REVITANOTAÇÕES

Dimensões no Revit – Parte I

Dimensões no Revit – Parte I é uma série de 3 partes onde explico como trabalhar com o sistema de cotas e como fazer alguns ajustes para que você consiga deixar o seu projeto corretamente dimensionado! Aprenda agora!

As ferramentas de dimensionamento do Revit permitem que você insira todas as cotas que você necessita no seu projeto com uma velocidade incrível, mas para isso você deve configurá-las corretamente, para conseguir extrair o máximo do potencial deste recurso.

inserir-dimensões-no-revit

A proposta aqui é explorar cada uma das opções de dimensionamento, para que você possa se familiarizar e aprender a otimizar o processo de cotagem do  seu projeto. Mas antes de começar precisamos esclarecer alguns pontos. Nesta publicação vamos começar com as opções Alinhada, Linear e Angular.

Mas antes, vamos entender o seguinte, no Revit temos dois tipos de cotas sendo cotas temporárias e cotas permanentes.

Cotas temporárias você já deve estar habituado, são aquelas cotas que aparecem quando você cria ou seleciona uma geometria. Você pode utilizar estas cotas para um controle mais dinâmico dos elementos do seu projeto.

inserir-dimensões-no-revit

Já as cotas permanentes documentam as dimensões de elementos do seu modelo específicos daquela vista, ou seja, esta mesma cota não irá aparecer nas demais vistas do seu projeto, a não ser que sejam vistas duplicadas com detalhamento ou duplicada como dependente. Não sabe trabalhar com vistas duplicadas? Fiz uma publicação exclusiva sobre isso, para acessá-la clique no link abaixo:

DUPLICAR VISTAS – DIFERENÇAS

O que vamos aprender são justamente as cotas permanentes, então vamos entender como ativar e configurar estas ferramentas. Para acessar a ferramenta de cotas você pode ir até a aba Anotar e no painel Cota você terá todas as opções disponíveis.

inserir-dimensões-no-revit

Você também pode acessar as cotas através do menu de acesso rápido, na barra superior, clicando no ícone Cota alinhada.

inserir-dimensões-no-revit

E por fim digitando o atalho DI. Em ambos os casos somos direcionados à aba Modificar|Colocar cotas com a ferramenta Alinhada já selecionada.

inserir-dimensões-no-revit

Então vamos ver o que esta e as demais ferramentas permitem fazer.

ALINHADA (ALIGNED)

inserir-dimensões-no-revit

A cota alinhada pode se dizer que seja o carro chefe em projetos arquitetônicos. Acredito que em 90% do tempo seu desenho será dimensionado com ela. Ao ativar esta ferramenta observe que temos alguns recursos disponíveis na faixa de opções.

inserir-dimensões-no-revit

Estas opções permitem uma série de combinações e resultados, mas antes vamos entender como inserir esta cota no projeto e principalmente para os profissionais que vieram do AutoCAD, perderem algumas “manias”.

Quando inserimos uma cota alinhada não precisamos clicar no “endpoint”, basta clicar em qualquer lugar em toda a extensão da parede ou face do objeto que se deseja dimensionar.

inserir-dimensões-no-revit

Se você observar, ao criar uma cota em uma parede, o que é detectado é o centro da parede (que pode ser observado pela linha tracejada em azul), que nem sempre é o objetivo, pode ser que você deseje a dimensão de uma face a outra.

inserir-dimensões-no-revit

Para alterar essa configuração, voltamos a faixa de opções, logo no primeiro campo.

inserir-dimensões-no-revit

Aqui você determina em qual linha de localização você vai inserir sua dimensão. Não sabe o que são linhas de localização? Veja esta publicação que fiz explicando o assunto!

LINHA DE LOCALIZAÇÃO DA PAREDE

Aqui temos as seguintes opções:

  • Linhas centrais da parede: Identifica a espessura total da parede e a cota é inserida exatamente ao centro da parede.
  • Faces da parede: A cota detecta faces internas ou externas da parede.
  • Centro do núcleo: Identifica o centro da camada estrutural da parede.
  • Faces do núcleo: Identifica as faces internas ou externas da camada estrutural da parede.

inserir-dimensões-no-revit

Qual linha de localização usar fica a seu critério/necessidade, que vão mudar de acordo com o tipo de projeto que você estiver trabalhando. Agora outro recurso fica a cargo da cotagem em sequência. Este recurso permite que você crie cotas alinhadas de maneira rápida, onde basta clicar na primeira face e depois clicar nas faces subsequentes.

inserir-dimensões-no-revit

Outro aspecto bem prático deste recurso é que as cotas estão unidas, sendo que ao movimentar uma delas, todas são movidas simultaneamente, preservando o alinhamento.

inserir-dimensões-no-revit

Mas e se eu esquecer de cotar alguma parede no meio do caminho?

Não se preocupe, você pode recorrer a ferramenta Editar linha de chamada de cota. Para acessá-la, basta selecionar a cota desejada e ir até a aba Modificar.

inserir-dimensões-no-revit

Após clicar em Editar linhas de chamada de cota é só ir até o local desejado e ir clicando nas faces  que ficaram sem cotas, que a nova cota será inserida no local sem prejudicar a cota já existente. Ao finalizar clique em qualquer lugar da tela para confirmar.

inserir-dimensões-no-revit

Legal! Da pra fazer o inverso também? Remover cotas?

Da sim, aí o cuidado é que você deve clicar na face que você deseja remover a dimensão. Ao finalizar, clique em qualquer lugar da tela para confirmar.

inserir-dimensões-no-revit

Um detalhe importante é que quando inserimos cotas em série aparece um pequeno texto centralizado logo acima das cotas, representado pelas letras EQ.

inserir-dimensões-no-revit

Este símbolo corresponde a Equidistância, fazendo com que o espaçamento entre os objetos dimensionados seja sempre equidistante, ou seja, ao mover qualquer uma das paredes, as demais paredes se movimentarão proporcionalmente, preservando o espaçamento entre elas. Se quiser desativar o recurso, basta clicar em EQ novamente.

inserir-dimensões-no-revit

Quando temos uma dimensão em um espaço muito estreito, podemos ter problemas com o valor numérico da dimensão ficar sobreposto as linhas, o que prejudica a leitura. O que você pode fazer aqui é simplesmente selecionar o texto e movê-lo para um lugar onde ele fique visível.

Para isso basta selecionar a dimensão desejada e selecionar a alça de manipulação (bolinha azul) e mover para o local desejado. Observe que uma linha auxiliar irá indicar de onde aquele valor está sendo expresso.

inserir-dimensões-no-revit

Por incrível que pareça é possível deixar este processo ainda mais rápido, para isso basta ir na faixa de opções e ir no campo Selecionar.

inserir-dimensões-no-revit

Observe que estamos trabalhando com a opção Referências individuais, o que quer dizer que estamos colocando as cotas uma por uma. Dependendo do que estamos cotando, a opção Paredes inteiras oferece um novo leque de possibilidades. Selecione Paredes inteiras e observe que o botão Opções ficará ativado.

inserir-dimensões-no-revit

Agora ao invés de clicar nas faces das paredes você pode clicar em uma parede inteira que o Revit insere uma cota com o seu comprimento total.

inserir-dimensões-no-revit

Lembrando que a cota considera paredes inteiras, se a parede estiver interrompida a cota irá apresentar o valor de cada segmento.

inserir-dimensões-no-revit

Mas e quando a parede tiver portas e janelas?

Neste caso devemos personalizar a cota, clicando no campo Opções para acessar a janela Opções de cota Automática.

Na janela Opções de cota automática, logo no primeiro campo temos a opção Selecionar referências e o campo Aberturas. ao ativar esta opção você pode selecionar entre Centros e Larguras.

inserir-dimensões-no-revit

O campo aberturas identifica todos os elementos que geram aberturas que foram hospedados na respectiva parede, permitindo escolher a forma na qual as cotas serão inseridas. Temos a primeira opção, Centros, que insere a cota a partir do centro da porta/ janela (ou outra geometria) que gere uma abertura na parede.

inserir-dimensões-no-revit

Já na segunda opção, Larguras, as cotas serão inseridas a partir da largura bruta total da geometria hospedada na respectiva parede.

inserir-dimensões-no-revit

Além destas opções temos mais dois recursos disponíveis que podem ser utilizados em conjunto com essa configuração (ou não). O primeiro é o Paredes que efetuam intersecção.

inserir-dimensões-no-revit

Como o nome diz, este recurso permite cotar as paredes que efetuarem intersecção com a parede que está sendo cotada.

inserir-dimensões-no-revit

E na opção seguinte temos o recurso de ativar Eixos que efetuam intersecção, que como o próprio nome diz, insere as cotas considerando qualquer eixo que esteja em contato com a parede, independente de ter uma parede ou não sobre ele.

inserir-dimensões-no-revit

Os recursos apresentado dentro da janela Opções de cota automática podem ser ativados e desativados conforme sua necessidade, sendo assim, você vai acessar essa janela diversas vezes enquanto estiver no processo de cotagem do seu projeto.

Por fim você tem a possibilidade de criar restrições nas dimensões inseridas no seu projeto o que faz com que a geometria na qual a cota foi inserida não possa ser alterada de modo que venha a afetar a dimensão restringida. Para ativar este recurso basta selecionar a dimensão desejada e clicar no cadeado que é exibido logo abaixo do valor da cota.

inserir-dimensões-no-revit

Essa restrição é muito útil em situações como boneca de portas, onde você pode colocar uma cota para que ao reposicionar a parede a porta se desloque junto com ela.

inserir-dimensões-no-revit

Ah, mas e essa cota aí? Queria esconder ela, posso ocultar?

Nem precisa. Se a cota realmente for desnecessária, você pode deletar a cota. O único cuidado é que o Revit irá exibir um alerta perguntando se você quer apenas remover a cota ou se quer remover a restrição também. Aí basta clicar em OK, para que a restrição fique. Assim a cota desaparece porém a porta continua se movendo junto da parede.

inserir-dimensões-no-revit

LINEAR (LINEAR)

inserir-dimensões-no-revit

Este é um dos comandos mais simples, sem muitos recursos de personalização. Basicamente você consegue identificar uma dimensão linear entre dois pontos. Acaba sendo uma ferramenta muito útil para situações em que você precisa identificar uma dimensão linear em uma parede que tenha um determinado ângulo, por exemplo.

inserir-dimensões-no-revit

Agora vamos a algumas críticas que tenho sobre essa ferramenta, que dificultam o seu manuseio. Quando você vai identificar o primeiro ponto a ser dimensionado imagina que irá aparecer na tela um símbolo identificando sua extremidade (um endpoint, por exemplo) mas a primeira vista não aparece nada. Na verdade aparece, ele apenas é minúsculo.

inserir-dimensões-no-revit

Na verdade é microscópico. Não entendo porque deixar um ponto de referência importante como esse tão pequeno porra Autodesk!. Mas indo para o que interessa, o processo de colocação de uma cota Linear é bem simples, onde basta levar o cursor do mouse até as extremidades do plano inclinado para que a cota seja inserida.

inserir-dimensões-no-revit

Caso tenha dificuldades para posicionar a cota, ao ter que escolher entre uma cota horizontal ou vertical, basta pressionar a tecla espaço.

inserir-dimensões-no-revit

Caso você precise inserir uma cota relacionada a uma camada interna de uma parede, aproxime o zoom o máximo possível para não correr o risco de cotar lugares indesejados.

inserir-dimensões-no-revit

Recursos como cotar em sequênciaEditar linha de chamada de cotarestrições  também está disponíveis para a cota Linear, assim você pode agilizar o seu processo de cotagem.

inserir-dimensões-no-revit

ANGULAR (ANGULAR)

inserir-dimensões-no-revit

Cotas angulares permitem identificar a relação angular entre dois planos, sendo uma ferramenta muito simples e intuitiva de se trabalhar. O processo é similar ao empregado na cota Alinhada, onde basta clicar em qualquer lugar em toda a extensão das paredes ou face do objeto que se deseja dimensionar.

inserir-dimensões-no-revit

Aqui também temos a possibilidade de determinar em qual Linha de localização você vai inserir sua dimensão Angular. Basta selecionar a linha de localização desejada na faixa de opções.

inserir-dimensões-no-revit

Também é possível inserir cotas em série, onde o procedimento é idêntico ao da cota alinhada, basta ir clicando nas faces desejadas.

inserir-dimensões-no-revit

Fácil não é mesmo? Não esqueça de conferir as continuações desta publicação para aprender a usar as demais ferramentas de dimensionamento!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *