AUTOCADSOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Esconder parte de um bloco

Esconder parte de um bloco sem explodir é um recurso que nem todo mundo conhece mas com certeza já precisou! Hoje você vai descobrir como fazer isso!

Quem nunca passou pela situação na qual precisa que só uma parte de um bloco apareça no desenho? Por exemplo uma árvore atrás de um muro ou um carro que está atrás de uma coluna?

Eu costumava ou explodir o bloco ou criar um bloco novo apenas para esse tipo de situação. Mas isso foi até eu aprender a usar o recurso CLIP. Mas vamos entender o que o comando faz.

O QUE É UM CLIP?

O comando CLIP cria uma máscara, que cobre parte do bloco (muito parecido com o comando WIPEOUT. Não sabe usar o wipeout? Clique aqui e aprenda!). A grande vantagem é que a máscara só irá afetar o bloco na qual você ativar o comando, os demais blocos permanecem inalterados.

Ok, mas como eu ativo esse comando?

CRIANDO UM CLIP

Para acessar essa ferramenta vá até a aba Insert, no painel Reference e clique no botão CLIP. Ou digite o atalho CL e pressione Enter.

esconder-parte-de-um-bloco

Após clicar no botão selecione o bloco que deseja editar e uma lista de opções será apresentada. Nesta aba temos opções para editar e remover  Clips criados anteriormente, como no nosso caso a ideia é criar um novo vamos selecionar a opção New Boundary.

esconder-parte-de-um-bloco

Após clicar em New Boudary somos direcionados a outra lista de opções, aqui vamos entender o que cada opção faz.

esconder-parte-de-um-bloco

Select Polyline – Ao invés de sair clicando você pode criar uma polyline e quando chegar nesta etapa clicar na polyline e a mesma é convertida em um CLIP.

esconder-parte-de-um-bloco

Polygonal – você pode desenhar uma forma polygonal para esconder parte do bloco. Se precisar você pode selecionar a área retangular que foi criada e melhorar o enquadramento.

esconder-parte-de-um-bloco

Rectangular – A mais utilizada, onde você desenha um retângulo com a área que deseja que fique visível. O que estiver fora da seleção será oculto. Se precisar você pode selecionar a área retangular que foi criada e melhorar o enquadramento.

esconder-parte-de-um-bloco

Pronto! Parte do seu bloco está oculto.

Poxa, mas esse retângulo não ficou legal, Tem como fazer ele sumir?

Na aba Insert, menu Reference localize o campo Frames Vary* e selecione a opção Hide Frames (ou digite na linha de comando XCLIPFRAME e pressione Enter. Note que trata-se de uma variável de sistema e esta indicando que o valor atual é 2 (dois).

esconder-parte-de-um-bloco

Altere para 0 (zero). Pronto! A área não aparece mais, se quiser visualizar a área de seleção basta selecionar o bloco.

Certo, mas e se eu quiser remover? Como que eu faço?

REMOVENDO O CLIP

Também é bem simples, basta ativar o comando CLIP novamente e escolher a opção delete.

Mas caso você não queira apagar e sim ocultar temporariamente, recomendo que utilize a opção ON/OFF. Para ocultar temporariamente digite OFF, quando quiser ativar ative o comando CLIP e selecione OFF.

Gostaram? Não esqueça de acompanhar nosso site para mais novidades e curtir a nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

6 Comentários

  1. 13 de maio de 2016 at 15:13 — Responder

    Parabéns, dica muito útil.

    • xavier
      14 de maio de 2016 at 00:18 — Responder

      Muito boa essa dica

  2. Rubão
    13 de maio de 2016 at 23:48 — Responder

    Muito bom!!!

  3. MANOEL VITOR BARBOSA
    19 de maio de 2016 at 07:04 — Responder

    Bom dia, Luis. Não encontrei o comando Clip no insert. será porque meu AUTOCAD é 2008?

    • 19 de maio de 2016 at 09:59 — Responder

      Olá Manoel,

      Não necessariamente, talvez na versão 2008 esteja localizada em outro lugar. Tente o comando XCLIP, que é o atalho. Se continuar tendo problemas entre em contato.”

      Um abraço!

  4. Lucy
    17 de agosto de 2016 at 14:33 — Responder

    Muito bom! usei o XCLIP no 2008. Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *