O AutoCAD 2024 chegou, venha conferir as principais novidades e novos recursos disponíveis neste review completo!
AutoCAD 2024
“AutoCAD pra quê? Quem usa isso?”
Com uma nova versão da pergunta essa pergunta sempre vem a tona e como o público do site é massivamente de arquitetos, engenheiros, designer e profissionais da construção civil acho importante esclarecer este ponto.
O uso do AutoCAD no setor da construção civil ainda é muito expressivo, por mais que você não acredite nisso. Seja por grandes empresas ou profissionais autônomos, o AutoCAD ainda tem sua força além de ser um dos principais softwares de entrada no mercado de construção civil.
Como todos os anos temos uma nova versão do AutoCAD, nem todo mundo dá conta de acompanhar todas as novidades, por isso eu vou deixar links com os reviews das últimas versões:
AUTOCAD 2023! CONHEÇA AS NOVIDADES!
AUTOCAD 2022! CONHEÇA AS NOVIDADES!
AUTOCAD 2021! CONHEÇA AS NOVIDADES!
AUTOCAD 2020! CONHEÇA AS NOVIDADES!
Então, bora conferir as novidades!
Interface
A interface continua muito parecida com o AutoCAD 2023, mas o que eu gostei foram as miniaturas dos arquivos recentes serem menores e ficarem melhor distribuídas (o que pode mudar de monitor para monitor), além da resolução, que me parece menos “borrada”.
Também temos um pequeno campo de busca, que só fica ativo no modo de exibição List View, que pode ser ativado clicando sobre o seu respectivo ícone.
Observe que no modo List View podemos fazer uma “busca por arquivos recentes”, o que pode ser bem útil quando temos um volume expressivo de arquivos no nosso fluxo de trabalho.
Também temos outros recursos para configurar a forma de organização dos arquivos exibidos como recentes, por exemplo por: nome, tipo de arquivo, último arquivo aberto ou fixado.
O que me mais me chamou a atenção foi o File Type (tipo de arquivo), onde temos um ícone de um monitor, que ao clicar sobre ele é exibido o caminho do arquivo, algo que achei extremamente útil.
O campo Pineed permite que você fixe arquivos que usa com maior frequência, desta forma sempre que você abrir o AutoCAD 2024 estes arquivos ficarão visíveis e fixos na lista.
Outra novidade na interface são os botões ao lado da aba Start e da aba Model.
Basicamente são as opções que tínhamos acesso clicando com o botão direito.
Não temos novidades nas opções disponíveis, mas achei interessante deixarem estes recursos mais acessíveis.
Activity Insights
Activity Insights permite consultar as principais alterações que foram realizadas no seu projeto, recurso muito útil, principalmente para trabalhos realizados em equipe.
Este recurso esta disponível na aba View, dentro do painel History.
Clicando em Activity Insights será exibida a janela de mesmo nome, exibindo as principais alterações realizadas no Arquivo.
Observe que temos uma mensagem de alerta na parte superior. Isso acontece quando você muda o local onde o arquivo foi salvo, uma vez que o monitoramento é realizado em um determinado local, então se quiser usar este recurso corretamente, mantenha o seu projeto em um local fixo, como uma pasta no servidor ou unidade do seu computador.
Todas as principais alterações só serão listadas quando o arquivo for salvo, onde temos um texto indicando o tipo de alteração e o responsável por ela, onde basta clicar no ícone do nome da pessoa.
Na parte superior temos algumas opções para filtrar as alterações, por data, responsável e tipo de alteração.
Blocks: Replacement
A ferramenta Replace, que permite substituir os blocos do seu projeto por outros blocos sofreu melhorias, onde são inclusive sugeridos quais blocos podem ser utilizados na substituição.
O processo é muito simples, basta ir até a aba Insert e no painel Block clicar em Replace.
Clicando sobre a opção Replace, selecione os blocos que você deseja substituir que a janela Replace será exibida e, caso haja algum outro bloco equivalente, a ferramenta já vai exibir a sugestão.
Essa “sugestão” não é mágica, mas sim uma associação com o nome do bloco. Observe que o bloco que foi alterado se chama CHAIR7 e a sugestão de bloco foi o CHAIR 10, ou seja, se você tiver uma biblioteca organizada de blocos, a ferramenta vai funcionar maravilhosamente bem.
Caso nenhuma das sugestões seja do seu agrado, basta clicar em Pick, que permite selecionar um outro bloco como base para a substituição.
O processo também é super simples, basta clicar em Replace, selecionar o bloco que vai ser “removido”, pressionar enter e clicar na opção Pick e clicar sobre o bloco de “referência”.
Blocks: Auto Placement
Uma outra novidade relacionada aos blocos é o Auto-placement que nada mais é do que o bloco detectar a área onde esta sendo inserido e se ajustar.
Esta ferramenta funciona a partir do “segundo bloco”, isto é, ele se baseia no posicionamento e alinhamento do primeiro bloco para determinar como os demais serão alinhados, mas perceba que na fileira de baixo ele girou e espelhou os blocos, economizando um tempo enorme!
Mas se este recurso estiver atrapalhando em algum momento, basta ir até a janela Blocks e desmarcar a opção Auto-Replacement.
Outra opção muito interessante é a Repeat Placement, para situações em que múltiplos blocos precisam ser inseridos, poupando a necessidade de ficar indo até a janela Blocks para selecionar o mesmo bloco.
Essa é uma das novidades que eu mais gostei, uma vez que agiliza demais o trabalho!
Markup Import e Markup Assist
Markup Import e MArkup Assist foram recursos que eu não consegui testar corretamente na versão 2023 devido não seem recursos disponíveis para a versão de teste 30 dias, mas dessa vez eu baixei a versão full, o que me permitiu testar adequadamente.
Imagine o seguinte cenário. Você plotou o seu projeto, levou para uma reunião, rabiscaram a folha e agora você quer atualizar o projeto. A ferramenta Markup import permite que você digitalize a sua impressão (foto ou escaneamento) e sobreponha sobre o seu projeto, facilitando muito a revisão.
Para testar fiz um PDF com duas “nuvens de revisão”, para testarmos a capacidade de reconhecimento da ferramenta.
De volta ao AutoCAD 2024, na aba de Layout, vamos até a aba Collaborate e no painel Traces, clique em Markup Import.
Na janela Select a markup file import, selecione o seu arquivo digitalizado. Observe que meu PDF ainda esta girado, assim podemos testar melhor a capacidade da ferramenta.
Observe que toda a borda da área de trabalho ficará com uma caixa azul e uma janela pequena, perguntando se o alinhamento da imagem está ok será exibida, onde você precisa confirmar.
Se estiver tudo ok, basta selecionar a opção Accept, mas caso precise fazer algum ajuste você tem opções para mover, alinhar, rotacionar ou escalonar.
Um ponto importante é que a qualidade da digitalização favorece um melhor resultado, então caso tenha que fotografar o projeto, procure tomar cuidado com o enquadramento, para evitar perspectivas distorcidas, que podem ser complicadas de alinhar.
Observe que nosso PDF ficou parecido com uma viewport, onde na parte superior da tela temos acesso ao campo Markup Assist.
Para interagir com o PDF, dentro do painel Markup Assist clique em Tracefront.
O PDF sofrerá uma varredura buscando as anotações, além do painel oferecer um novo leque de ferramentas.
Observe que as anotações já foram detectadas e exibidas em caixas interativas, onde podemos escolher o que fazer com elas.
Ao clicar na primeira marcação de revisão, o AutoCAD 2024 conseguiu identificar como uma nuvem de revisão, onde uma das sugestões é inserir uma nuvem de revisão ou remover a Markup. Vou escolher a opção Insert as Markup.
Observe que imediatamente uma nuvem de revisão é inserida no local.
No caso de anotações, é possível inserir como texto, multileader ou incluir dentro de textos existentes.
Em um primeiro momento, me parece que ele não reconhece a fonte e acaba utilizando os estilos de texto disponíveis no seu arquivo, além disso, o texto deve ser posicionado manualmente. Fiz um teste com a opção Insert as Multileader (linha de chamada).
Ao finalizar as alterações basta fechar o painel Trace.
Um aspecto importante é que todas as nuvens, anotações e demais detalhes será inseridos no layout e não no model.
Conclusão
Essa foi uma das atualizações mais enxutas até hoje, com novos recursos muito interessantes mas pouquíssimas novidades. Particularmente o AutoCAD já é um software bem completo para o que ele se propõe, mas ainda assim acredito que sempre é possível melhorar.
Do meu ponto de vista o que o AutoCAD precisa é de uma “lapidação”, de forma que a impressão que temos em algumas janelas foram “deixadas de lado” como todos as janelas da aba de anotações, como as Text Style, Dimension Manage Style, Multileader Style e Table Style que continuam “brancas”.
Sem contar a mais importante de todas, a janela Plot. fiz uma versão “Dark” dela. Dá uma conferida como ela “poderia” ser.
Fala sério, não ficaria sensacional? E não deve dar tanto trabalho fazer isso, afinal, outras janelas foram atualizadas e essas não.
Outro ponto, o workspace 3D. Não temos novidades 3D a anos, seria muito bom uma atualização dos seus recursos, que mesmo simples são muito eficientes, onde temos algumas funcionalidades que nem mesmo o Revit possui, como por exemplo o Materialmap.
O AutoCAD ainda se mantem como a principal referência quando o assunto é o desenvolvimento de projetos, sendo conhecido inclusive por profissionais de outras áreas, de forma que não conheço nenhum outro software tão completo.
Antes que você diga que o Revit ou outro software de arquitetura é melhor, tenha em mente a proposta do AutoCAD, que é o desenho técnico de forma digital, que é a base para qualquer segmento da construção civil.
Mesmo com outros softwares especializados no mercado, profissionais com um bom conhecimento em AutoCAD ainda são muito bem recebidos pelo mercado, de forma que recomendo que você tenha um bom domínio em AutoCAD.
Tem alguma dúvida sobre como trabalhar com função das paredes ou alguma outra sugestão?
Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Sigam o QualifiCAD nas redes sociais!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!