.

formatação-de-tabelas

Repetindo o processo o resultado é uma coluna extra exibindo o resultado calculado. Aí basta você escolher o local desejado para a nova coluna.

formatação-de-tabelas

Por fim temos o campo Combinar parâmetros que permite que você faça a “mesclagem” das informações de um ou mais parâmetros para que sejam exibidos em uma única coluna, o que é ótimo para reduzir o tamanho de uma tabela. Por exemplo, ao invés de exibir separadamente as informações largura e altura, você pode criar uma coluna exibindo os dois valores.

formatação-de-tabelas

Para isso clique na opção Combinar parâmetros. Será exibida a janela Combinar parâmetros onde no campo Parâmetros da tabela você pode selecionar as opções que você deseja que sejam exibidas em uma mesma coluna. Vou escolher as opções Largura e Altura (clique duas vezes na opção desejada ou utilize a seta para adicionar ao campo Parâmetro combinado.

formatação-de-tabelas

Você pode dar um nome para a coluna preenchendo o campo Nome do parâmetro combinado. Outra coisa que pode ser feita e personalizar como as informações serão exibidas, sendo possível colocar um prefixo ou sufixo, alterando a descrição ou mesmo modificando o separador, que por padrão é uma barra. Vou fazer algumas alterações simples.

formatação-de-tabelas

Clicando em Ok já é possível visualizar o resultado.

formatação-de-tabelas

Aqui temos o mesmo problema da opção Calculado. O resultado será inserido sobrepondo uma coluna existente, então recomendo você novamente ir à janela Campos e clicar na opção Combinar parâmetros. Assim você pode colocar o resultado em uma nova coluna e escolher a localização da mesma.

formatação-de-tabelas

COLUNAS

Aqui temos acesso a ajustes que afetam as colunas e linhas, trabalhando com o processo de formatação muito similar ao que fazemos no Excel.

formatação-de-tabelas

Lembrando que os campos que são exibidos em cinza são opções que aferam células em específico, então é necessário primeiro selecionar a célula correta para que a opção fique disponível.

No painel Colunas, temos logo no início temos a opção Inserir. Ao clicar nesta opção ao invés de ser inserida uma coluna em branco a janela Selecionar campos é ativada. Lembre-se que diferente do Excel, no Revit os campos são preenchidos com base nos dados presentes no seu projeto, então uma coluna “vazia” para ser preenchida manualmente não é algo que você vai encontrar.

formatação-de-tabelas

Já o campo Excluir não tem segredo. Basta selecionar a coluna que você não quer mais na sua tabela e clicar em Excluir.

formatação-de-tabelas

O campo Redimensionar permite que você controle o valor da largura das suas colunas. Aqui os valores são expressos em milímetros e são correspondentes ao tamanho da sua folha e não a escala do seu desenho, ou seja, se você colocar a largura de uma coluna com 50mm essa será a largura da coluna na sua folha depois de impressa.

formatação-de-tabelas

Nesta opção eu recomendo um pouco de cautela. Porque como o resultado será a tabela inserida na folha, insira efetivamente a tabela em sua folha para fazer os ajustes. Observe que a forma como a tabela é exibida possui diferenças de quando ela é inserida no “papel”.

formatação-de-tabelas

A opção Ocultar pode gerar algumas dúvidas no início. Afinal não é mais fácil “não inserir” uma coluna ao invés de ocultá-la? Em teoria sim mas na prática é muito comum recorrermos a fórmulas para que determinados resultados sejam exibidos. Desta forma algumas colunas são inseridas na tabela simplesmente para que seja possível criar uma fórmula, então nada mais justo do que “esconder” a coluna desnecessária.

Para isso basta selecionar a coluna desejada e clicar em Ocultar.

formatação-de-tabelas

Obviamente a opção Exibir todos desoculta todas as colunas que foram ocultas.

formatação-de-tabelas

LINHAS

Indo para o painel linhas o que nos vem a cabeça é “igual ao colunas, porém na horizontal”. Mas a resposta é não. Lembrando da máxima de que os dados de uma tabela no Revit são preenchidos automaticamente, temos algumas limitações.

Por exemplo, na opção Inserir a edição das linhas passa a ficar limitada ao Título da tabela. Observe que é o único campo onde a opção Inserir é habilitada, que nos oferece duas possibilidades: Acima da linha selecionada e Abaixo da linha selecionada.

formatação-de-tabelas

Apenas como exemplo, vou acrescentar uma linha abaixo do Título da tabela.

formatação-de-tabelas

Esta linha contém algumas células que nos oferecem um pouco mais de liberdade de edição, porém observe que mesmo posicionado abaixo do cabeçalho ela de certa forma esta “desconectada” dos dados extraídos pela tabela, que estão visíveis logo abaixo. Estes campos podemos escrever o que quisermos, inserir imagens e outras alterações simples como vamos ver nas ferramentas de aparência, logo mais a frente.

O campo Redimensionar também se limita a essa linha adicional criada pela opção Inserir, nos permitindo controlar sua respectiva altura.

formatação-de-tabelas

TÍTULOS E CABEÇALHOS

formatação-de-tabelas

Aqui o título do painel já se auto-explica, são ferramentas que se limitam a edições do título e cabeçalho da sua tabela. Como as opções aqui são muito similares as do Excel, vou ser mais objetivo:

  • Mesclar/Cancelar a mescla – Permite mesclar células, porém apenas as células criadas com a ferramenta Coluna > Inserir.
  • Inserir Imagem – Permite inserir uma imagem em uma célula.
  • Limpar célula – apaga o conteúdo que foi inserido na célula.
  • Agrupar – permite criar um cabeçalho para duas ou mais colunas de dados, por exemplo, você pode pegar as colunas largura e altura e inserir um cabeçalho chamado “Dimensões”.
  • Desagrupar – Remove o cabeçalho criado pela ferramenta agrupar.
  • Congelar cabeçalho – em caso de tabelas com muitas linhas, é possível congelar o cabeçalho, de forma que se você usar a ferramenta de rolagem de tela o cabeçalho fica fixo no topo da tabela, facilitando identificar a informação que é apresentada na respectiva coluna.

Acredito que destas opções a que tem um processo diferente do que vemos no Excel é a opção Agrupas/Desagrupar, porque é preciso ir até as células que você deseja agrupar, clicar em uma delas e arrastar na direção da célula que vai receber o mesmo cabeçalho (sim, é meio confuso isso), por isso reproduzi o processo logo abaixo:

formatação-de-tabelas

APARÊNCIA

Mais uma painel super simples de trabalhar, então novamente vou ser o mais objetivo possível:

formatação-de-tabelas-

  • Linhas de listras – ótimo recurso para tabelas com muitas linhas, fazendo com que a tabela fique “listrada”, onde uma linha fica branca e outra fica cinza.
  • Redefinir – remove a formatação da célula, sem remover o conteúdo original.
  • Sombreado – permite escolher a cor de fundo da tabela (só afeta título e cabeçalho).
  • Fonte – modifica a fonte da célula (só afeta título e cabeçalho).
  • Bordas – permite editar a espessura das linhas da borda da célula selecionada (só afeta título e cabeçalho).
  • Alinhar horizontal – controla o alinhamento oferecendo as operações Esquerda, centro e direita.
  • Alinhar vertical – controla o alinhamento oferecendo as operações Topo, meio e superior.

ELEMENTO

Este é um dos recursos mais interessantes, uma vez que permite localizar qualquer objeto que foi listado em sua tabela dentro do projeto, utilizando as vistas que já estão abertas e aplicando um zoom, deixando o objeto bem centralizado na tela.

formatação-de-tabelas

O processo é super simples, basta selecionar a linha correspondente ao elemento que você quer visualizar no projeto e clicar na opção Realçar no modelo.

formatação-de-tabelas

Como estamos lidando em boa parte do tempo com modelos 3D é exibida uma janela informando para exibir o mesmo elemento em diferentes vistas, então basta ir clicando em exibir para o objeto ser apresentado em diferentes vistas.

formatação-de-tabelas

Inclusive podem ter situações onde o elemento selecionado na tabela não está visível nas vistas que estão abertas no momento, então uma outra janela será exibida informando a necessidade de se abrir uma nova vista.

formatação-de-tabelas

Dependendo do tamanho do arquivo isso pode levar um tempinho e é claro, nem todas as vistas são as mais eficientes para a visualização do objeto.

CONCLUSÃO

Apesar de ser um conteúdo cansativo ficar analisando “botão-por-botão”, é importante entender o que pode ou não pode ser feito. Pequenos ajustes podem fazer a diferença na apresentação dos dados de uma tabela, facilitando seu entendimento ou mesmo melhorando a estética das pranchas do seu projeto.

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Olá, sou o Luis André é responsável por todo o conteúdo do site QualifiCAD.

Sou arquiteto a mais de 10 anos, e nessa jornada tive que aprender a trabalhar com diversos softwares e aqui eu compartilho tudo o que aprendi ao longo da minha jornada no mundo da arquitetura e construção civil.

Sou mestre em Arquitetura e graduado em arquitetura e urbanismo. Também sou graduado em desenho industrial (projeto do produto).

Tenho certificações como Autodesk Certified Professional (AutoCAD, Revit e 3DS max) e Autodesk Certified Instructor.

Fique a vontade para me adicionar as suas redes sociais! Obrigado por sua visita!

2 Comentários

  1. Avatar
    Edson
    1 de outubro de 2020 at 09:55 — Responder

    Parabéns pelo trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *