MODELAGEMFAMÍLIASREVIT

Importar modelo Sketchup para Revit

Importar modelo do Sketchup para o Revit permite que você possa desfrutar do imenso leque de modelos disponíveis na 3DWarehouse, deixando o seu projeto muito mais completo. Aprenda agora!

Criar paredes? fácil. Criar portas e janelas? Moleza! Criar uma cama de casal com edredon? É… então, tipo assim…

Quem nunca passou por isso! Modelagem orgânica no Revit é possível sim mas requer tempo e conhecimento considerável. Fora que estes itens apesar de deixarem o nosso projeto muito bonito e apresentável são preocupações estéticas e no Revit nossas preocupações são construtivas. Essa parte estética o Sketchup costuma resolver e muito bem.

Mas e se eu pegar um modelo pronto do Sketchup para usar no Revit?

A ideia é justamente essa e vamos aprender como fazer. Porém precisamos tomar alguns cuidados, principalmente no que se refere aos materiais aplicados.

IMPORTAR MODELO DO SKETCHUP PARA O REVIT – Etapa 01 – Sketchup

Apesar de simples é necessário tomar uma série de cuidados, então primeiro vamos abrir o modelo desejado no Sketchup.

sketchup-para-revit

O que devemos fazer aqui é desagrupar tudo. Selecione todos os objetos e clique com o botão direito e selecione a opção desassociar.

sketchup-para-revit

Faça isso até o botão desassociar aparecer em cinza, o que quer dizer que não existe mais nada associado.

Mas qual o problema de deixar agrupado??

No final das contas tudo vai virar um “pacote” só, porém podemos separar os objetos por camadas, o que vai permitir uma melhor organização dos materiais aplicados. Então vamos providenciar isso já! Primeiro crie as camadas necessárias para cada material, no meu caso serão cinco materiais.

sketchup-para-revit

Agora você precisa que cada objeto vá para a camada correta. Para agilizar o processo clique com o botão direito objeto que tenha o material que você quer (o edredon, por exemplo), vá até a opção Selecionar e escolha a opção Todas com o mesmo material. Em seguida basta selecionar a camada que o material deve ser colocado (Edredon).

sketchup-para-revit

Repita o processo para todos os materiais, fazendo com que cada um fique em uma camada. Isso é necessário para que no Revit seja possível identificar os materiais. Para encerrar recomendo que de uma “limpada” no arquivo excluindo todos itens desnecessários. Você também pode usar a ferramenta Eliminar os não usados. Não conhece? Veja essa publicação sobre ela:

LIMPANDO SEU ARQUIVO NO SKETCHUP

Agora basta exportar no nosso arquivo. Vá até o menu Arquivo, clique em Exportar e selecione a opção Modelo 3D.

sketchup-para-revit

No navegador selecione uma pasta para salvar o arquivo e faça as seguintes configurações: em tipo selecione o formato Arquivo DWG do AutoCAD. em seguida clique em Opções.

sketchup-para-revit

Em opções eu costumo desmarcar a opção Arestas. Pode parecer bobagem mas o tamanho do arquivo fica significativamente menor com essa opção desmarcada.

sketchup-para-revit

Olhe um comparativo de tamanho entre um arquivo com e sem arestas.

sketchup-para-revit

Agora que encerramos no Sketchup vamos dar uma passada rápida no AutoCAD!

IMPORTAR MODELO DO SKETCHUP PARA O REVIT – Etapa 02 – AutoCAD

No AutoCAD precisamos de um único ajuste, que é definir todos as cores dos objetos do modelo como ByLayer. Para isso selecione todos os objetos e na aba Home, localize o painel Properties. No campo de Color selecione ByLayer.

sketchup-para-revit

Ao finalizar podemos dar aquela “limpada” no Arquivo do AutoCAD também. Basta usar a ferramenta Purge. Não conhece? Veja essa publicação que explico tudo com detalhes.

LIMPANDO ARQUIVOS PESADOS

Ao finalizar basta salvar. Veja a diferença do tamanho arquivo com e sem o purge.

sketchup-para-revit

Agora vamos para a etapa final, o Revit.

IMPORTAR MODELO DO SKETCHUP PARA O REVIT – Etapa 03 – Revit

Dentro do Revit, vamos criar uma nova família escolhendo um template adequado, no meu caso vou escolher Mobiliário Métrico.

sketchup-para-revit

Agora você precisa trazer o seu modelo para dentro do Revit, para isso basta ir até a aba Inserir e no painel Importar clicar em Importar CAD.

sketchup-para-revit

No navegador, além de selecionar o seu modelo (no meu caso, a cama) clique na opção Camadas/Níveis e altere para Especificar. No posicionamento escolha Manual Centro e em Unidade de Importação recomendo que você mesmo especifique a escala. No meu caso será em metros. Clique em Abrir.

sketchup-para-revit

Será exibida a janela Selecionar Camadas/níveis para importar/vinculo. Aqui você pode escolher quais camadas deseja importar. O que eu costumo fazer e remover a camada 0 (zero), já que no Revit ela não terá funcionalidade. Depois de desmarcar a camada 0 (zero) pode clicar em Ok.

sketchup-para-revit

Posicione a cama, centralizando da melhor maneira possível. Eu costumo deixar para centralizar manualmente para evitar problemas com modelos que estejam mal posicionado, então eu mesmo configuro a posição do modelo. Se você mudar a visualização para 3D terá uma melhor noção do modelo.

sketchup-para-revit

Bom ficou legal, mas e os materiais?

É exatamente esta a etapa que vamos trabalhar. Lembra das camadas (layers) são eles que vão permitir escolhermos os materiais e aplicá-los nos lugares corretos. Vá até a aba Gerenciar e clique em Estilos de objeto.

sketchup-para-revit

Na janela Estilos de objeto, vá até a aba Objetos importados. Observe que o Revit identificou todas as camadas do arquivo importado, porém se você prestar atenção no campo Material temos o nome Material renderizado e uma sequência de números que nada mais é do que a cor da camada, ou seja uma combinação RGB.

sketchup-para-revit

Se você clicar no material desejado é possível trocar a cor por um material da biblioteca do Revit ou você pode criar o seu próprio material.

sketchup-para-revit

No Navegador de materiais, observe que temos um material criado para cada camada (layers) o que vamos fazer aqui é substituir os materiais existentes por materiais de nossa preferência, para isso selecione o material desejado, (vou escolher o edredon) vá ateá aba Aparência e clique no botão Substituir este recurso.

sketchup-para-revit

Esta função permite que o material atual (que é apenas uma cor) seja substituído por um material devidamente configurado. No navegador de recursos vá até a opção biblioteca de aparência e divirta-se!

sketchup-para-revit

Ao selecionar o material pare o mouse sobre o mesmo e observe que irá aparecer um ícone de duas setas e o texto: Substitui o recurso atual no editor por este recurso. Após clicar pode fechar a janela.

sketchup-para-revit

Outra sugestão é que ao finalizar a edição do material, renomeie de acordo com o objeto. Para facilitar a localização do material eu costumo colocar o nome do objeto seguido do elemento, por exemplo: Cama casal – Edredon.

sketchup-para-revit

Finalizando a organização dos materiais deve ficar parecida com isso.

sketchup-para-revit

Uma coisa que costuma incomodar são as cores das linhas das geometrias. Elas são definidas de acordo com a cor da camada (layer). Você pode ir até a coluna cor da linha e selecionar a cor que preferir. Eu evito o preto porque como o objeto costuma ter muitas linhas acaba dando um aspecto borrado. Eu prefiro um tom de cinza.

sketchup-para-revit

Ao finalizar, não esqueça de salvar a sua família.

sketchup-para-revit

Agora é só carregar a família no seu projeto!

sketchup-para-revit

Agora vamos aos prós e contras.

IMPORTAR MODELO DO SKETCHUP PARA O REVIT – Prós e contras

A principal vantagem sem dúvida é a estética e a facilidade de recorrer a modelos prontos. Isso permite humanizar o seu projeto de uma maneira muito rápida onde você pode recorrer a imensa biblioteca da 3D Warehouse.

Porém nem tudo são flores. Um dos principais problemas é quanto ao tamanho dos arquivos. Observe que fazendo vários processos de limpeza de arquivo a cama de casal ficou no final com 2,71 mega. Um tamanho pequeno porém de acordo com a complexidade do modelo a quantidade de polígonos do mesmo pode deixar seu arquivo imensamente pesado.

Os polígonos nos levam a outro problema que é quanto a superfícies que deveriam ser suaves ficarem extremamente facetadas, podendo deixar um tanto quanto artificial sua cena.

E o mais grave, a parametrização aqui é ZERO. Dependendo do que você for transformar em família, principalmente itens decorativos, isso pode não ter muita importância, mas famílias arquitetônicas, como portas, janelas, etc. este recurso não é o mais recomendado.

Mesmo com toda essa dor de cabeça podemos tirar proveito deste recurso e deixar o seu projeto com muito mais vida!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

1 Comentários

  1. leandro
    30 de junho de 2018 at 22:51 — Responder

    muito bom… estava tendo muita dificuldade em achar modelos industriais para o revit… maquinas de impressao da HP, sendo que so achava para o Skt, seu tutorial salvo minha vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *