AUTOCADORGANIZAÇÃO

Salvar blocos em uma pasta

Salvar blocos em uma pasta permite que você crie sua própria biblioteca de blocos para utilizá-los sempre que precisar. aprenda agora.

Com certeza você deve saber como inserir um bloco em seu projeto. Mas e quando você mesmo criou o bloco e gostaria de salvá-lo para utilizá-lo novamente?

Poxa! Esse bloco ficou muito bom! Quero usá-lo novamente nos meus novos projetos!

De certa forma o processo é inverso ao que estamos acostumados o que acaba gerando um bocado de dúvidas e gambiarras na hora de resolver o problema. Mas existe um processo muito mais seguro e preciso para fazer isso, que é a ferramenta Wblock. Vamos aprender a utilizá-la.

SALVANDO BLOCOS EM UMA PASTA

Para acessar a ferramenta vá até a aba Insert e no painel Block Definition clique em Create Block e escolha a segunda opção Write Block.

salvar-blocos-em-uma-pasta

Será exibida a janela Write Block onde você tem algumas alternativas para salvar o seu bloco.

salvar-blocos-em-uma-pasta

Observe que no primeiro campo temos 3 (três) opções onde cada uma permite uma possibilidade diferente, vamos explorar todas elas.

BLOCK

Permite que blocos existentes no projeto sejam salvos em uma pasta de sua preferência. É a opção que utilizo com mais frequência. Selecionando esta opção observe que os demais campos ficam desativados. Clicando ao lado da opção Block você pode selecionar qual bloco deseja salvar em uma pasta.

salvar-blocos-em-uma-pasta

Após selecionar o bloco desejado você deve ir diretamente a opção Destination. Na opção File name and path (Nome do arquivo e caminho), você deve clicar nos “três pontinho” para escolher a pasta na qual deseja salvar o seu bloco.

salvar-blocos-em-uma-pasta

Ao escolher a pasta e clicar em Salvar entenda que você ainda não esta salvando o arquivo e sim o local na qual o arquivo deverá ser salvo.

salvar-blocos-em-uma-pasta

Ao retornar para janela Write Block vamos a opção mais importante, o campo Insert Units. Neste campo você pode determinar qual a unidade que o bloco terá independente da unidade na qual o arquivo atual tem. Não sabe configurar a unidade do arquivo? Já fizemos uma publicação a respeito!

CORRIGIR ESCALA DOS BLOCOS

Após escolher a unidade basta clicar em Ok. Pronto! Se você for até a pasta selecionada o seu bloco estará lá disponível para ser utilizado sempre que precisar. É sempre bom ter uma pasta com os blocos que você utiliza com mais frequência, chamamos isso de biblioteca.

Agora vamos as demais opções.

ENTIRE DRAWING

Nesta opção o Autocad entende que todo o desenho é considerado como um bloco (caso você tenha criado um arquivo novo para desenhar um bloco esta é a opção mais adequada).

salvar-blocos-em-uma-pasta

Observe que ao selecionar esta opção todos os campos são desativados onde você deve apenas configurar o campo Destination, definindo em que pasta o arquivo deverá ser salvo e em qual unidade. Agora a última opção.

OBJECTS

Esta opção permite que você transforme os objetos desejados em um bloco e eles sejam salvos diretamente na pasta desejada. Seria basicamente como criar um bloco, a diferença é que o bloco não ficará no desenho que você esta trabalhando e sim será salvo diretamente na pasta desejada.

salvar-blocos-em-uma-pasta

Aqui procedemos da mesma maneira que adotamos ao criar um bloco, observe que temos um campo bem parecido como o que temos na ferramenta Create Block. Devemos dar duas informações básicas: O ponto de base do bloco e os objetos que correspondem ao bloco.

Em seguida basta definir a pasta de destinho e a unidade desejada para o bloco.

Pronto! Agora seus blocos podem ser salvos e você criar uma biblioteca organizada para utilizar os blocos sempre que precisar.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

2 Comentários

  1. Isnal miguel de lima
    27 de julho de 2017 at 20:44 — Responder

    Um trabalho desse nível deveria ter muitos comentários, não podemos só usufruir e não fazermos nenhuma menção.
    Parabéns ao grupo Qualicad.

    • 27 de julho de 2017 at 22:03 — Responder

      Olá Isnal,

      Obrigado pelo feedback. Se puder compartilhe, isso ajudará a termos mais comentários!

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *