Impressão ou plotagem no Revit pode ser considerada uma das mais importantes etapas para apresentar o seu projeto, então aprenda desde inserir o seu desenho na folha, principais ajustes e configurações até chegar a etapa impressão! Aprenda agora!
IMPRESSÃO E PLOTAGEM
De nada adianta você elaborar o projeto mais incrível do mundo se você derrapar justo na etapa de apresentação. Um projeto impresso é praticamente o cartão de visitas do seu trabalho (diga-se de passagem, um cartão beeeem grande!). Mas fique tranquilo, o processo é bem simples, mas recomendo que faça com bastante atenção para evitar eventuais problemas.
Um outro ponto importante é que existem diversas configurações “paralelas”. O que quero dizer com isso? Configurações como recortar vista, peso gráfico, alinhamento das vistas, etc. podem/devem ser realizadas, mas explicar todos estes recursos aqui, além de deixar a publicação gigantesca, perderíamos o foco.
Para evitar este problema, vou compartilhar links para publicações que explicam essas ferramentas detalhadamente em outras publicações. Então, caso algum conteúdo seja interessante para você, basta clicar nos links e visualizar o conteúdo.
Bom, já que o objetivo é realizar a impressão do nosso projeto, vamos começar pelo básico, a folha.
FOLHA
Considerando que você já desenhou tudo e precisa providenciar a impressão do seu projeto, precisamos organizar tudo isso em folhas. Para inserir uma folha no seu projeto basta ir até a aba Vista e no painel Composição da folha clicar em Folha.
Você também pode fazer isso diretamente pelo Navegador de projetos, clicando com o botão direito sobre o campo Folhas (Todas) e selecionando a opção Nova Folha.
Será exibida a janela Nova folha onde você pode selecionar uma folha para o seu projeto. Em um template padrão temos apenas uma folha, o formato A1 métrico. Porém você pode carregar uma família de folhas clicando na opção Carregar.
Não tem uma folha? Fiz uma publicação passo a passo de como criar uma folha com carimbo personalizada. Bastaclicar no link abaixo:
CRIAR FOLHA COM CARIMBO – REVIT
Após escolher a folha, será exibida uma nova vista com a sua respectiva folha.
Com isso podemos ir para a próxima etapa, inserir as vistas no projeto.
INSERIR VISTAS
O processo para inserir as vistas em uma folha é muito simples. Primeiro você deve estar em uma folha e em seguida deve localizar a vista desejada dentro do Navegador de projetos. Você deve clicar na vista desejada (mantendo o botão pressionado) e arrastar para dentro da sua folha, simples assim.
Claro que nem tudo são flores. Uma coisa muito comum de acontecer é a sua vista ficar “gigante”, ao ponto de ficar maior do que a própria folha.
Mas porque isso acontece?
Não é necessariamente um problema, mas sim uma configuração padrão. Quando você elabora o desenho de uma vista é necessário ajustar os elementos que irão ser visualizados, sendo que por padrão o Revit exibe absolutamente tudo. O que gera essa “super vista” é o fato dos símbolos de elevação estarem muito longe do projeto em si, então o Revit faz uma vista grande o bastante para englobar tudo.
Para resolver este problema é necessário recortar a vista. Isso pode ser feito com as ferramentas Recortar Vista e Exibir região de recorte. Esta ferramenta esta disponível na barra inferior.
O processo é bem simples. Primeiro você deve habilitar a visualização, clicando em Exibir Região de recorte. Em seguida você pode redimensionar a caixa de corte e ajustar exatamente o que deve aparecer na impressão.
Ao finalizar o recorte é importante conferir se a opção Recortar vista esta ativada. Ela determina se a caixa de recorte esta realmente “recortando”. Não importa se a caixa de recorte esta visível ou não.
Para exemplificar vou deixar a caixa de corte visível e recortando metade da casa. Observe o que acontece quando eu habilito ou desabilito a função Recortar vista.
Acho que deu para perceber o impacto que essa simples ferramenta faz no seu projeto, então se quiser aprender mais sobre o que é possível fazer com as ferramentas Recortar vista e Exibir região de recorte, acesse a publicação que fiz clicando no link abaixo:
Com isso temos a nossa folha configurada.
O Revit também oferece uma ferramenta bem interessante para auxiliar organização e alinhamento das vistas do seu projeto, o Eixo guia. Basta ir até a aba Vista e no painel Composição da folha clicar em Eixo guia.
A ferramenta Eixo guia permite inserir uma malha quadriculada que ajuda bastante na composição da sua folha.
Se quiser maiores detalhes de como como usar esta ferramenta, basta acessar a publicação que fiz clicando no link abaixo:
Agora podemos ir para a etapa principal, a impressão da nossa folha.
IMPRESSÃO
Com nossa folha pronta, podemos ir para a etapa de impressão.
Ei, mas e a configuração do peso gráfico?
Essa é uma dúvida muito comum, principalmente para quem usa o AutoCAD. No Revit, o resultado da configuração do peso gráfico é visto diretamente nas vistas, então quando chegamos na etapa de impressão, este assunto já deve ter sido resolvido a muito tempo.
Não sabe configurar o peso gráfico? Fiz uma publicação bem detalhada sobre como o peso gráfico é trabalhado no revit, basta acessar o link abaixo:
CONFIGURAR PESO GRÁFICO – REVIT
Agora vamos para o que interessa. Para imprimir a sua folha vá até a aba Arquivo localize a opção Imprimir. Perceba que temos uma seta ao lado da opção Imprimir, que nos oferece algumas opções.
Temos basicamente três opções, então vou dar uma breve descrição de cada uma e depois vamos entender o que pode ser configurado.
- Imprimir – Dá acesso a janela Imprimir onde fazemos os ajustes finais de impressão.
- Visualizar impressão – Exibe uma prévia de como a sua folha vai ficar assim que ela for impressa.
- Configuração de impressão – Aqui fazemos os principais ajustes de impressão, como seleção do formato da folha, orientação, qualidade, etc.
Minha recomendação é que você clique na opção Imprimir. Dentro desta janela é possível acessar as opções Visualizar impressão e Configuração de impressão. Você também pode utilizar o atalho no menu de acesso rápido ou o atalho Ctrl + P.
Não se assuste com a quantidade de botões, eles estão organizados em campo e por assunto. Vou passar por cada um dos campo e apresentar o que podemos/devemos configurar, começando pelo Impressora.
IMPRESSORA
No campo Nome, podemos localizar a impressora que vamos utilizar para imprimir o nosso projeto e também encontramos o nosso primeiro problema. Caso você precise gerar um arquivo PDF, o Revit não conta com uma impressora própria Porra Autodesk!, provavelmente você já deve ter uma impressora instalada em seu computador, mas caso não tenha, existem diversas opções que podem ser utilizadas.
Vou deixar uma relação de impressoras que você pode utilizar, alertando que eu não testei todas as opções.
- Adobe PDF
- Foxit PDF
- Nitro PDF
- Cute PDF
- PDF Creator
Fique a vontade para usar a área de comentário e recomendar uma opção de impressora ou comentar sua experiência (boa ou ruim). Eu costumo usar a Foxit, que até o momento tem me atendido bem.
O botão Propriedades vai exibir configurações de acordo com modelo de impressora que foi selecionado. Mas você só vai precisar acessar este campo para ajustes muito específicos, então não se preocupe com ele por enquanto.
FAIXA DE IMPRESSÃO
Um detalhe importante de se lembrar é que você não precisa obrigatoriamente imprimir uma folha. Se precisar você tem a liberdade de imprimir qualquer vista do seu projeto. Na caixa Faixa de impressão você pode escolher o que será impresso. Por padrão temos três opções:
JANELA ATUAL – Imprime todos os elementos presentes na vista atual (conforme configuração de corte realizada na vista).
PORÇÃO VISÍVEL DA JANELA ATUAL – Imprime exatamente o que está visível na tela (você pode dar zoom em uma área específica que você deseja imprimir).
VISTAS/FOLHAS SELECIONADAS – Permite selecionar múltiplas vistas ou folhas em uma lista. Ao selecionar esta opção, o botão Selecionar é habilitado, dentro dele você tem acesso a uma lista com todas as vistas presentes no projeto.
Na janela Conjunto de vistas/folhas você pode selecionar quantas vistas você quiser. Como geralmente o objetivo é imprimir as folhas, no campo inferior da janela temos a opção Exibir, onde você pode optar por visualizar apenas Folhas. Basta desmarcar a opção de exibir vistas.
Também é possível salvar a relação de folhas/Vistas que serão impressas. Isso é ótimo, pois te da a liberdade de criar vários “pacotes” de impressão, por exemplo: Folhas de detalhamento, Layouts, Cortes, etc.
Um outro detalhe, é que quando você deseja imprimir múltiplas vistas/folhas, principalmente quando vai fazer uma impressão no formato PDF, precisamos fazer mais um ajuste, no campo Arquivo.
ARQUIVO
Quando definimos que múltiplas folhas serão impressas, podemos escolher se os arquivos serão salvos em um único arquivo PDF ou se serão salvos em arquivos separados. Inclusive podemos escolher em que pasta o arquivo será Salvo. Vamos analisar as opções.
- Combinar múltiplas vistas/folhas selecionadas em apenas um arquivo – Todas as folhas selecionadas serão salvas em um único arquivo PDF.
- Criar arquivos separados. Nomes de vistas/folhas serão anexados ao nome especificado – Vai criar um PDF para cada vista selecionada. O nome da vista será acrescentado ao final do arquivo. Por exemplo, se o nome do arquivo for Casa popular e a folha tem o nome de 01 – Planta baixa o nome do arquivo PDF será Casa popular – 01 – planta baixa.
- Nome – Aqui você define onde o arquivo (ou arquivos) será salvo e também pode alterar o nome do arquivo.
Em seguida temos um campo bem simples, mas nem por isso menos importante, o Opções.
OPÇÕES
Não há muito o que se explicar aqui, então serei breve. Vamos ver o que pode ser configurado aqui.
- Número de cópias – selecione a quantidade de cópias que você precisa.
- Ordem de impressão reversa – Permite inverter a sequência de impressão de múltiplas vistas/folhas.
- Intercalar – Aqui você pode configurar para que a impressão seja feita de forma intercalada.
A disponibilidades de uso destas opções vai depender do tipo de impressora selecionada, então para algumas impressoras parte dos campos podem aparecer desabilitado.
CONFIGURAÇÕES
Aqui temos acesso a outra janela, onde podemos refinar as configurações de impressão do nosso projeto. Vamos conferir agora a janela Configuração de Impressão.
CONFIGURAÇÃO DE IMPRESSÃO
Enquanto na janela Imprimir fazemos configurações “gerais”, como escolher a impressora, quantidade de folhas, etc, na janela Configuração de impressão é que fazemos os ajustes mais importantes. Os principais problemas que encontramos na impressão dos projetos é resolvida nesta janela.
temos vários campos, porém são campos bem simples e intuitivos, então vou explicar cada um deles, lembrando que alguns deles você precisa fazer ajuste e em outros a melhor opção é não fazer alterações.
PAPEL
Apesar de ser um campo pequeno e simples, aqui definimos um dos itens mais importantes, a folha de impressão. De nada adianta você configurar, por exemplo, uma folha A2 e não indicar o tamanho do papel corretamente. Dentro do campo Tamanho podemos escolher um dos formatos oferecidos pela impressora selecionada.
O Revit sempre vai identificar o que esta presente na respectiva vista e colocar na folha que for selecionada aqui, porém será ajustado para caber na folha (mesmo que você escolha uma carta como folha). Vou dar um exemplo do que acontece quando eu tento imprimir uma folha com todos os layouts dentro e o que acontece quando eu coloco um layout fora da folha.
Nos dois exemplos o projeto foi impresso em um formato de folha do tamanho Carta, ou seja, você precisa tomar o cuidado de deixar tudo 100% dentro da área da sua folha e também se preocupar em selecionar a folha correta. No meu exemplo é o formato A2.
No campo Origem você seleciona de onde virá o papel, que por padrão vem como bandeja-padrão, que seria a principal bandeja de abastecimento de folhas da impressora. Caso esteja configurando uma impressão como PDF nem precisa se preocupar em fazer alterações aqui.
ORIENTAÇÃO
Mais um campo bem simples e importante. Dentro de Orientação você escolhe se o seu projeto será impresso no formato Retrato ou Paisagem. Também há um pequeno ícone de folha com a letra A, que exibe como o conteúdo vai ficar conforme a opção selecionada.
Na maioria dos formatos ABNT você vai usar paisagem, salvo raros casos, por exemplo uma folha em formato A4.
COLOCAÇÃO DO PAPEL
O campo Colocação do Papel cuida do alinhamento da impressão da sua folha/vista. O recomendado é manter a opção Centro, pois utilizar a opção deslocamento pode desalinhar a sua folha, salvo em casos especiais.
VISTA DE LINHAS OCULTAS
No Revit é muito comum que algumas vistas tenham imagens coloridas ou mesmo renderizadas, o que pede alguns cuidados para garantir uma boa qualidade de impressão, então no campo Vista de linhas ocultas permite escolher a forma de processamento das imagens como vetorizado ou rasterizado.
Mas qual a diferença?
Existem duas formas de se processar imagens no computador, sendo o processamento vetor e o processamento raster.
Em imagens vetorizadas são utilizados fórmulas matemáticas para para se criar linhas ou curvas. No Revit mesmo, todas as formas geométricas apresentadas na sua tela são linhas vetorizadas. Uma forma de se perceber isso é que ao dar zoom em um elemento qualquer, como uma parede, as linhas que representam a espessura da parede não ficam mais grossas conforme nos aproximamos.
Em imagens rasterizadas estamos trabalhando com pixels, que em uma explicação bem grosseira são aqueles pequenos quadradinhos que compõem uma imagem. Para garantir uma boa qualidade precisamos de uma grande quantidade de pixels. Para você ter uma ideia, eu peguei uma parede do Revit, fiz um print da tela e inseri a “imagem” ma mesma parede dentro do Revit e dei zoom.
O fato da parede não ser mais vetorizada, conforme eu utilizo o comando zoom a imagem vai ficando “pixelada”, ou seja, eu consigo visualizar os “quadradinhos” quem compõem a imagem.
A primeira coisa que você deve estar pensando é “vou usar processamento de vetor sempre, a qualidade é bem maior!”. Mas a resposta correta é “depende”. Quando você tem uma folha composta por vistas que só contenham linhas ou preenchimentos sólidos (sem gradiente), vai resolver super bem. Porém, quando temos vistas renderizadas, imagens, decalques, etc, a melhor opção é o Raster.
Agora vou entrar com minha opinião sobre estas opções. Nas impressões que fiz a opção vetor apresentou um resultado muito bom, mesmo tendo imagens na folha, então é aquela história, faça alguns testes e tire suas próprias conclusões. Se puder compartilhe sua experiência aqui nos comentários.
ZOOM
Acredito que esse seja o campo mais simples e ao mesmo tempo o principal causador de problemas.
Por que causador de problemas?
Simples. Aqui você determina a escala que a sua vista será impressa. Por padrão a opção Ajustar para a página faz com que o seu desenho “caiba” em qualquer folha. Isso é um problema quando estamos usando formatos padronizados, por que o que acontece quando uma imagem é “ajustada” na verdade ela esta sendo impressa fora de escala.
Para evitar problemas aqui o ideal é que você selecione a opção zoom e coloque o valor de 100%, assim você garante que seu projeto não sofra alterações quando for impresso.
APARÊNCIA
Em Aparência nós escolhemos a qualidade do processamento raster e o padrão de cores de impressão.
No campo Qualidade raster temos opções que vão de baixa até a qualidade apresentação. Quanto maior a qualidade mais demorado o processo de impressão da respectiva folha.
Você também pode escolher o padrão de cores da sua impressão. As opções são Cor (colorido), Linhas pretas e Escalas de cinza.
Uma informação importante é que você não pode ficar achando que seu cliente vai imprimir o projeto colorido porque é mais “bonito”. Impressões de projetos, principalmente quando usamos grandes formatos costumam ter um custo significativo, então sempre considere a possibilidade do projeto ser impresso em preto e branco ou mesmo em escala de cinza.
OPÇÕES
Aqui temos alguns recursos que em um primeiro momento podem parecer apenas frescura personalizações, mas algumas opções aqui são bem importantes e devem ser habilitadas ou desabilitadas conforme a necessidade do seu projeto.
Vamos entender o que cada uma dessas opções controla.
Exibir vínculos em azul (somente impressão em cores) – quando vinculamos arquivos externos ao Revit eles ficam com um contorno em azul, por exemplo, um arquivo de topografia. Caso esses arquivo precise ser impresso você pode escolher se este contorno em azul apareça ou não.
O recomendado é que não apareça, mas em alguns casos você pode ter a necessidade que o vínculo fique destacado, então basta ativar esta opção. Por padrão ele vem desabilitado.
Ocultar planos de referência/trabalho – Planos de referência e planos de trabalho são excelentes para nos auxiliar no processo de desenvolvimento do nosso projeto, porém são recursos efetivamente não fazem parte do projeto.
Por padrão essa opção esta desabilitada, mas caso precise por algum motivo exibir estes elementos, basta ativar esta opção. Não sabe trabalhar usando planos de trabalho e planos de referência? Vou deixar o link das publicações que fiz para essas ferramentas:
Ocultar identificadores de vista não utilizados – acredito que a primeira dúvida seja: o que são esses identificadores de vista? São elementos que referenciam alguma outra vista do projeto, como cortes, símbolos de elevação, etc.
Agora vamos a segunda dúvida, o que ele quer dizer com “utilizados”? É bem simples, por exemplo, observe que quando criamos um corte, temos um campo a ser preenchido dentro dele. Esta informação só é preenchida a partir do momento em que este respectivo corte é inserido em uma folha.
Ou seja, cortes, detalhes, vistas, etc que estejam vazios já nos dão o indicativo de que eles não estão inseridos em nenhuma folha, logo você pode configurar sua impressão para que estes identificadores não sejam exibidos.
Isso é ótimo, afinal esses identificadores tem que fazer referência a qual folha o respectivo detalhe esta sendo exibido. Por padrão este recurso já esta ativado (e é recomendado que permaneça assim!) mas se por algum motivo você precisa que os identificadores apareçam mesmo assim, basta desmarcar esta opção.
Linhas coincidentes da máscara de aresta da região – aqui temos uma opção bem específica, mas pode lhe ajudar justamente nestes casos. Quando criamos uma Região preenchida ou de máscara, estamos trabalhando com um elemento 2D, ou seja, ele só será visível na respectiva vista em que ele foi criado. Até aqui sem muitas novidades.
Por exemplo, digamos que eu precise colocar uma máscara na quina de duas paredes. Ao inserir a máscara ela cumpre o seu papel, que é mascarar aquele espaço onde ela foi inserida.
Porém na etapa de impressão eu posso ter alguns problemas relacionados ao peso gráfico das linhas, uma vez que a minha parede tem o peso gráfico X e a máscara tem um peso gráfico diferente. Com isso o peso gráfico pode ser prejudicado em algumas situações.
Se você quiser que as linhas da máscara fiquem sobrepostas, basta ativar a opção Linhas coincidentes da máscara de aresta da região. Por padrão, o recurso vem desabilitado.
Ocultar caixas de escopo – sem dúvidas, uma ferramenta muito prática no Revit é a caixa de escopo. Com ela você consegue delimitar regiões específicas do seu projeto, controlando a visualização das mesmas. Para identificar as caixas de escopo do seu projeto o Revit faz uma representação com linhas verdes tracejadas.
Apesar de ficar bem destacado a caixa de escopo, por padrão, não aparece na impressão. Porém habilitar a visualização desativando a opção Ocultar caixas de escopo. Particularmente só recomendo que faça isso se realmente for necessário.
Ocultar Limites de recorte – como visto anteriormente, precisamos configurar a área de impressão das vistas, para isso utilizamos as ferramentas Recortar vista e Exibir região de recorte, porém esta última deixa visível uma área retangular ao redor da vista, delimitando o espaço de impressão.
Em um primeiro momento temos a impressão que se esquecermos a região de recorte ela vai aparecer na impressão, porém isso não é verdade, mesmo com a opção Exibir região de recorte ativada, por padrão, ela não aparece na impressão.
Porém, se por algum motivo você precisar que esta área apareça na impressão, basta desativar a opção Ocultar limites de recorte.
Substituir meio tom por linhas finas – quando configuramos a forma de exibição das geometrias do nosso projeto é possível escolher uma opção chamada Meio-tom, que nada mais é do que deixar todas as linhas daquele respectivo objeto em cinza. Por exemplo, deixei todo o mobiliário da cozinha em cinza.
O resultado é muito interessante, porém tons de cinza são uma coisa que devemos tomar cuidado quando decidimos imprimir. A chance dessas linhas ficarem difíceis de visualizar ou mesmo não aparecerem na impressão é altíssima! Para evitar esse problema você pode ativar a caixa Substituir meio tom por linhas finas. A vantagem aqui é que na tela continuamos com os elementos em meio tom, porém na impressão as linhas vão ficar finas, porém bem visíveis.
SALVANDO AS CONFIGURAÇÕES
Temos muita coisa que pode ser configurada, claro que muitas delas para casos bem específicos, mas mesmo assim isso toma tempo. Outro problema, em um mesmo projeto podemos ter diferentes tipos de folhas, como pranchas técnicas, pranchas de apresentação (com renders e imagens coloridas), etc.
Essa liberdade que o Revit nos oferece é uma grande vantagem, mas ter que fazer ajustes diferentes para cada impressão que eu fizer é um problema sério! Mas a solução é bem simples. Você pode fazer as configurações necessárias e salvá-las para usar posteriormente. Lembrando que essas configurações ficarão disponíveis apenas para o respectivo arquivo.
Após finalizar as alterações, clique no campo Salvar como.
Na janela Novas escolha um nome que seja simples de identificar o padrão de impressão. Eu costumo começar o nome com o formato da folha, em seguida aplicação e por fim se é colorido ou não.
Você pode salvar quantos padrões você precisar. Todos eles estarão disponíveis no campo Nome.
Outro aspecto interessante é que o nome escolhido é exibido no campo Configurações na janela Imprimir.
CONCLUSÃO
Apesar dos diversos campos de configuração, conseguimos perceber que o processo de impressão de um projeto dentro do Revit não é complicado e muito menos travado. Você tem liberdade de fazer personalizações e ajustes conforme as necessidades do seu projeto.
Se tiver encontrado alguma dificuldade ou precisa fazer uma configuração específica de impressão, compartilhe nos comentários, será um prazer ajudar.
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Dúvidas? Comentem!
Excelente, conseguiu abordar todos os conceitos de impressão, muito bem.
BOA NOITE
ESTU USANDO O REVIT 2021, E ADICIONEI UMA NOVA IMPRESSORA, inclusive A QUE VC USA.
POREM O GERADOR DE PDF NOVO NAO APARECE NA OPÇÃO DE CONFIGURAÇÃO.
CONSEGUE ME AJUDAR?
Olá Junior,
Já tentou reiniciar o computador para ver se o Revit reconhece a impressora?
Um abraço!
O QUE FAZER QUANDO UM PDF DE PRANCHA FICA MUITO PESADO?
Olá Ana Clara,
O que tem na sua folha, muitas imagens renderizadas?
Um abraço!
Estou muito impressionado com a qualidade dos conteúdos. É tudo muito perfeito, a preocupação na diagramação das fotos, texto, paleta de cores, design, a qualidade técnica nas explicações, as fonts e cores em total harmonia. Esse site é perfeito. Parabéns por tudo!!! Sinceramente, eu nunca vi um site tão bem orquestrado como esse. Tudo é muito agradável! Todas as minhas dúvidas foram sanadas aqui, em questões de minutos. Desejo muito sucesso!
Olá Geison,
Muito obrigado pelo feedback!
Um abraço!