Guia básico – Guarda-corpo

ESTRUTURA DO CORRIMÃO

O Corrimão é um item independente do guarda-corpo, permitindo que ele seja personalizado sem alterar a configuração do restante do guarda-corpo. Para isso é necessário selecionar apenas o corrimão, que pode ser feito com auxílio da tecla TAB. Pare o mouse sobre o corrimão e vá apertando a tecla Tab até conseguir selecionar apenas o corrimão.

guia-básico-guarda-corpo

Entenda que se você selecionar o guarda-corpo (inteiro) a aba Modificar irá exibir a opção Modificar|Guarda-corpo. Mas se você usar a tecla Tab e clicar apenas no Corrimão, a aba modificar irá exibir a opção Modificar|Corrimãos superiores.

guia-básico-guarda-corpo

Antes de fazer qualquer alteração observe que o corrimão está com um símbolo de alfinete e corrente.

guia-básico-guarda-corpo

Isso esta relacionado ao conceito de Propriedades de Tipo e Propriedades de instância. Propriedades de tipo são aquelas que afetam todos os objetos iguais que você tem no seu projeto, propriedades de instância afetam apenas aquele objeto.

Se você alterar uma propriedade de tipo, por exemplo, mudar a cor do corrimão para verde, todos os guarda-corpos do projeto terão o seu corrimão alterado para verde.

Já se você alterar uma propriedade de instância, por exemplo, mudar a cor do corrimão para azul, apenas aquele guarda-corpo terá o corrimão azul, os demais ficarão com a configuração padrão (configuração da propriedade de tipo).

Para aprender mais sobre Tipo e instância, veja a publicação que fiz a respeito. Basta clicar no link abaixo:

FAMÍLIA, TIPO E INSTÂNCIA

Caso você selecione o corrimão com a tecla Tab e faça alguma alteração, o alfinete e a corrente são removidos, logo a alteração será na instância, ou seja, apenas naquele corrimão em específico. Clique na opção Editar corrimão.

guia-básico-guarda-corpo

Agora temos acesso a aba Modificar|Editar corrimão contínuo.

guia-básico-guarda-corpo

Aqui temos algumas opções interessantes, como por exemplo, alterar o perfil do corrimão. Você pode escolher um dos perfis existentes ou carregar um novo perfil.

guia-básico-guarda-corpo

Outro recurso bem legal é a opção de Editar o caminho do corrimão, sendo possível fazer o percurso conforme sua necessidade.

guia-básico-guarda-corpo

Além da alteração de percurso, você pode Editar uniões de corrimão. Clicando nesta opção você deve clicar na “quina” do corrimão e escolher a opção desejada.

guia-básico-guarda-corpo

As opções funcionam da seguinte maneira:

guia-básico-guarda-corpo
  • Por tipo: Obedece a configuração escolhida nas propriedades de tipo (Chanfro ou concordância).
  • Chanfro: Cria uma junção em chanfro.
  • Concordância: Permite arredondar o canto conforme o raio desejado.

Isso da muita liberdade, você consegue fazer qualquer desenho e alterar as junções para chanfro, raio ou ambos.

guia-básico-guarda-corpo

Não gostou das alterações? Basta selecionar a opção Redefinir corrimão, que ele volta a forma original.

guia-básico-guarda-corpo

As opções que acabamos de ver alteram apenas o corrimão selecionado (alterações de instância), agora para alterar a configuração padrão precisamos selecionar todo o guarda-corpo, entrar na janela Propriedades e clicar em Editar Tipo.

guia-básico-guarda-corpo

Vamos nos concentrar nos campos que afetam apenas o corrimão, que são as opções Corrimão superior, Corrimão 1 e Corrimão 2.

guia-básico-guarda-corpo

Em Corrimão superior as opções são bem simples, começando por usar o guarda-corpo superior, que define se o nosso guarda-corpo tem corrimão ou não. Já o campo altura determina a altura total da barra de corrimão (logo isso define a altura total do guarda-corpo).

guia-básico-guarda-corpo

O campo Tipo não se limita apenas a escolher o perfil. Se você clicar nesta opção vão aparecer “três pontinhos” e ao clicar sobre eles uma nova janela é exibida. Tome cuidado que a janela é colocada exatamente em cima da janela atual. A tela apenas da uma piscada, então parece que só as opções mudaram, mas na verdade temos uma nova janela mesmo.

guia-básico-guarda-corpo

Nesta janela temos uma série de possibilidades que podem ser trabalhadas.

guia-básico-guarda-corpo

Como temos diversos campos vou organizar da seguinte forma: campos simples vou apenas listar e campos mais elaborados avanço um pouco mais na explicação

CONSTRUÇÃO

  • União padrão: escolha se as curvas serão chanfradas ou com raio (concordância).
  • Raio de concordância: Se escolher uma união por concordância, aqui você define o raio padrão.
  • Folga de mão: Folga entre o corrimão e a parede (para você conseguir colocar a mão sem raspar na parede).
  • Perfil: Escolha o tipo de perfil do seu corrimão.
  • Projeção: Não editável. É calculada automaticamente com base na folga de mão.
  • Transições: Em resumo, controla a transição vertical do corrimão em escadas, oferecendo as opções: Nenhum, pescoço de ganço e simples.
guia-básico-guarda-corpo

MATERIAL

Aqui não tem muito o que explicar, escolha o material que quiser para o corrimão e seja feliz.

EXTENSÕES

As opções de extensão permitem definir como o corrimão é finalizado, ou seja, ao invés de finalizar o corrimão junto com o restante do guarda-corpo é possível estender a parede, piso ou retornar para o último balaustre.

Lembrando que Extensão inicial/inferior corresponde ao início da escada e Extensão final/superior corresponde ao começo ou final do topo da escada ou rampa.

guia-básico-guarda-corpo

No campo comprimento é possível determinar o comprimento do avanço do corrimão em relação ao guarda-corpo.

guia-básico-guarda-corpo

TERMINAÇÕES

Também é possível escolher o acabamento da extremidade do corrimão, tanto inferior como superior.

guia-básico-guarda-corpo

Voltando para a janela Editar tipo do guarda-corpo temos mais a baixo as opções: Corrimão 1 e Corrimão 2.

guia-básico-guarda-corpo

Então. Dependendo do tipo de guarda-corpo que você está usando é possível incluir mais de um corrimão, o que é ótimo! Por padrão estas opções estão desligadas. Para ativar, você deve escolher um tipo de corrimão (que vai te dar acesso a janela de personalização do corrimão).

guia-básico-guarda-corpo

Resumindo, você tem acesso a todas as ferramentas de personalização do corrimão principal também disponíveis tanto para o Corrimão 1 como o Corrimão 2. Isso é bem útil quando precisamos trabalhar com corrimãos de ambos os lados do guarda-corpo. Ao selecionar um perfil de corrimão não se esqueça de definir a posição do guarda-corpo. ele pode ficar a direita, esquerda ou ambos os lados.

guia-básico-guarda-corpo

O Campo Deslocamento lateral não é editável. O valor é gerado com base no eixo do guarda-corpo em relação ao eixo Corrimão 1 (ou corrimão 2).

guia-básico-guarda-corpo

Já o campo altura também esta bloqueado, ele é definido com base nas configurações aplicadas ao guarda-corpo.

guia-básico-guarda-corpo

Um detalhe importante que temos dentro de Corrimão 1 ou Corrimão 2 é que temos uma opção adicional, que são os Suportes. Confira a diferença das janelas do Corrimão Superior e Corrimão 1 e 2.

guia-básico-guarda-corpo

Os suportes são a sustentação do Corrimão 1 ou 2.

guia-básico-guarda-corpo

Temos os seguintes ajustes disponíveis.

  • Família: Escolha a família do suporte.
  • Layout: Selecione o layout de distribuição dos suportes entre as opções:
    • Nenhum.
    • Distância fixa.
    • Alinhamento com os balaustres.
    • Número fixo.
    • Espaçamento máximo.
    • Espaçamento mínimo.
  • Espaçamento: Defina o espaçamento para as opções distância fixa, espaçamento máximo e mínimo.
  • Justificação: só é habilitado para a opção Distância fixa, abrindo as opções início, centro e final.
  • Número: só é habilitado para a opção Número fixo.

Apesar deste leque imenso de opções nem sempre você vai ter que configurar todos estes campos, mas é importante entender o que cada um deles faz, afinal isso lhe abre um horizonte vasto de possibilidades e lhe permite saber o que dá e o que não dá para fazer.

Agora vamos para um outro elemento importante do guarda-corpo, a Estrutura do corrimão. Basta ir para a próxima página para entendermos como trabalhar com a estrutura do corrimão.

2 comentários em “Guia básico – Guarda-corpo”

  1. Obrigado André! Suas explicações são as mais didáticas, facilitando nosso entendimento nessa ferramenta tão poderosa. A Autodesk bem que poderia lhe contratar para escrever os manuais de utilização dos softwares dela. Abraço.

    Responder

Deixe um comentário