PROBLEMAS COMUNSREVITARQUITETURA, ESTRUTURA E SISTEMASDESENHO E EDIÇÃO

Junção de paredes e piso estrutural

Junção de paredes e piso estrutural é o momento em que “pipocam” telas de mensagem no Revit. Mas você sabe o que estas mensagens querem dizer? Aprenda agora!

Durante a Junção de paredes e uma laje estrutural é comum “pipocarem” telas com mensagens onde qualquer profissional pode ficar perdido, já que fazer a escolha certa é fundamental para se obter o acabamento desejado.

Para uma melhor compreensão é necessário entender a função das camadas das paredes. Fique tranquilo, já expliquei isso nesta publicação:

Paredes – função das camadas

Quando criamos um piso estrutural (uma laje sobre paredes) devemos configurar como será realizada a conexão entre ambos, sendo o mais recomendado que esta junção seja entre o piso e a camada Estrutural que esta entre as camadas de Limite de núcleo.

juncao-de-paredes-e-laje-estrutural

Afinal de contas, quando a edificação for construída, estes serão os primeiros elementos a serem executados, a parte de reboco, argamassa, pintura, etc só será executada depois.

Certo e como eu faço para que minha parede fique unida com o piso estrutural assim?

As mensagens que o Revit exibe assim que criamos um Piso Estrutural são justamente para determinar como será esta junção, então vamos fazer o processo do início para compreendermos em que momento podemos fazer este ajuste.

CRIANDO UM PISO ESTRUTURAL

Para criarmo o nosso piso precisamos obviamente de paredes, para isso representei um ambiente quadrado simples, lembrando que é necessário que a parede contenha camadas, por isso, utilizei a parede Exterior – Tijolo em montante metálico, mas você pode usar a que preferir.

juncao-de-paredes-e-laje-estrutural

Tome o cuidado para que as paredes estejam conectadas à algum nível de piso, no exemplo estão conectadas nível 2 (Restrição Superior – Acima para o nível: Nível 2).

juncao-de-paredes-e-laje-estrutural

Uma dica para facilitar a visualização e o entendimento é criar a laje estrutural diretamente no piso 1. Mas você deve tomar o cuidado de ir na janela Propriedades e deixar alterar em Restrições o campo Nível para Nível 2. Isso fará com que o piso estrutural seja criado no nível correto.

juncao-de-paredes-e-laje-estrutural

Agora podemos criar o nosso piso estrutural, para isso vá até a aba Estrutura, e no painel Estrutura clique na opção Piso Estrutural.

juncao-de-paredes-e-laje-estrutural

Observe que na aba Modificar|Criar Limite de Piso o botão Selecionar Paredes já vem ativado.

juncao-de-paredes-e-laje-estrutural

A ideia aqui é justamente facilitar sua vida, este botão permite que ao invés de você traçar linha a linha do piso estrutural você apenas clique na parede que deseja e a ferramenta já identifica o limite de núcleo.

juncao-de-paredes-e-laje-estrutural

Após definir o perímetro de seu piso estrutural você deve confirmar para concluir o modo de edição.

juncao-de-paredes-e-laje-estrutural

Vamos entender o seguinte: quando você cria uma parede no Nível 1 ela é criada para cima, ou seja, ela se inicia no nível 1 e vai em direção ao nível 2 ou mais.

Já um piso estrutural é criado para baixo. Levando em consideração que a parede está encostada no mesmo nível que você esta criando o piso temos dois objetos sobrepostos. Desta forma o Revit pergunta o que fazer com esse conflito. É aí que recebemos as mensagens a seguir.

PAREDES ALCANCEM ATÉ O NÍVEL DESTE PISO PARA SE VINCULAR A BASE

A primeira mensagem é Deseja que estas paredes alcancem até o nível deste piso para se vincular a sua base? Se você escolher que Não será direcionado para a próxima pergunta, mas se escolher Sim o que acontece?

juncao-de-paredes-e-laje-estrutural

Como a parede e o piso estrutural estão sobrepostos, a pergunta correta seria Deseja que estas paredes fiquem abaixo do piso estrutural? Escolhendo esta opção todas as camadas da parede ficarão abaixo do piso, o que pode nos gerar problemas de acabamento.

juncao-de-paredes-e-laje-estrutural

O raciocínio esta correto porém precisamos que as demais camadas continuem e encostem no próximo nível, por isso o mais recomendado para esta mensagem é a opção NÃO! Escolhendo não somos imediatamente direcionados para a próxima mensagem.

O PISO SOBREPÕE AS PAREDES, DESEJA UNIR E CORTAR O VOLUME SOBREPOSTO?

A segunda mensagem é O piso/forro sobrepõe a(s) parede(s) relaçada(s). Deseja unir a geometria e cortar o volume sobreposto fora da(s) parede(s)?

juncao-de-paredes-e-laje-estrutural

Nesta opção a união também é realizada, porém permitindo que as camadas externas de acabamento continuem até se conectar ao próximo nível.

juncao-de-paredes-e-laje-estrutural

Está é a opção mais recomendada, permitindo um melhor acabamento e deixando como realmente irá ficar quando for executado.

Poxa, mas meu projeto já esta todo desenhado, vou ter que refazer todos os pisos estruturais??

Calma, é possível resolver isso depois, para isso você ir até a aba Modificar, painel Geometria e localizar a ferramenta Unir Geometria.

juncao-de-paredes-e-laje-estrutural

Agora basta clicar na parede e no piso estrutural. O problema é que você vai precisar fazer isso com todas as paredes.

juncao-de-paredes-e-laje-estrutural

Pronto! Agora você sabe como configurar a junção de parede e piso estrutural, permitindo um acabamento impecável no seu projeto!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo Facebook!

Dúvidas? Comentem!

 

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

4 Comentários

  1. Carlos Filho
    28 de outubro de 2016 at 10:12 — Responder

    Bela explicação,parabéns.

  2. Arthur
    12 de agosto de 2017 at 19:16 — Responder

    Textos como esse devem ter reconhecimento, parabéns! Consegui fazer um texto simples, com imagens e explicando o que precisa.

    • 13 de agosto de 2017 at 11:16 — Responder

      Olá Arthur,

      Obrigado pelo feedback. Não esqueça de compartilhar!

      Um abraço!

  3. Fernando Gomes de lima
    11 de outubro de 2018 at 23:48 — Responder

    EXCELENTE MEUS PROJETOS SEMPRE FICAVAM COM A LINHA DE ENTRE OS DOIS PAVIMENTOS. OBRIGADO PELA DICA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *