Tabela de quantidades no Revit sem dúvida é o recurso que justifica o Revit ser um dos mais populares softwares BIM. Apesar de um recurso muito simples, alguns profissionais sofrem na hora da sua configuração. Aprenda a resolver este problema agora!
Você finalizou o seu projeto e chegou o momento de extrair os quantitativos necessários para a compra dos materiais e execução da obra, porém são necessários alguns cuidados, uma vez que quanto mais informação você quiser extrair em uma única tabela, mais complexa a tabela fica.
Tanto é que em alguns casos, é preferível que você crie duas ou mais tabelas separando os assuntos do que tentar condensar toda a informação em uma mesma tabela.
Como exemplo, vou fazer uma tabela de quantitativos de janelas, que estão devidamente identificadas com suas tags.
Não sabe inserir identificadores em portas e janelas? Veja uma publicação que fiz explicando como criá-los clicando no link abaixo:
IDENTIFICADORES ABNT: PORTAS E JANELAS
Agora vamos ao que interessa, criar a tabela!
TABELA DE QUANTIDADES
Para criarmos uma tabela de quantidades, você precisa ir até a aba Vista e no painel Criar vai encontrar o botão Tabelas.
Na lateral do botão tabelas tem uma seta que permite escolher entre alguns tipos de tabelas possíveis de serem criados, no nosso caso, selecione a opção Tabela/Quantidades.
Você também pode ir diretamente ao Navegador de Projeto e clicar com o botão direito em Tabelas/quantidades, selecionando a mesma opção.
Antes de prosseguir, é importante lembrar que a tabela permite extrair dados/informações de todo o projeto, sendo assim, caso precise criar uma tabela especificamente de um pavimento, por exemplo, é necessário realizar os ajustes tanto na tabela como nas respectivas famílias.
Ao clicar em Tabela/Quantidades será exibida a janela Nova tabela. Aqui você pode definir que dados você precisa de acordo com a categoria desejada. Para isso você pode ir diretamente no campo Categoria (que contem todos os itens disponíveis no projeto), como também pode utilizar o recurso de Filtros, para excluir algumas disciplinas e facilitar a localização da categoria desejada.
No campo Categoria, localize a opção Janelas (as opções estão em ordem alfabética). Na lateral você pode ir ao campo Nome e escolher qual o Título da sua tabela (que pode ser alterado posteriormente). Em seguida clique em Ok.
Você será direcionado para a Propriedades de tabela. Aqui é o lugar onde você irá personalizar toda sua tabela até ela exibir as informações da maneira que você precisa. Não fique preocupado em acertar a sua tabela de primeira, você pode voltar a esta janela quantas vezes você precisar, ou seja, pode ir tentando e concertando até que fique do jeito que você quer.
Aqui você tem uma série de abas onde em cada uma você controla um tipo de informação diferente sobre sua tabela. A primeira é justamente a Campos, onde você pode selecionar quais informações você deseja extrair do objeto selecionado, no nosso caso, as janelas.
Observe que temos uma coluna chamada Campos disponíveis e ao lado Campos tabelados. O processo aqui é o seguinte, utilizando o botão adicionar parâmetros vamos transferindo os campos desejados para a coluna Campos tabelados, onde basta selecionar a informação desejada e ir clicando em adicionar parâmetros.
A partir do momento que um campo é acrescentado aos Campos tabelados ele deixa de ser exibido na coluna Campos disponíveis (o que é ótimo, assim não colocamos nada repetido e vamos reduzindo as opções disponíveis). Para a nossa tabela vamos escolher os campos: Altura, Altura do peitoril, Contador (este é o campo de quantidade, erro de tradução grave aqui!), Custo, Família e Largura.
Para reordenar os campos, você pode utilizar os botões Mover categoria Acima e Mover Categoria abaixo que estão na parte inferior da coluna de Campos Tabelados.
No meu caso ordenei como Família, Contador (quantidade), Largura, Altura, Altura do Peitoril e Custo. Agora é só clicar em Ok.
Ei, mas nem configuramos os outros campos ainda!?
Calma, como eu disse podemos ir e voltar em Propriedades de tabela sempre que precisarmos. Além do que você precisa entender como sua tabela está em primeiro momento para em seguida ir fazendo os ajustes necessários. Pode clicar em Ok sem medo.
A grosso modo, já temos as informações que precisamos aqui, mas é claro que podemos fazer melhorias, sendo a primeira o fato de que temos janelas com exatamente as mesmas informações sendo listadas uma a uma. O ideal seria que itens iguais fossem agrupados.
Para isso precisamos voltar em Propriedades de tabela e fazer os ajustes necessários. Então no painel de Propriedades localize o campo Outros e observe que temos todas as abas que estavam disponíveis em Propriedades de tabela exibidas aqui, sendo que cada botão direciona você para a aba correspondente.
Para resolver o nosso problema, clique no campo Classificar agrupar.
Em Classificar/Agrupar como o próprio nome diz, podemos organizar como os itens serão exibidos na nossa tabela. Observe que no final da janela temos um campo chamado Itemizar cada instância. Isso faz com que mesmo que na tabela sejam exibidos itens idênticos os mesmos são contabilizados individualmente. Desmarque esta opção e clique em Ok.
Após clicar em ok não se assuste se todos os campos sumirem.
Mas o que deu errado aqui?!
Na verdade não está errado, o que precisamos é dar mais detalhes do que queremos. Pare pra pensar, você perguntou quantas janelas tem no seu projeto, e ele respondeu exatamente isso (no meu caso, 5 janelas).
Esse problema ocorreu devido a Classificação da tabela estar sendo feita pela coluna Contador (quantidade), então para concertarmos vá novamente ao painel Propriedades e clique em Classificar/Agrupar.
Na aba Classificar/Agrupar podemos estabelecer como os dados serão classificados. O que eu costumo dizer é que você pode determinar qual coluna da tabela “manda”. Atualmente a tabela tem como “chefe” a coluna quantidade, e a informação exibida é apenas a quantidade total de janelas. No Campo classificar por clique e escolha a opção Família. Depois pode dar Ok.
Observe que o resultado está muito melhor agora.
Um detalhe importante é quanto ao nome das famílias. Você pode ter alguns problemas se escrever “de qualquer jeito” os nomes, deixando a informação na tabela confusa. E não tem jeito, você terá que ir até a família e renomear uma por uma, o que pode dar bastante trabalho, então tente estabelecer um padrão para nomear as famílias do seu projeto.
Outro fator importante é que você pode alterar as janelas do seu projeto diretamente na tabela, que é algo bem arriscado eu diria, principalmente pelo fato de que dependendo da exibição você não consiga visualizar o resultado no projeto.
Na página seguinte, seguimos ajustando a nossa tabela para refinar os dados que serão exibidos.
É possível você alterar os nomes dos campos existentes na tabela, porém recomendo cuidado. Por exemplo, se você alterar o nome da coluna Família para “descrição” o campo continua vinculado a categoria Família, o que pode causar alguma confusão na hora de relacionar o nome do campo com sua categoria correspondente.
Mas acredito que pelo menos o campo “Contador” merece ser renomeado para “Quantidades”, uma vez que irá auxiliar no melhor entendimento da tabela.
Um outro detalhe que pode fazer falta na sua tabela é quanto a exibição dos totais. Por exemplo, na minha tabela a coluna quantidade me mostra os quantitativos de cada família, mas não me apresenta um total. Para isso você pode ir em Propriedades, clicar no campo Classificar/Agrupar e ativar a opção Total geral, para incluir este campo em sua tabela.
Logo abaixo também é possível personalizar o texto que será exibido, por padrão o campo vem preenchido como Total geral.
Agora é só conferir que no canto inferior esquerdo da sua tabela é exibido o total geral de janelas.
Certo, mas e o campo de Custo? Como que eu coloco o valor das janelas?
Aqui você tem que tomar alguns cuidados. Lembre-se que uma tabela de quantitativos no Revit lhe apresenta dados parametrizados, ou seja, alterações realizadas na tabela podem impactar nos objetos presentes no seu projeto. Por exemplo, o campo Custo permite que você insira o valor da janela, porém este valor será incorporado a família da janela.
Coloque o valor e pressione Enter.
Será exibida uma mensagem alertando que o valor inserido será aplicado a todos os elementos desta família. Em resumo é: se a família já tem um valor de custo ele é automaticamente exibido na tabela. Se ele não tem um valor de custo, ao preencher o mesmo, o valor aplicado a família. Volte para o projeto, selecione a família que você inseriu o valor e clique em Editar Tipo.
Observe que o campo custo está preenchido exatamente com o valor inserido na tabela. Se você alterar o valor em um, o outro é atualizado imediatamente.
Legal, mas como eu faço para ver o valor total das janelas em função da quantidade?
Simples, no painel Propriedades clique em Formatação.
Localize o campo Custo e na última opção altere para Calcular os totais e clique em Ok,
Agora é só conferir. Observe que no campo os valores exibidos agora são em função da quantidade de janelas e também foi exibido o total geral.
Aqui também cabe uma observação. A partir do momento que você altera o campo custo para Calcular os totais já não é mais possível inserir o valor do custo pela tabela, o que lhe obriga a ir até a família correspondente e inserir nela o custo.
Agora vamos complicar um pouco. Quando criamos uma tabela o quantitativo levantado corresponde a todas as janelas do projeto. Digamos que eu precise saber da quantidade de janelas de apenas um dos níveis, como eu posso fazer para que a tabela passe a exibir as janelas apenas do nível desejado?
Simples. Vá até a Propriedades da tabela e na aba Campo acrescente a categoria Níveis.
Observe que imediatamente a coluna Níveis é acrescentada a tabela.
Agora o “truque” aqui é fazer um filtro. Vá até a aba de Propriedades e clique no campo Filtro.
Na aba Filtro, no campo Filtrar por escolha a opção Nível. No campo seguinte coloque igual e na última coluna coloque Nível 1.
Com isso a tabela irá entender que deverá exibir apenas o conteúdo “igual ao nível 01”. Observe que na tabela as janelas correspondentes ao seguindo nível foram removidas.
Legal, as eu sou obrigado a ficar com essa coluna na tabela?
Para que a tabela mostre apenas as janelas do nível 1 sim, porém ela não precisa ficar visível. Então para ocultá-la selecione a coluna Nível e na aba Modificar|Tabela quantidades localize e campo Colunas e clique em Ocultar.
Agora é só conferir a tabela e verificar que foi preservado o quantitativo correspondente ao Nível 1 porém a coluna Nível não é mais exibida.
Por fim temos a aba de Aparência que como o nome diz cuida do aspecto da planilha.Essas configurações de aparência são bem simples e somente serão visíveis quando a tabela for inserida em uma folha de projeto. São detalhes muito similares aos de uma planilha de excel onde você pode configurar espessura de linhas de eixo, contorno e até escolher as fontes empregadas na tabela.
Então agora basta você inserir sua tabela na sua folha de projeto! Lembrando que qualquer alteração do projeto a tabela será atualizada automaticamente!
Pronto! Agora você pode extrair os quantitativos de janelas, portas e quaisquer outros itens do seu projeto!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!
Muito legal seu tutorial!
Qual o procedimento para criar tabelas de quantitativos de vistas ou plantas específicas?
Olá Bruno,
Não entendi a sua necessidade. No revit estamos o tempo todo trabalhando com uma simulação em 3D, então que informação específica de uma vista você precisaria?
Um abraço!
Olá, um caso prático é em projetos de engenharia, no sanitário por exemplo deseja-se representar um ambiente especifico de um pavimento especifico e junto a ele anexar a tabela de materiais daquele ambiente/vista, para facilitar a leitura e execução.
Olá Hentique,
Entendi agora. De imediato o que me vem a cabeça é inserir um comentário em comum nesses elementos e adicionar a coluna comentário a tabela. Desta forma apenas os elementos que tem este respectivo comentário farão parte da tabela. Outra possibilidade é com a ferramenta ambiente, que nas propriedades podemos definir o velho “piso, parede e teto”.
Mas é uma questão pertinente, vou pesquisar mais a respeito e compartilho as novidades por aqui.
Um abraço!
Imaginando que o que pretende seja por exemplo na planta do 3.º Piso , retirar às áreas de Pisos e de Paredes, para essa situação utiliza os respectivos “Filtros”, sendo que na estrutura da Tabela tem que ter os campos necessários.
Um dos melhores materiais sobre o assunto, meus parabéns.
ÓTIMO TUTORIAL.
Me tira uma grande dúvida por favor,
Não consegui fazer de maneira alguma o seguinte:
Criei uma tabela onde eu queria saber o comprimento total das vigas. Ficou uma coluna com o nome, outra com o tipo, outra com o contador e outra com o comprimento.
Tentei pela formula mas não aceita, tentei formatar o total do comprimento mas não permite. Como posso fazer?
Colocando no exemplo dado, se eu quisesse somar as larguras da janela apenas, seria possível?
Att
Olá Ivan,
Teria como você me enviar um print dessa tabela? Você tentou ordernar a tabela pela coluna de comprimento?
Um abraço!
SIMPLESMENTE ÓTIMO OS SEUS TEXTOS
Olá Luis
Parabéns pelo trabalho, tem me auxiliado muito a me encontrar no Revit.
Fiquei com uma dúvida: não é possível configurar a largura das colunas na tabela com valores precisos? Somente no “olhômetro” mesmo? (se eu quiser 4 colunas com 25mm e uma com 65mm, por exemplo).
Olá Ketlin,
Até o momento sim, tem que ser “na unha” mesmo. Se eu descobrir alguma novidade eu compartilho aqui.
Um abraço!
Mas e peso? E quando são ítens fora de família, como placas, cantoneiras, parafusos?
Olá Reginaldo,
Como são itens que não fazem parte da família, o “menos sofrido” é fazer uma tabela a parte. Outra possibilidade é inserir fórmulas na sua tabela para que estes itens sejam calculados automaticamente. Por exemplo, cada janela vão 12 parafuso, 04 placas e 06 cantoneiras. Aí criamos uma coluna que faça essa conta em função da quantidade de janelas.
Um abraço!
Luis parabéns por mais uma tutorial! Preciso de ajuda em tabelas Revit.
Criei uma tabela de quantidades de parede e inseri os campos, comprimento, altura desconectada e área.
A área e comprimento estão ok, mas a altura não, pois minhas paredes são cortadas pelas vigas. Como corrigir isso?
Na tabela a altura apresentada é a diferença entre os níveis, uma vez que a parede tem restrições de base e topo nos níveis adjacentes. Não gostaria de remover a restrição de topo pois isso agiliza minha modelagem e me fornece outra informação importante.
Olá Bruno,
Esse é um problema sério dentro do Revit. O calculo de materiais de paredes não é preciso, onde pequenas alterações como junção de paredes, alinhamento ao topo dão variações nos resultados. Este é um problema que venho estudando, então assim que eu tiver alguma novidade eu compartilho aqui.
Um abraço!
Gostaria que aparecesse na planilha o nome da Planta de Piso onde o item está, NÃO É O NÍVEL, seria de fato a Planta de Piso, pois o arquiteto faz “subplantas” de um nível devido as juntas, assim meu quantitativo fica duplicado. Com a identificação da Planta Piso seria mais fácil identificar os duplicados.
Olá Barbara,
Não sei se entendi essa questão das subplantas, poderia me enviar uma imagem do navegador de projetos?
Um abraço!
como faço lista de material com posição? Itemização automática listando com peso? Item 1 descrição tal peso tal, Item 2… Item 3…
Olá Reginaldo,
Qual seria a família que você precisa extrair a informação de peso?
Um abraço!
Criei uma lista bonitona mas ela lista tudo que está no modelo em cada folha que insiro… como faço para que a tabela liste só o que está na folha em que foi inserida? Procurei parâmetros globais, de projeto e não consigo inserir para filtrar…
Cara, você é muito bom! Amo seus conteúdos e a forma como vc os expõe! São totalmente objetivos e esclarecedores! Parabéns!
Tem como criar um levantamento de materiais por ambiente?
Olá Izabella,
Acho que minha resposta vai ser depende. Tecnicamente não, mas claro que depende de quais elementos do projeto você está se referindo. O Revit permite identificar um espaço fechado, usando paredes ou linhas como limite, para quantificar os materiais seria necessário que o Revit identificasse quais objetos estão naquele espaço (ou não estão) para classificar os materiais.
Um abraço!