PROBLEMAS COMUNSREVITANOTAÇÕES

Inserir cotas inclinadas

Inserir cotas inclinadas pode se mostrar como um pequeno pesadelo para profissionais iniciantes, então aprenda como colocar suas dimensões e parede de sofrer!

Se tem uma coisa que não ficou nada prático no Revit é o processo de colocação de cotas inclinadas no Revit. É incrível como algo tão simples pode se mostrar tão estressante!

Vou mostrar aqui o processo “correto” de colocação de cotas inclinadas uma alternativa para agilizar o processo. Mas você também pode aproveitar e conferir as publicações que fiz sobre cotas nos links abaixo:

DIMENSÕES NO REVIT – PARTE I

DIMENSÕES NO REVIT – PARTE II

DIMENSÕES NO REVIT – PARTE III

COTAS INCLINADAS

Quanto cotamos qualquer elemento do nosso projeto, o Revit consegue identificar várias possibilidades par ancorar uma cota, seja uma face, plano ou extremidade.

É aí que o nosso problema começa, uma vez que na maioria dos casos uma cota inclinada é ancorada em uma extremidade e ao passarmos o mouse na extremidade de qualquer geometria nem sempre o Revit identifica este ponto específico.

Vamos entender como resolver este problema. Vá até a aba Anotar e escolha a cota Alinhada.

inserir-cotas-inclinadas

Vou usar uma parede inclinada como referência, e com a ferramenta Cota alinhada ativada vou aproximar o mouse da “quina” da parede.

inserir-cotas-inclinadas

Provavelmente o que vai acontecer é que o Revit vai identificar uma face inteira e não a extremidade como você deseja.

É isso mesmo, mas o que eu faço então?

Simples, você vai apertar a tecla TAB para que o Revit entre no modo de seleção em ciclo, que nada mais é do alternar entre os elementos que podem servir de ancoragem para a sua cota. Não sabe das vantagens da tecla TAB? Veja a publicação abaixo e aprenda um pouco mais!

SELEÇÃO DE OBJETOS – TECLA TAB

Entenda que será necessário apertar a tecla TAB algumas vezes (ou várias) até que seja você consiga selecionar a quina desejada.

inserir-cotas-inclinadas

Conforme você for apertando, os possíveis pontos de ancoragem vão se acendendo em azul, mas temos um pequeno problema. quando o Revit identifica a quina o que vai acender é um ponto minúsculo em azul então você deve observar com atenção.

inserir-cotas-inclinadas

Esse trequinho azul é minha referência?

Sim, não sei o motivo para não terem colocado um símbolo decente Porra Autodesk!, mas temos que nos virar com isso.

Ao conseguir identificar a quina você deve aproximar o mouse da outra quina e repetir o processo, até conseguir finalmente cotar a parede desejada.

inserir-cotas-inclinadas

Pronto! Dá trabalho mas tem solução.

inserir-cotas-inclinadas

DICA! Quando você pressiona a tecla TAB o Revit obedece um “circuito” onde ele vai em sequência pulando de um ponto de ancoragem para o outro, e para a nossa sorte, a quina é praticamente a última opção.

Para evitar esses multiplos cliques mantenha pressionado SHIFT e vá apertando TAB. Desta forma o “circuito” é invertido e você identifica a quina do objeto de uma maneira mais rápida sem a necessidade de clicar tantas vezes no TAB.

Então, vamos partir para algumas alternativas para solucionar este problema, lembrando que não será em todos os casos que você vai conseguir aplicá-los.

COTA INCLINADA – OPÇÃO 1

Uma alternativa é você colocar uma cota em uma porta ou janela presente nesta parede incrinada, caso não não tenha uma porta ou janela, coloque, depois que finalizar a cota é só excluir.

inserir-cotas-inclinadas

Observe que em ambas linhas de extensão da cota, bem no meio, temos uma azul.

inserir-cotas-inclinadas

Clique e mantenha o mouse pressionado sobre essa “bolinha azul” e arraste ela para a quina correspondente. Em seguida repita o processo para a outra extremidade da cota.

inserir-cotas-inclinadas

Se você tiver colocado uma porta ou janela apenas para resolver o problema, pode excluir.

Pronto! Com isso você deve resolver o problema de colocação de cotas inclinadas!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *