Plataforma de construção é um recurso que permite criar uma área plana dentro do seu terreno para que você possa implantar a sua edificação. Aprenda agora como utilizar este incrível recurso.
PLATAFORMA DE CONSTRUÇÃO
Quando falamos de plataforma de construção estamos nos referindo ao trecho do terreno em que foi efetuada uma movimentação de terra e a compactação do solo, local onde preparamos a fundação da edificação.
Certo, mas como fazer essa plataforma dentro do Revit?
O processo é simples, porém requer atenção, então vamos entender todos os passos necessários e alguns pontos que devemos ter atenção.
O TERRENO
Obviamente precisamos de um terreno, mas além disso precisamos ter o cuidado de criar os níveis que serão trabalhados no projeto. Na verdade, precisamos minimamente do nível correspondente a plataforma de construção. No exemplo, vou utilizar um terreno simples, considerando que o terreno se inicia no Nível 1, na cota 0,00.
Como o terreno tem um desnível total de 7 metros, vou criar uma cota de nível na altura de 3,5 metros com o nome de Plataforma.
Um outro cuidado que pode ser tomado é a delimitação das linhas de divisa do terreno. Isso vai facilitar o processo de criação da plataforma de construção, permitindo que ela seja criada no local correto.
No Revit basta utilizar a ferramenta Linha de divisa do Terreno. Caso não saiba utilizar essa ferramenta basta clicar na publicação abaixo para aprender:
Feitos os primeiros ajustes podemos seguir para a plataforma de construção.
FERRAMENTA PLATAFORMA DE CONSTRUÇÃO
Para a criação da plataforma de construção, o mais recomendado é utilizar a vista Terreno. Dentro da vista terreno devemos ir até a aba Massa e terreno e no painel Modelar terreno basta clicar em Plataforma de Construção.
Ao clicar no botão Plataforma de construção o Revit entra em modo de croqui, exibindo a aba Modificar|Criar limite da plataforma, onde você pode utilizar as ferramentas de desenho para delimitar a área de sua plataforma.
Aqui temos que ter muita atenção pois o seu terreno não precisa necessariamente ter uma única plataforma de construção nivelando todo o terreno. É comum existirem taludes, contenções e outros elementos que necessitem de ajustes na malha do terreno. O objetivo aqui é representar corretamente a área que será nivelada e compactada.
Um outro aspecto a ser observado é o painel de Propriedades, pois como estamos criando um novo elemento dentro do nosso projeto ele deve ser associado a um nível. Observe que no campo Restrições, a opção Nível está indicando Nível 1. Altere para o nível que deseja inserir a plataforma de construção. No meu caso vou alterar para o nível Plataforma (que foi criado previamente).
Em seguida vou utilizar as ferramentas de desenho para criar o perímetro correspondente a minha plataforma. Lembre-se que deve ser um perímetro fechado.
Ao finalizar o desenho, basta confirmar no campo Modo.
Se tudo estiver saído como planejado, já é possível visualizar a sua plataforma.
Observe que o resultado é efetivamente uma plataforma plana para a implantação da sua edificação. Apesar de ser um excelente recurso, tome cuidado pois não há nenhum trabalho de movimentação de terra, como por exemplo Taludes. O recorte é totalmente Reto. Vou fazer um corte e uma vista aproximada para mostrar.
Ei, mas porque a plataforma é cinza?
A Plataforma, é um “piso”, logo podemos trabalhar as suas camadas e configurá-las conforme a nossa necessidade. Para isso, basta selecionar a plataforma que foi criada, vá até a aba de Propriedades e clique em Editar tipo.
Em Propriedades de Tipo, no campo Estrutura clique em Editar.
Agora temos acesso as camadas que correspondem a nossa plataforma. Observe que temos apenas a opção Estrutura com um material genérico.
Apenas para efeito de estudo, vou criar duas camadas, sendo uma de solo compactado e outra com uma camada de brita. Não se esqueça de duplicar e renomear a nova plataforma.
Agora vamos ver o resultado.
Pronto. Temos a nossa plataforma inserida em nosso projeto. Uma recomendação é que você crie um nível exclusivo para a plataforma de construção, para evitar uma sobreposição com os pisos da obra (piso bruto, piso acabado, etc).
Dependendo da sua necessidade, você pode deixar este piso inclinado. O processo é simples, basta na etapa de desenhar os limites do piso você utilizar o recurso Seta de Inclinação.
Posicione a Seta no sentido que você deseja que a inclinação seja criada e no Painel de Propriedades você deve indicar o deslocamento desejado.
Pronto! Já é possível visualizar a inclinação.
Quer entender melhor como trabalhar com piso inclinado? Veja uma publicação que fiz sobre o tema, clicando no link abaixo:
O maior benefício de se trabalhar com Plataforma de construção é o que eu chamo de modelagem “não-destrutiva”. O que quero dizer com isso? Apesar do impacto que a plataforma de construção gera no terreno, caso você delete a plataforma, o terreno volta a sua configuração original.
CONCLUSÃO
Pronto! Agora você pode trabalhar com plataformas de construção no seu projeto, com uma modelagem precisa para a implantação da sua edificação!
A plataforma de construção otimiza o trabalho de modelagem do terreno e oferece um controle muito refinado, sendo essencial para qualquer projeto.
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Gostaram? Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!
Fazer um vídeo corte e aterro desde o início com tabela e moldando o terreno existente e novo .
Olá Paulo,
Veja a publicação abaixo, tem o processo de corte e aterro.
https://qualificad.com.br/topografia-corte-e-aterro-no-revit/
Um abraço!