MODELAGEMFAMÍLIASREVIT

Importar modelo Sketchup para Revit

Importar modelo do Sketchup para o Revit permite que você possa desfrutar do imenso leque de modelos disponíveis na 3DWarehouse, deixando o seu projeto muito mais completo. Aprenda agora!

Criar paredes? fácil. Criar portas e janelas? Moleza! Criar uma cama de casal com edredon? É… então, tipo assim…

Quem nunca passou por isso! Modelagem orgânica no Revit é possível sim mas requer tempo e conhecimento considerável. Fora que estes itens apesar de deixarem o nosso projeto muito bonito e apresentável são preocupações estéticas e no Revit nossas preocupações são construtivas. Essa parte estética o Sketchup costuma resolver e muito bem.

Mas e se eu pegar um modelo pronto do Sketchup para usar no Revit?

A ideia é justamente essa e vamos aprender como fazer. Porém precisamos tomar alguns cuidados, principalmente no que se refere aos materiais aplicados.

IMPORTAR MODELO DO SKETCHUP PARA O REVIT – Etapa 01 – Sketchup

Apesar de simples é necessário tomar uma série de cuidados, então primeiro vamos abrir o modelo desejado no Sketchup.

sketchup-para-revit

O que devemos fazer aqui é desagrupar tudo. Selecione todos os objetos e clique com o botão direito e selecione a opção desassociar.

sketchup-para-revit

Faça isso até o botão desassociar aparecer em cinza, o que quer dizer que não existe mais nada associado.

Mas qual o problema de deixar agrupado??

No final das contas tudo vai virar um “pacote” só, porém podemos separar os objetos por camadas, o que vai permitir uma melhor organização dos materiais aplicados. Então vamos providenciar isso já! Primeiro crie as camadas necessárias para cada material, no meu caso serão cinco materiais.

sketchup-para-revit

Agora você precisa que cada objeto vá para a camada correta. Para agilizar o processo clique com o botão direito objeto que tenha o material que você quer (o edredon, por exemplo), vá até a opção Selecionar e escolha a opção Todas com o mesmo material. Em seguida basta selecionar a camada que o material deve ser colocado (Edredon).

sketchup-para-revit

Repita o processo para todos os materiais, fazendo com que cada um fique em uma camada. Isso é necessário para que no Revit seja possível identificar os materiais. Para encerrar recomendo que de uma “limpada” no arquivo excluindo todos itens desnecessários. Você também pode usar a ferramenta Eliminar os não usados. Não conhece? Veja essa publicação sobre ela:

LIMPANDO SEU ARQUIVO NO SKETCHUP

Agora basta exportar no nosso arquivo. Vá até o menu Arquivo, clique em Exportar e selecione a opção Modelo 3D.

sketchup-para-revit

No navegador selecione uma pasta para salvar o arquivo e faça as seguintes configurações: em tipo selecione o formato Arquivo DWG do AutoCAD. em seguida clique em Opções.

sketchup-para-revit

Em opções eu costumo desmarcar a opção Arestas. Pode parecer bobagem mas o tamanho do arquivo fica significativamente menor com essa opção desmarcada.

sketchup-para-revit

Olhe um comparativo de tamanho entre um arquivo com e sem arestas.

sketchup-para-revit

Agora que encerramos no Sketchup vamos dar uma passada rápida no AutoCAD!

IMPORTAR MODELO DO SKETCHUP PARA O REVIT – Etapa 02 – AutoCAD

No AutoCAD precisamos de um único ajuste, que é definir todos as cores dos objetos do modelo como ByLayer. Para isso selecione todos os objetos e na aba Home, localize o painel Properties. No campo de Color selecione ByLayer.

sketchup-para-revit

Ao finalizar podemos dar aquela “limpada” no Arquivo do AutoCAD também. Basta usar a ferramenta Purge. Não conhece? Veja essa publicação que explico tudo com detalhes.

LIMPANDO ARQUIVOS PESADOS

Ao finalizar basta salvar. Veja a diferença do tamanho arquivo com e sem o purge.

sketchup-para-revit

Agora vamos para a etapa final, o Revit.

IMPORTAR MODELO DO SKETCHUP PARA O REVIT – Etapa 03 – Revit

Dentro do Revit, vamos criar uma nova família escolhendo um template adequado, no meu caso vou escolher Mobiliário Métrico.

sketchup-para-revit

Agora você precisa trazer o seu modelo para dentro do Revit, para isso basta ir até a aba Inserir e no painel Importar clicar em Importar CAD.

sketchup-para-revit

No navegador, além de selecionar o seu modelo (no meu caso, a cama) clique na opção Camadas/Níveis e altere para Especificar. No posicionamento escolha Manual Centro e em Unidade de Importação recomendo que você mesmo especifique a escala. No meu caso será em metros. Clique em Abrir.

sketchup-para-revit

Será exibida a janela Selecionar Camadas/níveis para importar/vinculo. Aqui você pode escolher quais camadas deseja importar. O que eu costumo fazer e remover a camada 0 (zero), já que no Revit ela não terá funcionalidade. Depois de desmarcar a camada 0 (zero) pode clicar em Ok.

sketchup-para-revit

Posicione a cama, centralizando da melhor maneira possível. Eu costumo deixar para centralizar manualmente para evitar problemas com modelos que estejam mal posicionado, então eu mesmo configuro a posição do modelo. Se você mudar a visualização para 3D terá uma melhor noção do modelo.

sketchup-para-revit

Bom ficou legal, mas e os materiais?

É exatamente esta a etapa que vamos trabalhar. Lembra das camadas (layers) são eles que vão permitir escolhermos os materiais e aplicá-los nos lugares corretos. Vá até a aba Gerenciar e clique em Estilos de objeto.

sketchup-para-revit

Na janela Estilos de objeto, vá até a aba Objetos importados. Observe que o Revit identificou todas as camadas do arquivo importado, porém se você prestar atenção no campo Material temos o nome Material renderizado e uma sequência de números que nada mais é do que a cor da camada, ou seja uma combinação RGB.

sketchup-para-revit

Se você clicar no material desejado é possível trocar a cor por um material da biblioteca do Revit ou você pode criar o seu próprio material.

sketchup-para-revit

No Navegador de materiais, observe que temos um material criado para cada camada (layers) o que vamos fazer aqui é substituir os materiais existentes por materiais de nossa preferência, para isso selecione o material desejado, (vou escolher o edredon) vá ateá aba Aparência e clique no botão Substituir este recurso.

sketchup-para-revit

Esta função permite que o material atual (que é apenas uma cor) seja substituído por um material devidamente configurado. No navegador de recursos vá até a opção biblioteca de aparência e divirta-se!

sketchup-para-revit

Ao selecionar o material pare o mouse sobre o mesmo e observe que irá aparecer um ícone de duas setas e o texto: Substitui o recurso atual no editor por este recurso. Após clicar pode fechar a janela.

sketchup-para-revit

Outra sugestão é que ao finalizar a edição do material, renomeie de acordo com o objeto. Para facilitar a localização do material eu costumo colocar o nome do objeto seguido do elemento, por exemplo: Cama casal – Edredon.

sketchup-para-revit

Finalizando a organização dos materiais deve ficar parecida com isso.

sketchup-para-revit

Uma coisa que costuma incomodar são as cores das linhas das geometrias. Elas são definidas de acordo com a cor da camada (layer). Você pode ir até a coluna cor da linha e selecionar a cor que preferir. Eu evito o preto porque como o objeto costuma ter muitas linhas acaba dando um aspecto borrado. Eu prefiro um tom de cinza.

sketchup-para-revit

Ao finalizar, não esqueça de salvar a sua família.

sketchup-para-revit

Agora é só carregar a família no seu projeto!

sketchup-para-revit

Agora vamos aos prós e contras.

IMPORTAR MODELO DO SKETCHUP PARA O REVIT – Prós e contras

A principal vantagem sem dúvida é a estética e a facilidade de recorrer a modelos prontos. Isso permite humanizar o seu projeto de uma maneira muito rápida onde você pode recorrer a imensa biblioteca da 3D Warehouse.

Porém nem tudo são flores. Um dos principais problemas é quanto ao tamanho dos arquivos. Observe que fazendo vários processos de limpeza de arquivo a cama de casal ficou no final com 2,71 mega. Um tamanho pequeno porém de acordo com a complexidade do modelo a quantidade de polígonos do mesmo pode deixar seu arquivo imensamente pesado.

Os polígonos nos levam a outro problema que é quanto a superfícies que deveriam ser suaves ficarem extremamente facetadas, podendo deixar um tanto quanto artificial sua cena.

E o mais grave, a parametrização aqui é ZERO. Dependendo do que você for transformar em família, principalmente itens decorativos, isso pode não ter muita importância, mas famílias arquitetônicas, como portas, janelas, etc. este recurso não é o mais recomendado.

Mesmo com toda essa dor de cabeça podemos tirar proveito deste recurso e deixar o seu projeto com muito mais vida!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *