PROBLEMAS COMUNSREVITARQUITETURA, ESTRUTURA E SISTEMASDESENHO E EDIÇÃO

Junção de paredes e piso estrutural

Junção de paredes e piso estrutural é o momento em que “pipocam” telas de mensagem no Revit. Mas você sabe o que estas mensagens querem dizer? Aprenda agora!

Durante a Junção de paredes e uma laje estrutural é comum “pipocarem” telas com mensagens onde qualquer profissional pode ficar perdido, já que fazer a escolha certa é fundamental para se obter o acabamento desejado.

Para uma melhor compreensão é necessário entender a função das camadas das paredes. Fique tranquilo, já expliquei isso nesta publicação:

Paredes – função das camadas

Quando criamos um piso estrutural (uma laje sobre paredes) devemos configurar como será realizada a conexão entre ambos, sendo o mais recomendado que esta junção seja entre o piso e a camada Estrutural que esta entre as camadas de Limite de núcleo.

juncao-de-paredes-e-laje-estrutural

Afinal de contas, quando a edificação for construída, estes serão os primeiros elementos a serem executados, a parte de reboco, argamassa, pintura, etc só será executada depois.

Certo e como eu faço para que minha parede fique unida com o piso estrutural assim?

As mensagens que o Revit exibe assim que criamos um Piso Estrutural são justamente para determinar como será esta junção, então vamos fazer o processo do início para compreendermos em que momento podemos fazer este ajuste.

CRIANDO UM PISO ESTRUTURAL

Para criarmo o nosso piso precisamos obviamente de paredes, para isso representei um ambiente quadrado simples, lembrando que é necessário que a parede contenha camadas, por isso, utilizei a parede Exterior – Tijolo em montante metálico, mas você pode usar a que preferir.

juncao-de-paredes-e-laje-estrutural

Tome o cuidado para que as paredes estejam conectadas à algum nível de piso, no exemplo estão conectadas nível 2 (Restrição Superior – Acima para o nível: Nível 2).

juncao-de-paredes-e-laje-estrutural

Uma dica para facilitar a visualização e o entendimento é criar a laje estrutural diretamente no piso 1. Mas você deve tomar o cuidado de ir na janela Propriedades e deixar alterar em Restrições o campo Nível para Nível 2. Isso fará com que o piso estrutural seja criado no nível correto.

juncao-de-paredes-e-laje-estrutural

Agora podemos criar o nosso piso estrutural, para isso vá até a aba Estrutura, e no painel Estrutura clique na opção Piso Estrutural.

juncao-de-paredes-e-laje-estrutural

Observe que na aba Modificar|Criar Limite de Piso o botão Selecionar Paredes já vem ativado.

juncao-de-paredes-e-laje-estrutural

A ideia aqui é justamente facilitar sua vida, este botão permite que ao invés de você traçar linha a linha do piso estrutural você apenas clique na parede que deseja e a ferramenta já identifica o limite de núcleo.

juncao-de-paredes-e-laje-estrutural

Após definir o perímetro de seu piso estrutural você deve confirmar para concluir o modo de edição.

juncao-de-paredes-e-laje-estrutural

Vamos entender o seguinte: quando você cria uma parede no Nível 1 ela é criada para cima, ou seja, ela se inicia no nível 1 e vai em direção ao nível 2 ou mais.

Já um piso estrutural é criado para baixo. Levando em consideração que a parede está encostada no mesmo nível que você esta criando o piso temos dois objetos sobrepostos. Desta forma o Revit pergunta o que fazer com esse conflito. É aí que recebemos as mensagens a seguir.

PAREDES ALCANCEM ATÉ O NÍVEL DESTE PISO PARA SE VINCULAR A BASE

A primeira mensagem é Deseja que estas paredes alcancem até o nível deste piso para se vincular a sua base? Se você escolher que Não será direcionado para a próxima pergunta, mas se escolher Sim o que acontece?

juncao-de-paredes-e-laje-estrutural

Como a parede e o piso estrutural estão sobrepostos, a pergunta correta seria Deseja que estas paredes fiquem abaixo do piso estrutural? Escolhendo esta opção todas as camadas da parede ficarão abaixo do piso, o que pode nos gerar problemas de acabamento.

juncao-de-paredes-e-laje-estrutural

O raciocínio esta correto porém precisamos que as demais camadas continuem e encostem no próximo nível, por isso o mais recomendado para esta mensagem é a opção NÃO! Escolhendo não somos imediatamente direcionados para a próxima mensagem.

O PISO SOBREPÕE AS PAREDES, DESEJA UNIR E CORTAR O VOLUME SOBREPOSTO?

A segunda mensagem é O piso/forro sobrepõe a(s) parede(s) relaçada(s). Deseja unir a geometria e cortar o volume sobreposto fora da(s) parede(s)?

juncao-de-paredes-e-laje-estrutural

Nesta opção a união também é realizada, porém permitindo que as camadas externas de acabamento continuem até se conectar ao próximo nível.

juncao-de-paredes-e-laje-estrutural

Está é a opção mais recomendada, permitindo um melhor acabamento e deixando como realmente irá ficar quando for executado.

Poxa, mas meu projeto já esta todo desenhado, vou ter que refazer todos os pisos estruturais??

Calma, é possível resolver isso depois, para isso você ir até a aba Modificar, painel Geometria e localizar a ferramenta Unir Geometria.

juncao-de-paredes-e-laje-estrutural

Agora basta clicar na parede e no piso estrutural. O problema é que você vai precisar fazer isso com todas as paredes.

juncao-de-paredes-e-laje-estrutural

Pronto! Agora você sabe como configurar a junção de parede e piso estrutural, permitindo um acabamento impecável no seu projeto!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo Facebook!

Dúvidas? Comentem!

 

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

1 Comentários

  1. Carlos Filho
    28 de outubro de 2016 at 10:12 — Responder

    Bela explicação,parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *