MASSA E TERRENOREVIT

PLATAFORMA DE CONSTRUÇÃO – REVIT

Plataforma de construção é um recurso que permite criar uma área plana dentro do seu terreno para que você possa implantar a sua edificação. Aprenda agora como utilizar este incrível recurso.

Quando falamos de plataforma de construção estamos nos referindo ao trecho do terreno em que foi efetuada uma movimentação de terra e a compactação do solo, local onde preparamos a fundação da edificação.

Certo, mas como fazer essa plataforma dentro do Revit?

O processo é simples, porém requer atenção, então vamos entender todos os passos necessários e alguns pontos que devemos ter atenção.

O TERRENO

Obviamente precisamos de um terreno, mas além disso precisamos ter o cuidado de criar os níveis que serão trabalhados no projeto. Na verdade, precisamos minimamente do nível correspondente a plataforma de construção. No exemplo, vou utilizar um terreno simples, considerando que o terreno se inicia no Nível 1, na cota 0,00.

plataforma-de-construção

Como o terreno tem um desnível total de 7 metros, vou criar uma cota de nível na altura de 3,5 metros com o nome de Plataforma.

plataforma-de-construção

Um outro cuidado que pode ser tomado é a delimitação das linhas de divisa do terreno. Isso vai facilitar o processo de criação da plataforma de construção, permitindo que ela seja criada no local correto.

plataforma

No Revit basta utilizar a ferramenta Linha de divisa do Terreno. Caso não saiba utilizar essa ferramenta basta clicar na publicação abaixo para aprender:

LINHA DE DIVISA DO TERRENO

Feitos os primeiros ajustes podemos seguir para a plataforma de construção.

PLATAFORMA DE CONSTRUÇÃO

Para a criação da plataforma de construção, o mais recomendado é utilizar a vista Terreno. Dentro da vista terreno devemos ir até a aba Massa e terreno e no painel Modelar terreno basta clicar em Plataforma de Construção.

plataforma

Ao clicar no botão Plataforma de construção o Revit entra em modo de croqui, exibindo a aba Modificar|Criar limite da plataforma, onde você pode utilizar as ferramentas de desenho para delimitar a área de sua plataforma.

plataforma

Aqui temos que ter muita atenção pois o seu terreno não precisa necessariamente ter uma única plataforma de construção nivelando todo o terreno. É comum existirem taludes, contenções e outros elementos que necessitem de ajustes na malha do terreno. O objetivo aqui é representar corretamente a área que será nivelada e compactada.

Um outro aspecto a ser observado é o painel de Propriedades, pois como estamos criando um novo elemento dentro do nosso projeto ele deve ser associado a um nível. Observe que no campo Restrições, a opção Nível está indicando Nível 1. Altere para o nível que deseja inserir a plataforma de construção. No meu caso vou alterar para o nível Plataforma (que foi criado previamente).

plataforma-

Em seguida vou utilizar as ferramentas de desenho para criar o perímetro correspondente a minha plataforma. Lembre-se que deve ser um perímetro fechado.

plataforma

Ao finalizar o desenho, basta confirmar no campo Modo.

plataforma

Se tudo estiver saído como planejado, já é possível visualizar a sua plataforma.

plataforma

Observe que o resultado é efetivamente uma plataforma plana para a implantação da sua edificação. Apesar de ser um excelente recurso, tome cuidado pois não há nenhum trabalho de movimentação de terra, como por exemplo Taludes. O recorte é totalmente Reto. Vou fazer um corte e uma vista aproximada para mostrar.

plataforma

Ei, mas porque a plataforma é cinza?

A Plataforma, é um “piso”, logo podemos trabalhar as suas camadas e configurá-las conforme a nossa necessidade. Para isso, basta selecionar a plataforma que foi criada, vá até a aba de Propriedades e clique em Editar tipo.

plataforma

Em Propriedades de Tipo, no campo Estrutura clique em Editar.

plataforma

Agora temos acesso as camadas que correspondem a nossa plataforma. Observe que temos apenas a opção Estrutura com um material genérico.

plataforma

Apenas para efeito de estudo, vou criar duas camadas, sendo uma de solo compactado e outra com uma camada de brita. Não se esqueça de duplicar e renomear a nova plataforma.

plataforma

Agora vamos ver o resultado.

plataforma

Pronto. Temos a nossa plataforma inserida em nosso projeto. Uma recomendação é que você crie um nível exclusivo para a plataforma de construção, para evitar uma sobreposição com os pisos da obra (piso bruto, piso acabado, etc).

Dependendo da sua necessidade, você pode deixar este piso inclinado. O processo é simples, basta na etapa de desenhar os limites do piso você utilizar o recurso Seta de Inclinação.

plataforma

Posicione a Seta no sentido que você deseja que a inclinação seja criada e no Painel de Propriedades você deve indicar o deslocamento desejado.

plataforma

Pronto! Já é possível visualizar a inclinação.

plataforma

Quer entender melhor como trabalhar com piso inclinado? Veja uma publicação que fiz sobre o tema, clicando no link abaixo:

PISO INCLINADO NO REVIT

O maior benefício de se trabalhar com Plataforma de construção é o que eu chamo de modelagem “não-destrutiva”. O que quero dizer com isso? Apesar do impacto que a plataforma de construção gera no terreno, caso você delete a plataforma, o terreno volta a sua configuração original.

plataforma

Pronto! Agora você pode trabalhar com plataformas de construção no seu projeto, com uma modelagem precisa para a implantação da sua edificação!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Olá, sou o Luis André é responsável por todo o conteúdo do site QualifiCAD.

Sou arquiteto a mais de 10 anos, e nessa jornada tive que aprender a trabalhar com diversos softwares e aqui eu compartilho tudo o que aprendi ao longo da minha jornada no mundo da arquitetura e construção civil.

Sou mestre em Arquitetura e graduado em arquitetura e urbanismo. Também sou graduado em desenho industrial (projeto do produto).

Tenho certificações como Autodesk Certified Professional (AutoCAD, Revit e 3DS max) e Autodesk Certified Instructor.

Fique a vontade para me adicionar as suas redes sociais! Obrigado por sua visita!

2 Comentários

  1. Avatar
    Paulo
    16 de setembro de 2020 at 06:30 — Responder

    Fazer um vídeo corte e aterro desde o início com tabela e moldando o terreno existente e novo .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *