Guia básico – guarda corpo apresenta pra você as principais funções e parâmetros que podem ser configurados e alguns truques pelo meio. Aprenda agora!
Sem dúvida você já deve ter visto algumas famílias de guarda-corpos no Revit que eram lindas e pensou “vou criar o meu próprio guarda-corpo!” e acabou desistindo por achar complicado demais.
A ideia aqui é apresentar a ferramenta e seus principais recursos, sendo um guia de consulta para que você possa tirar suas dúvidas deforma simples.
FAMÍLIAS DE GUARDA-CORPO
A primeira coisa que você precisa entender aqui é que um guarda-corpo é uma família de sistema, isto é, não podem ser salvas em uma pasta como um sofá ou uma porta. Famílias de guarda-corpo são como as paredes, fazem parte do seu arquivo de modelo (Template).
Você ainda se confunde com isso? Famílias de sistema, carregáveis ou modeladas no local? Fiz uma publicação que pode lhe ajudar, basta clicar no link abaixo:
Mas e se eu quiser copiar uma família de gurda-corpo para o meu projeto?
A solução é simples, podemos recorrer ao universal Ctrl+C e depois Ctrl+V. Inclusive é muito comum as pessoas compartilharem arquivos cheios de guarda-corpos, onde você escolhe a opção mais interessante, copia e cola dentro do seu arquivo, assim a família escolhida ainda fica disponível para uso.
Outro aspecto importante é que uma família de guarda-corpo pode ser hospedada ou não. Famílias hospedadas são aquelas que precisam ser fixadas a outra família. Pense em uma porta ou janela, que obrigatoriamente precisam ser fixadas a uma parede.
No caso do guarda-corpo isto é opcional. Você pode colocar o guarda-corpo diretamente no nível que você esta trabalhando, sobre um piso ou hospedá-lo em um uma rampa ou mesmo uma escada.
Mas como eu insiro um guarda-corpo no meu projeto?
Você deve ir até a aba Arquitetura e no painel Circulação clicar na opção guarda-corpo.
Observe que temos duas formas de inserir um guarda-corpo, sendo: Caminho do croqui e Colocar na escada/rampa.
A opção Caminho do croqui permite que você desenhe um caminho de qualquer formato para o seu guarda-corpo. Observe que ao clicar na ferramenta o Revit entra em modo croqui, onde todas outras ferramentas são bloqueadas até que você finalize o desenho.
Observe que temos agora a aba Modificar|Criar limite do guarda-corpo. Outro detalhe é que na barra de opções temos alguns campos disponíveis. No campo desenhar podemos recorrer as ferramentas de desenho e criar as formas mais variadas de caminhos para a colocação do guarda-corpo.
Se o seu guarda-corpo tiver vários segmentos, você pode ativar na faixa de opções o campo Cadeia, dessa forma o Revit entende que o seu guarda-corpo tem vários segmentos.
A opção deslocamento também é muito útil. Entenda que o guarda-corpo é criado exatamente sobre a linha que você desenha, mas em alguns casos, por exemplo uma varanda, ele ficaria exatamente na borda, o que é bem ruim. Então você pode colocar um valor de deslocamento para que o guarda-corpo seja criado com o afastamento desejado.
Já o campo raio permite que ao fazer qualquer curva o seu guarda-corpo tenha um raio conforme sua preferência.
No geral, a ferramenta é super simples. Só temos uma limitação, o caminho tem que ser contínuo. O Revit não permite fazer um guarda-corpo interrompido, caso você tente será exibida uma mensagem de alerta.
Ah, mas no que isso atrapalha?
Não muito na verdade, mas tem alguns casos onde isso é bem chato, por exemplo entre colunas.
Neste caso você precisa criar um guarda-corpo para cada vão, o que é bem chato…
Já a opção Colocar na escada/rampa é mais simples ainda. Basta clicar (em uma escada ou rampa) que a família de guarda-corpo selecionada é colocada, mais simples impossível.
Lembrando que para escolher qual modelo de guarda-corpo você vai utilizar basta ir até o painel de Propriedades e escolher um dos modelos de guarda-corpo disponíveis no template que você estiver utilizando.
Até aqui sem muitos segredos, afinal o objetivo é que a ferramenta seja simples mesmo. Mas e a personalização do guarda-corpo? Como faço para criar um do jeito que eu preciso? Antes de tudo vamos entender como funciona a estrutura de um guarda-corpo.
COMPONENTES DO GUARDA-CORPO
A primeira coisa que você tem que entender é a estrutura de um guarda-corpo. Podemos resumir em 3 elementos básicos, sendo: corrimão, estrutura do corrimão e balaustre.
Cada um desses itens tem um campo específico de configuração e personalização, que permitem combinações incríveis. Selecionando a ferramenta guarda-corpo e no painel Propriedades e clicando Editar tipo temos acesso aos campos de edição.
Assim como em todas as ferramentas, não se assuste com a quantidade de opções, entenda mais botões como mais liberdade para personalização. Vamos entender melhor as possibilidades.
Separei por cores para ficar mais simples de identificar como as opções afetam os componentes do guarda-corpo. Já os campos em branco afetam o guarda-corpo como um todo. Fique tranquilo que todas as opções serão explicadas. Clique na próxima página e vamos entender como funciona a Estrutura do corrimão.
ESTRUTURA DO CORRIMÃO
O Corrimão é um item independente do guarda-corpo, permitindo que ele seja personalizado sem alterar a configuração do restante do guarda-corpo. Para isso é necessário selecionar apenas o corrimão, que pode ser feito com auxílio da tecla TAB. Pare o mouse sobre o corrimão e vá apertando a tecla Tab até conseguir selecionar apenas o corrimão.
Entenda que se você selecionar o guarda-corpo (inteiro) a aba Modificar irá exibir a opção Modificar|Guarda-corpo. Mas se você usar a tecla Tab e clicar apenas no Corrimão, a aba modificar irá exibir a opção Modificar|Corrimãos superiores.
Antes de fazer qualquer alteração observe que o corrimão está com um símbolo de alfinete e corrente.
Isso esta relacionado ao conceito de Propriedades de Tipo e Propriedades de instância. Propriedades de tipo são aquelas que afetam todos os objetos iguais que você tem no seu projeto, propriedades de instância afetam apenas aquele objeto.
Se você alterar uma propriedade de tipo, por exemplo, mudar a cor do corrimão para verde, todos os guarda-corpos do projeto terão o seu corrimão alterado para verde.
Já se você alterar uma propriedade de instância, por exemplo, mudar a cor do corrimão para azul, apenas aquele guarda-corpo terá o corrimão azul, os demais ficarão com a configuração padrão (configuração da propriedade de tipo).
Para aprender mais sobre Tipo e instância, veja a publicação que fiz a respeito. Basta clicar no link abaixo:
Caso você selecione o corrimão com a tecla Tab e faça alguma alteração, o alfinete e a corrente são removidos, logo a alteração será na instância, ou seja, apenas naquele corrimão em específico. Clique na opção Editar corrimão.
Agora temos acesso a aba Modificar|Editar corrimão contínuo.
Aqui temos algumas opções interessantes, como por exemplo, alterar o perfil do corrimão. Você pode escolher um dos perfis existentes ou carregar um novo perfil.
Outro recurso bem legal é a opção de Editar o caminho do corrimão, sendo possível fazer o percurso conforme sua necessidade.
Além da alteração de percurso, você pode Editar uniões de corrimão. Clicando nesta opção você deve clicar na “quina” do corrimão e escolher a opção desejada.
As opções funcionam da seguinte maneira:
- Por tipo: Obedece a configuração escolhida nas propriedades de tipo (Chanfro ou concordância).
- Chanfro: Cria uma junção em chanfro.
- Concordância: Permite arredondar o canto conforme o raio desejado.
Isso da muita liberdade, você consegue fazer qualquer desenho e alterar as junções para chanfro, raio ou ambos.
Não gostou das alterações? Basta selecionar a opção Redefinir corrimão, que ele volta a forma original.
As opções que acabamos de ver alteram apenas o corrimão selecionado (alterações de instância), agora para alterar a configuração padrão precisamos selecionar todo o guarda-corpo, entrar na janela Propriedades e clicar em Editar Tipo.
Vamos nos concentrar nos campos que afetam apenas o corrimão, que são as opções Corrimão superior, Corrimão 1 e Corrimão 2.
Em Corrimão superior as opções são bem simples, começando por usar o guarda-corpo superior, que define se o nosso guarda-corpo tem corrimão ou não. Já o campo altura determina a altura total da barra de corrimão (logo isso define a altura total do guarda-corpo).
O campo Tipo não se limita apenas a escolher o perfil. Se você clicar nesta opção vão aparecer “três pontinhos” e ao clicar sobre eles uma nova janela é exibida. Tome cuidado que a janela é colocada exatamente em cima da janela atual. A tela apenas da uma piscada, então parece que só as opções mudaram, mas na verdade temos uma nova janela mesmo.
Nesta janela temos uma série de possibilidades que podem ser trabalhadas.
Como temos diversos campos vou organizar da seguinte forma: campos simples vou apenas listar e campos mais elaborados avanço um pouco mais na explicação
CONSTRUÇÃO
- União padrão: escolha se as curvas serão chanfradas ou com raio (concordância).
- Raio de concordância: Se escolher uma união por concordância, aqui você define o raio padrão.
- Folga de mão: Folga entre o corrimão e a parede (para você conseguir colocar a mão sem raspar na parede).
- Perfil: Escolha o tipo de perfil do seu corrimão.
- Projeção: Não editável. É calculada automaticamente com base na folga de mão.
- Transições: Em resumo, controla a transição vertical do corrimão em escadas, oferecendo as opções: Nenhum, pescoço de ganço e simples.
MATERIAL
Aqui não tem muito o que explicar, escolha o material que quiser para o corrimão e seja feliz.
EXTENSÕES
As opções de extensão permitem definir como o corrimão é finalizado, ou seja, ao invés de finalizar o corrimão junto com o restante do guarda-corpo é possível estender a parede, piso ou retornar para o último balaustre.
Lembrando que Extensão inicial/inferior corresponde ao início da escada e Extensão final/superior corresponde ao começo ou final do topo da escada ou rampa.
No campo comprimento é possível determinar o comprimento do avanço do corrimão em relação ao guarda-corpo.
TERMINAÇÕES
Também é possível escolher o acabamento da extremidade do corrimão, tanto inferior como superior.
Voltando para a janela Editar tipo do guarda-corpo temos mais a baixo as opções: Corrimão 1 e Corrimão 2.
Então. Dependendo do tipo de guarda-corpo que você está usando é possível incluir mais de um corrimão, o que é ótimo! Por padrão estas opções estão desligadas. Para ativar, você deve escolher um tipo de corrimão (que vai te dar acesso a janela de personalização do corrimão).
Resumindo, você tem acesso a todas as ferramentas de personalização do corrimão principal também disponíveis tanto para o Corrimão 1 como o Corrimão 2. Isso é bem útil quando precisamos trabalhar com corrimãos de ambos os lados do guarda-corpo. Ao selecionar um perfil de corrimão não se esqueça de definir a posição do guarda-corpo. ele pode ficar a direita, esquerda ou ambos os lados.
O Campo Deslocamento lateral não é editável. O valor é gerado com base no eixo do guarda-corpo em relação ao eixo Corrimão 1 (ou corrimão 2).
Já o campo altura também esta bloqueado, ele é definido com base nas configurações aplicadas ao guarda-corpo.
Um detalhe importante que temos dentro de Corrimão 1 ou Corrimão 2 é que temos uma opção adicional, que são os Suportes. Confira a diferença das janelas do Corrimão Superior e Corrimão 1 e 2.
Os suportes são a sustentação do Corrimão 1 ou 2.
Temos os seguintes ajustes disponíveis.
- Família: Escolha a família do suporte.
- Layout: Selecione o layout de distribuição dos suportes entre as opções:
- Nenhum.
- Distância fixa.
- Alinhamento com os balaustres.
- Número fixo.
- Espaçamento máximo.
- Espaçamento mínimo.
- Espaçamento: Defina o espaçamento para as opções distância fixa, espaçamento máximo e mínimo.
- Justificação: só é habilitado para a opção Distância fixa, abrindo as opções início, centro e final.
- Número: só é habilitado para a opção Número fixo.
Apesar deste leque imenso de opções nem sempre você vai ter que configurar todos estes campos, mas é importante entender o que cada um deles faz, afinal isso lhe abre um horizonte vasto de possibilidades e lhe permite saber o que dá e o que não dá para fazer.
Agora vamos para um outro elemento importante do guarda-corpo, a Estrutura do corrimão. Basta ir para a próxima página para entendermos como trabalhar com a estrutura do corrimão.
ESTRUTURA DO CORRIMÃO
A estrutura do corrimão corresponde as barras horizontais presentes no seu guarda-corpo e não necessariamente a outros corrimões. Tanto é que o seu guarda-corpo pode ter algumas barras horizontais ou nenhuma barra.
Para editar a estrutura selecione o guarda-corpo e em Propriedades clique em Editar Tipo.
Na janela Editar tipo localize a opção Estrutura do corrimão (não-contínua) e clique em Editar.
Clicando no botão Editar temos acesso a janela Editar corrimãos (não-contínuo).
Esta janela é bem simples, aqui você controla as barras horizontais do seu guarda-corpo (se o seu guarda-corpo não tem barras horizontais esta janela deve ficar vazia). Temos poucas opções, mas nem por isso elas deixam de serem importantes.
A organização aqui é por colunas, então vamos ter uma prévia do que é possível controlar aqui:
- Nome: Coloque um nome de sua preferência para a barra horizontal.
- Altura: Controle a altura da barra horizontal em relação ao nível onde o guarda-corpo foi inserido.
- Deslocamento: Altere o deslocamento para a esquerda ou direita. O Valor zero indica que não há deslocamento.
- Perfil: Escolha o perfil da barra horizontal conforme sua necessidade.
- Material: Configure o material desejado para o seu perfil.
O mais interessante aqui são os controle individuais para cada uma das barras, isso da uma liberdade incrível na configuração do guarda-corpo. Na janela a esquerda conforme selecionamos as linhas das barras as mesmas aparecem selecionadas em azul, nos oferecendo uma prévia de como nosso guarda-corpo vai ficar.
Uma coisa que você deve ter percebido é que para usar perfis personalizados precisamos aprender a criá-los. Se quiser aprender a criar os seus próprios perfis veja a publicação que fiz sobre o assunto, basta clicar no link abaixo:
CRIAR PERFIL PERSONALIZADO – REVIT
A organização dos perfis é controlada pelo campo altura mas o ideal é colocá-los em sequência, para não deixar a família muito confusa. Para mudar a sequência das barras basta usar os botões Acima ou Abaixo. Também é possível Duplicar, o que poupa bastante tempo de trabalho.
Não esquecendo que também é possível incluir mais barras (botão Inserir) e remover barras (botão Excluir).
E um outro item muito importante no seu guarda-corpo é o balaustre. Temos um espaço de configuração dedicado a este item, vamos conhecer.
BALAÚSTRES – PADRÃO PRINCIPAL
Os balaustres correspondem a estrutura vertical do seu guarda-corpo.
Para editar a estrutura selecione o guarda-corpo e em Propriedades clique em Editar Tipo.
Na janela Editar tipo localize a opção Colocação do Balaustre e clique em Editar.
Clicando em Colocação do balaústre temos acessoa janela Editar colocação do balaústre.
Temos aqui duas áreas principais, sendo o Padrão Principal e o Pólos.
O Padrão Principal corresponde ao Balaústre intermediário. Imagine um guarda-corpo de 5 metros de comprimento com balaústres espaçados a 1 metro. Os balaústres ao centro correspondem ao Padrão Principal.
Já nos Pólos temos um sistema um pouco mais elaborado. Além da opção de definir o balaústre inicial e final podemos definir o balaústre de canto.
Isso é necessário porque temos diversas situações em que empregamos guarda-corpo. Por exemplo, em uma varanda pode ser que você não precise de balaústres inicial e final, já que o corrimão pode ser fixado diretamente na parede.
E além desta temos diversas outras possibilidades, não se esqueça que o guarda-corpo pode ser aplicado em outras situações como rampas e escadas. Pode parecer confuso no início essa quantidade de opções, porém são recursos importantes para que você possa criar qualquer tipo de guarda-corpo.
Vamos entender melhor cada um destes campos, a começar pelo Padrão Principal.
Os campos Nome e Família do balaústre não precisam de maiores apresentações, já a opção Base e Deslocamento da Base permitem o controle da parte Inferior do Balaústre. A opção Base limita o início do balaústre em relação a as barras horizontais de corrimão. Já a opção Deslocamento da base usa um valor fixo que você pode definir.
As opções Topo e Deslocamento do topo fazem a mesma coisa, obviamente de cima para baixo, lembrando que o campo Deslocamento do Topo deve receber valores negativos.
O campo Distância do Anterior corresponde ao espaçamento entre os balaústres. Perceba que é possível adicionar linhas, ou seja, adicionar balaústres que irão obedecer a sequência em que forem listados. Vou mostrar uma opção de configuração com dois balaústres para facilitar o entendimento.
A linha 2 corresponde a um balaustre sem alterações, que ficou com a distância Anterior de 0,40, ou seja, ele sempre será inserido entre outros dois balaústres, posicionado a 40cm de distância de cada lado. Já a linha 3 corresponde a um balaústre menor, que fica inserido entre os corrimãos 1 e 3, também respeitando os 40cm de intervalo entre cada balaústre.
Acho que isso já começa a lhe apresentar algumas possibilidades de aplicação. Por fim tempos o campo Deslocamento, que vai permitir que o balaústre seja deslocado para a esquerda ou direita em relação a linha de percurso do próprio guarda-corpo.
Ainda em Padrão principal temos alguns ajustes na parte inferior.
Pense que o guarda-corpo nem sempre será reto, tendo situações como curvas, desníveis e outras situações, então estes campos abaixo permitem controlar o padrão de comportamento e colocação dos balaústres automaticamente, sem a necessidade de ajustes manuais.
Já no primeiro campo temos Padrão de quebra em, que permite definir como os balaústres serão distribuídos ao logo do percurso do guarda-corpo conforme temos mudanças de percurso.
Por exemplo, imagine um guarda-corpo com balaustres espaçados a cada 80cm e o guarda-corpo faz uma curva de 45°. O guarda-corpo deve colocar um balaústre na quina dessa curva e reiniciar a colocação de balaústres ou deve ignorar a curva e seguir colocando balaústres a cada 80cm?
O campo Padrão de quebra em oferece três opções sendo:
- Cada segmento final: Sempre que o percurso do guarda-corpo mudar um novo balaústre é inserido e a distribuição é reiniciada.
- Ângulos maiores que: permite determinar uma “tolerância”, por exemplo, se a mudança de percurso for inferior a 45° não deve ser inserido um novo balaústre, já se a mudança de percurso for maior do que 45° um novo balaústre é inserido e a distribuição é reiniciada.
- Nunca: Independente do percurso o padrão de distribuição é respeitado e as quinas são ignoradas.
Caso você selecione a opção Ângulos maiores que, é necessário indicar o valor no campo Ângulo.
A opção Comprimento padrão é preenchida automaticamente, este valor é extraído do campo Distância do anterior. Se o guarda-corpo tiver mais de um balaústre os valores serão somados.
O campo Justificar controla como os balaústres serão distribuídos ao longo do caminho, permitindo escolher as opções: início, final, centro e Espalhar para caber.
A opção espalhar para caber vai usar o valor de Comprimento padrão (que é a somatória dos valores do campo Distância anterior) e a partir dele distribuir os balaústres. Tem seus prós e contras. A desvantagem é que cada guarda corpo fica com uma variação de espaçamento entre os balaústres, já a vantagem é evitar a colocação de balaústres em lugares ruins.
A opção Preenchimento do excesso é bem interessante. Os balaústres de um guarda-corpo não precisam ser necessariamente “postes”. Você também consegue inserir “painéis”, que são bem mais largos do que um balaustre convencional. Por exemplo, é muito comum encontrar painéis de vidro.
Quando as medidas são exatas é tudo lindo. Agora quando temos valores quebrados (algo muito comum), não é possível inserir o elemento de vidro, logo fica um espaço vazio.
O campo Preenchimento do excesso permite que você selecione um modelo de balaústre para “preencher” este espaço.
Um fator importante é que o campo Espaçamento deve ser preenchido, pois se você deixar ele com o valor zero, nenhum balaústre será inserido.
Com isso o espaço é prontamente preenchido.
E na próxima página vamos para a última parte da configuração do guarda-corpo.
BALAUSTRES EM ESCADAS
Podemos controlar a distribuição dos balaústres nos degraus de uma escada. Para isso temos o campo Utilizar balaústres por degraus nas escadas. Isso faz com que a configuração de espaçamento dos balaústres seja ignorada nos lances de escadas, com isso você pode configurar para que em cada degrau sejam colocados balaústres, a quantidade e a família de balaústre.
Com um simples ajuste a escada já fica completamente diferente.
BALAÚSTRES – PÓLOS
Os balaústres chamados de Pólos tem basicamente os mesmos recursos de configuração do que o campo Padrão Principal.
Observe que aqui não temos a opção de acrescentar mais balaústres, podemos apenas personalizar as opções disponíveis que são: Poste inicial, Poste do canto e Poste final.
O único ajuste adicional que temos é a opção Postes de canto em, que permite que você controle quando o balaústre de canto deve ser inserido.
Essa configuração sobrepõe a configuração do Padrão principal, ou seja, se você escolher um modelo de balaústre aqui é ele que será inserido nas quinas e não o modelo escolhido em Padrão Principal.
DICAS
Apesar desta enxurrada de informações ainda tenho algumas dicas que você pode usar no seu dia a dia, vamos ver algumas possibilidades bem interessantes a seguir, como por exemplo visualizar a edição do guarda-corpo.
VISUALIZAR EDIÇÃO
O processo de criação do guarda-corpo envolve o modo de desenho por croqui, sendo que quando você resolve editar o guarda-corpo ele volta a ser uma simples linha e você só consegue visualizar o resultado ao final da edição. Mas ativando a opção visualizar é possível redesenhar o guarda-corpo e ver como ele vai ficar antes de concluir a edição.
ALTERAR SEGMENTOS
É comum um guarda-corpo ser composto por diversos segmentos, porém os segmentos podem ser alterados de forma individual, dando uma maior liberdade de personalização. Selecione o guarda-corpo desejado e na aba Modificar clique em Editar caminho.
Agora selecione o segmento desejado e observe os campos na faixa de opções.
No campo Inclinação, temos as opções:
- Por hospedeiro: obedece a inclinação do hospedeiro (escada ou rampa, por exemplo).
- Plano: permanece com o guarda corpo reto, porém respeitando o hospedeiro.
- Inclinado: Mantem uma linha inclinada mesmo com uma variação de planos.
Também é possível fazer ajustes na altura do guarda-corpo, basta ir ao campo Correção da altura de mudar de por tipo para Personalizado. Em seguida basta inserir o valor desejado, lembrando que o valor inserido no campo será adicionado ao valor de altura existente.
GUARDA-CORPO EM PAREDES
Nem sempre o nosso guarda-corpo esta colocado no chão, em alguns casos é comum ele estar sobre uma pequena mureta ou algo do tipo. Você pode, por exemplo, alterar o perfil de uma parede e hospedar o guarda corpo nela. O interessante é que se você editar o perfil o guarda-corpo é atualizado automaticamente.
BRISES E TOLDOS
A ferramenta guarda-corpo é tão versátil que podemos fazer outras aplicações, como por exemplo, criar brises e toldos.
Não tem nenhum truque na verdade, basta você configurar a altura e o deslocamento das barras horizontais e criar um balaústre personalizado. Vou deixar este processo para uma outra publicação, mas sinceramente é bem simples.
CONCLUSÃO
Apesar da publicação ter ficado enorme ela esta mais para uma apresentação da ferramenta guarda-corpo. As possibilidades são imensas, então vai depender da sua necessidade (e criatividade).
Claro que descobrindo outros truques ou dicas eu vou atualizando a publicação. Tem alguma dica ou truque que só você conhece? Compartilhe com a gente! Mande nos comentários!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Também estou no Instagram!
excelente tu explicación Luis André, muchas gracias
Obrigado André! Suas explicações são as mais didáticas, facilitando nosso entendimento nessa ferramenta tão poderosa. A Autodesk bem que poderia lhe contratar para escrever os manuais de utilização dos softwares dela. Abraço.