AUTOCAD

AUTOCAD 2021 chegou!

AutoCAD 2021 chegou! Confira as principais novidades desta versão e as impressões que tive com ela. Aprenda agora!

Outra versão? Será mesmo que precisava? Eu nem vi as novidades das versões anteriores! Calma, clique nos links abaixo para conferir o que temos de novo!

AUTOCAD 2020! CONHEÇA AS NOVIDADES!

AUTOCAD 2019! CONHEÇA AS NOVIDADES!

AUTOCAD 2018! CONHEÇA AS NOVIDADES!

AUTOCAD 2017! CONHEÇA AS NOVIDADES!

INTERFACE

Não da para perceber muita diferença entre a versão 2020 e 2021, pelo menos em questão de interface. No máximo uma pequena variação da cor da área de trabalho.

AutoCAD-2021

Sinceramente achei esse tom “azulado” meio estranho, acho que o preto/grafite das versões anteriores mais interessante. E o velho problema das janelas que não foram atualizadas para o novo padrão de cores continua.

AutoCAD-2021

Custava deixar tudo com o mesmo padrão de cores? Porra autodesk!

QUICK MEASURE

Na versão 2020 tivemos algumas novidades interessantes na ferramenta Quick Dimension, já na versão 2021 foi acrescentado um recurso extra que é a exibição da área e do perímetro.

AutoCAD-2021

O processo é bem simples, basta você ir até a aba Home, painel Utilities e ativar a ferramenta Quick Dimension.

AutoCAD-2021

Agora quando você posiciona o mouse sobre qualquer área uma série de informações é exibida. Se a área for um perímetro fechado basta manter o botão esquerdo do mouse pressionado.

AutoCAD-2021

Apesar de interessante temos um problema básico que é o de interpretação. A ferramenta vai identificar espaços fechado, mas qualquer simples obstáculo vai ser desconsiderado, por exemplo o arco de uma porta aberta.

AutoCAD-2021

Isso acaba sendo meio óbvio, mas também reduz drasticamente o potencial de aplicação dessa ferramenta.

Mesmo assim, não deixa de ser um recurso interessante!

TRIM E EXTEND

Eu sinceramente acho que a frase “time que está ganhando não se mexe” um bom exemplo para muitas situações, então os comandos Trim e Extend deveriam ser prioridade no AutoCAD. Mas resolveram mexer na ferramenta.

Mas ficou melhor ou pior?

Eu diria que ficou “esquisito”. Vou começar pelo comando Trim. O processo tradicional de uso da ferramenta é:

  1. Ative comando Trim.
  2. Selecione a linha (ou linhas) de limite.
  3. Pressione Enter.
  4. Clique nas arestas que deseja cortar.

AutoCAD-2021

Mas o que acabamos realmente fazendo é ativar o comando Trim, pressionar Enter e sair cortando tudo o que não interessa. Isso acaba ficando bem mais prático. O que a versão 2021 fez foi deixar este recurso do “Ativar o Trim e apertar enter” ativado de imediato!

AutoCAD-2021

Se você ativar o comando Trim ele já vai entender que você pode remover qualquer aresta indesejada. Fora que não temos mais a “caixa de seleção” o AutoCAD desenha uma linha tracejada onde as linhas que ela atravessa são cortadas.

Mas ficou mais prático não é?

Sim, ficou prático, o problema é que se trata de uma ferramenta que existe desde sempre, e mexer nisso vai causar muito estranhamento, principalmente para profissionais “das antigas”. Eu mesmo uso o AutoCAD desde a versão R14!

A alteração se aplica também ao comando Extend. Basta clicar na ferramenta e selecionar as linhas que você deseja estender.

AutoCAD-2021

Certo mas e se eu quiser escolher quais linhas eu quero cortar ou estender?

Aí é que está! O processo se inverte. No comando Trim você deve ativar o comando e clicar na linha de comando na opção Cutting Edges. Já no comando Extend você deve clicar no comando e selecionar Boundary Edges.

AutoCAD-2021

Ficou ruim? Não. Mas achei confuso. Talvez o fato de eu ser um profissional “das antigas” atrapalhe um pouco, mas a Autodesk tem que entender que o publico dela no AutoCAD é amplamente de profissionais com longa experiência, logo isso foi uma melhoria “com boas intenções” mas particularmente achei desnecessária, tendo em vista uma lista imensa de outras coisas que poderiam ser melhoradas.

BLOCKS

A aba de blocos também sofreu uma pequena alteração. Na versão 2020 fomos apresentados a uma nova interface onde tínhamos as abas:

  • Current Drawing: permite selecionar blocos existentes no desenho atual.
  • Recent: exibe blocos usados recentemente,  por exemplo, outros arquivos.
  • OtherDrawing: Permite que você copie blocos de um arquivo específico.

Na versão 2021 a aba Other drawing foi substituída pela opção Libraries.

AutoCAD-2021

O recurso Libraries ficou bem interessante. Agora ao invés de você procurar um outro arquivo você pode selecionar pastas onde você salva os seus blocos, então sempre que você criar um novo arquivo estas pastas estarão ali, disponibilizando os blocos que você mais usa no seu dia a dia.

Para adicionar uma pasta acesse a aba Libraries e clique em Block Library.

AutoCAD-2021

Localize a pasta desejada e clique em Open.

AutoCAD-2021

Pronto! Mais uma pasta adicionada a sua biblioteca de blocos.

AutoCAD-2021

Gostei bastante deste recurso! Mas encontrei um problema. Não há uma opção para remover uma pasta. Isso pode gerar alguns problemas ao você selecionar uma pasta errada por acidente ou desejar excluir uma pasta.

REVCLOUD

A nuvem de revisão sofre algumas melhorias, agora quando precisamos ajustar o comprimento aproximado dos arcos, sendo que temos um único valor para o comprimento de cada arco.

AutoCAD-2021

Para alterar o comprimento aproximado dos arcos, basta selecionar a Revcloud e na janela Properties alterar o valor no campo Misc.

AutoCAD-2021

Também é possível fazer esse ajuste com o novo “atalho”, basta digitar REVCLOUDPROPERTIES (sim, isso tudo é um atalho).

AutoCAD-2021

Ao ativar o comando o AutoCAD vai solicitar que você selecione a Revcloud. Clique sobre a Revcloud e pressione enter para que a opção Arc Lengh seja exibida na linha de comando. Então é só digitar o novo comprimento desejado.

AutoCAD-2021

Reconheço que foi um ajuste bem vindo, mas é apenas isso, um ajuste.

BREAK A POINT

Para quem não conhece o comando Break a point permite que você “quebre” uma line, polyline ou arco em dois objetos distintos. quando eu via a atualização eu pensei que iriam modificar algo significativo na ferramenta, mas a atualização foi mais discreta do que eu imaginava.

O Comando Break a point é um subcomando da ferramenta Break, então se você usa o comando Break a point, caso você pressione Enter ao invés de ativar novamente o comando Break a point o autoCAd ativa o comando Break, que é o comando principal.

AutoCAD-2021

A atualização é: quando você usar o comando break a point, se você pressionar enter o AutoCAD vai ativar o comando Break a point! Sério, é isso a atualização.

Nada contra essa atualização, mas esse problema se repete com a ferramenta Circle e Arc, e estas ferramentas, que são muito mais utilizadas no dia a dia do profissional, não sofreram essa atualização. Porra Autodesk!

XREF COMPARE

Aqui sim temos um recurso muito bem vindo! O recurso Xref Compare permite que você tenha um controle muito mais refinado das alterações realizadas nos arquivos referenciados. Basicamente o que acontece é o seguinte, toda vez que um arquivo Xref é atualizado você recebe uma notificação. Até aqui sem muitas novidades.

AutoCAD-2021

A novidade é que quando você clica na mensagem de alerta (no texto em azul) a ferramenta Xref compare é ativada, exibindo as alterações realizadas no arquivo. Vou fazer um teste simples aqui. tenho dois arquivos, sendo o de Arquitetura e o de Decoração.

AutoCAD-2021

Eu vou referenciar o arquivo de Decoração dentro do arquivo de Arquitetura.

AutoCAD-2021

Agora no arquivo de Decoração eu vou fazer uma alteração simples, vou mover a cama de casal para fora do quarto e salvar o Arquivo.

AutoCAD-2021

Após salvar e retornar para o arquivo de Arquitetura imediatamente recebo a notificação de alteração do Arquivo de Decoração.

AutoCAD-2021

Ao clicar no balão, a ferramenta Xref Compare é ativada.

AutoCAD-2021

Observe que temos uma borda em azul e um painel de ferramentas no topo, ao centro da área de trabalho.

AutoCAD-2021

O painel de ferramentas é bem simples e intuitivo. Na engrenagem é possível ver as opções e entender melhor como a ferramenta funciona.

AutoCAD-2021

No campo Difference temos o padrão de representação dos objetos que estão no seu projeto.

  • Not in Current Xref: Objetos que não estão mais no desenho ou tiveram sua posição modificada.
  • Only in Current Xref: Objetos novos no desenho ou antigos que tiveram sua posição modificada.
  • No differences: Objetos que não sofreram alterações.
  • Not Compared: Objetos que não foram comparados.
  • Draw order: Sobreposição dos objetos (mais aplicado em objetos sólidos como hachuras)

No campo Revisions Clouds temos a possibilidade de configurar o comportamento das nuvens de revisão, que identificam os objetos que foram modificados.

  • Cloud Display: cor da nuvem de revisão.
  • Rectangular: Permite escolher entre uma nuvem de revisão poligonal ou retangular.
  • Size: Controla o tamanho da nuvem de revisão.

Agora vamos ver isso aplicado ao desenho.

AutoCAD-2021

No arquivo de Xref (Decoração) eu desloquei a cama de casal para fora do quarto. A cama esta sendo exibida duas vezes, sendo que a cor verde se refere a modificação, ou seja, a posição atual. Já a cama em vermelho representa a sua posição anterior.

O exemplo foi simples e óbvio, mas quando recebemos a notificação de alteração do projeto sendo realizado por outra pessoa esta ferramenta se mostra como um excelente recurso!

Ainda temos outros botões sendo a lâmpada (que ativa ou desativa a visibilidade do Xref Compare) e as setas que dão zoom nos objetos que foram modificados. Já o último botão finaliza o modo de Xref compare.

Dos novos recursos apresentados nesta versão o Xref compare foi uma das melhores surpresas que tive.

DWG HISTORY

O DWG History exibe uma paleta que exibe e compara versões anteriores do projeto atual quando ele é salvo em sua conta com um provedor de armazenamento na nuvem. Os disponíveis são Box, Microsoft, One Drive e Dropbox.

AutoCAD-2021

O recurso esta disponível na aba View dentro do painel History.

AutoCAD-2021

Toda vez que você salvar um projeto na nuvem uma versão anterior é criada e mantida e você pode comparar estas versões com o desenho atual. Essas versões anteriores são o histórico do projeto. Para abrir uma versão anterior de um desenho você precisa ir diretamente na sua conta na nuvem.

AutoCAD-2021
No seu primeiro acesso, uma notificação será exibida.
AutoCAD-2021
Após entrar no seu serviço de nuvem, as versões anteriores são exibidas.
AutoCAD-2021
É possível selecionar uma versão anterior e usar a ferramenta Dwg compare, basta clicar no ícone ao lado da versão desejada.
AutoCAD-2021
Como fiz o teste em uma versão Trial eu não tive acesso completo aos recursos desta ferramenta. Mas achei a proposta muito interessante. Quem nunca precisou de um arquivo de backup ou se arrependeu de uma alteração feita no projeto?

DESEMPENHO DE GRÁFICOS

Em todas as versões temos algum tipo de melhoria de desempenho gráfico. Isto é algo que por um lado acaba me incomodando.

Como assim?

Melhoria de desempenho gráfico é algo bem complicado de se avaliar sem fazer uma série de testes, porque este processo não envolve apenas o software mas sim toda a sua estrutura de hardware (Processador, placa de vídeo, memória ram…) logo, cada computador vai apresentar um resultado completamente diferente do outro.

O que foi feito nesta versão foi um aprimoramento do pan e do zoom em 2D, onde o processo de regeneração é feito de forma automática, sendo imperceptível o resultado, então precisamos acreditar que realmente ficou melhor, simples assim.

APRIMORAMENTOS AUTOLISP

Autolisp é a linguagem de programação que você pode utilizar dentro do AutoCAD. Se você não faz ideia do que é essa tal de Autolisp eu fiz uma publicação bem interessante explicando em detalhes sobre o que se trata este recurso. Para acessar clique no link abaixo:

APRENDA AUTOLISP NO AUTOCAD

Nesta versão 2021 foram implementadas algumas melhorias, sendo:

  • Desenvolvimento multiplataforma com o Microsoft Visual Studio (VS) Code
  • Suporte Unicode
  • Agora, o DCL é suportado no Windows e no Mac

AutoCAD-2021

As versões anteriores não suportavam por completo os caracteres Unicode, o que causava problemas com funções que dependiam do comprimento de um caractere.

Sim, parece que estou falando grego, não é a toa que chamamos de “linguagem” de programação. Mas a partir do momento em que você tem uma base dessa linguagem estes termos passam a ser bem simples.

CONCLUSÃO

Esta versão com poucas novidades e muitas delas de pouca relevância. Está mais para um update, do tipo 2020.1 do que efetivamente uma nova versão.

Diversas melhorias que poderiam ser aplicadas ficaram de fora (diga-se de passagem algumas estão na fila a anos!). O que o AutoCAD precisa hoje não são de novas ferramentas e sim de um refinamento dos recursos já existentes, a remoção de ferramentas ultrapassadas, ajustes de interface, etc. São essas melhorias que eu gostaria de ver em uma nova versão do AutoCAD.

O modo 3D continua abandonado. Talvez uma versão LT do AutoCAD com o essencial, mais leve organizada, apenas com os recursos que interessam fosse melhor.

Ainda gosto bastante do AutoCAD, não quer dizer que uma nova versão “sem graça” tire a credibilidade do excelente programa que ele é, mas… podia ser melhor.

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Olá, sou o Luis André é responsável por todo o conteúdo do site QualifiCAD.

Sou arquiteto a mais de 10 anos, e nessa jornada tive que aprender a trabalhar com diversos softwares e aqui eu compartilho tudo o que aprendi ao longo da minha jornada no mundo da arquitetura e construção civil.

Sou mestre em Arquitetura e graduado em arquitetura e urbanismo. Também sou graduado em desenho industrial (projeto do produto).

Tenho certificações como Autodesk Certified Professional (AutoCAD, Revit e 3DS max) e Autodesk Certified Instructor.

Fique a vontade para me adicionar as suas redes sociais! Obrigado por sua visita!

10 Comentários

  1. Avatar
    CAIO
    6 de abril de 2020 at 09:45 — Responder

    Concordo com sua conclusão, o autocad não tem muito o que melhorar.
    O melhor mesmo é migrar para o BIM.

  2. Avatar
    Cris
    17 de abril de 2020 at 01:20 — Responder

    Na impressão saí com a tarja de estudante?

    • Avatar
      18 de abril de 2020 at 14:03 — Responder

      Olá Cris,

      Sim, isso acontece em todas as versões após a 2019.

      Um abraço!

  3. Avatar
    Fernando
    20 de abril de 2020 at 06:37 — Responder

    Gostei, de mais, comecei a pouco tempo a seguir seu website, tao pouco tempo nao sabia da existencia. Adimiravel seu trabalho, parabens. Passarei para meus colegas, continuacoes, e que o AutoCAD nunca pare.

  4. Avatar
    marcelle monteiro de castro neves
    28 de abril de 2020 at 13:31 — Responder

    Instalei o cad 2021 mas ele veio em português. Como faço para mudar para portuguÊs?
    Obrigada!!

    • Avatar
      3 de maio de 2020 at 20:48 — Responder

      Olá Marcelle,

      Você vai precisar instalar um pacote de idiomas. Isso pode ser baixado no site da Autodesk.

      Um abraço!

  5. Avatar
    Aline Henriques Lopes Ramos
    18 de junho de 2020 at 12:07 — Responder

    Não me adaptei tão bem a ele, e achei bem esquisito a questão mesmo do Tr e EX…

  6. Avatar
    Rafael
    8 de julho de 2020 at 10:29 — Responder

    Sobre o comando TRIM, você pode alterar do modo rápido (atual) ou o modo padrão (antigo).
    basta digitar no Prompt “TRIMEXTENDMODE”, por padrão do AutoCad 2021 vem com o modo rápido (1), quando vc digitar o comando no Prompt é só digitar (0) e enter que ele alterar para o modo padrão (antigo), assim vc primeiro seleciona as linhas e depois corta.
    Espero ter ajudado…abraço

    • Avatar
      Rafael
      8 de julho de 2020 at 10:33 — Responder

      Complementando, isso já vai alterar automaticamente o comando EXTEND.

    • Avatar
      29 de julho de 2020 at 14:11 — Responder

      Olá Rafael,

      Muito bom! Espero que ajude o pessoal.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *