SKETCHUP & VRAY

Redimensionar objetos corretamente

Redimensionar objetos corretamente costuma ser um problema, principalmente com alguns modelos que baixamos na 3d Warehouse. Porém a solução é mais simples do que você imagina. Aprenda agora!

A primeira coisa que vem na cabeça da gente quando precisamos corrigir a escala de um objeto para usar em nosso projeto é:

corrigir-escala-dos-objetos

Ai meu Deus, vou ter que fazer um monte de contas pra corrigir isso!

Mas fique tranquilo. Não é tão ruim assim e inclusive uma das soluções nem envolve a ferramenta escala!

CORRIGIR ESCALA DOS OBJETOS

Quando utilizamos a ferramenta Escala os objetos tem o seu tamanho atual identificado como 1,00 o que corresponde a 100%.

corrigir-escala-dos-objetos

O que quer dizer que caso você deseje aumentar o tamanho do objeto deve inserir um valor superior a 1,00, por exemplo para aumentar em 30% o tamanho do objeto atual, você deve digitar 1,30. Se quiser diminuir em 30% o tamanho atual, deve digita 0,70.

Apesar de prático, nem sempre é o processo mais eficiente, uma vez que geralmente a informação que você tem é o tamanho correto do objeto e não em quantos porcento o mesmo está fora da escala.

Mas como resolver isso?

Bom, eu adoto uma “estratégia” que é inserir uma cota e em seguida usar o comando Escala. Como a cota se atualiza em tempo real, eu vou reduzindo o objeto e observando o valor da cota até ela atingir a medida que eu preciso.

Por exemplo, em uma mesa fora de escala, eu insiro a cota, ativo o comando escala e ao clicar na alça da diagonal vou movendo até o valor da cota chegar na medida que eu preciso.

corrigir-escala-dos-objetos

Eu utilizei este processo por muito tempo, até descobrir que da para fazer isso com a ferramenta Fita métrica, que é ainda mais rápido.

corrigir-escala-dos-objetos

Mas a Fita métrica não é para criar eixos e conferir medidas?

Sim, mas temos um pequeno “truque” que podemos utilizar usando a ferramenta. Vamos testar com uma mesa que está fora de escala.

corrigir-escala-dos-objetos

A única informação que eu tenho é que esta mesa tem 0,80m de altura. Então o processo é o seguinte, com a ferramenta fita métrica clique na extremidade inferior da mesa e depois na extremidade superior para conferir qual a medida da mesa.

Imediatamente após o segundo clique digite o valor correto do objeto (no meu caso, 0,80 m) e pressione Enter. Observe que será exibida uma mensagem na tela.

corrigir-escala-dos-objetos

O alerta só esta explicando que o modelo que esta no projeto será redimensionado, caso você tenha este mesmo modelo em outra pasta terá que repetir o processo quando for usá-lo novamente. Então basta pressionar confirmar clicando em Sim.

corrigir-escala-dos-objetos

Pronto! o modelo foi redimensionado! Pode conferir!

Agora chega de sofrer com modelos fora de escala, então bora projetar!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *