Placa de vídeo para AutoCAD, como escolher?

Placa de vídeo para AutoCAD, como escolher? Hoje vamos começar uma série de postagens para ajudar você a entender qual a melhor configuração de um computador para AutoCAD!

Antes, precisamos entender para que serve a placa de vídeo o que ela influencia no nosso trabalho dentro do AutoCAD.

O QUE É UMA PLACA DE VÍDEO?

A placa de vídeo é responsável por tudo o que vemos na tela do computador, convertendo dados (bytes, kilobytes, etc.) em uma imagem que possa ser exibida no seu monitor. Podemos dizer que existem dois tipos de placa de vídeo: on-board e off-board.

COMPONENTES DE UMA PLACA DE VÍDEO

Fonte: http://static.hsw.com.br/
Fonte: http://static.hsw.com.br/

Uma placa de vídeo é composta por:

  • Processador
  • Memória
  • Ventilador
  • Dissipador de calor

PLACA DE VÍDEO ON-BOARD E OFF-BOARD, QUAL A DIFERENÇA?

PLACA DE VÍDEO ON-BOARD – Esta placa vem “soldada” na placa-mãe do seu computador. Computadores com placa mãe on-board costumam ter um custo mais baixo, porém são recomendados para tarefas simples e o AutoCAD não costuma ser o caso!

Desvantagens:

  • Não possui memória nem processamento próprio, o que faz com que seja usada a memória RAM da placa mãe, comprometendo o rendimento do equipamento.
  • Caso a placa venha a queimar ou seu desempenho seja insuficiente para as tarefas, não há como trocar por outra melhor.

PLACA DE VÍDEO OFF-BOARD – Esta placa é adquirida separadamente e permite que o profissional escolha a placa de acordo com sua necessidade. A placa off-board possui processamento próprio, otimizando o desempenho.

Desvantagens:

  • Uma placa off-board de bom desempenho pede um investimento razoável. Além do que, dependendo do tipo de placa escolhida será necessário também adquirir uma placa mãe equivalente e um sistema de refrigeração adequado, como uma fonte mais potente.

Praticamente toda placa de vídeo já vem com uma placa on-board, mas você pode adquirir uma placa off-board. Na imagem abaixo temos o I/O plate, aquela “chapinha” que agrupa todos os conectores em um mesmo local.

placa-de-video-para-autocad-como-escolher

MAS NO NOTEBOOK A PLACA É OFFBOARD E AGORA???

Calma, para o caso de um notebook dê preferência para uma placa de vídeo dedicada. É uma placa de vídeo “soldada” na placa-mãe mas tem memória e processamento próprio. Assim temos um desempenho satisfatório para um notebook.

Apenas para deixar claro, um notebook tem suas vantagens mas também temos um limite quanto ao desempenho, afinal uma placa de vídeo costuma ser bem robusta e para os padrões “ultrafinos” de notebooks temos um claro problema de espaço físico!

MAS QUAL A MELHOR PLACA DE VÍDEO PARA O AUTOCAD?

Depende do uso. Para projetos em 2D não precisamos de um desempenho grande, mas claro que quanto melhor a sua placa de vídeo menos problemas com lentidão, travamentos e fatal error você terá.

Fatal error no AutoCAD, o que fazer? Aprenda como resolver clicando aqui!

Para projetos em 3D recomendamos uma placa de vídeo mais potente. Pensando nisso a Autodesk disponibiliza uma página com as placas de vídeo certificadas, abaixo o link:

Autodesk Certified Hardware

placa-de-video-para-autocad-como-escolher
Site da Autodesk para escolher placa de vídeo recomendada.

Entrando no site, basicamente são quatro perguntas que temos que responder:

  • Que tipo de hardware que você quer encontrar?
  • Para qual produto ou suíte (conjunto de produtos)?
  • Para qual sistema operacional e fabricante?
  • Que resultados você gostaria de ver (recomendado ou todas)?

Para conferir a placa de vídeo podemos responder da seguinte maneira:

  • Graphics Hardware.
  • AutoCAD 2016 (ou a versão que você preferir).
  • Sua versão do Windows.
  • All (todas opções).

Lembrando que são placas de vídeo sugeridas pela Autodesk, não são obrigatórias, e por outro lado é interessante até mesmo para você saber que tipo de placas são recomendadas.

E NO AUTOCAD, EU CONFIGURO ALGUMA COISA?

Durante a instalação normalmente o AutoCAD se encarrega disso, mas caso seja necessário na barra inferior temos o botão Hardware Acceleration, onde podemos habilitar ou desabilitar a performance gráfica do AutoCAD.

placa-de-video-para-autocad-como-escolher

COMO EU FAÇO PARA SABER QUAL A PLACA DE VIDEO DO MEU COMPUTADOR? PRECISO ABRIR ELE?

Não, não precisar abrir sua máquina, temos algumas maneiras de descobrir isso.

DirectX – No seu computador digite na busca por dxdiag, no resultado irá aparecer dxdiag.exe, clique e a janela Ferramenta de Diagnóstico do directX será exibida, clique na aba exibir. Pronto! Em dispositivo você tem todas informações sobre sua placa.

placa-de-video-para-autocad-como-escolher

Outra opção – Na tela inicial clique com o botão direito, resolução da tela. Na janela resolução da tela clique em Configurações Avançadas. Pronto, na aba adaptador você também tem todas informações sobre sua placa.

placa-de-video-para-autocad-como-escolher

ENTÃO EU PRECISO COMPRAR UM COMPUTADOR NOVO E PONTENTE?

Eu recomendo muito cuidado com essa decisão. Porque? Simples, trata-se de um investimento razoável e as vezes a sua máquina não está tão ruim ou se você é iniciante não vai precisar de um desempenho tão alto, pelo menos logo de cara.

Outra questão é que pode acontecer de que você monta a máquina dos sonhos, com tudo o que tem direito e consegue emprego em um escritório pequeno e chegando lá vão lhe disponibilizar uma máquina digna do Jurassic Park.

O desafio não será saber utilizar o AutoCAD e sim deixar seus arquivos leves e organizados para que a máquina de conta do recado!

QUAL A MELHOR MARCA DE PLACA DE VÍDEO?

Se nós entrarmos no detalhe de qual a melhor placa do mercado, vamos abrir um espaço para discussão, e amanhã ou depois pode sair uma placa de vídeo com uma tecnologia melhor do que todas que eu apresentar então não vale a pena citar modelos, mas quando for escolher sua placa de vídeo se atente a alguns aspectos.

FPS – Frame per seconds, esse valor indica quantas imagens completas por segundo a placa consegue exibir, o olho humano, por exemplo, processa 25 frames por segundo. Quando damos zoom em uma cena à imagem parece se “aproximar”, mas na verdade o AutoCAD refaz a imagem mais perto do observador, ou seja, se a imagem for complexa precisamos que a placa de vídeo refaça essa imagem o mais rápido possível para termos a sensação de “aproximação”.

MHz – Megahertz, velocidade do processador da placa, é o item que indica a capacidade da placa, convertendo dados em imagem.

Placas mais robustas com melhor capacidade de processamento logicamente tem uma geração de calor maior, logo é preciso um sistema de refrigeração apropriado, ou um cooler eficiente.

CUIDADO COM A SAÍDA DE VÍDEO!

Não há nada pior do que comprar uma nova placa de vídeo e descobrir que a mesma não é compatível com o seu monitor! Tudo bem que podemos comprar um adaptador, mas de acordo com a saída temos algumas possibilidades:

VGA – A mais comum

DVI – Saída digital

HDMI – Saída de alta definição

S-Vídeo – super vídeo.

placa-de-video-para-autocad-como-escolher

DRIVERS!

Drivers? O que é isso? Calma! Driver é um software que permite que o computador se comunique com o hardware. Basicamente é um programa que faz a comunicação entre a sua placa de vídeo e o seu computador.

Preciso manter os drivers atualizados? Com certeza! Geralmente as atualizações trazem ganhos de desempenho e estabilidade e são atualizados com frequência. Mas como eu atualizo meus drivers?

ATUALIZAÇÃO DOS DRIVERS!

Vá ao painel de controle e clique em gerenciador de dispositivos. Clique em adaptadores de vídeo e clicando com o botão direito você encontra a opção Atualizar Driver.

CONSIDERAÇÕES FINAIS!

Sei que não é tudo, mas espero ter colaborado e esclarecido as dúvidas mais básicas dos profissionais, afinal, para quem pretende ou trabalha com projetos ficar estudando “montagem e manutenção de computadores” pode ser bem chato, mas precisamos entender o mínimo do nosso computador para poder tirar o máximo de proveito dessa nossa ferramenta!

Gostaram? Curtam nossa página!

Dúvidas? Comentem!

19 comentários em “Placa de vídeo para AutoCAD, como escolher?”

    • Então, as placas quadro são mais robustas e mais precisas, enquanto as placas de games gtx costumam ser rápidas no processamentos. Uma comparação interessante é que as quadro são como tratores, fortes e precisos, já que são voltadas para área profissional, usadas em máquinas de cirurgias, e um erro pode ser fatal, o q também reflete no seu preço. PLacas de games são mais rápidas, e se der algum erro ou lag, não terá tanto problemas, no máximo vc vai bater seu zentur ou cair de um penhasco, mas pode-se reinicializar sem problemas maiores.

      Responder
  1. Ótimo texto. Particularmente montei a “máquina dos sonhos” pra trabalhar kk, e dependendo do trabalho eu vou pra casa fazer o serviço e entrego muito mais rápido do que trabalhando no computador da firma.

    Seus conselhos com certeza são bons, e se as pessoas começassem a montar seus próprios PC’s pra trabalhar teriam muito menos problemas quando pegam serviços e seus notebooks são aguentam o tranco.

    Responder
  2. Amigo eu tenho um notebook dell inspirion 15 série 5000 – 5548
    Ele é um i5 2.2ghz
    com placa dedicada de 2gb AMD – Radeon
    Só que na aceleração do autocad ele usa a intel graphics 5500 tem como mudar e colocar a AMD ?

    Responder
    • Olá José Henrique,

      Não precisa, mas seria o recomendado. Isso também depende do tipo de trabalho que você vai executar no seu notebook. Se não for nada pesado demais dá para trabalhar com o placa integrada numa boa.

      Um abraço!

      Responder
  3. Boa Noite, Luis.
    Trabalho com projetos estruturais no Cypecad e preciso manejar projetos em Autocad e Revit. Meu desktop tem dificuldades nos movimentos que faço na tela. Devo adquirir um placa de vídeo off-board? Quais as principais características da placa para eu pode trabalhar com certo conforto?

    Responder
    • Olá João,

      O ideal seria que você tivesse uma placa de vídeo offboard mesmo. Sobre as características dela vai depender da sua placa mãe, pois se ela não for compatível, pode acontecer dela não se reconhecida pelo pc ou mesmo se encaixar.

      Um abraço!

      Responder
  4. Duas coisas estão erradas, gráficos onboard não está soldado na placa mãe, eles se encontram no processador que também não está soldado, “o olho humano processa 25 frames por segundo” isso é um mito, não sei onde surgiu mas está completamente errado, nossa percepção de movimento vai muito além disso, já fizeram teste com mudanças repentinas e a capacidade do nosso olho pode superar 1000fps dependendo da pessoa dada as devidas circunstancias…

    Responder
    • Olá Fábio,

      Obrigado pelo feedback. Realmente usei uma explicação “popular” para apresentar o tema onboard. Já quanto o olho humano ele processa cerca de 14 “frames” para dar a sensação de movimento, quanto a capacidade de percepção, isso ainda esta em estudo, pois a questão que você apresentou de 1000 fps se trata de que o cérebro é capaz de reconhecer 1 único frame dentre os 1000, e não necessariamente identificar todos os 1000 frames. Mas aí já estamos entrando em biologia, rs!

      Um abraço!

      Responder
  5. Vou comprar notebook…
    Que acham?
    I7
    16 Gb raw… Pode ser 8gb?
    512 Gb…pode ser 256 Gb?
    Placa vídeo dedicada Mx 350?

    Se eu comprar 2 em 1… Com placa integrada qual deveria ser a configuração?

    Responder

Deixe um comentário