SKETCHUP & VRAY

Redimensionar objetos corretamente

Redimensionar objetos corretamente costuma ser um problema, principalmente com alguns modelos que baixamos na 3d Warehouse. Porém a solução é mais simples do que você imagina. Aprenda agora!

A primeira coisa que vem na cabeça da gente quando precisamos corrigir a escala de um objeto para usar em nosso projeto é:

corrigir-escala-dos-objetos

Ai meu Deus, vou ter que fazer um monte de contas pra corrigir isso!

Mas fique tranquilo. Não é tão ruim assim e inclusive uma das soluções nem envolve a ferramenta escala!

CORRIGIR ESCALA DOS OBJETOS

Quando utilizamos a ferramenta Escala os objetos tem o seu tamanho atual identificado como 1,00 o que corresponde a 100%.

corrigir-escala-dos-objetos

O que quer dizer que caso você deseje aumentar o tamanho do objeto deve inserir um valor superior a 1,00, por exemplo para aumentar em 30% o tamanho do objeto atual, você deve digitar 1,30. Se quiser diminuir em 30% o tamanho atual, deve digita 0,70.

Apesar de prático, nem sempre é o processo mais eficiente, uma vez que geralmente a informação que você tem é o tamanho correto do objeto e não em quantos porcento o mesmo está fora da escala.

Mas como resolver isso?

Bom, eu adoto uma “estratégia” que é inserir uma cota e em seguida usar o comando Escala. Como a cota se atualiza em tempo real, eu vou reduzindo o objeto e observando o valor da cota até ela atingir a medida que eu preciso.

Por exemplo, em uma mesa fora de escala, eu insiro a cota, ativo o comando escala e ao clicar na alça da diagonal vou movendo até o valor da cota chegar na medida que eu preciso.

corrigir-escala-dos-objetos

Eu utilizei este processo por muito tempo, até descobrir que da para fazer isso com a ferramenta Fita métrica, que é ainda mais rápido.

corrigir-escala-dos-objetos

Mas a Fita métrica não é para criar eixos e conferir medidas?

Sim, mas temos um pequeno “truque” que podemos utilizar usando a ferramenta. Vamos testar com uma mesa que está fora de escala.

corrigir-escala-dos-objetos

A única informação que eu tenho é que esta mesa tem 0,80m de altura. Então o processo é o seguinte, com a ferramenta fita métrica clique na extremidade inferior da mesa e depois na extremidade superior para conferir qual a medida da mesa.

Imediatamente após o segundo clique digite o valor correto do objeto (no meu caso, 0,80 m) e pressione Enter. Observe que será exibida uma mensagem na tela.

corrigir-escala-dos-objetos

O alerta só esta explicando que o modelo que esta no projeto será redimensionado, caso você tenha este mesmo modelo em outra pasta terá que repetir o processo quando for usá-lo novamente. Então basta pressionar confirmar clicando em Sim.

corrigir-escala-dos-objetos

Pronto! o modelo foi redimensionado! Pode conferir!

Agora chega de sofrer com modelos fora de escala, então bora projetar!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *